sexta-feira, 19 de março de 2010

300 quilómetros pelo Algarve adentro
19-03-2010 12:12:00



Mais de 80 pessoas, entre portugueses, belgas, alemães, austríacos, espanhóis ou holandeses, arrancam sábado, dia 20, para uma caminhada de 300 quilómetros pelo interior algarvio ao longo de 14 dias, uma travessia denominada de "Via Algarviana".
via_algarviana.jpg
Ver Galeria

O passeio ecológico que decorre em paralelo à campanha nacional "Limpar Portugal" começa às 10:00 no cabo de S. Vicente, em Sagres, concelho de Vila do Bispo, e termina em Alcoutim, dia 02 de Abril, informa a associação ambientalista Almargem, entidade que organiza o evento ecoturístico.

Atravessar 300 quilómetros do interior algarvio em cima de um burro ou a pedalar uma bicicleta e dormir em antigas escolas primárias são algumas das aventuras da III "Travessia da Via Algarviana" a par do passeio a pé.

"Houve uma grande procura, porque esta via está a tornar-se muito popular. Temos belgas, alemães, austríacos, espanhóis, holandeses, israelitas e portugueses, obviamente", enumerou João Ministro, da associação Almargem.

A "Travessia da Via Algarviana" é "uma iniciativa promocional do interior algarvio e do seu potencial turístico" que serve principalmente para revelar as aldeias algarvias e as suas actividades culturais, mas também todo o património natural e museológico existente, esclareceu a Almargem, salientando o apoio que todas as autarquias algarvias estão a dar ao evento.

O grupo que vai fazer a caminhada integral e contínua da Via Algarviana vai demorar 14 dias, mas o percurso pode ser feito num menor espaço de tempo de bicicleta todo o terreno, que demora cinco dias, de cavalo ou de burro. Nas últimas duas versões, o passeio demora nove dias e 11 dias, respetivamente.

O alojamento é gratuito e assegurado pela organização, e segundo João Ministro, os participantes podem pernoitar em antigas escolas primárias ou Casas do Povo, uma oportunidade para conhecer património antigo português, observou, mas opcional.

A alimentação é por conta dos participantes e quem optar por participar na iniciativa a cavalo ou de burro de carga tem de pagar uma inscrição para assegurar o trabalho do guia turístico.

A travessia a cavalo é de 25 de março a 02 de abril e a de burro de 23 de março a 02 de abril, Os preços de participação variam entre os 7,5 euros (caminhada) e os 16 euros (cavalo), mas as inscrições para a versão BTT e a pé estão esgotadas, havendo mesmo pessoas em lista de espera, alertou a Almargem.

A Via Algarviana é um projeto nascido em 1995, fruto da conjugação de esforço da Associação Almargem e Algarve Walkers, cujo objetivo foi implementar uma rota pedestre entre o Baixo Guadiana e Sagres para promover o ecoturismo, combate à sazonalidade e combater a desertificação do interior do Algarve.

Sem comentários: