domingo, 9 de maio de 2010

O LADO NEGRO DO DISCURSO AZUL



Em palavras desfraldadas sobre as bandeiras azuis distribuídas, Desidério Silva apresente ao seu estilo gabarola, a liderança dos números nacionais, como se não fosse uma obrigação das funções camarárias e se o número não fosse consequência do rendilhado da costa do concelho.

Disse no seu conhecido relambório sabatino, no “CM”, em jeito de vitória, “que ganhámos duas bandeiras e recuperámos outras tantas”. Mas não disse uma palavra sobre as praias da frente da cidade, que são as mais concorridas e vítimas de erros sucessivos que as tornam nas mais poluídas.

Fala de esforço para o objectivo mas, nunca assumiu a responsabilidade para os factos do seu anterior mandato, onde os ratos o traíram nos Olhos d’Água, com o caricato social e os seus impactos do arrear e subir da bandeira, noutra ocasião foi o azar na agora recuperada bandeira dos Arrifes e, nos Salgados, são as consequências do tempo e não as fortes possibilidades, nunca investigadas, de intervenções ambientais duvidosas.

Quando os critérios largos da Associação da Bandeira Azul o favorecem, grita os méritos pessoais, quando os problemas de falta de intervenção acontecem e espalham as consequências negativas sobre a imagem do concelho, nunca está em causa o trabalho da Câmara e o seu.

Voltando às praias da frente da cidade, onde a Câmara deixou à solta a incompetência dos parceiros do Programa Polis/Parque Expo/Governo PS, deixando na reserva os seus técnicos e as suas responsabilidades políticas, as intervenções não só não resolveram como agravaram a situação das drenagens, deitando por água abaixo milhões de euros do esforço financeiro do Município.

Questionados publicamente sobre o desperdício, as inundações e as interdições, salta o vice-presidente com uma frase já célebre: “é muito difícil trazer em condições uma praia da frente urbana”, sem emitir uma palavra sobre a oportunidade perdida dos investimentos feitos.

A frente da cidade vai continuar sujeita à vontade do tempo, dos ratos e dos “acasos” que se repitam na Estação de Tratamento de Valmangude e, na opinião do executivo camarário, quem denunciar estas situações… está a atentar contra os interesses económicos da cidade.

As bandeiras azuis aclamadas são uma cortina de fumo… até à próxima ocorrência.


FORUM ALBUFEIRA

2 comentários:

marmanjo disse...

Que se lixe as badeiras azuis.Que se lixe o dominio publico maritimo,e o menisterio do ambiente.Que se lute pela nossa industria(praia)que muito mal tratada está a ser por esses senhores.basta ver o que se passa na praia dos pescadores.

Anónimo disse...

Será que este ano a Praia de Santa Eulália com aquela vergonhosa obra irá receber a bandeira azul?

pingaleit