terça-feira, 13 de outubro de 2009

SERÃO OS PRÓXIMOS MESES DE CONVULSÃO?


A sequência de actos eleitorais que poderiam ter sido trágicos para o partido do Governo, acabaram por lhe sair de feição e a ganhar uma posição de vantagem para as presidênciais.

Enfrentando a carga política do descontentamento sobre o mal-estar geral do país, Sócrates, de Junho a Outubro e não por feitos alcançados, conseguiu transferir os anátemas para as costas de terceiros quando deveriam ser estes a assumirem um papel de liderança das alternativas.

Uma manobra política bem engendrada prendeu os principais adversários na teia, PR e PSD, deixando o eleitorado órfão de grandes escolhas.

Um primeiro-ministro que sai vencedor dos dois principais actos eleitorais do país, depois do falhanço das suas políticas reformistas e com uma situação de crise económica e financeira mais profunda, um deficit público assustador e um número crescente de falências e desempregados, não é bom augúrio para o futuro e mostra bem o estado de incapacidade de renovação política.

Sócrates não tem uma estratégia para tirar o país da crise e limita-se a jogar com o tempo, esperando pela conjugação de factores internacionais.

O Governo que sair destas eleições, com ou sem queijo para cortar, já tem a lista de recados dos burocratas europeus, que o deficit público é uma prioridade a levar em linha de conta porque o país não tem mais condições para o endividamento. Se não há uma ordem, há um aviso, o que coloca a amargura sobre o pequeno e médio tecido empresarial que não tem condições por si só de fazer face aos múltiplos aspectos da actividade, como não haverá inversão no desemprego e dinheiro para aliviar as dificuldades de quem não recebe qualquer subsídio.

Durante o ruído da campanha eleitoral, os factores de crise não deixaram de se agravar em toda a extensão do território nacional, com destaque para a nossa região que continua na frente dos indicadores negativos. Como não existe qualquer política específica direccionada à economia local, o que há é a promessa de um plano de apoio à formação de trabalhadores que venham a ser dispensados e que só terá reflexos num pequeno número de empresas, deixando o universo das mais de 30.000 micro e pequenas entregues à sua sorte.

Ganho o confronto com o voto, o próximo Governo encetará o caminho da recuperação financeira do Estado, atacando a política social com cortes, aumentando subrepticiamente alguns impostos e a economia funcionará dentro dos mesmos parâmetros de falta de liquidez, à espera que a animação venha de fora.

Em termos regionais, amarrados que estamos ao Turismo, a falta de recursos das famílias e o aumento do controle do crédito ao consumo provocou um inverno passado sufocante, as receitas de verão quebraram perigosamente e o novo inverno terá efeitos mais devastadores.

Empresários e trabalhadores irão protestar, o Governo não se desviará do seu rumo, cumprindo as ordens de resistência da EU e ainda que lhe custe o desgaste e o cenário para o qual todos se preparam, de eleições antecipadas.

O capitalismo e as suas potências lançaram a miséria sobre o mundo, não beliscaram os detentores das mais-valias arrecadadas com a especulação, as off-shores espreitam as novas oportunidades e os Governos fazem o seu trabalho preparatório, afinando os novos instrumentos jurídicos para chicotearem o trabalho e este voltar a produzir riqueza.

Desta crise, o rasto de pobreza gerada, não serviu de lição e não gerou as tranformações sociais que o país e o mundo precisam.

Luis Alexandre

5 comentários:

Anónimo disse...

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/5139

CIDADÃO disse...

Pelo cumprimento da lei do ruido.
pelo cumprimento da proibição da venda de bebidas alcoolicas a menors.A luta continua!

toninho disse...

assinem esse abaixo assinado que é para mostrar a essa sra que os Portugueses não são tão estupidos como ela em especial. eu já assinei e mandei o email para este Forum, vejam o mail que alias deu na SIC hoje e depois se quizerem assinem

toninho disse...

http://www.youtube.com/watch?v=1GCAnuZD7bk , este é o video no yotube da dita sra

Anónimo disse...

o que a moça fez foi só uma demonstração do seu caracter.
teve azar porque não jogou bem com as palavras e não tem jeito para cómica.
resumindo: é uma moça esquesita.