quarta-feira, 26 de agosto de 2009

política à moda de albufeira (52)


OS 5 MAGNÍFICOS

Desidério Silva, o presidente-candidato, já deslindou o primeiro mistério que era a composição da sua lista concorrente, não se percebendo ainda onde está o delfim.

Não há novidades de especial, apenas o cumprimento da Lei determinou a promoção de Marlene Marrachinho, a inadaptação ao cargo justificou a saída de António Gonçalves e o papel de conselheiro festivaleiro, justificou a presença do omnipresente Dr. Rato Dias.

Como qualquer treinador de futebol, algumas vezes por superstição, outras por análise errada do valor dos adversários ou apenas desafiando a realidade, Desidério Silva e a direcção local do PSD, concluíram que em equipa ganhadora não se mexe.

Havendo neste conceito alguma confusão entre a experimentação e a prática, sobrevalorizar o acto de vitória eleitoral passada, mesmo com maioria absoluta, com a ideia que ganha forma na opinião pública do desastre da governação dos últimos 4 anos, pode levar a um estilo triunfalista, de menorização dos adversários e de surpresas.

A realidade eleitoral de Outubro de 2009 não tem paralelo com a de 2005. O primeiro mandato do PSD correu morno, sem oposição, o acto eleitoral de 2005 proporcionou a Desidério Silva o confronto com um homem do PS, de índole amiga, que estava ali mais para assegurar a estabilidade dos seus negócios do que revelar qualquer intenção de afrontar as políticas seguidas e as promessas não cumpridas.

A espinha dorsal da estrutura pensante e com à vontade no conhecimento da condução política da autarquia continua, com Carlos Rolo em número dois e Carlos Silva e Sousa na recandidatura à presidência da assembleia municipal. Desidério Silva é a cabeça populista necessária, o homem do aperto de mão, tarefa que desempenhou com sucesso para aproveitar as fragilidades de Arsénio Catuna e do PS, levando finalmente o PSD ao poder e que em 2005 resultou na inesperada maioria absoluta.

A presença do engº Sequeira na quinta posição da lista, um elemento sem chama e algo desgastado no meio profissional e relacional, revela um excesso de confiança do PSD, que numa análise mais fria e calculista deveria escolher uma figura forte para assegurar a conquista deste lugar.

A lista do PSD tem um ar de festa, está feita à medida do quadro psicológico do chefe Desidério e mantém a linha de subordinação dócil à autoridade de quem realmente manda dentro do Partido.

As características da estrutura das listas aos diferentes órgãos, evidenciam a absoluta necessidade de assegurar a continuação de um determinado programa de interesses que não foi acabado e que o terá de ser nos próximos 4 anos.

Entre a realidade criada pelas más políticas do PSD, com consequências desastrosas para diferentes aspectos da vida social e económica da população do concelho, e a tomada de consciência de muitos e importantes sectores da mesma, estão os resultados de Outubro que poderão ditar uma derrota tipo 7 de Junho último, em que o triunfalismo socratista em nada diferente do de Desidério Silva/Carlos Silva e Sousa, sofreu uma "inesperada derrota", assim como em jeito de ingratidão por quem se tomou por insubstituível.

A lista do PSD, tão fraca como a anterior, revela o ar emproado e despesista com que a autarquia foi dirigida, num desrespeito pelas mesmas regras da democracia que a patroa Ferreira Leite, em entrevista, acusou o actual Governo do PS, mostrando que na realidade estão uns para os outros.

25 comentários:

Anónimo disse...

David Martins

Pontos fortes- ambicioso,bom trato,corajoso,experiência parlamentar,idade.

Pontos fracos-não conhece Albufeira,falta de experiência profissional,demagogia.

Nota:se pretender ser um dia eleito tem que viver Albufeira , a ver vamos futuramente ,
se permanece ou desaparece com a possível derrota.

Alberto Saraiva

Pontos fortes - Experiência profissional,elevada cultura geral,sério,já não precisa de
enriquecer,visão futurista.

Pontos fracos-ressabia-se rapidamente se não lhe fazem as vontades,postura negativa,idade
.

Nota: Tem bom perfil de um segundo, bom gestor.

Sérgio Brito

Pontos fortes :Sério,honesto,visão futurista,excelente gestor,imparcial,respira Albufeira
,idade .

Pontos fracos:Discurso recto, evita multidões,não sabe lidar com a politica.

Nota: Um bom D.Quixote Albufeirense demasiado recto, tem que casar com a política.

Carlos Silva e Sousa

Pontos fortes: dragão politico,honesto,dedicado,estratégia,trabalhador,grande
algarvio,excelente cultura geral.

Pontos fracos: desgaste publico,idade,interfere pouco nos erros do executivo,extremamente
politico alheia-se da realidade ,mal rodeado.

Nota: será sempre um bom presidente da assembleia.

Carlos Rolo

Pontos fortes: Inteligência, visão de futuro,trabalhador,conhece a maquina Camarária,bom
juiz ,bom líder,dedicado.

Pontos fracos:funcionário publico,parcial, aprovou demasiados projectos imobiliários.

Nota : será sempre um bom segundo, grande homem.

Vítor Passarinho

Pontos fortes:vive Albufeira,conhece Albufeira.

Pontos fracos: é muito parcial,cultiva o culto do desiderismo,falta de experiência
profissional.

Nota:seria um excelente vereador.Bom homem.

Paulo Dias

Pontos fortes:trabalhador,submisso,bonito,sorridente,bom RP.

Pontos fracos: desconhecido,demagogo,falta de experiência profissional,falta de calo .

Nota: Um excelente relações publicas,para uma empresa privada mas a gastar o que gasta
na Câmara , não arranja emprego em lado algum.

Anónimo disse...

Estou intrigado com o autor do post acima! O Sr. Acredita no Pai Natal e faz este tipo de análise!!!

Gajo Sábio

Anónimo disse...

Análise com pontaria e o Desidério se ganhar só se deve à incapacidade de David Martins aparecer e dos outros nem vala a pena falar.

carlos

Anónimo disse...

Parece-me urgente apelar a que votem para a Câmara num partido e para a Assembléia noutro. Para que haja discusão, mais atenção e supervisão.
Srs. a Assembléia Municipal é a entidade que supervisiona o executivo camarário. Como é que podem ser executivo e assembléia municipal do mesmo partido. Assim não vamos lá! È como dar o capuchinho vermelho ao lobo mau ou pôr um urso a vigiar um pote de mel!
Isto está como está, porque para a Assembléia Municipal não faz o seu trabalho! Não fiscaliza! Não questiona e devo-lhes dizer que a oposição deveria ser toda demitida... nem sabem ser vereadores da oposição e queriam ser executivo há 4 anos!
Bons patifes e que são!

Anónimo disse...

O Sr que falou antes é de certeza de ideias fixas, sectário, prepotente e um analista político falhado, e um mal ecucado, ou mal criado como diz o povo simples.
Porquê? Primeiro não sabe o que é um patife! Adjectiva como se fosse o seu próprio bafo, que, oxalá, não cheire a bafio!
Segundo, porque a oposição numa câmara tem ou não tem armas para se opor com razoabilidade. A democracia e a cultura dos verdadeiros democratas não obrigam que estejamos sempre a opor e a contradizer, mas sim a apresentar raciocínios lógicos que favoreçam a comunidade, CASO A MAIORIA ENTENDA APROVEITÁ-los... Seria um bom castigo para este esperto da patifaria, colocá-lo em minoria dentro dum grupo e depois pedir-lhe contas, sem mais, isto é, sem dizer sobre que temas ou assuntos! Portanto numa próxima explique-se melhor. Diga onde e sobre quê a oposição não o alegrou. É que eu até conheço intervenções e votações da oposição manifestadoras de contra-posições ou complementares.
A Assembleia Municipal foi entregue ao PSD. A Câmara Municipal foi entregue ao PSD.
Agora quem tiver dois dedos de testa tire daqui as suas conclusões....

Se a culpa é da oposição, só podem e devem fazer uma coisa: Votar no PSD em tudo e em massa.
Mas se falam contra a oposição com verdadeiro sentido de desejarem uma oposição, então só podem votar PS para a Câmara e PS para a Assembleia.... Ou então PS para a Câmara e PSD para a Assembleia ou BE.
Quanto do perfil dos homens, quem o fez é um pouco atrevido! Eu não me dou a tanto trabalho nem sequer de perguntar porquê isto ou aquilo. No que toca à generalidade dos valores seria importante que mostrassem a ficha de avaliação completa. Acho que é isto ou foi isto que quizeram que o Governo impusesse aos professores!
Nã! Avaliações destas são sempre suspeitas, subjectivas e, por isso, sem rigor ou credibilidade. O mais engraçado é que todos estes senhores já mostraram ser demagogos, excepto um que ainda nunca viram governar... como certificar? Como se certifica e justifica a demagogia em alguém? Pelo que diz e faz ou não faz. Ora... estamos longe, muito longe de ser sérios em Albufeira. Nem tão pouco se ousa caracterizar a omissão política do Desidério no caso da insegurança de pessoas, cheias e falésias. Não olhem para os jovens e depois digam que não vos avisaram...

Anónimo disse...

##....
ESTE FORUM ESTÁ CADA VEZ MELHOR:

Pela artigo em si muito bem elaborado.
O que originou alguns comentários com muita lucidez, o que fez que me levasse a escrever este pequeno comentário para me congratular com os príncipios aplicados no comentário supra do anónimo das 1:56.
Pela postura do referido comentário, eu apostava 99% em como acertava com o autor do mesmo, mas como anónimo que é tenho dúvidas em 1%.

Alguém que pensa e ama Albufeira.

##...

Anónimo disse...

ora nem mais!!! Bem visto! Pelo que escreveu e também não tenho dúvidas do dito autor do supracitado comentário. Esse senhor não veio fazer a sua defesa, porque o que se diz dele até parece ser verdade, mas veio sim apresentar a defesa de outros e pelo tom labioso das palavras, cheira mesmo a advogado.
Tenho dito!

Anónimo disse...

Parece que andamos todos cegos. O problema não está no funcionamento das instituições democráticas, está sim na forma como as pessoas as usam em seu proveitos, vejam os comentários a respeito do eng. sequeira e dos arquitectos da câmara e depois tirem as ilações que pretenderem. As instituições devem funcionar com pessoas sérias e honestas e não com abutres do bem público e a assembleia sendo do mesmo partido do executivo dá o seu aval a este tipo coisas. E é claro que aoposição também não presta e está feita com o os interesses instalados e conivente e deixa que as coisas possam ir andando como estão e assim se mantêm os seus interesses. Meus senhores, acordem por favor e usem dos vossos direitos e não deixem que está pouco vergonha continue a ser o que é.

Anónimo disse...

Ao anonimo das 11:48

"As instituições devem funcionar com pessoas sérias o honestas"
Quando se refere ao eng. sequeira e aos arquitectos da câmara aí a porca torce o rabo.
De quêm é a culpa.?
De todos..!??
O sequeira só vai para lá se votarem nele.
Os arquitectos estão lá porque a alguém convem que lá estejam.
Exemplos:
Antigo presidente da Assembleia Municipal, advg. escrtório rua do MFA.
Vereador, ex.candidato do PS á 4 anos.
E mais não digo.

..|||...

Anónimo disse...

o Rolo dedicado!!!! é mesmo para rir, este gajo, está cheio de podres, informem-se bem, da patifaria que faz e dos interesses que mantêm, claro está, sempre de uma forma discreta e sem dar muito nas vistas.

JS disse...

O Passarinho é o carro vassoura do Desidério não é?

Anónimo disse...

..|||...

Rectificação:
Comentário colocado ás 11:48

Onde se lê: Vereador, ex.candidato do PS á 4 anos.

Deve-se ler: Vereador actual (sem pelouros) candidato do PS á 4 anos.
(compincha do tal agente técnico Sequeira).

Obrigados.

..|||...

Anónimo disse...

Sabem a quem é que o desidério entregou os projectos quando entrou para a Câmara? Quem adivinha? E como é que está esse senhor agora? Será que o desidério tem feito a vida negra ao sr. que ficou a tratar dos projectos que ele fez?Ou será que o dito tem muito mais poder? Perguntem lá quem foi?

Anónimo disse...

##:::##

O Sr. que escreveu à 1h56 e os dois seguintes, cheira-me a três senhores instalados na cúpula do PS Albufeira e falam como políticos na defesa da liberdade ilusória que ajudaram a criaram no pós 25 de Abril. Cresceram neste sistema político e aprenderam as perversidades dele. Souberam aproveitar as falhas do sistema e instalaram-se no sistema, com um pé na política e outro fora. Vivem num sistema híbrido que lhes permite usufruir de um tráfico de influência junto da administração pública em benefício próprio e da sua clientela.
Hoje esta classe de políticos de segunda geração pós 25 de Abril, se querem ser oposição, não podem ficar pelos votos contra e abstenções que ficam apenas registadas em actas da reunião da câmara.
Sr.! Se algum politico de hoje pretende ser oposição, por não ter vencido as eleições, tem instrumentos à sua disposição para informar os cidadãos que votaram no executivo, que este está a tomar más decisões. Essa é a obrigação da oposição. Votar a favor quando assim se justificar e votar contra também quando for necessário, mas com o dever moral de informar os cidadãos do que vai mal e não é ficar apenas pela simples acta de reunião para não ir muito fora do sistema implantado: eu não faço ondas agora, porque vou precisar de ti mais tarde.
Você tem o dever moral e ético de informar os cidadãos via partido do que vai mal nas decisões camarárias da maioria absoluta, dando a sua opinião sobre as más decisões e de como se deveria gerir o Município.
Para ser franco consigo: conheci de perto políticos da primeira geração pós 25 de Abril, conheço de perto políticos da segunda geração, onde o Sr. se inclui, e conheço políticos, bem mais novos que o Sr. Os chamados de terceira geração pós 25 de Abril, os Srs que agora têm vinte a trinta anos.
Sinto que geração, após geração, a perda de valores têm sido mais acentuada e lamento que num futuro muito próximo terá de haver um grande debate nacional, para uma nova ordem política ao nível do poder local, regional e nacional.
Um novo modelo social, um novo modelo politico, um novo modelo cultural, uma nova ordem nacional, onde certamente o discurso do Sr. não terá lugar: “EU NÃO FAÇO ONDAS AGORA, PORQUE VOU PRECISAR DE TI MAIS TARDE!

##:::##

Tertuliano disse...

Senhor 1%!
Ora aí está. Agora temos o Zandinga a adivinhar e a preocupar-se sobre o conhecimento que tem deste e daquele. E, pela minha parte, o Sr iniciou um jogo muito controverso, em que as regras que usou foram suas e só suas. Talvez "deite cartas"! Seja lá como for, deve ter a sua auto estima bem elevada. E quando esta é demasiado elevada dá nisto. Juízos sobre os outros, como se fora um perito em análise inter-subjectiva. às tantas nem os deuses escapam. Deve saber as manhas deles todos, não?
Deixe-me só dizer isto com cordialidade: até é engraçado a gente fazer coscuvelhice sobre os outros, sobre as vizinhas, etc.... Mas elas conhecem-se bem. Têm razão, sou um advogado do caraças. Mas falhado. Por isso falhou mesmo só em 1%.

Miguel disse...

À medida que as eleições se vão aproximando o tom azedo vai aumentar, assim como, o destapar de careca de alguns candidatos à permanência, ou dos das listas de oposição.
Pois bem em relação à lista apresentada pelo PSD, não consigo ver um possivel sucessor para o cargo, uma vez que, não foram incluidos os tais delfins do partido, Sergio Brito, Alberto Saraiva, Rui Serodio e o Presidente das laranginhas Nuno Peixoto, entre outros que aqui já foram mencionados.
Não parece haver vontade de mudança no PSD, querem manter tudo na mesma e continuar a fazer ou pagar favores a amigos, ou melhor, queridos inimigos!!
No PS parece existir vontade de mudança, mas esta também é apenas aparente, pois tirando o cabeça de cartaz os restantes candidatos são velhos conhecidos do eleitorado albufeirense, mais, o candidato à Assembleia Municipal não abona nada em favor da dita mudança, e menos ainda em prol do discurso inovador do David. SR Vitor Clemente deve ter sido das pessoas que mais mal tratou esta terra, e ao mesmo tempo ainda conseguiu encher os bolsos.
Quanto ao PCP e ao CDS/PP não tenho nada a dizer, é o que é, já o bloco pode estragar as contas a muito boa gente.

Anónimo disse...

...;;
ISTO ESTÁ TUDO DOIDO.

O sujeito/a que mencionou 1% nunca disse que a pessoa seria advogado.

Agora ficamos fodos a saber que afinal o dito autor do comentário é mesmo advogado. (mas falhado)

Mais palavras par quê..!!
Não é ó Tertuliano..!!!

Anónimo disse...

Resposta ao
Anónimo das 20:05

O Desidério não tem um vizinho que por acaso é sobrinho e faz projectos??

Não tem uma nora que também faz projectos??

È essa a resposta?? Não é ??

Roberto Raposo disse...

Essa do Victor Clemente, não é desculpa para não darem um voto ao David, pois quem quiser pode votar noutro a a Assembleia Municipal.
Se não gostam do Sr. Clemente, é pá votem noutro, é que votar no David, não implica votar no Sr. Clemente.

Uma coisa é certa, Albufeira como está, não pode continuar.

Eu não quero a Albufeira, que tem vindo a ser construída nos últimos 8 anos.

Abraço

Roberto Raposo

Tertuliano disse...

Ao sr que se preocupa em "vasculhar" a vida de quem não conhece, Tertuliano dixit:

E Sou falhado, sim senhor! "Que vida boa era a de Lisboa"... e para o sr ficar mais satisfeito, como diz, "isto está tudo doido"... o que acha que os outros são depois de si?

Deixe-se de adivinhas e fale da realidade que os seus olhos ainda conseguem abranger.
Não se preocupe com quem não é candidato a nada, nem advogado, nem político, nem, engenheiro, nem arquitecto, nem médico, nem motorista, nem fiel de armazém, nem mordomo de festas, nem construtor.... porra que já estou cansado... Ainda por cima com um gajo que erra em 99% tudo o que diz...
Boa sorte pra si, felicidades,saúde.

Albertino disse...

Srº Raposo não se esqueça que por ser amigo do David Martins ~tanbem tem que se lembrar que quem começou a dar cabo de Albufeira foi o partido dele que esteve 27 anos á frente da Camara, nessa altura o Srº Xufre e cpa. punham e despunham á vontade deles, por isso , não ponha toda a culpa no Disidério apesar dele ter telhados de vidro , e desculpe que lhe diga o seu amigo de certeza que não vai ser nenhum Super Homem , isto porque voltar a pôr Albufeira no sitio certo só em sonhos, um abraço para si

Roberto Raposo disse...

Eu nunca disse que queria que Albufeira fosse reposta como estava, eu apenas disse que o que tem vindo a ser feito tem que parar.

Quanto ao David, ele não é o Xufre nem o Catuna, agora o Desidério, continua a ser o Desidério, toda a gente sabe a porcaria que tem feito.


Abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

E do Litos ninguém fala?
Pontos Fortes: liderança, proximidade do povo, simpatia, humildade, dedicado, trabalhador incansável, forte componente técnica em matérias de ambiente,ordenamento de território construção civil, excelente orador, elemento agregador da Juventude de Albufeira e muito mais.
Pontos fracos: não tem
Ameaças: Não se consegue identificar de momento
Oportunidades: Futuro Presidente da CM de ALbufeira e docente da EST da UAlg

Lamas

Albertino disse...

Sr. Raposo o seu amigo está no parlamento e diz amém a tudo o que o seu partido propôe . é por estas e por outras que se fosse eu que manda-se punha-os todos numa redoma de vidro , nem o Pinóquio conseguiu mentir tanto

Anónimo disse...

Resposta para o cidadão do dia 28 às 12.!0h.
Não! É pior do que isso. São muitos!!!