
A propósito de uma visita de 400 agentes ligados à empresa Thomas Cook, a Câmara Municipal de Albufeira, no seu habitual estilo descontraído de imaculada, lança para a rua uma circular dirigida aos comerciantes, para que colaborem no domingo dia 6 de Dezembro, mantendo os seus negócios abertos.
Comecemos a nossa análise pela simpatia da palavra usada: "manter", que demonstra a perfeita noção que a autarquia tem da dimensão da sazonalidade e da crise, e das dificuldades dos comerciantes em terem as suas portas abertas para um vazio de clientes e de caixa.
À luz do que vem acontecendo nos últimos domingos, em que os poucos serviços que subsistiram ao escorraçar provocado pelo Programa Polis /Câmara estão fechados, reduzindo a circulação de pessoas, ninguém vai fazer qualquer esforço para agradar à autarquia.
Dirão alguns que se trata de uma iniciativa positiva, com certeza, mas os custos e a desmotivação falarão mais alto e a autarquia não é alheia às responsabilidades da situação.
A realidade que vai ser constatada por estes agentes, será devidamente explicada e de forma séria por parte da autarquia, quanto ao conjunto e variedade de constrangimentos que levaram aos encerramentos e ao vazio das ruas?
Ficarão estes a saber da falta de estacionamentos, fragilidades da segurança, ruídos descontrolados, deficiências dos equipamentos e da existência de umas valentes dezenas de ciganos que fazem os seus negócios nas ruas?
Ainda hoje e pela milionésima vez, assistimos a mais uma burla a visitantes estrangeiros, ficando estes no desespero de trocarem 300 euros por uma caixa de pedras, clamando por policia que não se vê e mesmo que façam queixa no posto nada se resolve.
Os agentes da Thomas Cook nem podem sonhar com estes factos mas, cuidado que os ciganos trabalham todos os dias e 400 clientes...
Outra nota de salientar, é a forma de comunicação escolhida, que não passou pelas associações, não vá o diabo tecê-las...
Então bom trabalho, é o que desejamos a este executivo autárquico, sob cuja égide, a sazonalidade tem aumentado avassaladoramente e, apesar das promessas eleitorais de um programa específico, até à data não se sabe de nada.
o
FORUM ALBUFEIRA