sábado, 13 de junho de 2009

política à moda de albufeira (48)



QUE CENÁRIOS PARA AS AUTÁRQUICAS.

Os resultados eleitorais dividem-se entre o susto e a alegria efémera.

O PSD da maioria absoluta ganhou mas perdeu quase dois terços da sua última votação, ou visto de outra maneira, voltou ao seu nível dos anos 90. O PS não pára de descer e nem o fenómeno sebastiânico do David que vinha aí para fazer mais, apareceu para travar a catástrofe. O CDS alcançou o milagre da triplicação dos votos, e da importância residual, vai querer pôr-se em bicos de pés. Roubou-os ao PSD e vai querer negociá-los. A CDU está igual a si própria, subiu irrisoriamente e vai seguindo o seu caminho de se limitar a existir. Não tira nem põe. A esperada surpresa destas eleições são um Bloco fantasma, Partido do charme eleitoral e televisivo, que sem entrar nem sair, sem ouvir e sem falar, sem conhecer e sem propor, arranca 1186 votos ao PS e eventualmente ao PSD. Sem existência física e por via do descontentamento e do castigo, está na orla do poder local.

Conforme escrevemos nesta rubrica meses atrás, o eleitorado albufeirense é esmagadoramente democrático, não é PSD nem PS e quer soluções justas para a cidade e o Concelho.

Os resultados eleitorais e a forte abstenção dizem claramente que o rumo não é o melhor e que a população não está satisfeita com a governação local, nem com os seus cúmplices do PS.

Se os Partidos mantiverem a sua identidade (concorrerem separados), o PSD com 3 vereadores e o CDS com um, fazem a maioria para governarem. O PSD em coligação com o CDS, e mantendo os outros Partidos a identidade, forma-se uma maioria de PS com 3 vereadores e o BE com 1. Formando-se duas coligações, PSD/CDS e PS/BE, a maioria fica na primeira. Se o PSD não se entender com o CDS, o que é improvável, perante uma coligação PS/BE, esta ganharia a Câmara.

Nas sedes do PSD e do PS fazem-se muitas contas, todos pensarão que as autárquicas são diferentes e que os actores podem fazer a diferença mas a falta de confiança que os resultados produziram, levam-nos a cuidados e caldos de galinha.

Algumas curiosidades colaterais são o facto de PSD e CDS se conhecerem, são de uma família menos desavinda, enquanto o PS e o BE se amam e se odeiam, porque disputam o mesmo eleitorado e sendo um a carraça do outro, O PS vê-se obrigado a cedências para noutro momento do caminho dar a sapatada. Contudo, esta situação, em Albufeira, tem o problema prático de o PS não saber a que número de porta se dirigir, na medida em que sabe que estes votos saíram do seu eleitorado por um ainda maior e merecido castigo.

As questões que se podem levantar no futuro, são as de saber se a população se revê nestas soluções e se elas representam a garantia de uma mudança de rumo quanto aos principais problemas que nos afectam e às soluções necessárias para voltar a projectar o Concelho como um destino turístico de qualidade e elevar a sua qualidade de vida.

A Associação FORUM ALBUFEIRA – Cidadãos por Albufeira, vai continuar o seu trabalho de cidadania em prol dos interesses colectivos do Concelho, mantendo uma observação e intervenção atentas sobre o que aí vem.

5 comentários:

Anónimo disse...

Atenção que quem depositou o seu voto no Nuno Melo ou no Miguel Portas não o irá fazer votando no Alexandre Freitas ou em quem o Bloco apresentar às eleições locais. Uma coisa é votar nacionalmente em quem é bom falante e possivelmente irá fazer oposição num parlamento europeu a quem pouco se dá a palavra aos Portugueses, outra é votar na nossa terra onde ambos os partidos não têm votos. O M Freitas apareceu há 4 anos, não gastou o dinheiro da campanha, penso que o deu à Santa Casa da Misericordia de Albufeira e insistiu que tinhamos de votar nele, pois nem podia contar com o próprio voto, pois votava em Portimão... Esteve 'escondido' este tempo todo e voltou, com as mesmas ideias... infelizmente. Nao tenham duvidas que o PSD não precisa de coligação nenhuma, pois vencerá facilmente estas eleições e o PS está a desbravar caminho para as vencer daqui a 4 anos. Quanto ao numero de mandatos, acredito que o PS dê um pouco mais de luta este ano e fique PSD 4 PS 3, mas acreditem que era bem bom que ficásse 3-3 e aparecesse um pequeno partido a eleger um vereador. Certamente se fariam melhores politicas.
Só um reparo, nas vossas contas dão PSD 3 + CDS 1 e PS 3 + BE 1 o que daria 8 vereadores. Como se sabe o Concelho de Albufeira elege 7 vereadores, numero impar para haver sempre uma maioria de 4 ou mais. Só é pena que de momento estejam 5 no activo, quando bastariam 4, e assim se gasta mais um ordenado principesco...
Um resto de Bom Fim de Semana.

A.M.G. disse...

Para mim Albufeira não sai da sua pobreza de espírito e meia duzia de glutões cheios de dinheiro dado, está visto que vão ficar à frente da Câmara. Antes dizia que Albufeira só tinha tido aventureiros à frente Da Câmara e riam-se porque odinheiro corria e agora já não é bem assim. Já perguntam porque é que se faz isto e não aquilo que era mais importante e vão chamando nomes aos bois. O sr. Desiderio perdeu muitos votos e por mais que queira vir dizer que fez isto e aquilo, não é ouvido e já se vai dizendo que não é bem assim. Em 4 meses ele não vai enganar muita gente.

FORUM ALBUFEIRA disse...

Estimado leitor das 13:23, quando se refere que as nossas contas estão enganadas relativamente ao número de vereadores, na realidade não é bem assim, na medida em que apresentamos 4 cenários diferentes e possíveis. Quando referimos 3+1, lógico que na aplicação do método de Hondt os restantes somam apenas 3.
Faça as suas contas e confirmará.

FORUM ALBUFEIRA

Anónimo disse...

Os numeros não enganam, os gajos do PPD perderam votos é porque as pessoas quiseram,, andar inchado e de falas mansas fazer festas e mais festas pra deitar dinheiro à rua já deu o que tinha pra dar. Quando chegam no poleiro mudam e esquecem-se das promessas, não é sr. desiderio ???

TonyCurtes disse...

se todas as promessas fossem cumpridas , viveríamos no paraíso e não tinhamos 1 primeiro ministro com nariz de pinóquio