sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A LIÇÃO DOS PROFESSORES


O Ensino é um dos sectores da organização das nossas vidas a que ninguém escapa. A relação que estabelecemos com a escola e os seus agentes gera indeléveis marcas e são uma almofada de conforto também para a velhice.

O Ensino, com o seu poder de trespassar as nossas vidas e de beber e reflectir as experiências individuais e colectivas, tem na idiossincrasia dos professores, um valor consolidado. Os professores são uma classe muito rica em conhecimentos e valores e de grande poder sociológico.

A sua presença em todos os ângulos da vida e do território, confere-lhe um poder de influência que vai para além da capacidade de ensinar e que quando envolvida em movimentos sociais, ainda que tendo como ponto de partida os seus problemas, produz efeitos de grande envolvência e respeito social, bem como pode abalar as estruturas políticas.

A grande mobilização dos professores dos últimos 12 meses, foi a maior de sempre e vivida com grande empenhamento, conseguindo resultados para a classe e para a sociedade.

Mais do que a percepção da sua força, foram os ganhos em recuperação da força das acções de rua como forma de expressão profissional e de cidadania.

A movimentação está em vias de atingir os seus objectivos, tendo derrubado a visão retrógrada e autoritária de uma ministra e do Governo que lhe dava toda a cobertura.

Os professores deram uma lição ao país, reagiram muito bem às tentativas de fraccionamento, dialogaram inteligentemente com todos os partidos sem se deixarem instrumentalizar, não mudaram uma vírgula nas suas pretensões e construíram dia a dia a sua coesão e a aceitação por parte da esmagadora maioria da população.

A sua tangível vitória, que se debate com resquícios dispersos de um poder absoluto, teve a profundidade de fragilizar o anterior Governo, criando as condições nas consciências políticas que ajudaram a propiciar a derrota eleitoral da arrogância da maioria.

A experiência adquirida nestes confrontos tácticos, onde o poder nunca se dá por vencido, com o nascimento de um novo Governo e de uma nova ministra, vai continuar a exigir atenção para que tudo o que foi alcançado se consolide, num exemplo histórico e a seguir por outras classes profissionais.

O vosso exemplo de determinação, organização e marcha, foi uma boa lição para todos aqueles que acham que os problemas têm de ser levados e confinados às negociatas de gabinete, com o intuito claro de desmobilizar e desvalorizar as acções de manifestação colectiva em torno de objectivos justos.

Luis Alexandre

4 comentários:

Anónimo disse...

a escola marca a vida pros que tiram partido dela, pra muitos em albufeira é uma ganda chatice... pros lados da oura tá-se na moda e dá mais ganza

Anónimo disse...

2010 já começou
Albufeira vai acolher, em 2010, a organização do Campeonato Europeu de Corta-Mato, sucedendo às cidades de Bruxelas (2008) e Dublin (2009).


Trata-se de um evento desportivo que decorrerá na Pista das Açoteias e que juntará mais de 1500 participantes, entre atletas, organização, imprensa e convidados.

A candidatura por nós apresentada suplantou a de seis cidades europeias. Nesta semana decorreu mais uma reunião de preparação deste verdadeiro acontecimento desportivo.

Estou convicto de que este poderá ser um marco importante para o concelho e para a região. E de que, juntamente com uma forte aposta na promoção do nosso parque desportivo, da nossa qualidade hoteleira e das boas condições climáticas, poderemos reforçar as oportunidades de negócio ao nível do Desporto, Saúde e Bem-Estar, o que nos permite trabalhar para esbater a sazonalidade.

Alguém que diga ao Sr. Desidério que o aconecimento também pode estimular a prática desportiva em Albufeira. Pois, pelos vistos, ele esqueceu-se. Parecendo estar mais à vontade a "gastar" o dinheiro dos contribuintes.

Professor Zeca

CIDADÃO 2 disse...

PELO CUMPRIMENTO DA LEI DO RUIDO.
PELO CUMPRIMENTODA PROIBIÇÃO DA VENDA DE BEBIDAS ALCOOLICAS A MENORES.
jÁ AGORA QUE SE CUMPRA A LEI EM ALBUFEIRA,TANTO DE VERÃO COMO DE INVERNO.NÃO PODE HAVER UMA LEI PARA A EPOCA ALTA E OUTRA PARA A EPOCA BAIXA.OS INDIGENAS TAMBEM SÃO GENTE.PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA.

Anónimo disse...

O Professor Zeca não deve conhecer o extenso parque desportivo que temos por todo o concelho e os inúmeros clubes com milhares de crianças que praticam desporto no concelho. Já não é como há 10, 20 ou 30 anos que apenas se praticava Futebol ou Basquetebol no Imortal e atletismo nas Areias de S. João ou Futebol de Salão (Nem se falava na altura em Futsal) no GDR Olhos D'Água. Os velhotes também fazem umas brincadeiras por ai, mas pronto algo que se faça por eles é sempre para caçar votos. Quanto a si, nem sei a sua idade, pode ir correr em segurança na Pista do Estádio Municipal, pode ir nadar para as Piscinas Municipais ou pode usar o pavilhão da escola onde trabalha - se é que é mesmo professor... - para qualquer outro tipo de desporto.
Quanto ao Post em si, Sr. Luís, quem nos deu uma lição foram os camionistas no verão de 2008. Aquilo sim foi uma greve. Fez o pais andar louco a comprar 'arroz' e combustíveis para armazenar e quando o governo cedeu voltamos à normalidade. Greves deste tipo só estávamos habituados a ver pela TV por parte dos Franceses principalmente. Tirando a greve dos 120 mil professores (e que resultado deu?
o PCP que mais os apoia até perde votos sistematicamente e o sindicalista do costume até apoiou o Costa pra Lisboa...) Os profs, Funcionários Públicos, os da Justiça, etc etc fazem greves às 2ªs ou às 6ªas feiras para ter um fim de semana prolongado. Não tenham é medo da avaliação. Trabalhem malandros.