terça-feira, 15 de junho de 2010

CMA pioneira em nova modalidade no balonismo...

Um festival que incluiu risco calculado?


2ª feira: Querem viajar num balão de ar  quente?

Perante mais um acidente no concelho de Albufeira, agora com um balão participante num festival de balões de ar quente, as autoridades e a organização do evento, incomodadas com o facto e o natural assédio da imprensa, saíram-se no “CM” de hoje com uma afirmação deveras preocupante.

Foi afirmado que “a amaragem estava prevista” e tinha sido anunciada no “briefing inicial”, mas de certeza que o risco associado para o acidente não fazia parte do pacote.

Depois do foguetório propagandístico do presidente da autarquia, sempre eufórico na apresentação de iniciativas, no caso para continuar, pois a este foi-lhe atribuído o título de primeiro, mas no momento da apresentação não foi adiantado ao possível público que quisesse entrar na aventura, que poderia correr riscos calculados pela organização e com conhecimento da autarquia.

Segundo relatos de quem observou o trajecto do balão, este passou a baixa altura num dos cerros da cidade, fazendo a aproximação ao mar, possivelmente com dificuldades, acabando por sucumbir a 4 milhas da costa. O desenrolar dos acontecimentos supõem que para além das doses de aventura que a organização “queria introduzir”, a experiência da amaragem foi mais do que “calculada”, constituindo a assistência sanitária dada às vítimas e a saída do barco da polícia marítima de Ferragudo, provas do registo de acidente.

Outra observação e havendo o tal risco calculado para a realização da amaragem, porque razão não constituiu um elemento fundamental da segurança, a presença efectiva de um barco da polícia marítima, com características para o socorro urgente?

Felizmente não há vítimas a assinalar mas, de certeza, que para além dos danos materiais, há a assinalar sequelas psíquicas nos dois viajantes inexperientes destas aventuras, ao contrário das desculpas para o mundo ouvir ao longe, de que “os ocupantes não sofreram quaisquer danos”.

O que fica retido para a História é o registo de acidente e o espanto da população e visitantes que, no futuro, desconfiarão destas “aventuras de riscos calculados”, organizados com menos rigor do que a situação e a imagem da cidade exigiriam.


FORUM ALBUFEIRA

1 comentário:

Alexandre disse...

Bom dia,
O presente post revela a total ignorância do seu autor, relativamente às contingências inerentes a um evento desta natureza e à totalidade dos factos ocorridos. Uma vez que o autor não domina, obviamente, minimamente a àrea/actividade em questão, sugere-se que guarde estes "alguém disse" e "testemunhas disseram" para si. Não adultere os factos. As criticas, quando colocadas de forma construtiva, são sempre úteis e e benvindas. A forma como o autor critica tudo e todos, revelando ignorância acerca dos temas, optando pelo facilitismo da não apresentação de soluções alternativas é hilariante.
"Tudo tem alguma beleza, mas nem todos são capazes de ver."
Confucio