sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Quem fala assim...

"Além de grandes obras estamos ainda permanentemente a olhar para as pequenas coisas como por exemplo o lixo, os arranjos dos passeios, etc., que as pessoas nos informam ou solicitam."

palavras do Sr Presidente da Câmara Municipal de Albufeira in "a Avezinha" de 28/8/08


Comentário:
Numa cidade que se arroga de "capital do turismo nacional", o lixo, a saúde pública e os passeios desarranjados são pequenas coisas? E só são olhadas se a população lhes puxar pela manga?
Quando se pensa assim, não podemos de facto ter bons resultados.

Albufeira a brilhar






quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Carta aberta à Câmara Municipal de Albufeira

SOBRE O LIXO

Senhor Presidente


Dizem alguns seus defensores
Que a população é que tem culpa
Ao pôr o lixo no chão
Ou fora dos contentores...
... E têm alguma razão!

Mas eu não penso assim. Se pensasse,
Não pedia ao Presidente que parasse
Para pensar: "Que tansos são
Estes albufeirenses... que pagam tão
Caro pela recolha do lixo e não
Vêem bons resultados no Serviço!...
Coitados!"

Então?... Senhor presidente!
Ao menos uma demissão
Nos responsáveis do lixo!
Não tenha pena da gente
Que não lhe fez mal nenhum!
Mas tenha mais consideração
Por quem lhe paga a função!


José Armando Simões
(membro do Forum Albufeira)

sábado, 23 de agosto de 2008

Lixo de Férias em Albufeira

Este é o aspecto de uma paragem de táxis...








quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Sobre Lixos e Limpezas

De Inverno tudo corre normalmente. É no Verão, com o pico da afluência, que todos os problemas vêm ao de cima.
Albufeira é, portanto, uma cidade que tem 6 ou 7 meses para se preparar para aquele momento de entrada na passerelle, onde se tem de mostrar ao mais alto nível e nada devia falhar.
Os moradores, os empresários e os milhares de proprietários, que vêm por períodos curtos, pagam bem para isso.
Quando se exige dos Serviços da Câmara e das Empresas contratadas a maior eficácia nas suas competências, não se está a pedir demais que o sector empresarial privado e os trabalhadores não conheçam por experiência própria. A sazonalidade da actividade turistíca, coloca a todos os mesmos problemas da eficácia e do esforço para obtermos os melhores resultados e agradarmos ao público visitante.
A qualidade de trabalho demonstrada está a lançar a semente para os anos vindouros.
Nas limpezas e serviços de recolha de lixos é preciso dar o melhor, pelo que a Câmara, como entidade contratadora e fiscalizadora e as suas contratadas, têm a obrigação de mostrar um serviço de primeira.
Têm a palavra os nossos leitores e as autoridades para o debate das ideias , que se deseja sadio e proveitoso.

FORUM ALBUFEIRA

Este tema tem o apoio da Empresa RESIVALOR tecnologias ambientais e gestão de residuos

A RESIVALOR é uma das Empresas que já actuam na área do concelho, apoiando as empresas da restauração e bebidas na recolha de óleos usados e outros materiais recicláveis, bem como divulgando entre a população, a necessidade de boas práticas ambientais.

LIXOS E LIMPEZAS. ESTARÁ A POPULAÇÃO SATISFEITA COM O SERVIÇO PRESTADO?

Análise final do Inquérito sobre ruído

O tema ruído, está muito longe do seu epílogo, na medida em que apesar dos protestos generalizados da população, na prática tudo está igual.
A própria Câmara, com esta polémica ao rubro, deu um sinal à cidade ao autorizar um dos mais ruidosos eventos jamais realizados em Albufeira.
A Câmara Municipal, apesar das suas afirmações públicas de defesa da aplicação da Regulamentação do Ruído, continua surda, cega e escondida atrás de algumas pretensas coimas que diz ter aplicado aos incumpridores.
O nosso Inquérito foi um barómetro. O tema não é pacífico e o ruído tem os seus defensores. As 53 pessoas que votaram, acham que o assunto é importante, tem de ser discutido e encontradas soluções. Setenta e três por cento votaram, uma maioria absoluta, como aquela com que governa este elenco camarário, que a Lei tem de ser aplicada. As excepções já estão previstas na Lei.
As autoridades não têm muita margem de manobra e só têm que assumir o exercício do poder que lhes confiámos.
Afinal, quem manda em Albufeira, a minoria ruidosa ou a maioria sensata?
Tem a palavra...


Forum Albufeira

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Carta ao Director do semanário "SOL"

Albufeira, 15 de Agosto de 2008

Exmo. Sr. Director

Ainda com a memória fresca em relação aos acontecimentos dos dias 10 e 11 de Agosto, em que a Câmara Municipal autorizou um evento musical que incomodou toda a cidade, a vossa reportagem, "O Algarve aos gritos", da edição de hoje, é um verdadeiro desapontamento para a população e o salvar da face do seu presidente.
O sr. presidente, que festejou com alarido, os seus 10 anos como autarca, deixou sempre este assunto correr e agora, pressionado pela persistência da população e do Forum Albufeira, apresentou "serviço" à imprensa. Na vossa peça, fica-se com a ideia de que ele é o cabeça da luta. Nada mais falso. E a prová-lo, está o evento citado, que é bem demonstrativo do que realmente pensa a Câmara sobre ruído e os protestos dos cidadãos.
Em Albufeira, há milhares de queixas acumuladas ao longo dos anos, na GNR e na Câmara, que nunca tiveram respostas e, de repente, diz-se que se está a trabalhar no assunto?
O vosso Jornal, que deveria ter revelado mais atenção sobre o tema, desapontou-nos, bem como, quem lê a noticia fora do concelho, fica com a ideia errada de que realmente a Autarquia faz um trabalho sério sobre o flagelo do ruído.

Cumprimentos

Luis Alexandre
(membro do Forum Albufeira)

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Reportagem sobre ruído no Semanário SOL de amanhã

Conduzida pela jornalista Helena Figueiras, sai amanhã no semanário SOL, uma desenvolvida reportagem sobre ruído em todo o Algarve. Há um espaço dedicado a Albufeira, com testemunhos e opiniões.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Protesto e denúncia para eventual procedimento criminal

SOBRE O RUÍDO

Carta Aberta à C. M. Albufeira


Senhor Presidente


Não seja autista e prepotente...

Aprenda com os exemplos do passado

A ser mais respeitador e educado.


Sobre o ruído...um caso exemplar

De civismo e educação:

Com quem?...E em que lugar?

Um conterrâneo seu, cidadão exemplar,

Pediu sossego...e teve-o

Na Avenida Sá Carneiro e

Residência de férias...


Simples, o Senhor sabe e eu sei.

Basta fazer cumprir a Lei!


José Armando Simões


(Em defesa dos moradores da Rua Latino Coelho, aonde, no dia 10/8/08, do meio dia às 2.30 horas da madrugada os mesmos foram agredidos por dois focos sonoros de alta potência centrados na Praça dos Pescadores e do lado da Marina, fazendo vibrar os móveis e tilintar os copos nos picos da saloiada...)

terça-feira, 12 de agosto de 2008

A Lei do Ruído pára na Ponte do Barão!

No concelho de Loulé, realizou-se uma acção policial de controle do ruído e pelos vistos não se olhou a nomes e a lugares.
Lei é Lei!
O seu articulado prevê recomendações, excepções e punições. Não fala de excepções territoriais ou de escalão social e financeiro.
Em Albufeira, é a Câmara Municipal que tem a respobsabilidade de aplicar a Lei e avaliar as condições envolventes para passar as licenças.
Portanto, a CMA, é a única responsável por tudo o que se passou no passado domingo e segunda-feira.
A condescendência já vem de longe, em prejuizo dos moradores e visitantes, porque a Câmara dá uma no cravo e outra na ferrdura e a prová-lo está o texto da sua Circular onde, por um lado, diz que vai fazer aplicar a Lei e, por outro, ressalva que este é um concelho conhecido pela animação.
E nós perguntamos: conhecido pela animação ou pelo desrespeito da Lei?
A Câmara é a única responsável por todos os efeitos negativos do evento. Desde o horário, o local, os decibéis até à descabida concorrência.
A promoção da ideia errada que animação é ruído e que à pala de servir meia dúzia, se tem de ofender a imensa maioria, vinda da Câmara Municipal, é um precedente grave e que serve de justificação do abuso por parte de alguns agentes da noite.
O Forum Albufeira afirma a sua intenção de manter a pressão alta sobre as autoridades, recorrendo a todos os meios legais.
Temos vindo a perder batalhas, mas a "guerra" continua. E, possivelmente, podemos vir a surpreender quanto ao tipo de armas a usar no futuro.

Forum Albufeira

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A CÂMARA MUNICIPAL DEU SINAIS DE VIDA...AGORA ESPERAMOS OS RESULTADOS

Com a data de 18 de Julho e distribuído posteriormente, emitiu a CMA uma circular dirigida aos "Proprietários de Estabelecimentos de Restauração e Bebidas de Albufeira ", sobre o tema ruído.

O Verão já vai alto e esta missiva começa: "Chegados que estamos a Julho, mês por excelência em matéria de actividade turística, há questões que importa reflectir e acautelar..." e continua prosaicamente, "é importante salvaguardarmos a ideia de que a animação nocturna faz parte do conceito turístico do nosso concelho. É uma marca e um aspecto que nos diferencia de outras zonas do Algarve e do País".

Mais adiante, "Ultimamente, esse equilíbrio tem sido posto em causa..." e "A todos cabe a responsabilidade de zelar pelo bom nome deste concelho...", terminando com o destaque:

Assim, devem, de imediato, todos os estabelecimentos, cumprir com as suas responsabilidades no estrito cumprimento da legislação em vigor. Cabendo à Câmara Municipal de Albufeira um papel importante nesta matéria, será adoptada uma postura de intransigência com vista ao fiel cumprimento das normas estabelecidas legalmente.

Comentário:

Apesar de tardia e ser uma resposta ao movimento de opinião dos cidadãos, saudamos a tomada de posição pública da Câmara Municipal, assumindo as suas responsabilidades de líder deste processo e esperando que não se fique pela retórica.
São muitos anos de incómodos, de aproveitamento de alguns proprietários prevaricadores e de displicência das autoridades.
Esta declaração de intenções é o primeiro passo. Ficamos à espera dos seguintes.
Depois desta declaração, nada poderá ficar como antes.
A opinião pública não vai desarmar!


FORUM ALBUFEIRA

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Destaques dos comentários...sobre RUÍDO

...tudo fazem para que as bonitas ruas de Albufeira se tornem verdadeiros centros de poluição sonora.
...da parte do Município existe de facto fiscalização... e alguns gerentes... voltam a incorrer na bestialidade na mesma noite em que foram alvo de notificação ou coima...
---
...Av. da Liberdade... autocarros que por ali estão... roncando ruidosamente para desespero de quem ali mora ou espera.
---
O Director Regional do Ambiente... tem competências que o obrigam a gerir e intervir em matéria de ruído.
---
... a queixa tem de chegar ao Ministério Público da cidade, de quem esperamos acção.
---
A Câmara tem obrigação de resolver este assunto.
---
... é quase "irresponsável" querer apontar o dedo ao Sr. Presidente do Município...
Resta-me apenas ser solidário com todos aqueles que sofrem com este problema.
---
... cimentaram-se toda uma série de ideias erradas... de que Albufeira está associada a farras nocturnas e não pode viver sem elas.
Os verões começam com ruído e acabam com ruído e a culpa é do vento.
---
... o que pode ser pedido ao Presidente do Município... e produza efeitos imediatos... a intransigente aplicação da Regulamentação do Ruído.