quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O paraíso da ladroagem


Para que a actividade criminosa continue, só faz falta que as empresas assaltadas reponham os stocks e os cidadãos transportem bens ou continuem as suas actividades normais, supondo que as autoridades se organizam e têm meios para as defender.

O assalto à Garrafeira Soares que se repetiu e repetirá no actual quadro da situação policial, é um exemplo do que vimos a denunciar há anos, da completa ausência de meios de defesa da baixa, não só pela inexistência de policiamento de proximidade durante a noite, quer pelo (des)ordenamento da área, onde os únicos meios de mobilidade policial nocturna estão dificultados e cingem-se a uma passagem automóvel por noite e se a houver.

Albufeira, como é a primeira a arrancar e a última cidade turística a parar, é um alvo preferencial e bem estudado por parte da acção criminosa organizada. Todas as suas vulnerabilidades estão devidamente assinaladas e são conhecidas por polícias e ladrões, bem como do executivo autárquico, que diz colocar o assunto em Lisboa e não é ouvido.

Com a degradação acelerada da situação social do país, da região e do concelho e o facto dos meliantes não fazerem cortes no orçamento, é de prever que os problemas não parem de crescer, faltando apenas as situações extremas em que ocorram derramamento de sangue ou óbitos.

A única acção conhecida contra o aumento da criminalidade foi a bem divulgada escola de defesa pessoal organizada pela Câmara e GNR, com o apadrinhamento da ACRAL, para ensinar os comerciantes a lidarem com o facto consumado e ganharem o estatuto de heróis, o que, convenhamos, é ridículo, porque não está acompanhada do reforço das medidas policiais necessárias a um bom policiamento e há muito reclamadas.

Com o andar da carruagem, ou seja as orelhas moucas dos vários poderes, os comerciantes e cidadãos vão continuar por sua conta e restam-lhe os ensinamentos paliativos…

Quanto à dorminhoca oposição do concelho ( PS e BE para falarmos dos que têm assento num órgão municipal), não estão interessados em acordar…

FORUM ALBUFEIRA

1 comentário:

Anónimo disse...

a caça á multa dá mais rendimento ao ministro da administração interna basta ver todos os dias radares de velocidade operações stop ( alcool) agora prevenção á criminalidade LOL quem paga é sempre o mesmo.