terça-feira, 2 de junho de 2009

CARTA DE UMA MÃE REVOLTADA COM O DESLEIXO COM AS CRIANÇAS QUE PARTICIPARAM NO "PORTO ANTIGO".







Tristes ideias de pessoas tristes que só pensaram pôr os filhos de outrém ao serviço da publicidade à terra; filhos que estavam nas escolas a estudar para os últimos testes; isto para mostrar um evento fora do comum aos turistas...
Tristes histórias... mas suas Exas. estiveram bem à sombra a fazer papel de nobres e de corte real!!!
É para os jornais locais e nacionais que devia seguir o ridículo a que chegamos, e não somente para o Min. da Educação.
A Sra mãe desta menina vai apresentar queixa ao min. da educação, está completamente desolada e a criança passou o fim de semana a gemer com dores (queimaduras de 2º grau, imagine-se !!!...)
Várias crianças foram levadas de ambulância ao C. Saíude porque passaram mal e foram muitos mesmo os que estavam que nem tomates no dia seguinte. Nada como um escaldão sem protector para começar bem o Verão: com uma febre elevada; assim estuda-se de cabeça quente.
O policiamento foi miseravel. Durante o cortejo a GNR não bloqueou algumas das ruas e foram os pais que tiveram que fazer paragem aos carros para os filhos passarem. Algumas motorizadas passaram mesmo por entre o cortejo, correndo-se o risco de encalharem com alguma criança; em vez de ficarem a bloquear as ruas os senhores policias seguiram à frente do desfile a abrir alas a suas altezas e nobres bem cobertos e de chapéu.
Ah, foram proibidos aos alunos os chapéus ou bonés trazidos de casa , pois poderia desfear o traje MEDIEVAL (como as mentes dos mentores). Pois é, e os protectores solares, ninguém se lembrou de sugerir!! É que 4/5horas ao sol no seu pico não é brincadeira...
Já agora, porque não se pensaram em grandes toldos para todos se protegerem, já que chapéus ou casacos desvirtuavam o traje da época?...
Melhor será não falar que as senhas para se almoçar esgotaram e houve alunos que não conseguiram almoçar e lá foram a remoer com fome para o desfile e ter que aguentar a caminhada, os discursos e o escaldão. Se era para se divertirem, poucos o fizeram nas tendas. Para a grande maioria foi uma grande estopada e houve quem ficasse de cama a recuperar do escaldão, com direito a repetição no segundo dia.
Seja publicidade à terra ou campanha para o que se faz de bom, eram os mentores/organizadores desorganizados destas amostragens que deviam sentir estes eventos na pele, e com bolhas assim...
Tenham ideias, mas tenham-nas com cabeça.

(outra mãe desobstinada)

22 comentários:

SALADINO disse...

Não sei se o Min. da Educação,terá culpa do desleixo e da falta de organização da CMA.Agora que "um dia num porto mediaval"foi uma desorganização lá ,isso foi. Tanto que assim foi, que, nem o Exm.Sr. presidente se vestiu de Rei,porque se não o rei ia nú.

Anónimo disse...

mais um evento onde o que irá sair para fora, nas magnificas revistas da CMA, serão números estatísticos de participação e aderência alterados, tudo em prol de uma boa imagem (muito distorcida) da CMA!
Os serviços da CMA são experts em alterar dados, em manipular toda a informação/comunicação seja interna ou externa!É por isso que tudo o que acontece, todos os eventos da CMA são sempre fantásticos e maravilhosos, únicos e mirabolantes, mesmo que sejam na verdade cáca!

Mosse Debe disse...

Mosse Debe tanta miseria e tanto descuido com crianças até doi e o culpado é o sol.

Anónimo disse...

humm... por isso é que alguém dizia que cheirava a esturro... afinal alguém se esqueceu de avisar que o sol medieval queimava e que naquela altura ou se usava chapéu ou se queimava o “coiro”… lamento terem sido as crianças a pagar esta factura …. Afinal os inocentes são as crianças e outros … o que são?

Anónimo disse...

Não me digam que os Professores ficaram enfiados no Aquário (Antigo Zé D'Serafim) a beber umas valentes cervejolas e as crianças a queimar ao sol... Sinceramente...

Luciano disse...

Nos tempos que correm os pais não são culpados de nada, é tudo culpa dos outros.

Ou será que o boné que a mãe mandou a filha usar ia evitar essa queimadura no ombro?...

E o que será que a mãe iria dizer que um professor fosse espalhar protector solar na sua filha? Provavelmente ainda ia acusar o professor de pedofilia.

Mais uma vez, há culpa dos dois lados, não há inocentes. E um pai que se preocupe minimamente com um filho não pode estar à espera que sejam os outros a tratar da sua segurança. O protector solar devia ter sido posto logo em casa, e depois a criança levava mais para ir repondo. Qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que um boné não protege o corpo todo. E um pai reclamar que a filha tem queimaduras no corpo porque não deixaram a filha usar um boné...

A organização também falhou porque deveria ter também protectores solares suplementares para quem ainda não o tinha colocado.

Se a organização devia ter recomendado o uso de protectores solares? Sim, devia. Mas um pai minimamente preocupado com o bem estar dos filhos não deveria ter que esperar que lhe dissessem uma coisa tão básica do que deve fazer ao seu filho.

Há culpa dos dois lados, não há inocentes.

Anónimo disse...

Oh Luciano , mas alguem adivinhava que as crianças iam torrar ao sol 4 a 5 horas seguidas, que nem sequer comida algumas iriam ter direito? Depois de acontecer é fácil criticar os pais, mas de certeza absoluta que não estariam minimamente avisadas do que poderia acontecer. ESTE DESIDÉRIO METE-ME NOJO!!! POPULISTA SEM VERGONHA E SEM ESCRUPULOS

TonyCurtes disse...

Julgo que o horário não foi o mais correcto, quase de certeza que teriam mais pessoas a observar após as 18h,mas todos sabemos que o bronze está na moda e de certeza que as meninas lembraram-se mais em bronzear do que proteger. Também não tenho conhecimento de varias crianças terem sido levadas de ambulâncias ao centro de saúde, pode ter sido 1 ou 2, o que em algumas dezenas que lá se encontravam ...

Se a CMA não forneceu água e comida as crianças, julgo que deviam era acusar a CMA de exploração de menores, afinal serviram o público e se há $$ para festas , um lanche ás crianças era bem vindo.

Mas com os erros aprende-se alguma coisa, espero eu de que

Anónimo disse...

Neste caso, há sempre mais do que um culpado. A escolha da hora não terá sido a melhor, mas todos os Pais sabiam o horário.Como pai, antes de responsabilizar alguém pelo que acontece á minha filha,pergunto-me sempre o que é que eu deveria ter feito.Há situações que não conseguimos evitar, mas caramba, qualquer pai responsável deveria ter antecipado isto e tomado precauções.

Mae consciente disse...

Todos nós gostamos sempre de culpar os outros. O meu filho fez parte do desfile no dia da abertura, e tenho que admitir que me esqueci de lhe pôr protector, ficado os ombros rosados após as 4 horas ao sol. Mas, nunca esperaria que o professor lhe fosse pôr protector! Essa responsabilidade parte do encarregado de educação/pais. Os encarregados de educação/pais deveriam preocupar mais com o bem estar dos alunos e menos em criticar os males nos portões da escola.

Concordo que deveriam ter colocado mais sombras, mas acontece que até uns dias antes, não estavam temperaturas que justificasse a colocação de sombras.

Tenho que acrescentar que estive presente nesse mesmo primeiro dia e não vi nenhuma ambulância, portanto não vamos exagerar...

Em relação a comida - tenho a dizer que o meu filho almoçou em casa, foi para a escola às 14h, participou no desfile, lanchou (pois o lanche foi fornecido pela CMA a todos os alunos participantes numa das tendas a entrada e era composta por 1 sandes de queijo, 1 maça e 1 garrafa de água). Competia os professores irem lá buscar e posso confirmar que foi-lhes comunicado essa informação anteriormente a todos!

Em relação a hora escolhida - quantos encarregados/pais teriam deixado os alunos participarem ao final da tarde ou à noite. Eu pensaria 2 vezes de certeza!

O meu filho achou divertido o Porto Medieval, saiu às 18h muito bem disposto e pedindo para lá voltar novamente!

Pode ser que se para o ano repetirem o Porto Medieval que alterem o que correu mal este ano, já que TODOS NÓS APRENDEMOS COM OS NOSSOS ERROS! Não andamos é a apontar o dedo a nós próprios cada vez que erramos!

A.M.G. disse...

O anónimo das 19:23 diz-se pai responsável e acredito que seja, mas desresponsabilizar quem organiza toda aquela algazarra? não lhe fica bem nem é sensato, os pais são pais mas a iniciativa é dos outros e os outros têm de saber o que andam a fazer e como fazer e a que horas fazer. As crianças são uma mão de obra barata que esta Câmara usa quando quer e lhe apetece e tem nas escolas prolongamentos da sua vontade. Mas quando há erros grosseiros como este, todos querem sacudir a água do capote. Tirem lições todos porque desculpas não se pedem, evitam-se!
Li a notícia do Correio da Manhã e todos dizem que são coisas de nada, quando não é bem assim. Alguem anda a fugir das suas responsabilidades e tanto quanto me foi dito, a iniciativa é camarária! Tirem as conclusões que quiserem!

Anónimo disse...

Em relação a este caso acho que já foi tudo dito, mas vou repitir:
- uma grande desorganização, tanto por parte da C.M.A, como por parte dos educadores que acompanharam as crianças.
Segundo o que já me foi dito por lguns alunos que participaram na feira, houve várias vezes necessidade de chamar os professores por altifalantes, uma vez que os mesmos não estavam aos pé das crianças.
E agora o mais fácil mesmo é culpar os pais...
Uma coisa que gostava de saber, é se o acidente da criança que caiu ao mar quando se encontrava em cima do pontão da praia dos pescadores, supostamente a falar com uma professora(informação que me foi dada por alunos que estavam no local)também é da responsabilidade dos pais???
Eis outra história que gostaria de saber mais promenores, o que sei é da boca dos miúdos, mas acho importante apurar os verdadeiros factos, até porque diz-se que a miúda ainda se encontra internada no hospital de Faro.

TonyCurtes disse...

Cromo, então culpa a CMA por a criança ter caído ao mar.
tava a falar com a prof e caiu ? história mais mal contada, mas como a intenção é outra já caiu em saco roto

Anónimo disse...

Como disse não sei mt da história, mas se a minha filha fosse com a escola participar numa feira organizada por uma entidade, e depois acaba-se por ir para praia, pois sem dúvida que eu culparia alguém. Acho que quem levou e assumiu a responsabilidade de tomar conta delas tem no mínimo de ver onde elas andam e o que fazem enquanto estiverem á sua guarda.
Que eu saiba a feira era no largo da Praça dos pescadores e não na Praia dos Pescadores, menos ainda em cima do pontão...

Anónimo disse...

Anónimo das 11:12!
Mas a sua filha não teria culpa nenhuma? A sua filha sabia que tinha que estar no largo, mas caga-se para o que os professores dizem e vai pra praia. E responsabilizavas alguém que não ela.
É o mal dos dias de hoje na educação, os putos fazem o que querem, e não têm culpa de nada. E os coitadinhos dos pais que são incapazes de ensinar as crianças a obedcer e respeitar os adultos, esses então é que são 100% inocentes.

Anónimo disse...

Eu não disse que a criança era ou não culpada, mas a partir do momento em que está a guarda dos professores / educadores, acho que estes têm o dever de olhar por eles certo??? Por isso mesmo é que eles são menores e têm de ter pessoas que são responsavéis por eles certo???

Anónimo disse...

Ainda bem que não sou professor.

Um puto fugia de mim porque os pais não lhe souberam dar educação, e se acontecesse alguma coisa ainda era minha culpa.

Anónimo disse...

há muito tempo que não ouvia tanta baboseirada junta . mas como este tipo de forum´foi feito só para bater no Disidério não me adimiro de nada. o homem é culpado de tudo o que é negativo do que se passa por aqui. gostava que o Sr. Luis Alexandre disse-se algo de bem feito por o Disidério , e o positivo dá-se glórias a quem?

Anónimo disse...

Eu acho que segundo a onda deste site, o Desidério é culpado da queda do avião da Air France.

Anónimo disse...

não me admirava nada que lhe pusessem as culpas

Mosse Debe disse...

Mosse Debe tanta conversa e eu pergunto quem organizou ? quem tem de controlar tudo da ideia ao lavar dos cestos ? Aqui não h´a dsiderios há responsabilidades públicas e muitas.

TonyCurtes disse...

Atira-te ao mar e diz que te empurrei

momm má qué que fazes aqui