sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ALBUFEIRA AO DESBARATO...

SINAIS DA DEGRADAÇÃO DE ALBUFEIRA...


O mercado inglês, tradicionalmente muito viajado por razões de natureza psicológica e escape às condições climáticas agressivas ao longo de todo o ano, é muito disputado pelos países que têm no Turismo uma forte componente das suas economias.

Este mercado emissor é trabalhado intensamente ao longo de todo o ano, pela publicidade persistente desses países, dada a massificação das suas estruturas turísticas e que têm absoluta necessidade de serem ocupadas e gerarem receitas.

Albufeira, entrou neste mercado e ganhou protagonismo natural, pela influência e publicidade da idiossincracia de pessoas como Sir Cliff Richard, que nos anos idos da segunda metade do século passado adoptaram a velha vila como sua segunda "pátria", agradados pela vida simples das suas gentes, pelos seus costumes e cortesia naturais e pela beleza natural do espaço envolvente.

Albufeira nasceu para o Turismo pela porta grande, a humildade das suas estruturas não deixou de chamar e ver aumentar as visitas das pessoas com posses, particularmente vindas do Reino Unido. A sua fama disparou pelos países do norte da Europa e quem vinha repetia e fazia publicidade gratuíta. Viveram-se anos dourados, a palavra crise não constava do nosso vocabulário até que os poderosos investidores, os construtores civis e os seus aliados políticos, descobriram o filão da venda do betão.

Em 40 anos, as más gestões autárquicas, conduzidas sem quaisquer planos estratégicos de ordenamento, conseguiram aumentar a ocupação do território e as áreas populacionais em 10, 12 ou mais vezes, fechando os caminhos para o mar e não criando as infra-estruturas de comodidade, tais como jardins e estacionamentos, que produziram ano após ano, um cansaço e descontentamento dos quais começamos a colher os frutos estragados.

Esta semana, Albufeira começou a ser oferecida por patacos no Reino Unido. Umas míseras 273 libras, qualquer coisa como 298 euros, são suficientes para um cidadão se alojar por aqui, com voos de ida e volta e meia pensão.

Albufeira, outrora uma terra de turistas com poder aquisitivo, começou a ser vendida ao nível das partes mais massificadas e degradadas de Espanha e de outros países mediterrânicos como a Tunisia e a Turquia.

Entrámos num caminho de muitos sobressaltos que tal como uma empresa que é mal gerida, que perde clientes e capacidade financeira, tem muitas dificuldades para sair dessa situação de perda.

O eldorado do betão, tão acarinhado pelos executivos camarários do PS e do PSD, enriqueceram pessoas que não reinvestiram em Albufeira, consumiram os recursos financeiros dos bancos e deixam-nos um parque de imobilizado de mais de 8.000 fracções que a um ritmo normal, levarão mais de 10 anos para serem vendidos.

Como sempre dissemos, antes da crise aprofundada em Setembro do ano passado, Albufeira já vivia a sua própria crise de perda de identidade e procura como destino turístico.

Temos um enorme parque de oferta e vamos ter de investir cada vez mais os recursos financeiros da autarquia para promover esse excesso.

Os erros pagam-se caros e temos de já a partir deste Outubro, os começar a corrigir.


FORUM ALBUFEIRA

11 comentários:

Anónimo disse...

se vivemos do turismo, então tudo a nivel estratégico deveria ser orientado para um melhor turismo em Albufeira, que por sua vez gerará beneficios para serem investidos nas outras dimensões sociais

Anónimo disse...

nâo há Sócrates, Nem Manuelas Nem Paulinhos de Feiras nem outros semelhantes! Há um povo que passa misérias pela péssima qualidade de alguns políticos, pela corrupção descarada e impune, pelo compadrio.Merecemos e de certeza que somos capazes de fazer melhor.
É tempo de acabar com isto. Não acham????

Anónimo disse...

É curioso que quando os assuntos aqui levantados são de politiquices, há uma número enorme de posts, mas quando se trata de assuntos sérios, como ter um plano estratégico para o turismo em Albufeira, ninguém vem cá escrever. Se o turismo é a única actividade económica no concelho, merecia mais atenção de todos, não só dos responsáveis, mas também dos cidadãos que devem intervir com mais afinco nas decisões estratégicas para o concelho e colaborar na definição de estratégias para aquilo que é o seu ganha pão.

Roberto Raposo disse...

A estratégia do actual executivo camarário em Albufeira, tem sido completamente errada em relação ao turismo, senão veja-se os mamarrachos que nasceram em cima das falésias nestes últimos oito anos, o total desordenamento urbanístico, a total falta de espaços verdes e de lazer. O lazer para o turismo, não são só praia, dares e discotecas. Tirando as praias, Albufeira não tem nada a oferecer, pois veja-se a quantidade de bares, hoteis e restaurantes que fecham no inverno. Nada é feito para que na época baixa se tenha atractivos para trazer cá os turistas. Tenho ouvido alguns turistas, pois o meu emprego assim o proporciona, e principalmente por parte dos idosos, que costumam, ou costumavam cá vir passar as temporadas de inverno, muitos dizem que já cá não voltam, pois Albufeira não tem nada para lhes oferecer. Alguns dizem que Albufeira neste momento parece uma qualquer outra cidade europeia, pois parece que usam um projecto standard para todas as cidades, as ruas típicas por onde gostavam de passear, desapareceram, não há qualquer actividades no Inverno, tirando a passagem de ano.
Havia que promover festas e eventos no Inverno, pois é nessa altura que precisamos atrair turismo para Albufeira. As festas no verão, não trazem muita gente, pois quem cá vem, vem pelas praias e pouco mais, e com ou sem festas, estariam cá na mesma. Na época alta, não precisa gastar milhares e milhares de Euros em festas, como tem vindo a ser feito. Se fosse guardado metade desse dinheiro, para ser usado em eventos no inverno, ia-mos ter mais proveitos, até porque os Albufeirenses também gostam de ir a festas e eventos, que no verão devido ao trabalho, a maioria não pode ir.
Já falei sobre isto com o David e ele também partilha da mesma opinião. Não se acaba com as festas é claro, mas pode-se fazer festas mais contidas em termos financeiros, há artistas que cobram muito mais barato e que chamam tantas ou mais pessoas, que aqueles que têm vindo ultimamente a Albufeira. Já repararam, que não se promove os artistas locais e regionais, acho que as pessoas que nos visitam iriam gostar de ver artistas da região onde passam férias, até porque o Algarve tem muitos bons artistas.
O Sr. Desidério, só tem demonstrado uma completa ignorância em relação ao turismo e cultura da região. Realmente isto tem que mudar.


Um abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

Srº Raposo se eu fosse o David punha-o como mandatário da campanha para a camara , porque você ao menos dá a cara e o seu amigo nem isso dá
um abraço para si

Mosse Debe disse...

Mosse Debe então só o desiderio é que massificou e deixou fazr tudo de mau? você é cego ou surdo?

Roberto Raposo disse...

Eu disse, "nestes últimos oito anos", que eu saiba nestes últimos oito anos quem lá tem estado, é o Sr. Desidério. Que eu saiba o pinhal das Açoteias foi destruído nestes últimos anos, os mamarrachos, dos Olhos D'água, S. Rafael, Castelo e Salgados foram feitos nestes últimos anos. Que eu saiba só nos mandatos do Sr. Desidério é que se encheu a cidade de obras durante a época alta do turismo. Portanto Mosse Debe, acho que não estou cego nem surdo.

Abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

Mais alguém tê ideias para combater a falta de clientes no inverno? faz-se uma festa e pronto? o problema é que cada dia que passa abrem mais hotéis e os turistas têm vindo a reduzir. é a lei da oferta e da procura agravada pela crise, que todos gostam de salientar. a culpa é da crise e não do número de hotéis a mais que temos para a capacidade de atracção que Albufeira tem de convencer que mais turistas venham para cá. quem gosta disto são os operadores, que aproveitam ainda mais para pedir aos hoteis para baixarem os preços. talvez seja melhor dizer basta, porque não há mercado para tudo.
talvez seja melhor criar critérios, que uma vez cumpridos é que será permitido construir mais um hotel; critérios de viabilidade económica e não como se tem feito nos últimos tempos.
faz-se um apartahotel, vendem-se os apartamentos em propriedade horizontal, transferindo o risco do investimento para investidores particulares desprevenidos que os compram logo mobilados com objectivo de alugar esse mesmo apartamento através da organização que o vendeu! será isto turismo, ou especulação imobiliária, encoberta numa suposta operação hoteleira? Será que os nossos filhos vão ter emprego? O meu filho imigrou no ano passado, e este ano lá vai outra vez!

Luciano disse...

Ainda me lembro bem da camona de cadeira de rodas cliente de onde eu trabalhava que disse que nunca mais voltava a Albufeira... Isto foi depois da segunda queda da cadeira de rodas por causa da merda de passeios que temos, sem espaco, todos desnivelados, e sem rampas nos cruzamentos. Rampas parece que so se quiserem ir a camara municipal, so essa zona e que esta bem servida.
Ja para nao falar na merda das escadas rolantes que so vem ajudar quem pode andar, quem nao pode (cadeiras de rodas e de bebes) que se lixe. Fazem um elevador inutil que nao serve de nada para quem anda em rodas, ja que chegam la abaixo e depois na areia nao podem rolar. E onde fazia falta algo para ajudar quem tem dificuldades de locomocao fazem escadas rolantes, que so ajudam quem consegue andar.... A bem ou a mal, nos conseguiamos subir as escadinhas antigas, quem realmente nao conseguia continua a nao poder...

Anónimo disse...

ya, se arranjassem os passeios como deve ser talvez no inverno podessem vir mais turistas, ainda não se lembraram disso? e o giro podia ser como aqueles qie vi na Irlanda: têm uma cena que baixa numa rampa e quem tem problemas ou anda de cadeira de rodas entra no autocarro por essa rampa. isso seria uma boa para promover mas agências de viagem e no inverno termos mais turistas cá.
Há velhos ingleses que vêm para cá com cadeira electrica, mas andar naquilo na estrada de santa eulália é uma aventura.

Albertino disse...

Sr. Raposo volto-lhe a lembrar que o PSD só est´s á frente da Camara há 8 anos por isso não ponha as culpas todas no Desidério olhe para tráz e veja nos anos anteriores se não foi o seu PS quem começou com a destruição de Albufeira quem é que começou a autorizar os mamarrachos e a 1ª dertruição do antigo jardim você era muito novo e de certeza que não se lembra porque se lembra-se tavez não fosse tão faccioso como é, um abraço