quinta-feira, 24 de setembro de 2009

SERÁ ALBUFEIRA DE DIREITA?


Não, de maneira nenhuma! Albufeira tem no seu historial o seu quinhão de resistência ao fascismo, tendo visto alguns dos seus filhos presos e perseguidos pelo regime.

Não sendo um bastião de acção, foi um bastião de resistência mental e de sofrimento, tendo fabricado também as suas figuras de relevo local, que nunca pactuaram com a exploração e a humilhação dos seus conterrâneos.

Nas primeiras horas do 25 de Abril, manifestou-se efusivamente e nos seus primeiros passos para substituir o poder corrupto de direita, escolheu homens de esquerda para dirigirem o concelho até às primeiras eleições livres, nas quais deu a maioria ao Partido Socialista.

A população de um concelho pobre, inserido numa região pobre e desprezada pelo poder centralizado do Estado Novo, nunca poderia apoiar os representantes daquelas forças que as oprimiram em condições de vida pouco acima da dignidade humana.

A população criou as suas expectativas, esperando que a riqueza produzida fosse usada para melhorar as suas condições gerais de vida, com destaques para a saúde, o ensino, a habitação e os salários.

A generosidade da população e com natural satisfação, acorreu às primeiras eleições onde o Partido Socialista, usando uma linguagem de esquerda e falando aos corações saiu vencedor, mantendo-se no poder à volta de 25 anos. Até à desilusão.

De Partido de esperança e com as oportunidades do Turismo em crescendo acelerado, rapidamente se deixou seduzir pelo oportunismo do betão e do desordenamento, passando a Partido carrasco de uma terra de beleza ímpar e de uma população que não hesitou em punir toda essa irresponsabilidade.

O Partido Socialista, por culpa própria, escancarou as portas à direita e já tinha estendido a passadeira àquele que sem grande dificuldade e para maior desgraça do concelho, o vem dirigindo até hoje.

A direita no poder, com Desidério Silva em presidente, dando largas aos interesses que alberga nas suas asas, intensificou a exploração desenfreada do imobiliário, assinou de cruz todos os projectos que em oito anos agravaram a descaracterização do concelho, deram força a sectores, como o da noite, que foi usurpando o sossego e criando a imagem errática de que Turismo é ruído, drogas e problemas de segurança.

Todos os erros graves de falta de estratégia para o desenvolvimento do concelho, praticados pelo PS, tiveram total correspondência na governação de direita, que até hoje se vê obrigada a repetir as promessas bolorentas dos estacionamentos, dos espaços verdes, da satisfação das necessidades do ensino e educação infantil, de saúde, de segurança, de habitação social e de qualidade de vida.

Oito anos de mentiras de direita, traduzidas em muitas promessas não cumpridas, oito anos de perda de identidade e empobrecimento geral, deixaram o concelho numa situação de grande fragilidade social, económica e financeira, da qual precisamos de sair, com novas políticas e novos protagonistas.

A 11 de Outubro, a população tem uma escolha séria para fazer e uma má escolha, ditará a continuação de más políticas e maus resultados.

11 de Outubro será o principio do fim do pesadelo?

FORUM ALBUFEIRA

24 comentários:

Anónimo disse...

Foram 8 anos que não te passaram cartão e tás sentido... querias tacho e não to deram...

Anónimo disse...

Podemos não ter dinheiro para o Ensino, para a Saúde ou para Formação mas, para festas e viagens, vivemos à rica e á Francesa.

Transporte para meia dúzia de pessoas para irem lanchar um bolinho e um Chazinho à Casa da Avó aqui tão perto (no Algôz) o transporte Público não servia.

Um membro do poder Autárquico foi descansar uns diazinhos ali ao lado (em Montevideu – Uruguaio – América do Sul, outros foram descansar uns dias em terras Austríacas, O querido grupo Folclórico dos Olhos de água foi passar um fim de Semana ao Canadá e levou na bagagem uns quantos presentes para os amigos.

Meus Senhores e isto tudo a ser pago pelos contribuintes.

Concordo perfeitamente que as instituições sociais e recreativas sejam apoiadas, mas não desta maneira.

APOIOS – RANCHO FOLCLÓRICO DOS OLHOS DE ÁGUA – PROPOSTA =

Subscrita pelo Senhor Presidente foi apresentada uma proposta, relacionada com a realização da “Viagem a Toronto – Fim-de-Semana dedicado à Região do Algarve”, do seguinte teor:

“O Rancho Folclórico dos Olhos d’Água, através do documento anexo, solicitou à Câmara Municipal, apoio para a viagem em epígrafe, que irá ter lugar de 9 a 14 de Setembro de 2009.

Considerando que,

1. Que o evento se enquadra na alínea b), do n.º 4 do artº. 64º da Lei 169/99 de 18 de Setembro; na redacção dada pela Lei nº 5-A/02, de 11 de Janeiro, que confere à Câmara Municipal competência, para apoiar ou comparticipar pelos meios adequados, no apoio à actividade municipal, de natureza social, cultural, desportiva, recreativa ou outra;

2. Que a viagem em epígrafe, resultou de um convite da Casa do Alentejo de Toronto, para a realização de um fim-de-semana dedicado à Região do Algarve;

3. Que através desta viagem o Rancho Folclórico de Albufeira pretende levar até Toronto, a tradição, o folclore, os sons e sabores de Albufeira, contribuindo desta forma para a sua divulgação e promoção;

Proponho que:

A digníssima Câmara Municipal delibere apoiar o Rancho Folclórico dos Olhos d’ Água nos seguintes termos:

· Atribuição de uma comparticipação financeira no valor de € 15.000,00 (quinze mil euros), mediante apresentação de documentos comprovativos da despesa referenciada no pedido;

· Cedência de 1 medalha (com estojo), alusiva ao Concelho de Albufeira;

Cedência de 5 sacos com brindes e algum material promocional do Concelho de Albufeira.”

Poderíamos fazer as contas, 3 anos de salário mínimo gastos por estes Senhores num fim de Semana.

SÓ ME RESTA PERGUNTAR ONDE ESTÃO VALORES MORAIS DESTA SOCIEDADE ?

C/a devida vénia ao Blog "O Medronheiro"

Anónimo disse...

Folclore em Toronto. Passeata em Linz.

As crianças da Escola Básica e Secundária de Vale Pedras, tomam banho de água fria, depois das aulas de Educação Física, porque o aquecimento não chega para todos. 112

Desidério diz, que o estabelecimento de ensino não foi abrangido pela transferência de competências para a Câmara Municipal de Albufeira, e, encaminha os pais Albufeirenses, das crianças Albufeirenses, para a resolução do problema junto do Conselho Executivo da Escola, qual Pôncio Pilatos. 113

Entretanto, Desidério, subscreve e propõe, PSD e PS aprovam por unanimidade, e, a CMA, dá 15 mil Euros ao Rancho Folclórico dos Olhos de Água, para que este se desloque ao Canadá, a convite da Casa do Alentejo de Toronto. Qual o retorno para Albufeira e os Albufeirenses? 120/1

Desidério também subscreve e propõe, PSD e PS aprovam por unanimidade, e, a CMA, dá, 29,220,56 Euros para deslocações à Áustria, no âmbito do acordo de geminação. Qual o retorno para Albufeira e os Albufeirenses? 126/7/8/9

E as crianças de molho em água fria.
E as gripes à porta.

devida vénia ao blog "rais parta ó miúdo!"

CIDADÃO disse...

Pelo cumprimento da lei do ruido.
Pelo cumprimento da proibição da venda de bebidas alcoolicas a menores.
A LUTA CONTINUA!

Anónimo disse...

no Barlavento dia 24-09-89
David Martins(PS -Albufeira)
Recuperou a figura de D. sebastião e vai promover um assalto ao castelo de Paderne, numa noite de lua cheia. O Professor herrero vai levar para o local as corujas e os mochos para recriar a magia, de forma a que a fortaleza cai nas mãos de D. Sebastião, digo , David Martins.
este comentário é meu
acho que nem numa noite de nevoeiro ele vai ser presidente da C.M.Albufeira, isto porque como vai perder e com grande diferença lá vai voltar para a assembleia da republica para ter uma reforma aos 40 anos, enquanto quem trabalha e como isto vai só aos 70 anos é reformado e com uma reforma de pouco mais de 300 euros e é se houver dinheiro para isso

JP disse...

Estás mal informado David não é candidato a deputado.Ignorante!

j.e.simões disse...

A diferença entre direita e esquerda é, em meu entender, fundamentalmente cultural. Estes dois modos de ver a sociedade, antagonizam-se nos seus valores essenciais. A Revolução Francesa idealizou uma plenitude utópica: liberdade e igualdade são essencialmente diversas, e para privilegiar uma delas, há que delimitar a outra a parâmetros precisos. A direita privilegia a liberdade; nunca o diz expressamente, mas é apenas porque lhe convém: a sua noção de liberdade é individual, nunca tem uma perspectiva colectiva e universal da mesma. A esquerda privilegia a igualdade. Ela sabe que na liberdade podem caber "liberdades" que oprimem, em vez de libertarem, e relativiza-a, por isso. A expressão cultural mais genuina da esquerda não é, porém, nenhuma delas, mas sim a solidariedade.
E Albufeira? Com PSD ou com PS, sempre me pareceu bastante semelhante... Vista à distância (relativa) a que ainda a posso julgar, parece-me uma sociedade fechada e conservadora, sem sentido participativo de cidadania e absolutamente resistente às mudanças. O cosmopolitismo de que se vê cercada, desagrada-lhe, no fundo; só o admite por razões negociais, de benefício material, e não porque o deseje para si.

Os políticos têm as costas largas... Como afirmava Bertrand Russell, em democracia tem-se aquilo que se merece. Ou seja, "pesadelos" e "paraísos" feitos por nós, à nossa medida...

Anónimo disse...

foi o melhor)
Aqui vai o copy / paste...

Sobre a actuação da Assembleia Municipal (AM) não me pronuncio, sendo um órgão soberano, desempenha (presumo) o seu papel de acordo com os interesses do concelho.

O mesmo já não poderei dizer de alguns membros que a compõem;

O angariador de trabalhos para o Arquitecto chefe da CMA, chegou a secretário da referida (AM).

Não se contendo com o cargo, é que isto agora está péssimo cá fora, (a empresa está quase falida, trabalho na profissão não é com ele, “é fraquinho”) arranjou lugar para vereador nas próximas eleições por troca com o bombeiro.

Entre copos e a amizade com o nº2 da CMA, ainda vamos ver o tal engenheiro “fraquinho” a dar despachos sobre planos de urbanizações e demais relacionado com obras, claro está com toda a colaboração do Arquitecto chefe.

Tenho uma sugestão:

A câmara está com falta de espaço para colocar os empregados, este vereador se for eleito poderá ocupar um cantinho do gabinete do Arquitecto chefe.

Assim estava tudo á mão. (parecer favorável / aprovação na hora) ganhava-se tempo e espaço para algum novo funcionário (quem sabe talvez para o filho do ex-PS).

Assim vai a política em Albufeira:

Sr. Desidério quer um concelho:

Não deixe que esse pelouro, o das obras vá para alguém que tem as mãos muito sujas (não do trabalho) tome conta desse pelouro e mande esses incompetentes, bêbados, etc, etc, tomar conta da casa deles.

10 de Agosto de 2009 12:22

18 de Setembro de 2009 0:26

20 de Setembro de 2009 23:14


Anónimo disse...
O futuro faz-se em cada segundo. Se estou sentado e me decidir a levantar, mudei o meu futuro.

Na política é igual! Quando decidimos levantar-nos já nada volta atrás.

Os professores decidiram levantar-se e nada ficou igual. A ministra continua de pedra e cal até ao despedimento mas o 1º Ministro, de outra argúcia, fugiu da morte política e mudou de opinião, até vermos.

Os professores tornaram-se finalmente os homens e mulheres da rua e transformámos a nossa angústia em mudanças de atitudes que mantinham a impertinência do autoritarismo.

O voto do homem da rua não perdeu importância, quem o recebe habituou-se a brincar com ele e, como diz o autor do post, não menosprezem o muito de inteligência que está para além dele.

professor

20 de Setembro de 2009 23:57

Anónimo disse...

JP
seu estupido ignorante. O David Martins é deputado do PS

Anónimo disse...

23:39: os comentários até nem estavam maus até apareceres com este lixo que andas a cagar em todos os posts deste blog

Firmino Santos disse...

Na minha modesta opinião, Albufeira não é de direita e se estamos a apanhar com um choque deles é tudo mesmo por causa do descaramento e da pouca vergonha dos Ps e se formos a continuar a apanhar com o direitista Desidrio é sempre por causa deles outra vez.Os males duns são os males dos outros, os vicios duns são os vicios doutros e como diz o poeta da bola Pinto da Costa só sei que não vou por aí.

Anónimo disse...

Após uma leitura atenta do Programa eleitora do PSD observa-se o seguinte:

NÃO SE FALA:

- Baixar impostos municipais ( IMI , Taxas…)
- Reduzir CUSTOS
- Desemprego
- Apoio social e económico a desempregados e desfavorecidos

Pensamos que talvez sejamos nós que vivemos noutra cidade….

FALA-SE:

- Ampliar o Estádio Municipal
- Criar as condições para a construção do Hospital Particular, em Vale Paraíso
- Continuar a aposta nos eventos de grande nível que ajudem a projectar Albufeira
(Final de Ano, Dia da Cidade, etc).
- Continuar a aposta na Escola de Actividades Aquáticas.
- Continuar a aposta no embelezamento de ruas, avenidas e rotundas.

São estas políticas que a Cidade precisa?


Só como curiosidade a palavra “Continuar” é referida Programa do PSD 37 vezes, só por esta razão pensamos que é mesmo esta a OPORTUNIDADE DE MUDAR.

VOTA BLOCO ESQUERDA

Anónimo disse...

11:03
bla bla bla bla bla bla bla bla bla BE bla bla bla bla bla bla BE bla bla bla bla bla BE
e vai ser ve-los 2ª feira a fazerem governo com PS

Anónimo disse...

Votar no Bloco de Esquerda já não é uma alternativa é mesmo uma necessidade porque o Bloco de Esquerda está preparado para ser Governo do País, tem gente competente e séria coisa que falta ao bloco Central de interesses PS:PSD e CDS e tal votação deve ser ampliada no dia 11 de OUTUBRO de 2009, para a Câmara Municipal de ALBUFEIRA, porque o candidato do BLOCO DE ESQUERDA é de longe o MELHOR, o mais, instruido, o que tem um melhor curriculo académico e profissional, o mais experiente e aquele que tem as mãos limpas ao contrário dos negócios sujos do DESIDÉRIO, DAVID e Companhia LIMITADA, por mafiosos duvidosos e perigosos.
VOTA BLOCO DE ESQUERDA NAS LEGISLATIVAS E NAS AUTARQUICAS
VOTA NA OPORTUNIDADE DE MUDAR!!
José Fonseca da Silva Socrates

Anónimo disse...

palhaço de cima:
bla bla bla bla bla bla bla bla bla BE bla bla bla bla bla bla BE bla bla bla bla bla BE
e vai ser ve-los 2ª feira a fazerem governo com PS
bla bla bla bla bla bla bla bla bla BE bla bla bla bla bla bla BE bla bla bla bla bla BE
e vai ser ve-los 2ª feira a fazerem governo com PS
bla bla bla bla bla bla bla bla bla BE bla bla bla bla bla bla BE bla bla bla bla bla BE
e vai ser ve-los 2ª feira a fazerem governo com PS
bla bla bla bla bla bla bla bla bla BE bla bla bla bla bla bla BE bla bla bla bla bla BE
e vai ser ve-los 2ª feira a fazerem governo com PS

Anónimo disse...

Eu voto Bloco de Esquerda.

Anónimo disse...

O bloco é um partido perigoso e com gente que pensa que o dinheiro do estado vem dos poços de petroleo que não temos,não passam de um bando de chupistas estatais e subsidiodependentes querem direitos trabalhem.

Anónimo disse...

O presidente Desiderio sempre tem algum receio está dando ordens para todos trabalharem junto de toda a gente e que não deem folgas é que a consciencia pesa.

brejos

Anónimo disse...

Essa geração do antes do 25 de Abril já morreu ou está podre e às tantas, Albufeira é mesmo de direita.
Então o Salazar não é o "Grande Português" do programa da RTP?

Anónimo disse...

Antes um tijolo que um bloco.

Anónimo disse...

VOTA NO BLOCO DE ESQUERDA QUE TE DÀ A OPORTUNIDADE DE MUDAR, a canalha que está na Câmara e vão resolver todos os problemas basta ler o Programa deles, está na internet, foi o primeiro a ser apresentado é inovador e vão acabar com o DESMPREGO. VOTA BLOCO DE ESQUERDA A 27/09/09 e a 11/10/09 e vás ver como tudo muda para melhor!!!!!!!!!! o VOTO é BE.
Manuel Jão Freitas

Anónimo disse...

ó Manuel jão Freitas acabar com o desemprego, ó amigo não me faça rir ,

Anónimo disse...

GRANDE VITÓRIA DO PSD EM ALBUFEIRA!
GRANDE DERROTA DOS SOCIALISTAS EM ALBUFEIRA!

2005 - PS 6506 - 45,20% | 29.74% 4499 (-2007)
2009 - PSD-4162 - 28,92% | 29.06% 4396 (+234)

PSD SOBE EM ALBUFEIRA!
DERROTA DOS SOCIALISTAS COM A PERDA DE 2007 VOTOS!

Anónimo disse...

CEGO É O QUE NÃO QUER VER A GRANDE VITÓRIA DO PSD EM ALBUFEIRA.
E A GRANDE DERROTA DO PS!


Albufeira

PS
2005 - 3167
2009 - 2195 (DESCE)
PSD
2005 - 2365
2009 - 2437 (SOBE)


GUIA

PS
2005 - 690
2009 - 535 (DESCE)
PSD
2005 - 423
2009 - 452 (SOBE)


PADERNE

PS
2005 - 779
2009 - 463 (DESCE)
PSD
2005 - 407
2009 - 419 (SOBE)


OLHOS DE ÁGUA

PS
2005 - 688
2009 - 481 (DESCE)
PSD
2005 - 498
2009 - 487 (DESCE 11 VOTOS... ESTAVAM DE FÉRIAS OU COM GRIPE A)


FERREIRAS

PS
2005 - 1182
2009 - 825 (DESCE)
PSD
2005 - 469
2009 - 601 (SOBE)


G R A N D E
V I T Ó R I A
D O
P S D