quarta-feira, 28 de abril de 2010

O VELHO CANEIRO DA RIBEIRA VAI SER INTERVENCIONADO


É só uma questão de tempo e, se o velho caneiro deu dissabores, o seu acrescento vai aumentar os problemas. Os seus responsáveis já estarão em pleno gozo das reformas douradas.


A Câmara Municipal, há cerca de 3 semanas, anunciou à população através da imprensa, que vai gastar orçamentalmente à volta de 900.000 euros para uma intervenção no caneiro subterrâneo da ribeira das Ferreiras que, nas suas próprias palavras, escritas em acta camarária, dizem textualmente que a estrutura está em risco de colapso.

Esta obra, fez parte dos planos de intervenção do Programa Polis/Câmara, com todo o sentido, uma vez que era urgente intervir nas canalizações urbanas da baixa da cidade mas, foi abandonada naquela perspectiva, tendo sido retomada por imperativo do seu estado degradado e propiciador de grandes dissabores no futuro.

O caneiro em causa, com mais de 60 anos de existência, acumulou uma enorme quantidade de aluviões no seu interior, arrastados pelas águas e que se foram acumulando, sem que qualquer executivo camarário se tivesse preocupado com o seu estado e o que poderia representar de negativo para a baixa da cidade em situação de grande concentração de chuvas.

Os técnicos do famoso Programa Polis/Câmara chegaram a vistori-á-lo, concluíram da gravidade da obstrução da sua capacidade de escoamento, mas nada foi feito. Hoje, pode-se concluir, que as inundações que a baixa de Albufeira sofreram, têm aqui uma parte importante da sua explicação.

Esta intervenção apressada da Câmara Municipal, revela bem a veracidade desta opinião, de certeza constatada pelos técnicos, que recomendam a tal intervenção urgente anunciada.

Os factos compõem-se e dão forma à acusação das responsabilidades da Câmara Municipal nos prejuízos que os cidadãos e comerciantes sofreram com as sucessivas inundações.

Os factos passados foram avisos sérios não atendidos nem compreendidos, atrevendo-se a CMA, furando até a lei e com o apadrinhamento da ARHAlgarve, a encanar a ribeira em causa em mais 700 metros, conhecendo toda a situação de constrangimentos que a levam a programar esta intervenção de limpeza.

Os erros acumulam-se na proporção da impunidade, técnica, social e política. Mas tudo tem um fim!


FORUM ALBUFEIRA

Sem comentários: