terça-feira, 23 de março de 2010

O QUE FICOU POR LIMPAR…


De norte a sul, o país foi tomado por uma ideia limpa que levou mais de cem mil portugueses a madrugarem no passado dia 20.

De todos os quadrantes ergueram-se os mais rasgados elogios e, desde os comentários superficiais aos fundamentalistas, o país sentiu-se enleado nessa enorme tarefa épica e prática de “Limpar Portugal”.

O hino à limpeza, num país claramente conspurcado de décadas de prevaricações, desleixo e conluios, mobilizou as consciências dos políticos e os braços de alguns, que fizeram notar, porque perceberam, que o país tem uma parte importante desperta para a cidadania activa e para a intervenção e que, se chegaram a este estado de compreensão sobre uma matéria pacífica, também podem ir mais longe, noutras áreas e circunstâncias.

Quando a onda de limpeza engrossou, uma certa massa institucional, com destaque para as autarquias, resolveu juntar-se-lhe, porque soava bem na moldura humana e sempre funcionava como um passo de contrição.

O país ficou aliviado de umas boas toneladas de emporcalhamento, numa gota de água do cenário nacional, no final ouviram-se vozes mais entusiasmadas de que o movimento deveria ter periodicidade mensal enquanto os políticos já estavam a lavar as mãos para voltarem às rotinas de construírem um país desenvolvido.

Nas autarquias, arrumados os materiais para as actividades esquematizadas, respira-se de alívio por as suas responsabilidades saírem incólumes de tanta vontade de limpar.

Os voluntários e alguns forçados deram uma mãozinha no “Limpar Portugal” onde a importância das leis que levaram e vão continuar a levar à sujidade não foram beliscadas, deixando no ar a poeira tóxica da impunidade de quem faz e deixa fazer.

A educação cívica até pode ter dado passos em frente mas, a responsabilização do que está mal não foi incomodada, a pergunta do que é que tem de mudar daqui para a frente ficou sem resposta e assim a nomenclatura tem todas as razões para se sentir satisfeita com os resultados alcançados.

Ficámo-nos por um só tipo de lixo…


Luis Alexandre

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu não me levantei da cama porque tambem não sujo. Vão dizerque sou dos que ficam atrás mas não é bem assim... sou capaz de saltar da cama por outras razões... mas não fazer aquilo que as câmaras não fazem bem há muitos e muitos anos.

SILVERIO DA COSTA MENDES

Por Albufeira disse...

Mais um vómito do Sr. Luis Alexandre... É fácil encostar a barriga à secretária e escrever meia dúzia de disparates, mas agir... isso é mais difícil...

PR disse...

Nem eu... Já pago impostos de mais para ainda ter de fazer o serviço, o qual a empresa Irmãos Cavaco foi agenciada! E não nos devemos esquecer que com o agenciamento vieram incluídos há borla, instalações e equipamentos novos pagos com os nossos impostos. Eles que façam aquilo para qual os pagamos!