quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O jogo dos subsídios


A Câmara Municipal de Albufeira, seguramente, é uma das autarquias algarvias que mais subsídios distribue, em quantidade e volume de dinheiro.

Este acto, que corresponde a uma estratégia tentacular do PSD, visa, tão-somente, trazer o movimento associativo controlado como um instrumento de aritmética eleitoral.

Este objectivo tem um preço, que os executivos presididos por Desidério Silva nunca se importaram de pagar.

Ano após ano, as associações amigas vão negociando as cifras que flutuam pela cor política e serviços prestados, sobretudo pelas posições acríticas, e recebem em troca a benevolência de ausência de qualquer tipo de fiscalização sobre a sua utilidade e resultados.

Tirando raras excepções, que acreditamos existirem, a linha geral praticada é a de uma política de pagar serviços e silêncios.

Entre a centena de associações do concelho, excluindo a ACOSAL e o FORUM ALBUFEIRA, que nunca pediram ou receberam qualquer subsídio, por compreensível ordem de razões, os Bombeiros, a AHSA, a APEXA, os clubes desportivos e a múltiplas da Igreja Católica, têm sido as mais favorecidas e clientes certos.

A Igreja Católica, mais fraccionamento tivesse mais recebia. Deixamos aqui uma ideia. Não sabemos de as outras confissões já pensaram em entrar na fila. Outras associações de fora do concelho são bafejadas pela sorte. O ano passado, até uma de Setúbal teve prémios.

O movimento associativo esteve sempre debaixo de olho, já teve direito a congresso sem continuidade por que não era por aí, e, teve direito a promessa de um gabinete de apoio que não se consumou. As razões estarão numa mudança de táctica.

O executivo do PSD terá concluído que era preferível a importância do cheque e, nalguns casos, preparar a presença de elementos de confiança nas direcções ou encabeçar listas directivas. Foi o caso da associação dos bombeiros onde esteve prevista uma lista encabeçada pelo incondicional presidente de junta e promovido a assessor do presidente para assegurar a reforma por cima.

Porque no controlar é que está o ganho. Os dinheiros públicos fazem o resto.

Sobre esta situação, nunca a “oposição” pretendeu dar um pontapé na cabala e fazer as perguntas que se impunham.

Para o executivo PSD, que se passeia a bel-prazer no concelho desde há mais de 10 anos, os dinheiros públicos estão a ser bem empregues… as omissões nos critérios são irrelevantes… e o controlo ou a ausência dele, sobre o uso dos dinheiros, estão nos limites da lei. Óbvio!

E a situação está para durar.

FORUM ALBUFEIRA

1 comentário:

Anónimo disse...

Faz muito tempo que não passava por este forum por razões que são por de mais evidentes,os temas são sempre do "contra" tratados de uma forma pouco séria e quase sempre revelando uma total falta de conhecimento, alarmante... talvez por isso ninguém já comenta o que por aqui este senhor(???)vai escrevendo que valha a verdade não passam de comentários sem qualquer "peso" ou credibilidade na comunidade de Albufeira.
Veja-se para justificar a ignorância propositada deste senhor(???)o que aqui escreve sobre Instituições como os Bombeiros, a Apexa ,a Ahsa e outras. Desconhece propositadamente este senhor(???) o que são IPSS ou as que possuem o estatuto de Utilidade Publica com publicação dos seus estatutos no Diário da Republica. Desconhece este senhor (???) que as IPSS estão sujeitas ao controle do Centro Regional da Segurança Social neste caso de Faro a quem são obrigadas a prestar ate 30.11 de cada ano o Plano de Actividades e Orçamento aprovados em Assembleia Geral e com o parecer do Conselho Fiscal bem como ate 30.03 de cada ano a terem aprovadas as contas do exercício do ano anterior; que estas contas terão depois de ter o visto positivo da entidade reguladora já mencionada e que é com base nisso que as Instituições depois solicitam à Câmara Municipal os respectivos apoios.
Alguém que coloca em causa o trabalho dos Bombeiros de Albufeira e o dinheiro que a Câmara lá coloca não pode ser gente séria, não pode ser gente credível.
Alguém que coloca em causa o trabalho de Instituições como a Apexa, a Ahsa ou a Santa Casa e o dinheiro que a Câmara lá coloca só merece o total desprezo dos Albufeirenses.
Sr.Luís Alexandre pode ter a certeza que a comunidade de Albufeira despreza a sua pessoa por estes comentários que continuamente aqui publica e isso não tem nada a ver com politica, tem a ver com o seu carácter se é que tem algum, seja sério nos temas que trata, procure através da sua critica modificar o que não está bem com um sentido de responsabilidade, só assim poderá ganhar o respeito dos outros pelo que diz.