quarta-feira, 17 de junho de 2009

LISBOA PODE ULTRAPASSAR ALGARVE NA CAPTAÇÃO DE TURISMO!


Lisboa e Vale do Tejo é a segunda região do país, a seguir ao Algarve, onde o turismo tem maior peso na actividade económica, tendo registado em 2008 proveitos de 569 milhões de euros, segundo dados do Turismo de Portugal. Mas esta ordem de importãncia pode inverter-se ainda este ano.

O Algarve liderou os proveitos por estabelecimentos hoteleiros, com 580 milhões de euros, num sector económico que obteve o ano passado receitas totais de 7.500 milhões de euros. Apesar de ainda ser cedo para tirar conclusões relativamente a 2009, os dados acumulados até Março apontam para uma inversão da ordem de importância, com Lisboa a destacar-se em primeiro lugar em termos de proveitos por estabelecimentos hoteleiros, ao registar 92,8 milhões de euros face aos 51,2 milhões de euros do Algarve.

Ou seja, se a tendência se verificar até ao final do ano, pela primeira vez, Lisboa passará a ser a região mais importante para o turismo português, ultrapassando o extremo sul do país. Esta inversão não é propriamente positiva, já que é pelas más razões que tal acontece. A crise no turismo mundial está a afectar de uma forma mais vincada o Algarve que Lisboa, isto porque uma boa parte das receitas da capital são provenientes do turismo de negócio, que tem menos sazonalidade. Pelo contrário, o Algarve está bastante dependente das férias mais prolongadas e do período de Verão. É exactamente neste sector que a crise se faz mais sentir devido à retracção económica em todo o mundo e especialmente na Europa, o grande fornecedor de turistas para a região algarvia.

No entanto, os dados de 2008 confirmam Lisboa como a segunda região do país onde as receitas do turismo têm mais peso, com uma quota de 29 por cento, seguida da Madeira, com 15,1 por cento, da região Norte, com 10,9 por cento, da região Centro, com 9,7 por cento, do Alentejo, com 2,9 por cento, e, por último, dos Açores, com 2,8 por cento.

Já em relação ao número de empregos gerados no sector do turismo, a dominância não vai para o Algarve, que tem sobretudo trabalho sazonal, mas sim para a região de Lisboa.
in Público


Comentário do FORUM ALBUFEIRA:

Estando criadas as condições ou em vias de se concretizarem, para a capital do País e a sua área envolvente, ganharem o protagonismo turístico, esta ultrapassagem não é feita pelo Sol e praia, o que significa que o património e a história têm enormes capacidades de atracção.

O Algarve, ao contrário, seguiu o caminho da massificação, destruiu uma boa parte do seu território natural, do seu património histórico e foi perdendo capacidade de captar mais turistas ao longo de todo o ano.

Os investimentos viraram-se mais para o sol e praia e os maus resultados estão à vista, com demasiada oferta de qualidade deficiente o que tem afastado milhares de visitantes habituais ao longo dos meses de época baixa.

A sazonalidade vai comendo os recursos de Verão e este problema nunca mereceu a devida atenção, no Algarve e em Albufeira, que é a parte do território que nos merece atenção em especial.

O título de "capital do Turismo", que actualmente só se justifica pela quantidade de camas e não por outras razões especiais de qualidade, está em causa e não adianta esconder que Albufeira cometeu muitos e graves erros de gestão camarária, que não cuidaram do essencial que seria a preservação do seu espectacular recortado de costa, das suas matas, do património histórico que foi relegado ao quase desprezo e da criação de infra-estruturas de qualidade que servissem quem aqui vive e quem nos visita.

Devemos todos reflectir sobre o caminho que temos seguido e o que precisamos fazer para mudar o rumo dos acontecimentos que não nos podem levar a bom porto!

6 comentários:

TÓTÓ disse...

Além de retórica.que mais defendem para ALBUFEIRA?Vou dar umas diKas:
-Os Albufeirenses ,serem mais unidos(como os Unidos da Tijuca)...é blufffff.
OS FILHOS DE ALBUFEIRA ,NÃO,PRECISAREM DE MALTA DE FORA PARA RESOLVEREM OS SEUS PROBLEMAS.
UNIDOS VENCEREMOS!

Mosse Debe disse...

Mosse Debe o que não falta no mundo são totos que falam mas não se mexem e lá vão acontecendo as merdas.

Anónimo disse...

TóTó!, voçe deve ser mesmo TóTó!voçê fala, mas de certeza que nunca disse nada em publico que o prejudicasse, logo deve estar calado. É por pessoas da terra como Você que esta terra está como está. Tenho dito...

Anónimo disse...

quero dar os parabens ao Forum por este texto! bateu nos pontos chave para o fraco desenpenho do turismo em tempo de crise, e em especial em Albufeira, porque nos ultimos anos só se previligiou a imobiliária e o lucro facíl. Será disso que precisamos ou de ter um destimo turistico competitivo em difrentes áreas: é só de casas que os turistas procuram. Onde está a chaminé,a cultura etnográfica, as zonas antigas, com casas e património antigo.
Agora chamam À zona antiga de Albufeira centro histórico, mas de histórico pouco resta, porque tudo o que não era classificado foi demolido, alterado e destruido.
Sem Praia o que fazem os turistas?

Anónimo disse...

começanod pela marina era tudo pintado de branco e metia chaminés algarvias...parar com a construçaõ...deitar abaixo enquanto é tempo, tudo o que está sem uso (uso legal) vale navio, bloco ourahotel junto á rotunda minhocas (tá vazio não tem mobilias) o bloco de cima era valorizado e melhorava a qualidade da zona,outros blocos parados por falta de dinheiro ou embargados, alguns á anos, ou acabam a construçaõ ou deitem abaixo, devolvam dinheiro ou indemenizem quem tiver que ser e deem tempo para que o turismo estabilize.
assim com as construções actuais e as que estão para vir tá tudo a rebentar, as agencias fartam-se de gozar: queres 20 tá ali outro que aceita 15 e é novo...o novo vai á falencia porque não factura para as despesas, ficam a dever ordenados...
e o mesmo acontece aos que já cá estavam...perdem clientes para esses e depois nem para uns nem outros...dá tudo o berro
com o tempo as receitas que tanto gostam de aumentar com mais contrução começam a desaparecer.
ainda não ouvi a camara dizer,
-não há dinheiro?? paguem os ordenados primeiro e os impostos camararios logo se vê.
ZORRO

Anónimo disse...

a parte velha de Albufeira só tinha uma maneira de valorizar a antiga vila e castelo...
o dinheiro do pólis podia ter comtemplado uns trocos para que...
- a partir do sol e mar erguer, construir ou colar pedras a imitar as antigas muralhas de castelos...a subir por ali mais a rua de baixo por onde sai o transito, todas as ruas até á rua nova, a descida que dá prá rua da silvias/ 7 e meio, os muros que dão vista para o mar, onde fosse possivel, penso que os moradores não se iam importar que algumas das suas paredes fossem alteradas nas fachadas.
uma torre alta, como nos antigos castelos, no antigo parque da camara por trás do actual museu, bem visivel do lado do mar e que podia servir para visitas com alguma informação sobre o castelo que Albufeira foi nesse sitio e como desapareceu, segundo parece, talvez com o terramoto de 1755 ???
isto era caro??? são trocos comparado com outras coisas e o retorno iria ser enorme.
ZORRO
quem prometer tentar fazer uma coisa assim tem o meu voto.
seja que partido for.