Um milhão para as freguesias
Igreja da Guia
Sábado passado, voltámos a ser presenteados com mais uma crónica de Desidério Silva no jornal “CM”, desta vez abordando o valor da transferência de verbas para as freguesias do concelho.
Um milhão de euros, afirmou, apresentando o assunto como resultado de um esforço do município em tempo de crise, para ajudar os presidentes locais a cumprirem tarefas essencialmente sociais.
Merece-nos “este esforço” algumas considerações: em primeiro lugar não pode ser encarado como um esforço o que é uma obrigação, face exactamente à gravidade da crise e à maneira como ela afecta os idosos e outros desprotegidos espalhados pelo concelho.
Segundo é conhecida a mistificação deste executivo do PSD, relativamente a admitir os números da pobreza num concelho com fama de rico e no qual a autarquia é exactamente uma das entidades com mais proveitos, senão mesmo a mais rica.
Terceiro, é a esta que compete gerir e resolver quer os problemas sociais quer outras necessidades das populações das freguesias, disponibilizando-lhes todas as condições de vida.
Quarto, o valor em causa é pouco mais de um por cento das receitas camarárias e julgamos que não é superior ao que foi atribuído no ano passado.
O que falta saber é se o valor atribuído cumpre a dimensão das necessidades, que poderão ser escamoteadas pelo facto do mapa ser totalmente laranja e de obediência à linha autocrática que sempre caracterizou a gestão autárquica de Desidério Silva/Carlos Silva e Sousa.
FORUM ALBUFEIRA
Sem comentários:
Enviar um comentário