segunda-feira, 10 de novembro de 2008

URBANISMO E REQUALIFICAÇÂO

PORQUE NÃO SE PROCUROU ATÉ HOJE A CLASSIFICAÇÃO DE ZONA HISTÓRICA PARA A ANTIGA VILA?
PARA QUANDO UM PLANO DE APOIO E INCENTIVOS AOS PROPRIETÁRIOS PARA A RECUPERAÇÃO DOS EDIFÍCIOS?


Um dos vectores de desenvolvimento da cidade, passa pela recuperação de muitos edifícios de traça característica da arquitectura algarvia. Albufeira possui alguns, mas não estão abrangidos por nenhum Programa especial.

Um dos maiores erros estratégicos cometidos na cidade, relativamente ao seu património histórico e monumental, é não se ter lutado junto das autoridades competentes, pela classificação de Zona Histórica, da sua área de integração.

É claro que não houve compreensão nem vontade política. Possivelmente, fazia parte dos planos da aventura dos interesses dos construtores e proprietários que queriam valorizar os seus investimentos nas zonas nobres da antiga vila.

Ao abrigo deste desinteresse e desmazelo, deixamos que muitos edifícios estejam abandonados, porque também não existe um Programa Quadro de Apoio e Incentivos aos proprietários para a sua recuperação.

Foi debaixo deste vazio de legislação que vimos o antigo Cinema, na Av. 25 de Abril, o único edifício de linha arquitectónica do Estado Novo, ser substituído por outro de exploração comercial e onde a Câmara ficou com a posse de uma parte da sua área, sem que a população perceba porquê.

A população de Albufeira precisa de analisar este tema e preparar-se para fazer exigências que contribuam para a preservação do seu Centro Histórico!


FORUM ALBUFEIRA



Eu queria continuar viva, mas não neste estado...


Já estou prometida, vou desaparecer do vosso coração...


Porque sou humilde, ninguém gosta de mim...


Eu estou assim há anos e ninguém me liga...

9 comentários:

Anónimo disse...

O Programa Polis/Câmara é uma fonte de factos e informações.
A conferência de imprensa dada pelo PS há dias, foi para denunciar que afinal havia um estudo pedido pela Câmara a uma empresa ligada ao Instituto Superior Técnico mas que o Presidente da CMA o guardou na gaveta, durante seis meses, sem dar cavaco a ninguém.
Com este anúncio, até parece que o PS descobriu a pólvora.
Voltou a chegar tarde.
Politicamente, o que o PS local tem de se preocupar, é em fazer a ponte com o Governo Central e ajudar a encontrar as soluções para os problemas que temos no subsolo da cidade e que são uma grave preocupação para comerciantes e população.

Anónimo disse...

Totalmente de acordo com que façam um plano de ajuda e obrigação para que casas muito bonitas continuem de pé. A quilo no cinema falando com amigos já tinhamos pensado que ali havia gato.

Anónimo disse...

O núcleo histórico da velha vila já sofreu destruição e humilhações que cheguem.
Derrubaram ou desfiguraram muitas casas que nos eram queridas, de amigos e familias da minha terra.
Os especuladores estão sempre a fazer pressão e na Câmara fecharam os olhos porque não sentem como nós.
Cada casa que vai abaixo, arrancam um pouco de mim.
Para a frente com a classificação de Zona Histórica e total respeito pelos nossos valores.

Anónimo disse...

Moss debe eles não são parvos... eles não dormem... depois destas fotografias e do que foi escrito se não
o têm licenças telefonam logo para que se despachem... senão não mamam nada... estás a ver...

Anónimo disse...

eu tambem dou o meu apoio que haja maneira de os propriétários mais pobres serem ajudades. Nem toda a gente tem o dinheiro que pode custar uns arranjos, a cidade ia ficar mais ao gosto da população e dos turistas.Era bom que se olhasse por isto e não fizessem tudo o que apetece.

Anónimo disse...

O futuro de Albufeira está comprometido. A continuarmos assim sem que se olhe para os casos que vão acontecendo não vamos a lsdo nenhum. Os senhores da Câmara acham qu e vão continuar sem ouvir ninguem, nem a situação das obras Polis lhes ensinou alguma coisa. Tambem acho bem que se ajudem as pessoas para arranjarem as casas e que não as deitem abaixo. Há anos atrás os estrandgeiros gostavam muito das fachadsas e fotografavam.

Anónimo disse...

Senhores da Câmara têm de tomar atenção hoje fiz 50 euros emtodo o dia na loja, onde vamos parar, façam festas de inverno tambem que é quando precisamos mais. Dia pra dia a situação está ficando dificil e so os chineses é que vão ficar. Depois vão se agarrar aos chineses que não pagam impostos.

Anónimo disse...

A reabilitação do que resta do espaço físico do aglomerado histórico de Albufeira, deveria ser um dever das autoridades.

O curso da história da cidade tem sido feito em parte por gente de fora que não respeitou os sentimentos e o orgulho das gentes da terra e tiveram alguma conivência de altos responsáveis indígenas.

O desprezo mostrado pela humildade do património, que passa por ter deixado o telhado do velho Tribunal chegar às últimas, é uma prova esclarecedora que continua sem haver vontade política de abrir o dossier para preparação da candidatura à declaração de zona histórica.

Esta declaração abre caminho a um plano de recuperação dos edifícios, com participação e investimentos das entidades centrais, mas fecha os caminhos aos interesses imobiliários.

Esta Câmara conhece a realidade, não mexeu uma palha e como nada mudou no seu horizonte de compromissos, não devemos criar ilusões.

Mais uma razão para se procurarem alternativas políticas no próximo ano.

Anónimo disse...

O gelatina se vê este blogue dá-lhe um chelique. É pá o homem não se vai aguentar passar a dois xanax por dia. O pessoal está a curtir o forum, temos é ter cuidado com os informadores que estão por todo o lado. Mas aqui já há muita gente a abrir os olhos.Saudações.