quarta-feira, 8 de abril de 2009

VEM AÍ O GOLIAS!


Tremei, povos do Al-Gharb Al-Andalus, vem aí o Golias!

É verdade. Após conclusão de estágio de formação deputativa na capital, presumível pós-graduação do curso de ciências turísticas, em que já se havia licenciado com distinção, este lídimo filho da terra regressa, em densa manhã de nevoeiro, perspectivando-se como o novo Sebastião-Come-Tudo do roseiral concelhio, rosada esperança de continuidade dos negócios da família botânica que o gerou.

Porém, bem ingrata se afigura tal empresa para este socrático jovem, emergente do vácuo (e não do mérito de obra própria, antes por exclusão das restantes partes integrantes do roseiral, verdadeiros pares de jarras a merecer o mais absoluto esquecimento).

Proveniente das camadas juvenis desse clube de amigos da Direita (mais que do Direito) e da Oligarquia (mais que da Democracia), a Golias é aposta a responsabilidade de fazer esquecer esses tempos enxofrados dos predecessores ao leme da traineira, bem como a “anastacia” geral de tempos mais recentes, estado cataléptico de anuência a todos os desideratos do rolo compressor do poder, não fingindo sequer possuir argumentos ou interesses diferentes daqueles. Agradece-se, ao menos, essa rara e comovente sinceridade.

Incumbido de comandar os caras-pálidas rosados durante o último ano, ninguém deu por mudança, ou, ao menos, por actividade digna de nota, referenciável a este Sebastião. Presume-se, portanto, que este jovem talento político se pretenda afirmar dentro de um conceito moderno e absolutamente inovador: através da omissão demissionista de quem nada tem a acrescentar ao “statu quo” dos índios. Com ele, a rosa nega Darwin e confirma Mendel: não se perspectiva evolução na espécie, e o jovem vai, de certo, sair aos seus. E quem sai aos seus, não degenera.

É patente que se torna cada dia mais difícil fazer crer às pessoas que os cravos de Abril eram rosa, ou que as rosas de Novembro são vermelhas. Este daltonismo cromático de mera circunstância eleitoral-oportunista, já deu o que tinha a dar. Confiar em estados de amnésia colectiva dos eleitores, ou na sua incapacidade de discernimento, só lhes vai precipitar a queda. Mas quem dá o que tem (ou pode), a mais não é obrigado…

Tal como o outro, este Golias vai perder. Porque se presume um gigante, mas tem pés de barro. Tragam a funda.


José Eduardo Simões

25 comentários:

Anónimo disse...

Srº José Eduardo Simões , eu acho que este David vai ser mais um verbo de encher pelo menos nas próximas eleições , poderá ser alguém em 2013 mas para isso tem que aparecer falar com as pessoas mas com sangue novo não com os filhos do passado rosa , porque eles tanbém foram culpados do começo da destruição da nossa cidade, em vez de pôr estes paineis ele tem que aparecer dar a cara e se perder ( omais certo as próximas eleições) que continue na vida politica nã abandone Albufeira e volte para a assembleia da republica há espera da reforma, ele que tenha TOMATES e espere porque a vez dele há-de chegar, saudações BENFIQUISTAS

Anónimo disse...

Todos falam, mas que está a incomodar, isso está... Se calhar porque pensariam as grandes (só de tamanho) cabeças pensantes desideristas que seriam favas contadas. Podem contar que o David vem ai e é para ficar, com a diferença de fazer política com as pessoas e para as pessoas e não de uma forma populista e desenfreada como está acontecendo nos últimos 8 anos, onde se reage a impulsos sem qualquer planeamento, onde o objectivo é ser populista, mas para isso as pessoas estão fartas e os albufeirenses irão ter isso em conta e já estão desejando pela mudança... Por isso "Vem ai o David"

Mosse Debe disse...

osse Debe os xuxas estão euforicos com um cartaz ? Pra eles o cartaz diz tudo e as pessoas e o que pensam nao conta ? dinheiro é que não falta, está se a ver.

Anónimo disse...

Sr. José Eduardo Simôes, pessoa que tenho consideração e muito apresso quando o encontrar logo lhe digo quem sou , o Sr. como penso eu administrador deste Forum tem que restringir estas calhandrices todas que se escreve nestes comentários porque para mim isto não é comentar sobre Albufeira. mais parece um tipo de xunguisse onde se fala mal de tudos com ofensas há mistura e de todos, vamos tentar fazer deste Forum algo de positivo por ALBUFEIRA porque assim não vale mesmo a pena. para ler o que se escreve mais vale comprar as revistas da especialidade .de um Albufeirense genuino

Anónimo disse...

O autor do texto não deve saber o que dizem os livros sobre David e Golias. No entanto, demonstra ter aptidão para a escrita.
Será que conhece o David?...
Ou apenas quer provar que ninguém serve para o lugar em disputa. Talvez o senhor fosse a alternativa ideial... Então apresente-se para que Albufeira possa dizer: - VÊM AÍ ALGUÉM CAPAZ.
Professor Carlos

Anónimo disse...

o meu grande cromo careca(Luis) se fosses pra granda puta que pariu fazias melhor figura TU so serves pra foder os comerciantes mais pequenos e aproveitas-te dos que estam em baixo pra fode-los nesta merda que o teu blogue.
vai mas e fazer um implante a cabeça que la dentro so tens merda de galinha

Anónimo disse...

Mas!... Não há ninguém a controlar o que aqui se publica?...
Isto é fazer perder tempo a quem aqui vêm e verifica a falta de nível de alguns cobardolas incapazes de dar a cara!... É dar razão a quem fala mal disto!... Creio que não foi para estas cenas que em tempos houve gente empenhada em defender a democracia.

Anónimo disse...

Não há duvida, que estes senhores são todos entendidos em politica, mas eu como albufeirense de gema, ainda acredito, que quem consegui endireitar, aquela Câmara, era o "velho" XUFRE, porque desde técnicos,a chefes e directores, aquilo é uma mafia pegada e só grande homem com eles no sítio é que consegue, dar a volta ao texto, porque quem não entrar com o cambú, não consegue nada, seja com presidentes do psd, ps, cds ou lá o que for, politica, nada homens com tomates, isso sim e o resto é paisagem... tenho dito.
Um albufeirense, preocupado com o presente e com o futuro...

Anónimo disse...

O Cordeiro já chegou?

DD

j.e.simões disse...

Não temos medo de insultos e de palavrões. Faz parte da caminhada a fazer, que passa também por as pessoas entenderem o que é viver em Democracia, e na força do debate de ideias frontal. Quando os que não concordam connosco forem capazes de expor as suas razões com serenidade, vão ter vergonha do modo como agiram. Afinal, por muito diversas que sejam as ideias, estamos no mesmo barco.

Anónimo disse...

Este Simões da escrita fedorenta, nem sabe quem é Golias (ignorante), e nem conhece David (distraído). Escreve a dizer mal por escrever, truliteiro de nascença, faz parte da "sua caminhada", como diz (da dele).
Gostaria de o ver enfrentar o candidato identificando-se cara-a-cara. SERÁ CAPAZ?
Tem essa oportunidade SE FOR HOMEM... no dia 18, em Montechoro.
Lá o espero ver...

Jorge Guerreiro (Caliços)

Anónimo disse...

Opah com esta lixaram-me, e eu que pensava que o "Vem aí o David" era uma nova novela da TVI. Eu bem que pesquisei no site da TVI, mas claro, não encontrei nada e agora está explicado o porquê.

Se ainda viesse uma gaja boa...

Agora um deputado que anda a reboque da esquerda de direita que impera no parlamento.

Paula Simões disse...

Que tristes que vocês são! Então o Senhor J.E. Simões não terá razão? Ouvi dizer que o rapaz era filho da terra. A sério? Então porque nunca ninguém o viu por cá?Será que conhece do que padecem os albufeirenses? Os tais que moram na capital do turismo, na zona com mais qualidade de vida do país?... Não sei se ele saberá de facto, qual é a realidade. É que é bem diferente dessa que se faz crer ao exterior... sim, ao exterior, porque os de cá sabem bem que não é assim. Os trabalhos são muitos e os part-times para juntar os tostões para levar a vida e agora já é o desemprego que por aqui impera e a miséria...

Venha Sr. ou menino David, venha ver, mas a realidade. Entre no Giro, nas habitações sociais, nos táxis, nas barracas e veja os toxicodependentes arrumadores de carrros entrarem dentro do seu carrro (como me aconteceu há dias) porque o meu bólide não tem o sistema de segurança de só abrir a porta do condutor.


Conheça a realidade e depois vá fazer a campanha, mas cante uma canção diferente daquela que têm vindo a cantar, uma que represente as preocupações das gentes da terra (daqueles que vão lá escolhê-lo) e não somente dos investidores/destruidores de fora porque senão não vale a pena; é melhor regressar ao governo central.

Anónimo disse...

O Hugo cabeça de burro não se cala como não trabalha é do psd por tachismo de família e a natureza ficou-lhe a dever só ter dado areia pra aquele cabeçorra. Arrasta os pés com o peso da areia ou são caroços de laranja ? quando este boy tiver uma ideia o mundo vai acabar. Até á quem diga que vai pra junta com o Helder cozinheiro.

de albufeirense dovo completo e não só de gema, leva tambem a clara

jesimoes disse...

Oh sr. Guerreiro, não tenho o mais pequeno interesse em ouvir o David. Nem a si. Andam a cantar a mesma "chula" há 35 anos... Um dia vão-lhes tocar o "corridinho"...
Vocês já são passado!... E o "trauliteiro", entre nós os dois, ficou muito evidente quem é!

Anónimo disse...

Sr. Simões

Se não quer ouvir o David, ao menos seja homem com eles no sítio e concorra á CMA. Pode ter a certeza eu no dia 18 "VOU CONHECER AS IDEIAS DO DAVID". Se você tiver a coragem de se candidatar,o que duvido pois o senhor é mais do tipo "FALA BARATO", ouviria as suas ideias.
Mas o senhor prefere criticar porque sabe que não tem capacidade para mais, e pelo que me parece não gosta de ser criticado.
Força DAVID
Pedro de Albufeira

cortigripe disse...

Se há alguem que conhece a câmara de Alfufeira, é o anónimo que falou do X.Xufre, quem trabalha na camara sabe que isso tudo é verdade.

Em relação ao texto, não foge muito a linha do forum, quem aparece a candidato é logo espezinhado seja rosa, vermelho ou laranja. Os comentadores tratam de abater o Luís Alexandre. Acredito que não vá mudar. É típico português falar mal de tudo e não fazer nada.

Como Portuga, tambem deixo o meu bitaite: Claro que o David não serve para a nossa câmara, pois não tem curriculum para tal. Ser deputado não serve para presidente da câmara. Para ser presidente de uma câmara tem que ser desenhador civil, ou seja , ligado a construção civil o lobby da construção. Daí o super desenvolvimento e muito espectacularmente feito em Albufeira (há quem não goste e tivesse denunciado a questão da ribeira...) até compraram uma fabrica de tijolos, deve ser para fornecer o material aos construtores. Já para vareador a escolha rebate sobre joalheiros falidos e engenheiros sem o curso terminado (coisa que pensava ser exclusivo Socrates). Aposto que uma pessoa formada em ciências políticas não serve para o cargo tal como o fófó: tem estudos a mais.

Anónimo disse...

Não conhecem o David? ele esteve na baixa de Albufeira quando as cheias deste inverno por causa das obras bem feitas do polis e bem vistoriadas pela camara.
deve ter pensado 2 vezes antes de se candidatar depois de ver a merda feita e o trabalho para desmanchar tudo para fazer de novo

jesimoes disse...

Sr. Pedro de Albufeira:
Gosto de ser criticado. Mas não gosto do discurso dos "davides" e não concorro à CMA. Em ambos os casos assiste-me o direito de pensar e fazer em conformidade com a minha cabeça. Se tenho capacidade ou não, isso é coisa que o senhor, que nem tão-pouco me conhece, pode saber. E de certo ajudarei os que me estiverem próximos (que não são os "davides"), naquilo que puder, caso eles avancem para uma candidatura independente. O PS não é da minha área política (que é, com muita honra, a Esquerda!) porque se auto-excluíu dela há 35 anos.Conheço de cor e salteado a prosa e as incapacidades dos "davides" em alterar a sua política, desde então. Não o podem fazer, de facto, porque estão amarrados ao "negócio" do poder. Fazem parte dele, entusiasticamente. Negaram-se à esquerda, formataram-se à direita, indiferenciaram-se desta aos olhos do povo. Por vontade própria!
Nada me interessa no discurso dessa gente. É um relambório velho, doente e reaccionário, mesmo que seja dito por um jovem de 32 anos.
Por mim, passo...

IQ disse...

Lá vem mais UM...veremos quem é e o que vai apresentar aos Albufeirenses! Mas uma coisa é certa, este mais UM irá precisar mais do que um simples "teaser" para mostrar do que realmente é capaz! Realmente precisamos de mudança mas sim de Atitude Pro Activa, Honestiade, Frontalidade e acima de tudo Imparcialidade!!!

E a puta sou EU... disse...

Deixem lá Xufre sossegado, o homem agora tem o Las Vegas, o Harris Bar, mais os apartamentos, mais outro bar na Oura, mais o Fasnet, mais sei lá o quê, lembram-se dos hoteis nas Canarias?...Durante uns longos 16 anos foi "a roubalheira" do costume com o amigo Barra, investiu - "lavou" a nota toda, agora é um empresario da noite a vender copos, acham que está disponivel para a politica? Nahhh.

josoaresm@gmail.com disse...

Palavra que também me apetecia, por vezes, dizer umas "bacoradas" sobre "alguns senhores e donos desta terra". Ó David, põe-te a pau que estes gajos já têm insónias só de ouvir o teu nome. Qualquer candidato novo virá fazer a diferença sobre o actual que ocupa a Câmara.
Quem fala de esquerda sem vontade em compromissos e empenhamento, quando chegar aos 60 ou 70 está um vira um casacas agarradinho às economias do passado.
Esqueci-me, (que coisa chata! Também me esqueço!!!) de que este bloque é para os "bacôcos" e "pedantes" que colam chavões gastos a tudo e todos os que aparecem em Albufeira.
Mesmo assim, hoje ainda vos deixo uma pista:
como caracterizam quem fala de quem não conhece? o vosso preconceito é "tabuesco" (de tabu, psicologicamente significa que as pessoas sofrem a antecipação de um castigo ou temor!).
Não. Eu sou livre. Eu não estou aqui pra defender o beatério religioso, político e o beatério dos bairristas albufeirenses que se escondem atrás da AFIRMAÇÃO DUMA AUTORIDADE de ser ou não ser daqui. Nos tempos actuais, é muito poucochinho todo aquele que ainda critica e raciocina com essa ordem de conceitos primários. Sem ofensa pra ninguém, é claro que esse tipo de ataque ou defesa por quem não é ou é de cá, é revelador apenas da pequenez dos homens. E depois? Se todos os os que escolheram Albufeira para viver votarem, como virá Albufeira a ser? Por mim as vistas largas, o horizonte aberto chegam-me para ser feliz.
Aos responsáveis deste blogue agradeço o facto de o permitirem com total liberdade. Mas devo dizer-lhes que as vossas prosas revelam "preconceitos" só próprios de quem tem a mente a envelhecer.
Façam um esforçozito.
Como pode um homem inaugurar placas em casas e escolas que não lhe pertencem? Como definem um homem que vai celebrar um aniversário dum parque (de Albarrobeira)? Como chamam a um homem que exige nas placas inauguradas por entidades superiores, que o seu nome lá figure como " na presença de Desidério Silva"? Como definem um político que abusa da palavra num acto religoso? E que dizer dele quando regressa ao hissope e à água benta nas inaugurações? Como caracterizam eticamente um político que mete os seus familiares na Cãmara,e, estando noutras instituições, não lhes falta com chorudos subsídios para os filhos poderem ter ordenados em dia? Como e quem será um homem que inventa Associações sem lhes pedir contas do que fazem e gastam, esquecendo as mais idóneas? Este homem é manhoso...Desidério Silva não dá descanso. A gente já vomita aquela cara de tanto album de fotografias, aparecimentos em público (até numa simples inauguração de umas lâmpadas....)
Estou a pensar pedir um subsídio para a minha Associação (ou será Fundação?) familiar! E acho que o vou convidar para vir celebrar o aniversário da minha rua,!.... Este homem é ridículo e faz de nós todos uns parvos que não sabem pensar?! Já chega.

Anónimo disse...

vi várias vezes um cómico brasileiro na televisão que se chama Josoares , e penso que ao pé deste nem para ajudante servia porque este é um pouco ou muito mais cómico que ele ó homem vá-se tratar que ainda tem remédio

Anónimo disse...

Este Fórum é TERRORISMO verbal puro.
Trauliteiro e parolo, pseudo intelectual. Rasca e banal.
Não ajuda nada nem niguém, sobretudo quem não está de acordo com o poder instalado.
É o DESCRÉDITO de qualquer oposicionista.
É uma m....
Vão-se mas é catar!!

Albufeirense Acordado

Paula Andrade disse...

Não sei se o David, o Golias ou quem quer que seja possa salvar esta terra do desastre total, porque o desastre já é irreversível. Quem viu a (des)evolução, apetece-lhe fugir sem previsões de cá voltar. E não falo somente dos turistas. Falo dos residentes e dos que cá nasceram e que ainda têm pernas para andar. Uma vila de um país sub-desenvolvido tem mais ar para respirar do que Albufeira! Está um nojo! É tijolo, cimento e pedra preta por todo o lado. O POLIS tresanda. O desenvolvimento previsto nas revistas turísticas de 1993, quando criaram a APTA para "acentuar o posicionamento de Albufeira como destino turístico de qualidade", parece não ter chegado a bom porto, ou nem sequer ter saído do cais. Parece-me que só os interesses privados imperaram. Os albufeirenses estiveram a ver o barco a passar, impávidos, e agora recolhem o lixo que a gestão pública lhes deixou. Sim, porque quem geriu, por várias e longas décadas, está na maior, nem se preocupa se a "qualidade" anunciada se transformou em atroz miséria. Os albufeirenses que roam os ossos, que alguém terá carne para comer durante muito tempo!
Se David ou outro herói qualquer pouco importa. O que importaria seria que alguém olhasse finalmente para o rasto de miséria deixado e para a desilusão do velho turista em busca de uma Albufeira tradicional perdida, completamente PERDIDA! E que esse alguém tentasse arduamente recuperar o que se perdeu e tentasse recompensar os verdadeiros residentes de tão longas e pesadas mazelas... dificilmente solúveis num futuro próximo!!