quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

BOAS NOTÍCIAS PARA O ALGARVE


Ryanair antecipa base em Faro
16-12-2009 0:50:00

Depois de abrir uma base no Porto, em Setembro, a Ryanair vai anunciar a abertura de uma segunda base em Portugal, no Aeroporto de Faro.

aviao_ryanair3.jpg
Ver Galeria

A intenção de abrir uma base no Algarve já tinha sido anunciada pelo presidente da companhia aérea irlandesa, Michael O’Leary aquando da inauguração da base no Porto, em Setembro, mas o CEO da Ryanair admitia na altura que tal só se viesse a concretizar num prazo de dois a três anos.

O Observatório do Algarve sabe, no entanto, que a companhia lowcost se prepara para anunciar hoje a criação da segunda base no país, no Aeroporto Internacional de Faro, algo que será oficialmente apresentado em conferência de imprensa em que estarão presentes o Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade e o Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, bem como o presidente da Ryanair, Michael O’Leary.

Actualmente, a Ryanair opera 14 ligações de e para Faro, com destino a Inglaterra, Irlanda, Escócia, Alemanha e Bélgica, mas o estabelecimento de uma base no Algarve permitirá o aumento do número de rotas, para rentabilizar os aviões. Ao todo, há 18 novos destinos na calha, entre eles alguns países nórdicos, onde a Ryanair já tem bases (Oslo, na Noruega, abrirá em Março e será a 37a base da companhia).

“Isto significa que a Ryanair poderá não só expandir o número de rotas, como passar a voar para aeroportos em que não têm bases, a partir de Faro”, afirma ao OdA fonte ligada ao processo.

Este factor é importante no estabelecimento de novas rotas que sejam consideradas estratégicas, não necessariamente só pela companhia aérea, mas também pelos mercados receptores e emissores de turistas, criando ‘novas pontes’ e também potenciais novos fluxos turísticos.

Na Cidade Invicta, onde a companhia abriu a 33ª base, com 3 aviões e 22 rotas a Ryanair prevê transportar 2 milhões de passageiros por ano, sustentando – segundo a empresa – 2 mil empregos locais junto ao aeroporto do Porto.

Em Faro, o volume de passageiros transportado é actualmente de 600 mil por ano.

Ainda ontem, em comunicado, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, afirmava que o reforço das acessibilidades a Portugal por via aérea é uma das prioridades do actual Governo, considerando que «o estudo de mercados emissores e selecção dos parceiros adequados em termos de promoção e de capacidade aérea disponibilizada revelam-se como elementos fundamentais para melhorar os índices de procura ao longo de todo o ano, bem como alargar a base de segmentos a atingir».

Recorde-se que o Estado português financia várias rotas aéreas, através de uma parceria entre o Turismo de Portugal, ANA Aeroportos de Portugal e ANAM Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira, dotada de 17 milhões de euros.

(in "Observatório do Algarve")


4 comentários:

Anónimo disse...

"Observatório do Algarve" - edição Albufeira

Luciano disse...

E se não conseguirem abrir a base em Faro, a culpa é do Desidério, claro!

Mosse Debe disse...

Mosse Debe muito bronco passa para brilhar o vazio encefalico, digam uma coisinha util Ahhhh... não conseguem

Luciano disse...

Pró Mosse Debe.
Pra isso o exemplo devia vir de cima e o autor deste blog deixar de colocar notícias de emails em cadeia dos Saaras e companhia, só pra dar um exemplo