quinta-feira, 5 de novembro de 2009

AI O LIXO, AI O LIXO




Os biliões de toneladas de todos os tipos de lixos produzidas nos quatro cantos de Portugal, despertaram interesses de peso e tornaram-se num negócio de grande limpeza nos orçamentos camarários e das empresas e, nem sempre são processados com limpidez de processos.

Desde as histórias mal explicadas do aterro da Cova da Beira, ao mais recente e mediático caso de Aveiro, com envolvência de repetidas figuras gradas, andam pelo meio muitos outros negócios bem regados em dinheiro e condições negociadas de vantagens para as empresas, de que é expoente próximo, o recente caso das pretensões da empresa Cavacos SA.

Esta empresa ganhou o concurso de prestação de serviços para oito anos e, sem que tenham sido aclaradas as razões, pretendia a sua reformulação com o acréscimo da módica importância de mais 10 milhões de euros.

Albufeira, para além de contrariar o que é normal prática das autarquias que contratam pelo máximo de 2 anos, abriu as portas, falta saber se de propósito, a todas as pretensões absurdas de renegociação dos contratos, invocando razões despropositadas de crescimento das áreas de acção.

Logicamente, contratos mais curtos evitam estes actos e permitem uma fiscalização mais eficaz no interesse do Município.

Este caso, que teve a denúncia pronta do FORUM ALBUFEIRA, morreu na assembleia municipal, onde o denunciámos mas, não deixou de ter os seus contornos intrigantes, na medida em que foi proposto por um chefe de divisão e prontamente aprovado no executivo camarário.

Mas várias perguntas ficaram no ar:
-nasceu e morreu num curto espaço de tempo e porquê?
-Havia ou não legitimidade na reivindicação da empresa?
-Percebe a assembleia municipal mais de lixos do que o chefe de divisão?
-E a decisão pronta do executivo, a que se deve?


Dez milhões de euros não são dez cêntimos e, afinal, estamos a falar do uso de dinheiros públicos, para cuja urtilização existem regras de ética e de Lei.

Deram os órgãos autárquicos alguma satisfação sobre o assunto, que se tornou tema de conversa pública?Não! E porquê?

Não há aqui matéria e acções contraditórias susceptíveis de levantarem dúvidas sobre os processos de gestão camarária? Há! E qualquer investigação, se as autoridades de fiscalização competentes a desencadeassem, mas claro que a oposição não estava para aí virada, teria sempre dois resultados possíveis:
- ou se detectam erros sobre os quais é preciso agir;
- ou se esclarecem todas as dúvidas nos munícipes e se desfazem quaisquer suspeitas de ilícitos.

No caso de Albufeira, supomos que vingam as dúvidas!



FORUM ALBUFEIRA

4 comentários:

Anónimo disse...

Quem é que se vai meter a vasculhar o trabalho da Camara que é do Psd e se o Ps ficou caladinho ? é a panelinha entre eles, hoje comes tu amanhão come a gente.

brejos

Filho de Albufeira disse...

Já agora, porque que os carros de limpeza dos Irmãos Cavaco não têm matrícula?? Hummm...Estranho...As autoridades não vêem?! Ou não querem ver?!

A.Ramos disse...

Brejos, consegue ser directo sem ter que misturar quem não está no poder? O PS não é uma entidade abstracta, assim como quem dá e tira, quem perde e erra a todo o momento, quem diz bem e faz asneira, etc. Acredite que não o levo a mal. Mas acho que já chega de atirar areia para o lado. Ataque-se quem tem, e está, e é, e não tem desculpa para o que se pretende atingir... Esta moda de de arranjar um bode expiatório ao lado de quem faz mal e faz asneira não é boa conselheira (não é fez, no passado, é agora que eu sofro e escrevo e devo falar, criticar...pois trata-se de vida concreta actual e corrente!!!)
Um pouco de clarividência quando falamos para o mundo inteiro, em registo aberto, pode hermanar-nos, ajudar-nos mutuamente. Por isso a minha opinião é: quem dera que todos deixássemos os preconceitos do passado ( a minha avó já morreu, de facto!) e fomos claros e directos com o agora e quem mais dele é responsável. Sou do PS. Não tenho pudor em falar directamente. E a verdade é que estou farto de escrever sobre o clima de suspeição que a governança desta câmara me tem inspirado. Não acuso. Apenas gostava de perceber o que não nos explicam, bem como as contas da campanha que o PSD Albufeira teve. A CNE e o Tribunal de Contas ainda não disseram nada. Mas da lixeira de aveiro e outras já temos notícia. Cá pelo Sul talvez um dia chegue a hora da verdade. Quem acredita que o PSD gastou apenas 125 mil euros na sua campanha de Albufeira? Os Anjos, a Tenda, os Jantares à borla, as prendas, os Outdoors com 4 mudanças, as 4 sedes de campanha ... tudo isto dá bem imagem da podridão com que a lei trata uns e trata outros. É impossível que o Sr Desidério justifique isto e algumas coisitas mais só com o limite máximo previsto na lei. No entanto, nada vem à luz do dia. E é do PS quem aponta estas discrepâncias.
A.Ramos

AL`grvio disse...

A.Ramos ,não vale a pena falar sobre isso.sabe,em albufeira o que parece não é,e o que não parece é.confuso?não tanto,mas não interessa,basta meia duzia de festas e umas quantas balelas para enganar o "povo",a merda continua a correr prá praia,o lixo impera,a cultura é uma falacía,o turismo é uma mentira,a politica é um deserto de ideias,a sociedade civil está dormente e apatica,está como o os Srs. querem o resto é treta.