quarta-feira, 30 de junho de 2010

A capital do ruído



O município de Albufeira, que por ser a maior oferta de camas se arroga de “capital do Turismo”, que foi até há pouco tempo a única localidade turística sem oferta de estacionamentos e que se encontra muito longe do equilíbrio, também arrasta consigo outros epítetos, entre eles, a de mais barulhenta e de sérios problemas de segurança.

O ruído, que se exibe na passadeira vermelha da vida nocturna da cidade, com incidência nas duas maiores concentrações de bares, a baixa e a Oura, parece ser uma opção da diversificada oferta do executivo municipal e restantes autoridades com responsabilidades directas sobre o assunto.

O processo de descaracterização e desertificação, sobretudo da baixa, nos seus avanços, onde o aglomerado histórico vem sendo substituído por frentes envidraçadas, que leva a crer estar a obedecer a um plano concertado, levará tempo para derrotar os moradores e visitantes que ali se albergam mas, vai castigando de forma impune.

De ano para ano, as queixas amontoam-se, na Câmara e na GNR, inclusive já chegaram ao Ministério Público que sacode a água do capote. As acções de resposta, por parte da Câmara são de empurrar para a GNR e as da GNR são, normalmente tratadas de forma informal, questionam o momento que no virar de costas se repetem em completa afronta dos incomodados.

A lei do ruído, pelas práticas, parece ficar à porta do concelho e, quem tem o poder de intervir, ouve por obrigação, sem que se vejam resultados. O próprio Governo Civil conhece a dimensão do problema mas, refugia-se nas operações pontuais que se realizam esporadicamente, para efeitos propagandísticos e sem trabalho de continuidade.

Se a diversão é uma opção do actual executivo e do partido que a sustenta, já afirmada no passado, esta deve desenvolver-se dentro dos limites da lei e no total respeito para quem vem de férias para descansar e nunca privilegiando a minoria que procura a vida nocturna como forma de expressão de vida ou de passar o tempo de férias.

O concelho de Albufeira, sendo composto no seu tecido económico em minoria de bares, estes não podem ditar as regras e agir a bel-prazer, sem fiscalização e mão dura sobre os prevaricadores.

Das centenas de milhares de visitantes anuais, com particular dramatismo para aqueles que escolhem unidades de alojamento nas zonas mais problemáticas, as suas iniciativas de queixas caem em saco roto, muitos fazem a sua opção de recusa futura e, os moradores, continuam desprezados e até intimidados de exercerem os seus direitos de cidadania, com medo de represálias em futuras necessidades das autoridades.

Acresce que, uma boa parte dos incidentes, ligeiros ou violentos, acontecem à volta da vida nocturna, onde os excessos de álcool e drogas trazem ainda maior incomodidade, que vão para além do ruído e se reflectem em danos materiais e pessoais.

A população de Albufeira, vem trazendo uma luta inglória e ninguém ouve os apelos para uma intervenção de equilíbrio, entre uma cidade de descanso e de alegria restauradora.

Até quando valerá o propósito do ruído sem controlo, que afasta mais do que chama?


FORUMA ALBUFEIRA

12 comentários:

CIDADÂO disse...

Excelente post.100% de acordo.

Anónimo disse...

Finalmente um artigo que ousa pôr dedo na ferida - o famigerado problema do excesso de ruído que ano após ano vem massacrando a vida não só dos Albufeirenses como de todos aqueles que aqui vêm procurar alguns dias de descanso. E o que mais assusta é o facto das entidades com responsabilidade neste domínio permanecerem insensíveis e nada fazerem para pôr cobro a este flagelo, apesar das inúmeras queixas que recebem.
Longe vão os tempos em que Albufeira era elogiada pelas suas bonitas praias de areias finas, pelo seu mar calmo, pela beleza do seu branco casario, pela limpeza e higiene dos seus espaços, pela segurança de pessoa e bens, pela cordialidade dos seus habitantes...
Foram principalmente estes atributos que puseram Albufeira nos roteiros turísticos de todo o mundo.
Infelizmente, nos tempos que correm, Albufeira apenas é referenciada como um sítio onde a vida nocturna tomou um protagonismo desmedido decorrente da facilidade com que as pessoas, mesmo sem idade legal, têm acesso ao consumo incontrolável de álcool, o que contribui para a ocorrência de rixas, vandalismo,barulho, etc. Basta atentar na quantidade de pessoas embriagadas que desfilam durante a noite em plena rua para se concluir que Albufeira se tornou numa imensa taberna para onde convergem todo o tipo de individuos, muitos deles com objectivos pouco recomendáveis.
Perguntar-se-á como se chegou a este este patamar tão pouco dignificante ?
Não é difícil aceitar que esta situação resulte da acção de um punhado de abutres que, com o beneplácito das entidades responsáveis, pejaram o concelho de estabelecimentos onde o barulho infernal da música(?)e o consumo de álcool pontificam.
É evidente que para estes abutres esta situação é a mais indicada para engordarem as respectivas contas bancárias, não se importando minimamente com os incómodos e prejuízos que possam causar a todos aqueles que pretendem ter descanso, principalmente no período nocturno.
Mas este estado de coisas tem solução; bastava que houvesse coragem da parte daqueles que foram mandatados e têm autoridade legal actuassem com com todo o rigor no cumprimento da lei. Foi para isso que ela foi publicada.
Cumpram-na !!!

Anónimo disse...

"Foram principalmente estes atributos que puseram Albufeira nos roteiros turísticos de todo o mundo."

Tás a brincar???????? Albufeira sem vida nocturna não era nada.

Quantos sitios há no Algarve que não são nada pq não têm vida nocturna? Carradas!

Anónimo disse...

Reafirmo o que disse e prefiro ficar por aqui, porque atoardas desse calibre nem merecem qualquer qualquer comentário.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 18:20
Não deves ter conhecido Albufeira.O nível do turismo em Albufeira tem baixado e vai continuar a baixar até rebentar,se,as autoridades não porem mão na bandalhice que por aqui reina.Ele é o barulho,lixo e insegurança.Só defende a situação aqueles que só querem,(aproveitando-se da situação)pôr uns milhares ao bolso para darem ao "slide".

Anónimo disse...

Albufeira sem vida nocturna não é nada.
O turista quer sol e praia mas se não houvesse vida nocturna ia para outros sitios.
Ou alguem tá a ver os camones a irem nanar para os hoteis a seguir ao jantar?
Tenham juizo. Só se vê este problema em Albufeira... Morderem a mao que lhes dá de comer... Acabem com o ruido e acabam com o vosso ganha pão.
Ibiza, Maiorca ou o sul de Espanha seriam o que são sem ruido e vida nocturna? Mas eles não se queixam porque são inteligentes.
Viva a vida nocturna!
Viva o ruido!
Os cães ladram e a caravana passa e eu meto guito ao bolso lol.

Anónimo disse...

COMENTÁRIOS PARA QUÊ..::
Este é um problema que está sem controle por parte das entidades que detem o poder.
Será por incuria..
Será por desleixo..
Será por imcompetência..
Será por compadrio..
Será por!, será por!, será por!..
Não acredito:
È mesmo incompetência...
...///
..//
./
Alguém que ama Albufeira.
///...
//..
/.

Anónimo disse...

anónimo das 21:43
Os cães ladram e a caravana passa e tu a meteres o guito no bolso.
Será? será,até ver. Quando começar a doer pró teu lado e bem,logo apresentas,essa,tua teoria de merda.Se a coisa não se resolver a bem.........depois queixa-te.

Anónimo disse...

São as luminárias como o anónimo das 21:43 que conduziram Albufeira à situação actual. Estes alarves só têm um objectivo: sacar o máximo de dinheiro no mais curto espaço de tempo e pouco ou nada se interessando com a maneira como o obtém.Deprezando tudo e todos, o que lhes interessa é o guito e, segundo a sua brilhante teoria, é o ruído que atrai este turismo de "altíssima qualidade" que aí temos.
Já agora e considerando que todos somos burros e os espanhóis inteligentes, porque não vai tentar a sua sorte lá para aquelas bandas. Com a sua inteligência(?) não seria difícil encher ainda mais o pacote de guito e, ao mesmo tempo, Albufeira ficaria com menos um parasita a sugá-la. Corja desta é o que não falta por cá.

Anónimo disse...

Quem já não volta a Albufeira sou eu.
Dois anos seguidos de férias sem dormir ,basta
Ainda caí uma segunda vez à terceira só se fosse parvo.
A partir de agora podem fazer baralho à vontade.
É com vocês.

Anónimo disse...

Se vieste 2 anos seguidos e não dormiste só podes ser um grande parvalhão por teres voltado ao 2º ano.
Além disso tbem não te queremos cá, vais pa cama cedo e não gastas graveto na noite por isso não interessas a Albufeira.
Não voltes nem de dia que não deixas cá Euros!
Vai pa Cinfães.

Anónimo disse...

O comentário anterior revela o verdadeiro estado de espírito e a mentalidade do comercio em Albufeira
Que me perdõem as excepçoes.
Diz assim :
...não te queremos cá, vais pa cama cedo e não gastas graveto na noite por isso não interessas a Albufeira....

Aí nessa bonita cidade, turismo significa barulho, ruido e falta de respeito pelos outros.
São conceitos que aliados a outro que se houve com frequencia para justificar os preços exagerados

---Trabalhamos 3 meses para ganhar para o ano inteiro---

Com essa mentalidae não demorará a trabalharem um só mes para salvar o ano-

Nessa altura nem às Ferreiras chegarei pois nessa momento receio o pior.
Continuem assim que vão longe.

E já agora desculpo-o por entrar no insulto,pois quem argumenta como o fez não era de esperar que primasse pela lisura.