quinta-feira, 22 de outubro de 2009

LEMBRANÇAS PARA O SR. PRESIDENTE...

PARQUE VERDE DE VALMANGUDE ONDE ESTÁ?



Aquela que seria a obra de maior valor acrescentado para a população do concelho e servi de emblema na apresentação política do trágico-cómico Programa Polis/Câmara está embrulhada no esquecimento.

Nove anos depois de soarem as trombetas para anunciar a pomposa visita do Engº Sócrates, na altura ministro do Ambiente, ladeado por Arsénio Catuna, constatamos que o Parque Verde de Valmangude se tratava de uma promessa envenenada.

A família política rosa, na ocasião apostada em segurar a degenerescência das políticas do seu presidente de Câmara, precisava de um produto forte, que fizesse o milagre que não veio a acontecer.

Desidério Silva, vereador do pelouro do Ambiente do executivo de Arsénio Catuna, com a vitória eleitoral sobre este, esfregou as mãos de contente por lhe sair a ele a possibilidade de levar por diante e proporcionar à cidade, finalmente, um Parque Verde e logo em local de quebra da massificação do betão.

Passados todos estes anos e apesar das promessas, o Polis já fez as malas e o Parque continua uma miragem. E porquê?

Porque Sòcrates, Catuna e Desidério prometeram o Parque em terrenos que não lhes pertenciam e ainda hoje não estão assegurados.

Até se gastou dinheiro público para fazer o projecto e panfletos propagandísticos mas, tratar de assegurar a posse dos terrenos, zero.

O terreno pertence ao Inatel que tem pretensões imobiliárias para aqueles terrenos e, apesar de ser um organismo com ligações ao Estado, ninguém com autoridade neste país conseguiu estabelecer um acordo com esta instituição.

Se a autoridade do Estado se exerce sobre todos os particulares para projectos públicos de interesse nos quatro cantos do país, porque razão neste caso e representando o Parque Verde de Valmangude uma mais valia para o concelho de Albufeira, o assunto parece queimar as autoridades.

O Engº Sócrates e o seu fiel de armazém para o Algarve, Miguel Freitas, não incluíram Albufeira nos seus planos de visitas eleitorais e a razão prende-se unicamente com o facto de não quererem prestar contas por este projecto, entre outros falhanços do Polis, que foi lançado no esquecimento.

Quanto a Desidério Silva, reeleito presidente, não se lhe ouve uma palavra há muitos meses e nem na campanha ou no programa foi feita qualquer referência sobre o assunto.

Se procura jogar no esquecimento da população, não o vai conseguir porque o FORUM ALBUFEIRA não adormeceu sobre o assunto e exige saber que compromissos foram estabelecidos entre as partes. O silêncio fúnebre sobre o assunto só pode prenunciar engenharia de concertação que com certeza passa por deixar cair o projecto.

E o executivo camarário tem ainda que explicar as razões de despender centenas de milhares de euros do erário público em pagamentos de serviços para esta instituição.

Fá-lo-á de livre vontade? Não de certeza, até porque tem, mais uma vez, a conivência do PS e o vereador David Martins não vai fazer ondas sobre os assuntos do chefe.



FORUM ALBUFEIRA

1 comentário:

Luciano disse...

Esse parque foi feito pelo Ex- Presidente da câmara Xavier Xufre... ou pelo menos eu ouvi-o dizer várias vezes que o ia fazer...