segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O LÓBI DO RUÍDO


Duas linhas debatem-se em Albufeira sobre o ruído e o cumprimento da Lei nacional, não constituindo o executivo municipal um elemento da sua defesa, mas uma parte do problema e até o principal responsável pela situação de contestação.

Como já aqui denunciámos, o anterior vereador do pelouro foi questionado pela ACOSAL pelo cumprimento da Lei através de uma sua determinação que consistia na elaboração do mapa concelhio do ruído, cujo prazo terminou em 31 de Janeiro deste ano e não foi concretizado.

O novo vereador, herda um volume de críticas e de queixas sem respostas, esperando a população da cidade que o problema seja finalmente tratado com rigor e dentro da legalidade.

O anterior vereador, cumprindo sem escrúpulos a linha do executivo que defendia a ideia base de Albufeira ser um local turístico conhecido pela noite (?!?!?!), o que abre a porta a todo o tipo de exageros, chegou a escrevê-lo em comunicado público ao mesmo tempo que não agia sobre as prevaricações continuadas.

É um dado adquirido, que um dos aspectos do modelo de desenvolvimento da cidade, adoptado pelo executivo, quer na sua parte velha como nas novas e agora também assente na nova estrutura pedonal da baixa, tem sido a autorização para a proliferação dos bares.

O apetite por este tipo de negócios, evidencia que é um sector lucrativo e chama investidores abastados que não hesitam em explorar todas as suas valências, entre as quais estão os efeitos da música que tem de obedecer aos seus interesses e não às regras estipuladas nas diferentes leis reguladoras do sector, que vão da insonorização obrigatória ao controlo do volume exterior e horários.

O lóbi do ruído em Albufeira é muito forte, circula nos corredores do poder local, dialoga, convence e tem ganho as apostas até aqui.

As conversas à volta da Lei, têm tido uma interpretação de sentido único, sobrepondo-se à imagem de uma cidade turística que sabe receber e defender os princípios básicos desta actividade, onde o descanso, a confraternização a segurança e o consumo moderado de bebidas, deveriam estar acima da perturbação, da confusão e incómodo para terceiros.

O lóbi do ruído tem levado vantagem, tem padrinhos muito fortes mas, também pode contar com a forte oposição da população.

FORUM ALBUFEIRA

2 comentários:

CIDADÃO disse...

Pelo cumprimento da lei do ruido.
Pelo cumprimento da proibição da venda de bebidas alcoolicas a menores.

Anónimo disse...

Os gajos do ruído teem poder a dar como pau e são mandantes doutras coisas que na cãmara sabem e calam se
o ruido não vai acabar nunca se estão ´á espera que o Sequeira mexa uma palha é melhor aproveitarem a feira para comprar a cadeira.

carlos