terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Egipto: Manifestações nas ruas contra o governo…



Milhares de egípcios saíram às ruas em protesto no Cairo e em outras grandes cidades do país. Os manifestantes, que exigem reformas democráticas e a saída do poder do presidente Hosni Mubarak, confrontaram-se com a polícia, que lançou gás lacrimogéneo contra os manifestantes.
O contágio da já chamada «Revolução de Jasmim, na Tunísia, e os protestos na Argélia, fazem com que os trabalhadores egípcios ganhem alento e estejam a pedir o fim de três décadas do regime de Mubarak. No Cairo, a capital do país, protestos como os desta terça-feira não eram visíveis desde a década de 1970.
No princípio deste mês também um trabalhador egípcio tentou imolar-se pelo fogo, a exemplo do padeiro na Tunísia.
Além do fim do regime, os egípcios contestam o elevado custo de vida, a miséria crescente, que é bem visível nos bairros gigantescos nas cidades, onde vivem, melhor dizendo, sobrevivem, milhões de cidadãos, que lutam arduamente por um bocado de pão. Ao mesmo tempo constrói-se enormes empreendimentos de luxo para satisfazer os novos-ricos, a nova burguesia que sustenta este sistema podre.
Tal como na Tunísia,os protestos no Egipto também estão a ser organizados e alimentados pelo impacto da Internet, de forma especial pelas redes sociais, como o Facebook.

Sem comentários: