quinta-feira, 10 de setembro de 2009

TEXUGUEIRAS, TERRA SEM LEI?


As Texugueiras poderão não ser a ponta de um iceberg mas, que fazem parte dele não duvidamos.

O fadário dos moradores cumpridores leva mais de 3 anos, com interpelações e pedidos escritos, documentados com provas de ilegalidades e da Câmara Municipal, a entidade visada, sai um silêncio sepulcral.

Como os queixosos não foram vencidos pelo tempo e nem as conversas no recato dos gabinetes surtiram efeito, a insistência dos mesmos foi empurrada para o contacto com os juristas camarários que de tanta fala, levou a desconfiança do executivo a decretar que a partir de há uns dias atrás, os contactos fossem somente por escrito.

Não sabemos se vai ser em Albufeira que, pela primeira vez no mundo, se vai conseguir tapar o Sol com a peneira mas, não há dúvidas que as tentativas existem.

Este caso, a que o FORUM ALBUFEIRA deu outra visibilidade, já corre de boca em boca pela cidade e o concelho e deu ontem um salto de gigante , na medida em que passou para as mãos da Procuradoria Geral da República e para o Tribunal Administrativo.

As provas estão entregues e as instituições democráticas e fiscalizadoras, só têm de fazer o seu trabalho. Que se averiguem os factos e se apurem as responsabilidades de quem produziu os atropelos que ali estão bem à vista de todos.

Na documentação já publicada no blogue e noutra que está na nossa posse, é bem visível a sucessão de desautorizações técnicas, para as decisões passarem a ser políticas.

Não compete ao FORUM ALBUFEIRA e aos queixosos sentenciarem os factos mas, podemos produzir juízos de valor pelo facto de uma entidade pública e eleita, se esquivar a dar respostas convincentes sobre assuntos públicos que favorecem uns e desfavorecem outros, bastando haver um engenheiro especial pelo meio.

Curioso e intrigante, é também o facto do IGAL, o organismo público de fiscalização da administração local, ter recebido as mesmas denúncias meses atrás e nem resposta deu aos queixosos. Nesta nova ronda de denúncias, este organismo voltou a ser contactado e recebeu os mesmos documentos que lhe dão forma.

São situações como estas, de indiferença, praticados por organismos pagos com os dinheiros dos contribintes e que os deveriam servir, que levam os cidadãos à justa desconfiança nas instituições. E o mais grave é que, com a idade da democracia parlamentar, estes problemas vão-se agravando.

Quanto ás Texugueiras, os dados estão lançados e o executivo do PSD não vai conseguir travar a evolução da propagação e aprofundamento do caso entre a população.

Em período eleitoral e dada a relevância deste caso, esperamos que os chamados Partidos de oposição se inteirem do assunto e o introduzam como elemento de discussão, dadas as múltiplas áreas que abarca e que são de primeira importância na vida da população.

Vamos dar tempo, esperando que as instituições funcionem!


FORUM ALBUFEIRA

16 comentários:

Anónimo disse...

Pois, gaba-te cesta... o forum é que fez, é que acontece, é que divulga. O resto são tótós que vegetam em Albufeira. Não fosse este blog e tavamos feitos ó bife porque somos todos tapados e burros.
Anda de boca em boca? Onde? Nunca ouvi e a maior parte das pessoas nem sabe o que é a Texugueira.
Qual dos sr's do forum, ou familiraes, e que tem lá interesses? A seu tempo se saberá...

Anónimo disse...

Pelo cumprimento da lei do ruido.
Pelo cumprimento da proibição de venda de bebidas alcoolicas a menores.

Mosse Debe disse...

Mosse Debe e tu sabes o que se passa nas Texugueiras? conta lá que só sei o que estou lendo. Foram para a denuncia? Muito bem e dou todo o apoio e venham mais pessoas com coragem sobre outrras Texugueiras.

Anónimo disse...



http://forumalbufeira.blogspot.com/2009/09/texugueiras-terra-sem-lei-as.html





http://forumalbufeira.blogspot.com/2009/08/texugueiras-ilegalidade-solta.html





http://forumalbufeira.blogspot.com/2009/07/texugueiras-ou-farwest-city.html





http://forumalbufeira.blogspot.com/2009/06/texugueiras-convite-ao-esclarecimento_16.html





http://forumalbufeira.blogspot.com/2009/06/texugueiras-uma-urbanizacao-sem-lei-os.html





http://forumalbufeira.blogspot.com/2009_05_01_archive.html

Anónimo disse...

Amanhã na Câmara vai ser montes de confusão, o Rolo e o Desidério vão de fim de semana com as cuecas borradas.

brejos

Anónimo disse...

Eles tão-se é borrifando pás Texugueiras é pás queixinhas... e vão de fim de semana felizes e contentes

Anónimo disse...

Será, é que já está provado que as banhas derretem com a nervoseira e se o anónimo é de algm partido diga lá na sede que falem deste assunto, era capaz de ajudar. Vale? Não? Porra pá que você é mesmo anónimo em tudo.

carlos

Anónimo disse...

Estão! A existir a história das Texugueiras, vem por ai a baixo e quem se lixa vai ser um mexilhão qualquer da CMA.
Não vou a sedes de partidos.
A verificação de palavras para este comentário era "traque". Nem de propósito porque é o que os da CMA tão a fazer po forum e pas queixas das texugueirinhas.

Luciano disse...

Essa das Texugueiras ja enjoa... Nao ha mais nada que falar?

Se as Texugueias e um caso tao escandaloso, do que e que estao a espera de acusar publicamente quem devem em vez de se esconderem atras dum blog? Quando digo publicamente falo que queixas crime, meios de comunicacao, qualquer coisa que se veja.

Ou fazem alguma coisa ou calem-se com esse enjoo das Texugueiras que so meia duzia e que sabem onde fica.

CIDADÃO disse...

ALBUFEIRA ,terra sem lei.
Pelo cumprimento da lei do ruido.
Pelo cumprimento da proibição da venda de bebidas alcoolicas a menores.
Protestar contra as autoridades,que não fazem cumprir as leis,e que ao não serem cumpridas prejudicam centenas e centenas de pessoas,a favor de meia-duzia de "galifões",protestar,dizia eu, é um acto de cidadania.Asfixia democrática,tanto agora na moda, em Albufeira é de uma minoria preveligiada e dona da noite,contra uma maioria desprotegida.Revolta!Desobediencia civil.

Anónimo disse...

Luciano tás enjoado toma a pastilha, quem disse que não sabem onde é as Texugueiras se ainda hoje na Julia se falava do assunto ? Tás a ver meu se tá no café vai estar por todo lado.Não parem que este Luciano é da cor deles.

brejos

Anónimo disse...

Sr. Luciano.
Aproveito para fazer suas as minhas palavras.
Acrecentando o seguinte:
Se teem as provas, vão para o tribunal.
Não entregaram a queixa no IGAT.
Qual foi a resposta do IGAT??
Afinal em que é que deu???
A Câmara é culpada??
O Técnico é o culpado??

Se existem tantas provas, volto a repetir.
Vão para o tribunal, era o que eu fazia ou eu não me chamasse
SA

Anónimo disse...

ó Sr. Brejos falou-se no café da Julia naquele sitio só se fala mal de toda a gente é por isso que eu deixei de lá ir , a maioria das mesas estão ocupadas pela brigada do reumático que mesmo o Zé baixinho pôr preços para turistas eles lá continuam Zé pôe a bica a 2€ que desamparam-te a loja, força Luciano estás longe mas continuas a informar-te sobre a tua terra , o tal almoço está combinado

FREGUÊS DA JULIA disse...

Por essa ordem de ideias,faça-se uma reserva(como os americanos fizeram com os indíos) para lá pôr as pessoas que falam.Ainda não chegamos á Madeira,por enquanto e espero eu que nunca.Deixem-se de m...

Rosária M. disse...

Um pouco de lucidez senhores comentadores, não estamos diante de uma qualquer situação.

As Texugueiras, pelo que tenho lido nos textos e nos documentos, não são um assunto para brincadeiras.

Vejam, que está em causa um dos problemas mais graves do concelho de Albufeira, o ordenamento.

Autorizar mais do que está aprovado em documento é legal?

Podemos compreender que os primeiros compradores cumpriram as metragens estipuladas no alvará, com outra direcção de Câmara e que os últimos, ao bom estilo português do chico esperto, procuraram aquele gabinete que melhor mexe os cordelinhos no sítio certo.

Colocar estes factos na internet é muito bom e ter feito as denúncias junto das autoridades foi óptimo.

Concordo que temos de esperar porque as instituições do Estado têm os seus modos e tempos próprios para tudo.

Sem me imiscuir no vosso trabalho, a publicação de todos os documentos em vosso poder, aumentava o embaraço de quantos estão envolvidos.

Mas pronto, se assim decidiram é porque amadureceram todos os prós e contras.

A minha satisfação é total porque começa a nascer a coragem e os frutos do trabalho e dos riscos, vão aparecer.

Anónimo disse...

epá mas se és um cidadão responsável apresenta esses documentos