quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cidadãos contra o ruído não desarmam



Acabaram-se as orelhas moucas? Não acreditem...


Nunca a discussão sobre o ruído foi tão aprofundada, encontrando-se os prevaricadores, os seus suportes associativos e o executivo camarário, cercados pela opinião e vontade organizada dos cidadãos de Albufeira.

À terceira sessão pública consecutiva para lançar fogo sobre a ineficácia do poder executivo da cidade, fundamentada em testemunhos de quem sofre este flagelo, ouvimos finalmente uma proposta de elaboração de um projecto, que tem um nome pomposo, “Projecto de avaliação do ruído”, que visa obrigar os empresários a corrigirem as patologias que colidem com o Regulamento Geral do Ruído e passam por instalar instrumentos de medição de ruído directamente ligados a uma central a instalar na Câmara Municipal.

O Projecto divulgado, com o compromisso de arrancar em Outubro próximo, funcionará como dispositivo de dissuasão e prevê diferentes graus de sanções para os diferentes níveis de prevaricações, podendo levar ao encerramento dos estabelecimentos, passando por reduções de horários.

Se esta decisão coroa os esforços dos cidadãos organizados, não deixa de constituir uma assumpção por parte da Câmara, de que as coisas não poderiam continuar no mesmo caminho.

Nas acções dos cidadãos, que se arrastam à vinte anos e assumiram diversas formas de expressão nunca atendidas, para além das denúncias individuais juntaram-se abaixo-assinados deitados ao lixo e, quando tinham resposta oficial por escrito, constatava-se, conforme foi apresentado em mão por um cidadão resistente de vários anos, que a Câmara assumia que determinado estabelecimento não tinha licenças de ruído para determinadas actividades mas, esta continuou impávida perante o assunto.

Nesta luta prolongada, que está muito longe de estar ganha por as promessas virem de um executivo que foi forçado a agir, de salientar o facto das forças políticas representadas no concelho, sem excepção, umas nunca terem saído das meras declarações formais de descargo de consciência e outras primarem pela ausência, quando possuem máquinas e meios mais poderosos para travarem este tipo de lutas.

Com a luta ao rubro e o aviso de que os cidadãos não desmobilizarão, espera-se que as autoridades dêem inicio a uma nova etapa, desfazendo o mito que se construiu com a impunidade, de que Albufeira é uma terra de diversão sem critérios, valorizando uma minoria que prevarica em benefício próprio e desfazendo a ideia de uma cidade que sabe receber em respeito, tranquilidade e segurança.


FORUM ALBUFEIRA

1 comentário:

Anónimo disse...

Seria expectável que este "movimento" organizá-se em 1º lugar a "sua rua", pois ao que parece a maioria dos estabelecimentos estão ilegais e mais se parecem com qualquer feira da ladra, pelo menos do exterior. Também em relação ao "ruído" era interessante encontrar soluções na dita "rua" para não generalizar o que é localizado e até não legalizado e até não permitido!!!