quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Comunicado da ACOSAL

A SAZONALIDADE ESTÁ A GANHAR E PORQUÊ?


Depois das perdas do ano passado, comprovadas em números, não foi preciso chegar a Outubro para constatarmos o verdadeiro desastre financeiro em que se traduziu a época turística .

O tecido económico do concelho, à semelhança do que se passa em todo o Algarve, vive dias de grande aflição financeira para fazer face aos seus compromissos de vária ordem, colocando em risco o emprego dos funcionários e mesmo a sobrevivência dos empresários.

Com uma campanha fraca e mais curta, sem dinheiro para as contas, temos pela frente um longo período de sazonalidade, cujas receitas se estão a mostrar ridiculamente impensáveis.

Os programas eleitorais passados inscreveram a palavra nos seus panfletos, sem que enunciassem qualquer medida e muito a menos a criassem.

Para o PSD e o seu executivo, os festejos de Fim de Ano, são a sua "grande medida"!

Dois ou três dias em 6 ou 7 meses de sazonalidade, são o que até hoje foi feito pelo executivo municipal.

Com a criação da ACOSAL, um dos objectivos da sua direcção, foi combater este flagelo e para tal criámos um pequeno programa que na sua modéstia iria introduzir a habituação das pessoas voltarem a circular no centro da cidade.

O Festival da Cataplana, no feriado de 5 de Outubro, que chegou com sucesso à sua 5ª edição, o S. Martinho que teve duas edições bastante participadas e a campanha do "BEM ME QUER", em colaboração com o jornal "A Avezinha", a par de outras pequenas acções à volta do Natal, foram iniciativas que começaram por introduzir uma nova cultura de hábitos que a seu tempo e pela insistência e melhoria da qualidade, haveriam de dar os seus frutos.

Também em Novembro de 2007, realizámos a 1ª Mostra de Vinhos e Licores do Algarve, inaugurada pelo presidente do Município que jurou apoio à iniciativa, vindo mais tarde a retirar todos os apoios a esta e a todas as outras iniciativas, por não concordar com as atitudes de autonomia da associação que não deixou de criticar a política camarária quanto à falta de estacionamentos, que ainda hoje não existem, bem como às inundações e promessas não cumpridas para com os comerciantes da baixa e da Av. Sá Carneiro.

Nestas iniciativas, a Câmara Municipal participou com diversos apoios mas, é bom que se diga que a ACOSAL participou financeiramente em todas e nalgumas assumiu a quase totalidade das despesas. O executivo não deu à ACOSAL qualquer subsidio, nem um lápis, tendo as suas comparticipações sido geridas e liquidadas pela sua tesouraria.

Hoje, estes pequenos acontecimentos fazem enorme falta e retirados os apoios, o executivo não tomou qualquer iniciativa, à excepção do Natal do ano passado, em que finalmente responderam aos nossos apelos e melhoraram as nossas iniciativas de anos anteriores.

Nesta última eleição, o presidente da CMA, afirmou que estava em preparação um plano e afectação de meios financeiros para um programa de combate à sazonalidade. Ela já vai pelo tempo adentro e não vimos nem ouvimos nada de concreto.

Vamos aguardar pelos próximos dias e ver o que nos reservam...

A Direcção

4 comentários:

Mosse Debe disse...

Mosse Debe que o desiderio vai mal disposto para o fim de semana.

António Maria disse...

Muitas razões para estarem mal dispostos são todos que não fazem dinheiro, ouvem-se queixas por todos os lados e o que está armado não vai acabar nada bem. O inverno vai ser o mais longo que a gente se lembra e vai ficar muito negocio pelo caminho com as dividas e muito trabalhador a arder com salarios e sem trabalho.
A cena está preta e ainda vamos a meio de novembro, em fevereiro é que quero ver.

Anónimo disse...

há um ditado que diz quanto mais me bates mais gosto de ti , ora a Acosal e em especial o seu presidente tem levado o tempo todo a bater na mesma tecla (Desidério) e não é de admirar que ele tenha acabado com os ditos subsidios que dava , a tradição já não é a mesma.

António Maria disse...

Desidério dá subsídios? então o critério é a vontade do presidente ou as necessidades do concelho?
e como sei ler li que não houve subsídios e foi feito trabalho que deixou saudades, verdade ? ou não percebo nada do que leio ? e deixa lá isso da tradição que a tradição só vai servir os amigos do Desiderio.