domingo, 13 de junho de 2010

Albufeira, uma grande fábrica chinesa?




No espaço de oito dias, Albufeira, em concreto a sua baixa miscelânica, perturbada na sua harmonia arquitectónica de linhas simples, obra do desacerto camarário e dos seus sócios do Governo PS/Parque Expo, foi palco de dois suicídios, em horas de movimento de pessoas, voltando a repetir-se o espectáculo degradante aos olhos dos turistas, seguido do burburinho de quem é e os motivos.

Entre os dois casos, fica a distância das idades e a distância dos locais, nos extremos da frente de mar, um no elevador pendurado na falésia e outro ao lado das escadas rolantes que, para existirem, precisaram de destruir a escada secular.

A juventude do segundo suicida, levanta razões de natureza complexa para o passo dado. Mas, os dois casos, têm sempre subjacentes as falhas ou incúrias da sociedade, que chega sempre tarde... para lamentar… e fazer o funeral.


Haverá fundamentação para uma análise de valores e questionar a capacidade de intervenção das instituições, passando pela saúde pública? De certeza que sim!


Na China capitalista, com uma classe financeira e uma classe política sedentas de crescimento a qualquer preço, assistimos ao aumento exponencial de suicídios, em números que nunca reflectem a verdade, mas que não conseguem esconder a criminosa actividade de exploração da mão-de-obra em ritmos e condições de trabalho miseráveis, que o Ocidente aproveita para os lucros, ignorando as consequências.


A grave crise do país e da região em particular, cuja dimensão é escondida pelas autoridades e a procissão ainda vai no adro, trará a lume as fragilidades do Estado social, consciente do que não faz e não quer fazer, abrindo as veredas do desespero que colocarão muitas pessoas à beira do precipício. E muitas vezes irá ganhar o passo em frente e não o passo atrás. Porque para trás não há respostas...


FORUM ALBUFEIRA

1 comentário:

Anónimo disse...

boa tarde, quando ia a subir as escadas rolantes ouvi o barulho e quando olhei para trás esta um jomvem deitado, de costas, e sangue a sair da sua cara, pode-me explicar de onde é que o senhor se mandou? espero pela resposta, obrigado (: