sábado, 22 de janeiro de 2011

Argélia: Manifestações contra o regime…ventos vindos da Tunísia…



Os argelinos contestam o regime do presidente Bouteflika encorajados com os ventos vindos da revolução democrático burguesa na Tunísia.

A polícia dispersou com violência uma manifestação em Argel e prendeu vários manifestantes, registando também vários feridos.

Entre os detidos estão membros do principal partido da oposição (RCD), que organizaram o protesto com a participação de várias centenas de pessoas.

As manifestações públicas estão banidas na Argélia desde a imposição de um estado de emergência em 1992…

Há duas semanas realizaram-se protestos, encabeçados por jovens, espalhando-se a todo o país. Os jovens argelinos que constituem 70% da população, protestavam contra a falta de emprego e o elevado custo de vida. Estes violentos protestos (que provocaram cerca de 5 mortos e 880 feridos) obrigou o governo argelino a recuar em parte com os aumentos dos bens de primeira necessidade. Mas agora e seguindo o exemplo da Tunísia, o povo argelino quer reformas mais profundas e democráticas.

E como afirmámos sobre os acontecimentos na Tunísia, cabe agora ao povo trabalhador argelino, também, lutar contra as causas do desemprego e do desenvolvimento estagnado da economia do seu país. Em suma o sistema capitalista vigente. E assim será dado um passo gigantesco pelo dois povos, argelino e tunisino...

1 comentário:

Anónimo disse...

Levou tempo a entenderem que o vosso trabalho é muito mais apelativo se complementado com imagem.
Mais vale tarde que nunca.
Meia laranja