BERNARDO TRINDADE SEM SURPRESAS
O secretário de estado do Turismo, Bernardo Trindade, veio ao coração da crise turística para anunciar mais uns esforços em campanhas de publicidade do espaço nacional e um extraordinário aumento de 50 milhões de euros para o programa INVEST.
Este membro do Governo, que discursou na abertura do congresso da APAVT, que se está a realizar em Vilamoura, disse que a campanha "Portugal Maior", para além da insistência no espaço nacional, se estenderia a Espanha e às comunidades de emigrantes de França, Venezuela e em especial da África do Sul e, para tal, vão ser disponibilizados 4 milhões de euros.
Se a continuidade e alargamento da iniciativa merece o nosso aplauso, as verbas anunciadas é que nos parecem ridículas para cobrir tantos espaços e conseguir resultados capazes de ajudarem a minimizar as perdas de visitantes das origens tradicionais.
O Algarve, como a região mais turística e mais afectada do país, fica assim metida no mesmo saco do "esforço nacional".
Estas intervenções anunciadas, embora saibamos que existem outras, entre elas o ALLGARVE, concorrem para nobres objectivos mas, comparativamente com os esforços desenvolvidos pelo Governo no apoio a outros sectores económicos, onde aplicou centenas de milhões, entendemos que são uma desconsideração para com a importância da actividade turística e para com as dezenas de milhares de trabalhadores que dela dependem directa e indirectamente.
A região algarvia, que durante cinco décadas tem sido um grande contribuinte líquido para o erário público, nunca é demais lembrá-lo a Lisboa, volta a ser, de uma assentada, duplamente maltratada.
Não só o Turismo algarvio merece distinção na sua especificidade e sustento da região, ficando as suas empresas sujeitas ao bolo nacional agora aumentado em 50 milhões, como no campo da sua publicitação, é diluído no cartaz nacional.
Face às circunstâncias, vamos esperar que a luta de contrários, entre a dureza da realidade da vida social e económica do Algarve e a desatenção governamental, se esclareçam no tempo para podermos fazer os juízos acertados.
FORUM ALBUFEIRA
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário