quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A BASE SOCIAL DO VOTO LARANJA


Oito anos sem oposição e de mãos livres da execução laranja, criaram muitos vícios nas suas hostes. Desidério Silva cortou, atou e desatou como quis e fez dos dinheiros públicos, como qualquer outro soba local por esse país fora, um instrumento de consolidação da sua base social de apoio.

Uma leitura atenta da sua percepção pessoal, permite-nos concluir que os passos dados de chamar a si o protagonismo do favor de rua e de corredor, foram todos calculados e estavam à medida da sua personalidade viscosa e populista. Os favores da cadeira de decisão têm um efeito de subserviência duradoura e quando prestados a conjuntos organizados de indivíduos, tanto melhor.

Desde a sua primeira eleição até aos dias de hoje, Desidério Silva e o PSD nunca traçaram uma política de intervenção social sustentada em planos e objectivos. Tudo foi feito aos solavancos, à medida que os problemas surgiam. A única intervenção planeada foi a de manter os seniores do concelho envolvidos nalgumas actividades pouco dispendiosas mas de grande valor de influência psicológica.

Casas de renda social, cuidados continuados, assistência médica e medicamentosa, apoio generalizado a famílias numerosas e carenciadas, apoio aos bons estudantes carenciados, tudo isto não consta da acção do executivo que voltou a ganhar o comando do concelho.

No segundo mandato, há pouco terminado, em dado momento perceberam que precisavam de criar as bases da continuidade da sua política partidária e lançaram um plano de criação de uma estrutura social dependente da Câmara, a AHSA, comandada por vários satélites, ao mesmo tempo que não cumpriam as suas obrigações sociais com a estrutura secular do concelho, a Santa Casa de Misericórdia, só porque esta não é afecta a qualquer linha de subjugação.

Numa política miserável de divisionismo, que continua por desmascarar, Desidério Silva afecta terrenos e milhares de euros à AHSA, cujo trabalho não contestamos e deixando a Santa Casa, de maior expressão interventiva, com valências instaladas em condições deploráveis.

Quem leu com atenção o programa do PSd para o novo mandato, percebeu a insistência das referências ao social, na prossecução desta política que consiste em aprofundar a intenção clara de ridicularizar quem não controla e criar uma nova estrutura paralela controlada pelos seus correlegionários e cujo trabalho frutifique na direcção eleitoral de 2013 e seguintes.

Estas afirmações estão escritas e sustentadas em números nos documentos camarários mas, as forças progressistas do concelho insistem em não levantar a voz.

O FORUM ALBUFEIRA não o fará e voltará sempre ao assunto por cada euro mal gasto por este executivo.


FORUM ALBUFEIRA

8 comentários:

Anónimo disse...

Mas o pior da crise, infelizmente vem a caminho. O desemprego no Algarve aumentou 100%, incrível!Os resultados desta incompetência não vão tardar. As políticas de fachada continuarão agora com maior intensidade. O povo paga, viagens (é claro vão ser muitas!) Exposições perfeitamente inúteis, desperdícios desorganizados, corrupção vergonhosa e desastrosa.
Força Forum! Não lhe permitam tréguas! Abram os olhos ao povo!!!

Anónimo disse...

MAS O POVO VOTA DESIDÉRIO VOTA CORRUPÇÃO E TUDO O QUE É NEGATIVO QUANDO HÁ MENOS DE 1 MÊS TINHA OUTRAS ALTERNATIVAS. E NÃO ERAM POUCAS ERAM SÓ MAIA 4 - BE, PCP, CDS, e PS a que ainda por cima perdeu 1 VEREADOR. QUAMTO A ISTO BATATAS!!!! SOFRAM MAS NÃO SE QUEIXEM PORQUE SENDO O POVO SOBERANO TEM FRANCAMENTE O QUE MERECE E FELIZMENTE NÃO MERECE MAIS!!! PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTARQUICAS DEEM AOS DESIDÉRIOS 100% porque assim é que está certo, basta só acertar os relógios dos 700 velhinhos e faltam ainda mais 700 concertos tonis carreiras para tudo ficar certo. VIVAMOS DESIDÉRIOS QUE BEM SABEM GOVERNAR ESTE POVO SOFREDOR DE ALBUFEIRA E ARREDORES

Anónimo disse...

Este forum de facto não tem pejo.Eu sou militante do PSD e conheço bem a actividade da AHSA e das pessoas que se têm esforçado ao longo destes anos,inclusive contribui e em muito para a casa no Rossio,o Presidente da AHSA grande Albufeirense tem perdido horas dias anos em prol dos outros e sabem de borla.Onde está o Luis Alexandre ?Onde tens participado e no quê?Satelite és tu e outros que vêm se abotoar para esta terra.

Anónimo disse...

Sr. Presidente Desidério veja lá se dá um subsidio á ACOSAL,

Anónimo disse...

Ao anónimo das 19:29 do dia 22

Só é cego aquele que não quer ver!
Desde quando o presidente da AHSA é de Albufeira, mas isso até é o que menos interessa.
O interesse sim, esse está na forma como se gere uma associação sem fins lucrativos.
Já alguém se pronunciou ou foi informado do valor do projecto para a sede da AHSA.
Será que o projecto não foi entregue a algum amigo para pagar algum favor.
Será que o projecto não foi entregue a algum amigo muito antes da cedência do terreno por parte da Câmara.
Estas e outras questões que devem ser muito bem analizadas quando da elaboração dos contratos programa com a CM Albufeira, ou será que o nosso dinheiro vai para pagar favores???.
A estas perguntas um dia terei de certeza uma resposta....!!!!

Alguém que ama Albufeira
""...

Anónimo disse...

Oh, Luis nojento, quando queres lançar polémica sobre algum tema. e não tens t......s, escreves em nome do Fórum não é??? Vai lavar a boca nojento. Gostava muito que te caissem os dentes!!!!!. Tanta baboseira.
Já sei que este comentario vai ser censurado, mas ainda assim arrisco.

Anónimo disse...

Alguem que ama Albufeira... muito bonito, mas diga-nos lá o que já fez por Albufeira. Não é concerteza alguem que trabalha exaustivamente por um Concelho, pelas pessoas do Concelho poderem viver com mais dignidade porque senão toda a comunidade albufeirense saberia quem tanto ama Albufeira.
Pois meu caro(a), conheço bem a AHSA, sei como e porque nasceu,sou uma daquelas pessoas que no dia 1 de Junho de 1999 estive presente na escritura no Cartorio Notarial de Albufeira, fomos 12, somos os Socios Fundadores, infelizmente um dos que esteve presente já não se encontra entre nós, o Senhor Arsenio Catuna, à altura Presidente da Camara de Albufeira pelo PS...
A AHSA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPPS)reconhecida pelo Segurança Social e com publicação no Diario da Republica. O valor do projecto do Centro Social que a Associação pretende construir obviamente que apenas à Instituição, aos seus Socios e por consequência à Assemblea Geral diz respeito, a Instituição envia pontualmente à Acção Social da Camara Municipal e à Segurança Social em Faro as actas e aprovações dos seus Planos de Actividade e Orçamentos em Dezembro de cada ano e a aprovação das contas do Exercicio anterior em Abril tambem de cada ano.
As IPPS estão sujeitas ao controle da Segurança Social que é a entidade fiscalizadora de toda a sua actividade, não sabia disto concerteza, pois não? Se as contas não estiverem devidamente aprovadas e certificadas pela Segurança Social poderá ser retirada a sua categoria de IPPS e impedida de celebrar qualquer contrato com a Segurança Social.
A Câmara Municipal atraves da Acção Social tem acesso aos subsidios que anualmente concede e poderá em qualquer momento alguém que tanto ama Albufeira consultar.
Pagar favores!... a quem?
A Camara deliberou numa das suas reuniões (veja a acta)aceitar que a Instituição submeta para aprovação o seu Centro Social; tal projecto foi apresentado publicamente no Jantar de Aniversário dos 10 Anos da AHSA no EMA no passado dia 30 de Maio,onde nós os Socios Fundadores fomos tambem homenageados.
Ou tem estado desatento(a), ou procurar lançar duvidas inexistentes ou então tem má fé, mas por aí não consegue atingir ninguem naquela casa, faca-se socio(a, dê a cara, vai ver que não custa nada e ficará surpreendido(a) com o trabalho daquela gente, voluntária, que dá tanto de si pata manter viva uma Associação que essa sim AMA ALBUFEIRA e TRABALHA POR ALBUFEIRA.
P.M.

Anónimo disse...

""....
Ao anonino/a que assina por P.M.

Certamente consultou a actas da CM Albufeira para poder ecrever com tanta convicção.
Com todo o respeito que merece como cidadão/a e dignissimo/a fundador/a da AHSA.
Para que conste e que não restem dúvidas.
O projecto? foi apresentado quando do aniversário, dia 30 de Maio (eu também estava lá).
As dúvidas e suspeições que existem são as seguintes:
O projecto foi apresentado no dia 30/05/2009.
O terreno foi cedido á AHSA em 15/09/2009.

Como é possivel fazer a apresentação pública de um projecto a construir em terreno que ainda não lhes pertence.
AQUI é que está a questão.
Se ainda não existe terreno também não há concurso para o referido projecto.
CONCLUSÃO o projecto só pode ter sido entregue a algum amigo e sem concurso (isto não é estar de má fé) mas é a realidade.
Já agora como um/a dos fundadores, tem o dever e também alguma responsabilidade de zelar pelo bom nome da instituição, mas para isso não basta mandar postas de pescada sem ter a certeza do que se está a escrever.
Tenho dito.
Alguém que ama Albufeira
"""...