sexta-feira, 17 de abril de 2009

FALTA DE MEDIDAS ESPECÍFICAS...

COMÉRCIO E RESTAURAÇÃO, À DERIVA?

Na área comercial e restauração, ligadas à actividade turística, instituiu-se através da experiência de anos, que os resultados do período da Páscoa reflectem o que se vai passar nos principais meses da época alta.

Apesar da subjectividade desta leitura, na verdade tem sido utilizada como uma forma de análise que permite aos empresários organizarem-se para esses meses de trabalho mais intenso. Sobretudo, no que se refere à contratação e à sua duração.

Depois de um ano de 2008, morno para o Turismo, os acontecimentos de Setembro passado provocaram um temor que se veio a confirmar na quebra generalizada de visitantes nacionais e estrangeiros e, consequentemente, nos volumes de vendas de Inverno, que caíram de forma vertiginosa.

A sazonalidade da actividade conheceu números preocupantes, muito abaixo dos estimados e que estão empurrando cada vez mais empresas para o incumprimento a diversos níveis.

De 2001 para cá, com o desenvolvimento excessivo da oferta imobiliária e a abertura de mais espaços comerciais, independentemente da dimensão, o volume de negócios foi-se esbatendo, tornando-se uma prática normal, hipotecar as receitas do Verão seguinte, em empréstimos de sobrevivência de Inverno.

A Páscoa 2009, na linha do Inverno, foi um fracasso e um sinal preocupante. De uma maneira geral, os números da ocupação hoteleira, são usados pelas entidades oficiais como indicadores aos agentes económicos e à população. São trabalhados com muito cuidado, cumprindo uma missão de influência dos mercados. Compreende-se.

No fecho do mês de Março, na comparação homóloga com 2008, as perdas foram superiores a 30% (Albufeira quase 37%) na ocupação hoteleira. No comércio e restauração os números foram bem mais graves. E temos de levar em linha de conta que a Páscoa de 2008 foi nesse mês.

Na actividade turística, o alojamento é a prioridade e como tal, sendo necessidade básica, não determina os comportamentos nas outras componentes do consumo. Os números das dormidas, nada têm que ver com os das compras e alimentação.

Os noticiados 30% de quebra no alojamento, podem duplicar nos outros sectores, e os números da Páscoa de 2009, ainda que de forma empírica, estão a suscitar fundadas preocupações com o futuro.

Para esta Páscoa, o Comércio e Restauração encolheram-se e a habitual contratação não se verificou. Muitos empresários das pequenas e micro empresas vão continuar a contrair-se, mantendo os números do desemprego em alta. A falta de confiança e a debilidade financeira, tenderão a agravar-se, com reflexos previsíveis na degradação da vida das empresas e das famílias de proprietários e trabalhadores.

O sector hoteleiro já reivindicou e quantificou as ajudas, que dado o seu peso estrutural na actividade turística, serão com certeza atendidas. Ao contrário, os apoios às pequenas e micro empresas do Comércio e da Restauração do mesmo sector, são englobados em programas gerais, não respeitando as condições específicas da sazonalidade.

Esta incompreensão do Governo Central e a falta de medidas direccionadas, subscrita pelos dirigentes regionais, pode no final de Setembro atingir dimensões catastróficas, com um tecido económico e de sustentação de muitas localidades, em completa agonia.

Com as atenções concentradas em eleições, a vida real pode não poupar os distraídos!

Luis Alexandre

9 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não perceberam, que o Governo não está preocupado com o volume de falências e do desemprego?

O que tem de ser, será!

Chamam-lhe as mortes positivas, assim uma espécie de limpeza.

Morrem uns, nascem outros para a sustentação do sistema financeiro e tributário.

professor

Anónimo disse...

E vai continuar a baixar.. com a politica que tem sido praticada em albufeira.. Não temos ordenamento territorial nenhum , andam todos a ver quem aprova mais construção a ver quem mete mais dinheiro ao bolso como certos arquitectos da camara.. Albufeira irá morrer turisticamente muito em breve.. e ai vou-me rir.. sem turismo isto será uma miséria.. Abram os olhos

Albufeirense indignado

Anónimo disse...

Nos ultimos anos o numero de turistas aumentou sempre de ano para ano, mas a ocupação média nos hoteis baixou, de que serve chegar mais 2 ou 3% de turistas se o numero de camas aumenta 5 ou 10% (ano após ano).
as agencias de viagens aproveitam para fazer "chantagem" e baixar preços (não querem há por ai muitos hoteis para escolher).
com as construções que ainda estão a decorrer e o numero de camas que vamos ter nos próximos anos a percentagem média de ocupação vai baixar ainda mais (com crise ou sem crise é inevitável)e os preços dos hoteis continuam a baixar, assim não esperem que clientes que neste inverno já chegaram a pagar 20 euros por pessoa em 5 estrelas no Algarve apareçam com muito mais para gastar nas lojas, restaurantes etc...
os que nos anos 70, 80 vinham para cá e ficavam numa qualquer residencial ou pensão e ficavam muito bem servidos e satisfeitos, começaram a procurar outros locais para fugir á confusão e ganancia provocada pelo crescimento desenfreado.
alguns desse tempo ainda vem para o Algarve mas não para Albufeira.
actualmente sai mais barato passar o inverno num hotel do que pagar o empréstimo ao banco de um apartamento que ainda temos que pagar agua,luz,gaz,condominio etc... e no hotel isso tá tudo incluido.
querem milagres??? nos próximos anos é impossivel dar volta a isto porque ninguem vai deitar blocos ou hoteis abaixo, antes pelo contrário, vão contruir muitos mais, para servir os interesses de quem?????
os meus e das pessoas que cá vivem e trabalham não são de certeza, os de Albufeira muito menos.
esta é a realidade:
contractos de 6 meses e depois 5,4,3 meses no verão.
Cumprimentos
Albufeirense

Anónimo disse...

Os desiderios leite e os david socrates, andam a olhar para os umbigos, um já não o consegue ver!!!! e a vida vai andando bem para o dinheiro!!!! e mal para quem o não o tem!!!! um tem montes de inauguraçoes e outro tem montes de promessas,um está rico e outro tambem quer lá chegar, mas na cidade dizem que o diaBO JÁ ESCOLHEU PORQUE MENTIRA POR MENTIRA...

DE UM EX SOCIO

professor pardal disse...

se este Sr. Luis fosse prá terra dele fazia melhor figura ,vá chatear o Macário Correia ou o Zé Apolinário e deixe os davides, Disidérios e cª lda. prós outros

Anónimo disse...

Tá é a aprender com o Macário... quase todos os dias vem no Correio da Manhã a falar de Faro lol... hoje até fala em Associações de Comerciantes e tudo. O que os separa é mesmo apenas a competencia...

António disse...

Não conheço o sr. Luís Alexandre pessoalmente mas por aquilo que ele escreve, tanto no fórum como no jornal Avezinha é o único que faz oposição ao Desidério. Acredito que muitos lhe darão o apoio, já que não está agarrado a nenhuma cor política.

Continue sr. Luís muitos lhe darão apoio

Anónimo disse...

Oh meu vai te catar ou não conheces o careca do luis ou és mesmo parvo, atão tu achas que um gajo que fechou a loja freca ficou a dever a uma porrada de ingenuos como merce o apoio de alguém?

Anónimo disse...

A tarântula depilada (vulgo Acosal Gigolô - uma fita antiga)já anda a reboque das palavras do discurso do David Martins!

E anda em brasa, o sr. merceiro!

Só é PRECISO TER LATA!!!....

É só rir...............

Coitados dos dignos Palhaços que vão ficar sem trabalho porque estas marionetes fazem tudo de borla, só para se mostrarem gente.

Basta vir aqu....

Jorge (Caliços)