sábado, 25 de abril de 2009

TEMOS CANDIDATO E TEREMOS PRESIDENTE ATÉ AO FIM?

Desidério Silva, poeta menor da política, dadas as suas origens em Boliqueime e sem desprimor para as gentes dessa terra, tem alguma tendência seguidista de copiar o chefe supremo, seu conterrâneo.

O Desidério da maioria absoluta, noutra escala, é uma cópia de Cavaco Silva, quando foi primeiro-ministro de Portugal, nas mesmas condições.

Os dois raramente têm dúvidas, raramente acertam e raramente se preocupam com os interesses finais das populações. A maioria absoluta, é uma espécie de doping, que faz estes homens suporem que são o centro do mundo.

Cavaco "fez obra" vistosa mas deixou o País a caminho do agravamento da crise e da depauperação das condições de vida de um povo, que não mais parou.

Desidério "fez obra" e traz Albufeira, muito para lá das portas de uma crise do Concelho, dentro da crise do País e da Mundial.

Os dois, em presidências diferentes, mostram o desnorte do momento que criaram! Um olha para o País a empobrecer e manda recados, lavando as mãos como Pilatos. Outro, olha para um Concelho mergulhado em problemas sociais e, como Judas, começa por negá-los.

Os dois têm um percurso semelhante, não ouvindo ninguém, julgando-se os centros das atenções, cuidando apenas dos seus mundos individualistas e oportunistas, bem como dos seus seguidores.

Cavaco dizia ter um projecto de futuro para o País, governou em cima dos milhares de milhões de borla da CE, que não se cansou de dividir pelos capitalistas necessitados e que passados poucos anos, a tal suposta criação de riqueza, se transformou na curva descendente da economia.

Desidério Silva, tomado provavelmente pelo mesmo vírus, não se cansou de assinar projectos de construção, distribuiu benesses pelos amigos e financiadores, numa ânsia de receitas camarárias, sem projecto de sustentação da cidade e aldeias do Concelho, ao ponto de termos crescido desmesuradamente e não haverem respostas para os problemas que aumentaram perigosamente.

Professor e aluno, comungadores das mesmas teorias de satisfação do umbigo, tinham afinal um projecto passageiro e de satisfação da vassalagem. O País, tal como o Concelho, foram usados como trampolins.

Cavaco já lá está no patamar superior, de fiscal sem vontade de agir, e o sr. Desidério vai a eleições para lançar o sucessor e dar o salto para o Olimpo do falatório para uns e da sua presença votante, entre muitos outros.

Outro traço comum destes dois políticos, é a profunda admiração, com ou sem cópia do uso de estilo , de Alberto João Jardim. Cavaco ouve e cala-se. Desidério Silva ouve e aponta, para mais tarde aplicar.

Para Cavaco, a falta de democracia na Madeira não é problema bem como em Albufeira, quando vem de férias, não quer ser incomodado pelos ruídos. E tem o seu direito, mas os moradores e visitantes de Albufeira não podem dizer o mesmo.

São formas diferentes de ver a Democracia, que aos 25 de Abril de 2009, está profundamente moribunda para a imensa maioria da população e forte e abastada, para os descendentes e novos alunos de 24 de Abril de 74.

Todos os anos temos um Abril, mas qualquer mês é bom para a mudança!

Luis Alexandre

7 comentários:

Roberto Raposo disse...

Infelizmente, é assim e o povo é daqueles, que "Quanto mais me bates, mais eu gosto de ti"

Sofre-se muito de memória curta neste país e usa-se palas nos olhos, como os burros e mulas, para só se ver em frente.

Somos o concelho do Algarve que mais paga impostos camarários, e o pessoal fica todo contente. Contente com as festas que o presidente oferece, pagas com o dinheiro dos munícipes. Traz-se artistas para cantar meia dúzia de canções e paga-se-lhes 45.000 Euros de cachet, pede-se um apoio à camara e é negado, por falta de verbas, enfim é o que o povo gosta.
As palmeiras que custaram cerca de 3000 Euros cada estão a morrer, pois a praga de escaravelhos é quase impossível de parar. No entanto faz-se uma obra nova e volta-se a colocar o mesmo tipo de palmeiras no separador central, a isto eu chamo, gozar com o dinheiro dos munícipes.
Enfim,não é cego aquele que não vê, mas sim aquele que não quer ver.

Abraço

Robero

Anónimo disse...

O que acham,
o que é que consideram
o que é que chamam
o que vão fazer
dum homem que
no 25 Abril 2009 inaugura a sede da ASCRATIA,
em Ferreiras,
e em pleno palco agarra num envelope
informando a população que contém 30 mil euros
e os entrega ao representante da associação?

Não haverá pudor,
Não haverá educação?

E nós?
Vamos continuar a tolerar isto?
Por amor de Deus e dos homens!
Em honra da liberdade que se celebra e a todos
serve e dá jeito,
vamos lá ver se somos mais livres a pensar e a votar!!!!

É sujo. É hipócrita. É falsário todo aquele que faz uso dos bens públicos para seu próprio bem e proveito. Desidério prá rua, já. Estas atitudes apelam à violência das nossas consciências.
Vergonhoso! Quem o autoriza? Com que direito faz campanha usando cheques da Câmara? O dinheiro não é seu. O dinheiro é de todos nós.
Se os albufeirenses tiverem uma consciência limpa, bem formada, então têm que castigar este homem na hora do voto. Isto é chamar-nos cegos, burros e estúpidos?

Simplesmente um atentado à ética de qualquer político. Assim não sr Desidério.... A Igat tem que actuar quanto antes. Tem que se investigar com quanto dinheiro este homem se abotoou no negócio da iluminação de natal. A gente sabe! A empresa tem gente honesta!

Anónimo disse...

Cavaco fez obra vistosa mas deixou o País a caminho do agravamento da crise?


Continuamos a falar mal do que os analistas economicos internacionais dizem que foi o nosso melhor governante ate agora...
Mas tasse bem, gostamos de ser burros. Viva o Socialismo, que ainda nao batemos no fundo. Falta so um bocadinho...

Anónimo disse...

Foi um belo governante sim... com o dinheiro da Europa. Se eu tivesse um ordenado de 6000 euros tambem governava melhor a minha vida e ainda ajudava alguns Amigos... mas como so ganho 600...

Manel das Ferreiras disse...

Mas os subsidios que a CMA dá não são publicados semestralmente?
Esses subsidios não são aprovados nas sessões de Câmara, onde estão os vereadores democraticamente eleitos? Quando é atribuido um subsidio seja a que Associação, Clube ou Colectividade isso não é fundamentado em carta dirigida ao Presidente da Câmara, que por sua vez manda os Serviços analisar e informar?
Posso não concordar com este ou aquele dinheiro dado a esta ou aquela Instituição mas daí chamar corrupto ao Presidente da Câmara porque deu a uma Associação um cheque de € 30.000 acho que não é aceitavel, devemos criticar com fundamento e conhecendo as materias em causa.
Será que estes anonimos (?????) sabem do que estão a falar, sabem qual o papel social da Associação em causa? Tanto se defende a 3ª idade, os seniores e deposi escreve-se estas baboseiras.

Anónimo disse...

Meu caro amigo. O que escrevi não é baboseira. Os 30 mil foram dados no fim de uma inauguração com anúncio alto e bom som num microfone plo Sr Candidato PSD à Câmara de Albufeira.
Ajudar crianças, seniores, quem precisa, não é razão nem sustentação para aproveitamento"político partidário". Sabe porquê? Porque o que se dá às Associações deve ser dado em sede própria. Nas instalações e gabinetes de trabalho da Câmara Municipal. É ali que a política "pura" administrativa é HONESTA, CUIDADA, RIGOROSA, e não oportunista! Não acha?! É que eu não quero ir pra Camara, mas se fosse dava-lhe ate 60 mil. Mas não em público, meu caro amigo! É por isso que este tipo de políticos já nos satura o nosso conceito de "ajuda" (ajudamdo-se a si mesmos), o nosso conceito de bom e de mau (são bons, mas sempre para si e para os seus!). E depois meu caro amigo, " a baboseira" está numa prática continuada de oportunismos que este sr iniciou há 8 anos. Se isto fosse um acto isolado! Mas não... quem não sabe ler e interpretar que há quem o(s) compre, vai atrás de qualquer esmola. Mete dó. Faz pena. Tudo sentimentos bárbaros... e primários.
E sabe porque é "corrupto"? Porque é corruptível. Corrompe as relações humanas à sua volta fazendo uso de "dinheiros" como se fossem seus! Nenhum funcionário público pode andar com dinheiro do erário público fora do seu local de trabalho... Então diga lá! Que acha do método usado na sede da AScratia? Não é do apoio que falo, o qual não contesto. É o uso, o método, a "esperteza saloia" com que mostra aos outros que É ELE QUEM DÁ. E não é. Quem dá é a população. Melhor. Quem recebe recebe o que lhe pertence. E depois também não concordo com o poder discricionário com que ele dá ali e não dá além! Sabe V. Exª que há uma instituição cinquentenária no concelho que ainda não mereceu esse "favor" do sr presidente? Sabe porquê? Porque quem lá trabalha é doutra cor. E esta hein! Também é baboseira... Não nos tomem é por parvos. O tempo da antiga senhora deixou marcas eternas nalgumas gerações.
É pena que não haja vontade de "ver tudo" e tudo ver em todos os sentidos. Goze bem a vida.

Anónimo disse...

Com o PS, os 200 e tal mil euros de fogo, os 75 mil com o Marco Paulo, e outros com Paulo Gonzo e tantos, tantos mais, a multiplicar por 4 anos (ou será melhor 8?), o sr já tinha a sede da Ascratia feita há que tempo, e eu a minha rua e os outros creche para a família pequena, e uma 2ª circular em Albufeira, e mais um ou dois ou três autocarros no giro, que bem pode servir Ferreiras, Olhos Agua e Guia... Tanta, tanta coisa que o Desidério não fez pelo nosso nível de vida!
É pato bravo e basta.
Precisamos dum estratega moderno que saiba "pensar" as cidades e a vida em comunidade. As pessoas em Albufeira, por feio que pareça o que vou dizer, só contam quando quando o fogueteiro daí tira também algum proveito. Servir é mais que isto. Servir é não esperar nada em troca. Mas ele até quer o nome naquilo que não lhe pertence! Ex.: Escola Francisco Cabrita. Como é que a direcção da escola permite que ele lá fosse colocar uma placa com o nome da escola, se esta é do Ministério da Educação? Então a escola não tem azulejaria própria para fazer a sua própria placa identificativa?!
Toda a gente sabe que isto vai muito mal por Albufeira. Conluio e prostituição, é o que isto é.