terça-feira, 23 de junho de 2009

O DEBATE SOBRE TURISMO... QUE ESTÁ A GERAR OUTRO DEBATE... MAS DE RUA...

O bestialógico Pinho a 230 metros de profundidade


foto adf

E NÃO SE PODE SUBMERGI-LOS ?



Um post em cima de cena. Quem acompanhou este debate entre as supostas elites e competências na área do Turismo, ou se cansou e foi dormir ou se cansou e mudou de canal, ou encheu-se de coragem e foi até ao fim para ouvir tudo aquilo que para o cidadão comum, não lhe dá respostas aos problemas actuais, exactamente criados ou sufragados pelas sumidades em painel.
Afinal o Governo está no bom caminho ???!!! os hoteleiros queixam-se mas a coisa passa (o que será que já concertaram de apoios com o Governo para a travessia da crise) e os outros agentes (restauração, comércio, serviços e pequenas indústrias), aqueles que pagam impostos nacionais e elevadas taxas camarárias, sem receberem muitas das vezes o devido retorno, são tratados como parceiros menores e terão de se adaptar ao ritmo e aos falhanços das estratégias para o sector.
Os milhares de desempregados do sector nem foram falados, ou melhor, os hoteleiros presentes fazem sacrificios para manterem os staffs (enorme mentira que os próprios números oficiais confirmam), bem como o fenómeno da sazonalidade nem foi aflorado numa total incapacidade de lidar com a sua profundidade e consequências desastrosas para a qualidade de vida de empresários e trabalhadores, bem como dos custos que representa para o Estado.
Falou-se de novas ideias, recuperação de património (reconhecendo a sua destruição), de grandes iniciativas culturais (Allgarve) dirigidas à idiossincracia das elites de viajantes, da conjugação de esforços entre entidades centrais e locais sem que exista qualquer plano ou vontade, enfim um rol de coisas já vistas e rebatidas, que acabaram em desabafos que temos de esperar que as economias de outros países saiam da crise para podermos começar a respirar aqui neste canto periférico e de identidade algo perdida.
Peço desculpa pela minha ignorância, mas amanhã vou enfrentar a crise com os meus próprios meios, tal como a imensa maioria do tecido social e económico do Algarve, que está mergulhado num mar de dificuldades para as quais não temos respostas, dado o grau de dependência do desempenho das entidades que superintendem o Turismo.
O debate não se tratou de uma oportunidade perdida, mas tratou-se de uma esclarecida evidência que todos (as sumidades presentes)sabem o que querem e para onde vamos??!!, sem que se traçassem planos ou pelo menos fossem capazes de gerar um pouco de entusiasmo e confiança naqueles que participam no processo e estamos a falar da grande maioria da população de uma região que está doente e empobrecida.

Luís Alexandre

6 comentários:

Anónimo disse...

para o ministro está tudo bem, para os hoteleiros está tudo bem, para os prsidentes das camaras está tudo bem, olha que porra e então porque a malta não tem dinheiro para reparar o carro, comprar o frigorifico ou a ventoinha pro verão ? e os livros da escola quem vai dar o dinheiro se o trabalho paga o salariio minimo ? o mais certo é vir ai bronca da boa.

brejos

recibo verde disse...

Pra começar faz contratos com as tuas funcionárias, em vez de as teres com recibos verdes... depois no inverno não as queres e ainda culpas o Desidério ou o David de não darem subsidios de desemprego às mulheres...
Aqui mesmo ao lado, em Loulé, mesmo sendo de outra cor partidária apreciaram e bastante o trabalho do Ministro Pinho ao ponto de lhe entregar a medalha de Ouro do Municipio pelo que o ALLgarve representou para o Concelho deles. Eu também detesto que mudem o nome da minha região, mas que o programa é bom, não tenham a menor duvida. Mas pronto, como não fazem o concerto do Seal na Av da Liberdade, já não presta.

Anónimo disse...

o problema está na crise dos outros, enquanto a crise era uma exclusividade nossa, desde o 25 de abril que isto está em crise, chegava o verão e esqueciamos essa coisa da crise.
os turistas a chegar com os bolsos cheios, compravam tudo, consumiam tudo,davam gorjetas a todos, no fim do verão tinhamos o mealheiro cheio e iamos dar umas voltas com dinheiro no bolso.
agora a crise chegou aos outros países e os turistas que veem de ferias trazem pouco e contadinho, gastam menos e dão menos gorjetas, mas se não viessem então tava tudo entalado, o verão é curto e os bares, restaurantes, lojas,hoteis e os taxis, que facturavam bem no verão para sobrar para o inverno este ano não vai dar...a partir de outubro vamos começar a ver e em novembro 90% de albufeira tá fechada pa descanso do pessoal.
quando a crise dos outros passar a nossa continua mas no verão é abafada com a chegada dos turistas.
tá pa durar.
ZORRO

Anónimo disse...

nessa altura nem se registavam as coisas, para nao ter de pagar impostos... agora pede-se ao governo ajudas para superar a crise.

Anónimo disse...

mas sempre era melhor porque havia trabalho para todos, o governo tinha que pagar menos subsidios.
o turista deixava cá as notas, o pessoal dos hoteis, restaurantes e bares, mais os das lojas, transportes e outros negócios que lucravam com o turismo, tinhamos todos dinheiro para ir aos petiscos,jantar fora,comprar roupa,sapatos,ir ao cinema,umas coisaa a mais do supermercado etc etc etc...indirectamente o governo ia buscar muito, porque não registavam tudo mas registavam a maior parte.
agora não entra nada e é só a sair.

Anónimo disse...

ó recibo verde, não é o estado o abusador desse papelinhp? e no estado não está lá o teu partido? o recibo verde não foi criado pelo ps e psd? de que te queixas tu que ninguem te conhece e vens provocar os outros, não tens mais nada na cabeça? e os desempregados que tem ou não susidios são culpa de quem diz lá bem alto.

carlos