terça-feira, 22 de dezembro de 2009

AS FORÇAS OCULTAS

Os cidadãos fazem a sua vida, numa perigosa curva descendente e não se perguntam quem na realidade manda no concelho de Albufeira e as razões que os movem.

O concelho de Albufeira, que despertou nas últimas décadas o interesse de grandes investidores do cimento armado e deu asas ao crescimento de outros tubarões, particularmente da área do ruído, das bebidas e da alegria inusitada e empoeirada, foi alvo de acções concertadas de fora para dentro, encontrando na política local as almofadas de recepção que se prontificaram a estender a passadeira.

Os grandes grupos económicos fixam os seus objectivos, procuram os apoios locais em gabinetes de influência, sabendo como ninguém o preço da ambição dos homens e a capacidade de trabalho destes para desbravarem o suporte financeiro e o projecto com garantias da assinatura final.

A procura deu margem para satisfação dos variados interesses, sem necessidade de distinguir cores políticas, o que permitiu criar uma teia dominante, recheada de capacidades públicas e de guardiões dos passos seguintes.

Os interesses que se instalaram, dominaram e se alimentam da carne saborosa e nutritiva, estão no banquete por vontade própria e não por vontade da corte de serviçais, não ficam para os queixumes e deixam as limpezas e os seus custos políticos para esses mesmos serviçais.

O imenso casario que nos cobriu e transformou em cidade sem vida, de cujos lucros ficaram as migalhas, teve brilhantes e escolarizados apoiantes, de nomes sonantes e qualidade de vida a condizer, sabedores dos truques da popularidade eleitoral mas incapazes de se oporem aos seus patronos.

Com todo o desvario, tipo milagre irlandês, com milhares de casas para vender e outras tantas em parafuso de incumprimento bancário, temos cada vez menos gente para apanhar banhos de sol ou visitar-nos por outros valores.

Os responsáveis pelo circo escondem-se atrás da crise de fora de portas mas, o preço das portas arrombadas é pago pela economia e população local, que até suportam os impostos locais mais elevados do país.

Albufeira, tem um punhado de homens e mulheres de primeira classe, acima de tudo e de todos, que paulatinamente construíram este castelo de cartas, lucrando e fazendo lucrar, que controlam instituições e centros de decisão dos quais não abrem mão, vivendo na ilusão da doçura da desresponsabilização…

FORUM ALBUFEIRA

2 comentários:

Anónimo disse...

Hipnotismo muito hipnotismo é osegredo desta malta que todos até conhecemos bem, advogados, arquitectos, sobrinhos, políticos lambe-botas, engraxadores, desenhadores, escritores, funcionarios publicos, ciganos, policias, ladrões, gorilas musculados fazem a grande familia que o que conta são eles o resto é conversa.

carlos

Anónimo disse...

Sr. Carlos não é que discorde do que disse mas nesse grupo estão várias categorias de forças ocultas e nem todas ganham o mesmo, quase de certeza.
Nem o presidente é o centro do mundo local, é uma peça colocada que recebe pela ambição do lugar que o deixam ocupar. Por trás dele estão as vozes que põem e dispõem, certo? As vozes não têm partidos, têm dinheiro, muito dinheiro e não olham para trás.
Na política os ingénuos andam aos papéis.

LOPO FAGUNDES DA CRUZ