sábado, 12 de setembro de 2009

AS ESTRATÉGIAS


Muito se fala e muito se reclama por estratégia para o Algarve e para Albufeira.

Mas quer a província, quer o concelho, têm o seu horizonte traçado: são, uma dentro da outra, zonas de vocação turística sem retorno, bafejadas de condições naturais muito equilibradas e reconhecidas mundialmente.

Na luta de interesses que se instalou, entre o evoluir e o preservar, entre o interesse privado e o colectivo, perdemos todos.

As mágoas, as lágrimas, os lucros, os ilícitos e o progresso, constituíram-se em matérias históricas e de estudo.

O Turismo entrou por aqui adentro e cedo os algarvios perceberam que em oito séculos de História, se definiu um fio condutor de desenvolvimento, tal como o poder central rejubilou com as divisas para os cofres do Estado.

De região pobre e abandonada, adquirimos por mérito próprio, um papel de relevo na imagem e economia do País.

Lisboa estava satisfeita e trabalhou exclusivamente para o aumento de receitas. Os primeiros gritos de insatisfação foram bem enquadrados pelas políticas partidárias, que não deixaram nenhuma instituição sem o seu controlo.

Tudo está bem, enquanto se ganha dinheiro. Ainda hoje, repensar, é pura retórica.

Esta foi a primeira estratégia, vender o Sol e a praia, sem olhar ao ordenamento, ao investimento público nas infra-estruturas e à consolidação da imagem forte que corria mundo.

Com o crescimento ávido de lucros e a engorda dos orçamentos camarários, à sombra dos Planos de ordenamento e dos PDM, alguns concelhos tornaram-se em pequenos “Estados”, dentro da região.

A estruturação e a reivindicação regional, foram substituídas pelos raciocínios locais de rivalidade e de alimentação da dimensão desmesurada. A bipolarização política contribuiu. As cores instaladas nos concelhos, adulteraram o pensamento regional, agravando as assimetrias, quando uma nova estratégia para o Algarve tem de passar, necessariamente, pela complementaridade, por projectos e esforços financeiros inter-municipais.

Como se podem explicar as cedências a conta gotas das grandes obras estruturantes, mesmo já tendo tido um primeiro-ministro algarvio? E de gestor a supervisor, ficam os atrasos.

Cinco concelhos do litoral, entre 16, concentram 90% da actividade turística. Produzem riqueza e proporcionam qualidade de vida superior aos restantes. O discurso da correcção já está roto e a realidade segue amarga. O cada um por si, para corrigir erros, só agrava os problemas.

As eleições legislativas, no Algarve, fazem-se pela boca de forasteiros. Esperemos que as eventuais mudanças governamentais, não ponham as promessas de molho.

O comboio algarvio lembra-nos a monarquia e o metro algarvio está nos nossos sonhos. Este é um projecto de exigência inter-municipal, com parcerias privadas e de co-financiamento nacional.

O parque tecnológico, é de extrema importância para a captação e fixação de empresas de ponta e quadros qualificados. É um projecto de grande alcance, requer um programa regional de comparticipação de fundos das autarquias e independentemente do local, beneficia e projecta toda a região. As novas tecnologias e as energias alternativas são compatíveis com a natureza e o Turismo. A criação das marcas da “laranja algarvia” e seus derivados, tal como das “conservas algarvias”, também são projectos de uma região e não de um concelho. O Turismo de Saúde, o ecoturismo de Serra, da Ria Formosa, da Costa Vicentina, da margem do Guadiana, as condições naturais para a investigação bio-marinha e a produção em Aquacultura e a criação de uma Escola Internacional de Cozinha, são outros sectores a explorar.

A introdução e a experiência da Universidade do Algarve, permitiram o aparecimento de gerações mais cultas e os seus sectores mais avançados, devem ser acarinhados através de um Observatório para o Turismo e Desenvolvimento Sustentado da Região Algarvia no seu conjunto.

Sinceramente, não gostaria de ver os meus bisnetos ainda a discutirem estas questões…

Luis Alexandre

37 comentários:

CIDADÃO disse...

PELO CUMPRIMENTO DA LEI DO RUIDO.
PELO CUMPRIMENTO DA PROIBIÇÃO DA VENDA DE BEBIDAS ALCOOLICAS A MENORES.
HAVERÁ AUTORIDADES EM ALBUFEIRA?NÃO PARECE.
O QUE FAZ ORESPONSAVEL DA CMA PELO HAMBIENTE?
O QUE FAZ O PRES. DA CMA,DEPOIS DE DIZER QUE VAI RESOLVER E FAZER CUMPRIR A LEI?NADA,PASSA A O ASSUNTO PRÁ GNR,QUE ,POR SUA VEZ PASSA PRÁ CMA.AFINAL QUEM FAZ CUMPRIR AS LEIS EM ALBUFEIRA.TEREMOS QUE ENTRAR NA JUSTIÇA POPULAR?
SE O PROBLEMQA FOR DA GNR ,TEMOS QUE RELATAR A INCÚRIA AO COMANDO CENTRAL E AO M.A.I..SE FOR A CMA A FALTOSA ,PÔLA EM TRIBUNAL. BASTA DE INCÚRIA E BANDALHICE

Anónimo disse...

As estratégias dos independentes por Albufeira onde estão?
Por acaso, foi no blog do ALGARVE REPORTER onde o agora candidato Manuel Aires se estatelou ao comprido, com a crónica do "BE Partido sanguessuga...", em boa hora publicado num site de referência no Algarve.
Os independentes por Albufeira serão as sanguessuguinhas!
Só pode!!
O resto que vai por aí é só demagogia e treta barata!!!

Alcides

Anónimo disse...

Falando com alguns membros do Bloco(independentes)sobre o que o "cidadão" comenta sobre o ruido- vivo longe do barulho ,mas conheço pessoal que vive na zona sensivel-a reposta foi:O que é que queres pá,Albufeira vive do turismo.
Se é com este espiriyo que esta gente se apresenta,desculpem ,vou ali e já venho.Não sou prejudicado com o barulho mas copreendo a luta.

Anónimo disse...

Esta gente que aqui comenta é de uma mediocridade gritante.VIVA O BLOCO DE ESQUERDA
Mário Soares

Anónimo disse...

OK ,meu caro Bloquista , eu sei que vocês se consideram a esquerda inteligente,mas f..não esqueçam que os outros ,tambem tem alguma inteligencia , sabendo ,eu ,que não chegando aos voços calcanhares em inteligencia ,tenho o meu direito a ficar com o resto da vossa inteligencia,desculpem ,mas agora é minha.Acho que o cidadão tem razão quanto ao essencial ,quanto á conversa com o bloquista,não comento,porque é cagativo.

Anónimo disse...

Oh Eanes, vem atender o Alcides, que lhe está a doer não sei aonde!

Medíocres? Para alguns, chamar-lhes medíocres É ELOGIO!

Encontrando eu a minha bisavó, que é do Bloco de Esquerda desde pequenina, ela disse-me:"Então o que é que queres, rapaz? É a capital do ruído, ai a minha cabeça... do turismo." Os trotskistas não ligam a essas coisas... Só comem criancinhas ao pequeno-almoço...

Jorge Fernando disse...

Contra o ruido, a luta continua.

Anónimo disse...

Comentar o post do forum tá quieto lol... Este blog ou associação ou lá o que é isto que anda aqui a mandar recados do partido deles... a ver se pega. Isto é uma peixeirada de comentários e ninguém liga patavina ao blog e aos comentários lol.

Anónimo disse...

Vamos lá ver,acho que niguem esta contra os bares ou a vida noturna, estão é sim, contra o ruido excessivo que os bares fazem até as 4 da matina,querem ter musica alta isolem os estabelecimentos e fechem as portas,desde que não prejudiquem os outros tudo bem niguem,penso eu, vos quer prejudicar no vosso negócio,mas por favor,tambem não prejudiquem as pessoas que tem que se levantar cedo para trabalhar,ou simplesmente querem descançar.Acho que ninguem quer pôr niguem no desemprego,mas não queiram os barões da noite (que vivem nas suas vivendas no campo) fazer a vida negra aos pobres que tem que viver nas suas casas no centro de Albufeira.Há um comentador que manda alguem mudar de casa,essa é boa,então o prejudicado é que está mal ou é ao contrário.A situação ,pelo que sei é preocupante e merece a atenção das autoridades,porque é o seu dever,fazer cumprir a lei,mais nada.É tão simples quanto isso .

Anónimo disse...

em vez de comentarem o texto, andam com tretas. sei que o ruido é importante, mas se Albufeira tivesse alguma estratéria nesta matéria era melhor e assim voltamos à questão de ter ou não ter uma estratégia para o concelho nas mais diversas áreas de actuação municipal

Anónimo disse...

Não, Alcides, isso não foi bem assim. Isso foi na altura em que o Xufre foi a tribunal, responder por corrupção. Lembras-te? Não sei se ele tinha apoiado o general Eanes na sua recandidatura, mas isto já foi depois do senhor general ter criado aquele partido, o PRD, para acabar convosco. Bom, certo é que o PS o apoiou duas vezes para Presidente da República, retribuindo a estima e consideração que o senhor general demonstrava ter por ele.
O Dr. Anastácio, por essa altura, ainda falava, creio eu. Perdeu a voz mais tarde, certamente devido à emoção de ser vereador. Penso que era um problema na garganta, não acredito que pudesse ser outra coisa.
O vosso problema é de DESESPERO. TRATEM-SE!

Anónimo disse...

Os bloquistas independentes por albufeira estão em brasa!!
Viva o fósforo e a lixa!
Mas o que é que tem a ver o Eanes, como o c... e as calças?
Vocês tão mesmo xonés e senis...
Só falam de cassete... heranças!!!
O Algarve Reporter é que vos topa bem, e foi lá que o candidato do BE - Aires, se espalhou ao comprido!!
Todos vcs, são ou não são sanguessuguinhas??
Quem o disse, sabe!
Os bolquistas são como o outro... o último a saber!
Dói, eu calculo que dói. Mas tenham lá paciência. Tómem a pilula pra anestesiar.....

Alcides

Anónimo disse...

queremos O BRAÚLIO de ferreiras para a camara municipal ....

Anónimo disse...

Num movimento independente, as pessoas pensam livremente, e não pela cabeça dos Alcides. Têm opiniões próprias. Os Alcides não gostam, nem percebem, e compreende-se porquê:estavam pouco habituados à democracia, ao confronto de ideias e à liberdade de expressão. O simulacro democrático com o PSD, para eles chegava... As cozeduras no "tacho" comum recomendavam-se...
O "paraíso" do "centrão" acabou. O medo, que o sustentava, está a morrer. Circulam as ideias e as opiniões, independentemente da vontade dos "coronéis".
E é isso que lhes dói. Muito!

Anónimo disse...

- por melhores programas eleitoras;
- por um programa eletoral estratégico;
- por um programa eleitoral com visão futura;
- por um programa eleitoral com objectivos concretos, não com palha e conversa da treta;
- por um programa eleitoral que caiba no orçamento do Muncicipio, não será só prometer, mas têm de ter condições para o implementar (tem de ter um orçamento).

Quem reunir estas condições no seu Programa Eleitoral vencerá as eleições.

Não ao Voto nas Caras: quem vê caras não vê corações!

Anónimo disse...

Acerca do ruido hoje vi uma carta jeitosa da Camara num blog, que grande vergonha. Não me lembro é onde vi

Anónimo disse...

Estes tipos do Bloco de esquerda são muito convencidos só porque o voto lhes cai no regaço só com palavreado.
Eu também li o texto do Dr Aires sobre as sanguessugas e não lhe achei muita piada, como também não acho piada este sujeito tornar-se no cabeça de lista das sanguessugas. Estão uns para os outros e falam que são melhores que os outros. Como? Em quê? O mais engraçado é que um senhor atrás quer-nos convencer que há mais opiniões livres no ar e foram eles que lhes deram asas. Tanta presunção para nos chamar de tolos. Só há ideias no ar vejam só, porque o BE cresceu em votos e em mais nada. Não há pachorra.
Se o PS perder as eleições o BE volta para o lugar dele, de parente do PCP.

Anónimo disse...

O BE cresceu em votos e em mais nada?
Pois...
Através de quê?
"Palavreado", claro...
E o que diz esse "palavreado"?
Basicamente, o que o PS "engavetou" vergonhosamente há trinta e tal anos, ou seja, uma política de esquerda para o país.
E por que resulta tal palavreado junto das pessoas?
Porque as pessoas estão cansadas da política direitista do PS, e cada vez acreditam menos nela.
Então, a culpa é de quem?
Do eleitorado, evidentemente!...

NÃO HÁ PACHORRA!!!!!!
(E os presumidos somos nós!!!)

Anónimo disse...

"Só há ideias no ar vejam só, porque o BE cresceu em votos e em mais nada"

Onde é que isto está no texto?

Deturpar as ideias expressadas pelos outros, para que elas caibam nas nossas,além de ser uma burrice (porque os leitores não são burros) é indício de um CONFRANGEDORA DESONESTIDADE INTELECTUAL.

Anónimo disse...

"Se o PS perder as eleições o BE volta para o lugar dele, de parente do PCP.

Nota: O lugar do BE é na esquerda, como o do PCP. Não voltam, já lá estão. Por este motivo, quem não se aparenta a nenhum deles, é o PS...

Anónimo disse...

POR UMA ESTRATÉGIA PARA ALBUFEIRA:
- Um Novo Modelo Político;
- Por uma 3ª Via para Albufeira;
- Por alguêm que saiba desenvolver Albufeira;
- Porque para fazer crescer já cá estão muitos;
- Por Programas eleitoras com estratégia e objectivos concretos;

Anónimo disse...

por melhores programas eleitoras;
- por um programa eletoral estratégico;
- por um programa eleitoral com visão futura;
- por um programa eleitoral com objectivos concretos, não com palha e conversa da treta;
- por um programa eleitoral que caiba no orçamento do Muncicipio, não será só prometer, mas têm de ter condições para o implementar (tem de ter um orçamento).

Quem reunir estas condições no seu Programa Eleitoral vencerá as eleições.

Não ao Voto nas Caras: quem vê caras não vê corações!

E também:
PELO CUMPRIMENTO DA LEI DO RUIDO.
PELO CUMPRIMENTO DA PROIBIÇAO DA VENDA DE BEBIDAS ALCOOLICAS A MENORES.

Anónimo disse...

É pá monta uma tenda à porta da CMA, fazes uns cartazes e vais dormindo por lá que não há ruido. Pode ser que até arejes a cabeça.

Anónimo disse...

Eu compreendo que pessoas apoiantes de um político como José Socrates, não entendam a presença e a liderança do dr.Manuel Aires no Grupo de Cidadãos Independentes/Bloco de Esquerda. De facto, quem tem de um grupo político a concepção de um corpo amorfo, uniforme, monolítico (como se comprova pelas atitudes tomadas contra o histórico democrata e levemente "dissidente" Manuel Alegre, dentro do PS) só pode mesmo considerar estranhas e bizarras as concepções mais abertas e abrangentes de democraticidade e de pluralidade, tais como as agora afirmadas por aquele grupo de cidadãos.

Anónimo disse...

Ao apoiante do ruido,das 0,55,como anda baralhado pelo ruido,e sem dar por isso está a ficar ,senìl,dou-lhe um conselho,trate-se.Trate-se o mais depressa possivel que a situação pode tornar-se perigosa.Conselho de amigo,ok.não leve a mal.

Anónimo disse...

ó do ruido: vai pastar po Alentejo que é silencioso.

Anónimo disse...

o sr que diz "ó do ruído": é um mal educado que não sabe respeitar a pluralidade de ideias. o sr. devia-se voluntariar para ir para o tarrafal, porque não sabe viver em democracia. Se o homem tem a almofada debaixo do barulho é natural que defenda que junto à sua casa não haja barunho e o sr. só tem que respeitar isso.

Anónimo disse...

Pluralidade de ideias??? Passar a vida a mandar a boca do ruido em tudo o que é post deste blog e em posts que nada têm a ver com ruido, e sem dizer mais nada, não é bem contribuir para a discussão. É mais destabilizar eventuais comentários que podiam contribuir para discutir os posts.
Não bates bem da moleira pá! Ir para o Tarrafal??? porque não sei viver em democracia??? Você sabe o que foi o Tarrafal??? Não sabes e és ignorante. Quer dizer que os desgraçados que foram bater com os costados ao Tarrafal não sabiam viver na democracia do Salazar... Vai dai, o democrata Salazar, pimba, Tarrafal com eles pa aprenderem a viver em democracia. Depois veio o 25 de Abril e os gajos do Conselho da Revolução eram uns ditadores e fecharam o Tarrafal. Cruzes credo que bacorada que mandas-te com esta do Tarrafal. Essa da almofada debaixo do barulho é espanhol ou que lingua é essa? Deixa lá o ruido que é o ganha pão de muita gente honesta e trabalhadora. Que se habitue como os outros.

Anónimo disse...

Há,sim,Homem,inteligente e com futuro.Esses empresários da noite que tu defendes(e que não são a maioria)são os que não cumprem a lei do ruido e vendam shouts aos putos com bebida de baixa qualidade(marada)aproveitando as promocões para aumentarem os lucros.Anda, valente,futuro promissor,para Albufeira,se a base ,para o nosso turismo é o ruido e o alcool.Deve ter algum ,empatado, nalguma empresa de bebidas ou farmacêutica.

Anónimo disse...

O lado dos donos da noite Albufeirense e pó lado que durmo melhor. Interessa são as pessoas que vivem da noite, trabalhando, não os empresários.
Vivemos, sazonalmente, do sol e da noite, e o Sol são dois dias... Noite é ruido e alcool, aqui e no Burkina Faso. Aos putos, os pais que os eduquem e não os deixem vir para Albufeira sozinhos (já levei alguns aos hoteis, que se encontram, em Agosto, às dezenas a vomitar nas ruas e quase em coma - só Portugueses porque bifes nem vale a pena porque já nem figado têm...) nem lhes metam $ nas unhas e os deixem à vontade na noite.

Anónimo disse...

Penso,que ninguem está "contra a noite"agora que tem que existir ,control,regulamentação e ordem,não a"bandalhice" que agora existe com musica "em altos berros" e muitas outras ilegalidades,a que as autoridades fecham os olhos.Porque o turismo de futuro, não passa por isso.

Anónimo disse...

SE toda as pessoas que são prejudicadas pelo ruido,dos bares,mudassem de casa e saissem de Albufeira ,a cidade ficava quase deserta,muitas são elas.Porque os que "vivem da noite " já estarão surdos,por isso tem condições de cá ficar.

Anónimo disse...

Julgo que, a autoridade, leia-se GNR, não fecha os olhos. Não pode é, quase sempre, fazer mais do que faz e aí queixe-se ao estado porque o culpado não é a CMA. O negócio deve, e tem que ser regulamentado, logicamente. Intoleráveis são os ódios de estimação e as invejas, que, normalmente estão associadas as estas situações e levam, por exemplo, a um caso que já presenciei algumas vezes e que leva um cicrano a, às 22H, telefonar à GNR, pelo ruido da TV do restaurante do prédio (apuradas as motivações, parece que o proprietário do estabelecimento votou, em condominio, negativamente, uma proposta do cicrano para associar nº's às letras das fracções). Este parquedista que para por aqui com a treta do ruido deve ter uma motivação semelhante ou até alguma invejazita...
Deserto está é o cerebro de muitos de neurónios...

Anónimo disse...

NOTA ao post 1:29: não sou taxista nem GNR

CIDADÃO disse...

Paraquedista e não parquedista.Não,não sou "pàra",sou nascido e criado em Albufeira,e tambem acho que chamar a GNR por causa da TV do restaurante(sendo rest.fecha ás24h)tambem não e certo.Mas ,o pior é os bsres que mais parecem discotecas,tal é o vível da musica.E da minha parte não é inveja e incomodidade eo meu direito ao descanço.Estamos esclarecidos ou será preciso fazer um desenho.

Anónimo disse...

Vá lá, agarre-se ao Paint e faça um desenho!

Anónimo disse...

Pergunte-se,á CMA quantas queixas recebeu sobre o ruido.Centenas.O que fez? não fez a ponta de um corno.A culpa é da CMA,GNR e delegada de saúde.