segunda-feira, 21 de setembro de 2009

QUEM MATOU O COMÉRCIO LOCAL?

A propósito da entrega pela CMA, de mais 40.000 euros à ACRAL


Sentado em cima dos milhões, naquele que é o mais recheado orçamento camarário (em proporção com o nº de habitantes), o sr. Desidério Silva, não pára na sua senda mistificadora da realidade que ele e o seu Partido criaram.

Em oito anos de governação, os elencos camarários laranjas foram os piores para o comércio tradicional da cidade. Nunca tiveram uma estratégia para a sua sustentação e, pelo contrário, afogaram-no com as suas políticas erradas e promessas não cumpridas. Fecharam ruas, provocaram o caos nas cargas e descargas, ainda hoje os parques de estacionamento não existem e assinaram de cruz a implantação descontrolada da média e grande distribuição.

A cereja em cima do bolo da inclinação para a defesa dos grandes interesses contra o comércio local, foi o planeamento ao milímetro com os seus empreendedores, que levou o actual presidente-candidato ao recurso à mentira descarada da negação do novo centro comercial na Guia, quando a discussão pública já tinha decorrido.

Com o poder crítico do comércio e restauração a subir face ao seu crescendo de dificuldades, agravadas pelo incumprimento da edilidade quanto a investimentos públicos, a contestação teve pelo menos dois momentos de explosão traduzidos em centenas de comerciantes a pedirem explicações, que levaram o executivo camarário a acordar da sua ignorância e o que fizeram foi montar o seu espectáculo de vazio de ideias, recorrendo à agência laranja para o enterro do comércio - a ACRAL.

Faltando a visão mas não faltando os dinheiros públicos, Desidério Silva e o PSD, com o apoio do PS, untaram as mãos da ACRAL com dezenas de milhares de euros para o desperdício numa campanha falida de criação de logótipo e cartazes de apoio ao comércio, com os resultados nulos que se conhecem, mas as ruas continuam desarranjadas, desordenadas e mal iluminadas, os impostos elevadíssimos, os ciganos no activo, a chinesice do dinheiro fácil a ocupar os espaços que os portugueses não aguentam e a especulação imobiliária em números incomportáveis para a realidade.

Com a pressão da campanha eleitoral à porta e sabendo do descontentamento instalado, agravado pelo mau ano económico, voltam-se a abrir os cofres do erário e salta mais um cheque de 40.000 euros, tudo dado em nome do comércio que não pára de se afundar. Projectos da autarquia ou do presidente-candidato, zero! Encomenda-se ao parceiro-coveiro, a ACRAL, que nunca fez nada por Albufeira.

E relembramos a população que, como compensação pelo apoio dado à implantação da nova grande superfície a nascer na Guia, o executivo, também com o apoio do PS, entregou de mão beijada a esta associação, um terreno na Correeira no valor de muitas centenas de milhares de euros pelo que os desafiamos a publicarem os termos e as razões dessa negociata e na qual não foi aposta, por recusa, a assinatura de todos os dirigentes locais da ACRAL.

Durante dois mandatos, o executivo praticou uma política de desrespeito para com as micro e pequenas empresas do concelho, quase liquidou as duas centralidades de negócios da cidade, as Areias/Sá Carneiro e a baixa e ainda agravou todos os impostos que sobre elas recaem.

Com o crescimento exagerado da cidade e da oferta, agravaram a sazonalidade sem que tivessem posto em prática qualquer plano para o seu combate e perante os relatos do aumento das dificuldades de tesouraria e do desemprego, não se lhes ouve qualquer proposta de apoio mas já adiantaram 40.000 mil euros para um qualquer milagre...



FORUM ALBUFEIRA

43 comentários:

Zenóbio disse...

este comentério é da autoria do Sr. Piripiri penso eu, quanto ás ruas fechadas ao trânsito essa dá-me vontade de rir porque todos os que têm lojas ou bares e outros afins só ficaram a ganhar, faz-me lembrar quando fecharam o jardim ao trânsito ia ser o fim mas provou-se que não era assim. quanto aos chineses se aparecer algum a oferecer dinheiro ao homem do piripiri de certeza que ele não vai fazer ouvidos de mercador e passa logo a loja, e se o subsidio em vez de ter sido dado á ACRAL tivesse sido para a ACOSAL de certeza que a conversa era outra.

CIDADÃO disse...

Pelo cumprimento da lei do ruido.
Pelo cumprimento da proibição da venda de bebidas alcoolicas a menores.

Anónimo disse...

Ó Zenóbio o que seria deste blogue sem essa inteligemcia rara de troca tintas. Deixa lá o piripiri do homem que é para a mulher dele e vê se dizes coisa de geito. Sabes o que o Desiderio prometeu na Sa Carneiro? não sabes ? e do que andou na rua prometer há 4 anos nada fez ó zenobio. Porque não vais zenobiar para outro lado e se não sabes dizer nada de geito, cala-te .

brejos

Anónimo disse...

Quando é que o autor deste post morde a lingua ??
Dasse, ainda gostava de ouvir alguma coisa construtiva dessa boca!

CAÇA CROMOS disse...

Luís Alexandre, de acordo com a sua conveniência politica, e até profissional, assina posts.
Este, logicamente, não assina, porque é Presidente da ACOSAL – Associação de Comerciantes e Serviços de Albufeira, rival da ACRAL, a associação visada e enxovalhada neste artigo, subscrito pelo Forum Albufeira, do qual, Luís Alexandre é dirigente.

Luís Alexandre, em reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Albufeira referiu:

- "... ter enviado para a Câmara Municipal (...) o plano de actividades da associação, contendo as iniciativas que esta pretende levar a cabo (...) naturalmente com o imprescindível apoio da Autarquia..."

e

- "... teme portanto que possa vir a ser posta em causa a realização das iniciativas programadas, uma das quais, mais concretamente o “Festival da Cataplana” está já aprazada..."


Desidério responde e adianta:

- "... respeitar muito a ACOSAL, a qual tem sido apoiada em tudo quanto tem organizado, tem visto satisfeitos todos os seus pedidos não obstante alguns serem apresentados em cima dos acontecimentos, embora a intervenção e o apoio municipais não sejam normalmente valorizados no que à visibilidade pública das iniciativas em causa diz respeito, sendo é mesmo muitas vezes ignorados, o que não é correcto."

Luís Alexandre responde:

- "... concedendo embora que nem tudo tenha sido perfeito (...) o que terá originado que a programação dos eventos (...) possa não ter sido planeada com o rigor desejável..."

Já agora, e a propósito da presença de Desidério nas Associações e seus eventos, tão criticada neste blog, por autores e comentadores, é de referir a seguinte intervenção de Luís Alexandre:

- "... nunca houve qualquer alheamento ou menosprezo pelos apoios camarários, nem quaisquer reticências em dá-los a conhecer uma vez que o Senhor Presidente foi convidado para todas as iniciativas da associação..."

Assim, a conclusão de que o Forum Albufeira não passa de um pretexto para veicular frustrações politicas, associativas e ódios, é, mais do que evidente, sendo este artigo, de facto, a cereja em cima do bolo de que falam no artigo

Anónimo disse...

o sr. piripiri nao vai parar...coitado do proximo

Anónimo disse...

O senhor caça cromos é muito culto mas também é muito irritadiço e fala da guerra das associações mas o que interessa a nós comerciantes não lhe interessa a ele.

O texto causou-lhe brotoeja no estômago e no cérebro mas como cidadão, só vejo verdade no que está escrito.

Quem viu a Sá Carneiro e a vê hoje é de bradar aos céus e não é mentira que foram quase 200 comerciantes pedir contas ao presidente da Câmara.

Foi dito nessa reunião, onde estive, que no próximo mandato o presidente se comprometia de novo a fazer uma intervenção, a mesma que prometeu nas outras eleições e não fez nada.

Aos comercios não interessam nada as guerras de associações, aquilo que se deseja são soluções da autarquia e não se viu nada.

O senhor do comentáriopode dizer o que lhe apetecer mas não vai apagar o que foi prometido e não foi cumprido.

Boa noite

CAÇA CROMOS disse...

Irritadiço? Moi? Não, nadinha. Só se as caixas registadoras estiverem meio cheias.
E para brotoeja já não tenho idade, muito menos no estômago e no cérebro, únicos locais onde esta maleita não se manifesta.
Vá lá, leia com atenção o que escrevi... Já leu? Leia outra vez... Ok, muito bem. Onde lê algo que implique não concordância (ou concordância) com os comerciantes? Não lê. Pois é, os comerciantes nem sequer são mencionados.
O que está posto em causa é a isenção do Fórum Albufeira e deste blog para emitir opiniões e juízos de valor acerca dos quais, um seu dirigente - Luís Alexandre, que é dirigente da ACOSAL - tem em curso, faz tempo, sérias divergências (ou guerra como lhe chamou) com o Município, Desidério e a ACRAL. Somente.
Diz que foram quase 200 comerciantes a manifestar-se - quase - e que esteve lá. Sabemos que, contas por alto, nestas coisas é à Portuguesa, é como o sal nos cozinhados, quanto baste, e, onde se vê 10, eu vejo 5 e o vizinho diz que só viu 1. Já o Fórum, diz que foram centenas. Tem mais impacto e sempre dá um ar mais revolucionário à coisa.
Neste post do Fórum, só vox et praeterea nihil de quem tem contas velhas e bolorentas a ajustar e tempo perdido. O meu. Mais valia regar a relva.

CAÇA CROMOS disse...

E claro, o obfirmado da quijila com o ruído lá vai empestando.

Anónimo disse...

Sr. Caça Cromos, já ouviu a expressão "pérolas para porcos"?

Pois é...

CAÇA CROMOS disse...

9:59: Diz-se 'pérolas A porcos'

CAÇA CROMOS disse...

Ainda a propósito do comércio tradicional e dos comerciantes, e tendo em conta que as generalizações são sempre perigosas e ofensivas, porque existem, obviamente, excepções, desde sábado, já coleccionei 2 cromos:

comerciante A:
- objectivo: compra de Playstation 3 Slim 120GB SONY COMPUTER
-- Eu: Boa tarde
-- Comerciante: (1/2 minuto depois) Bom dia
-- Eu: Ó Amigo, bom dia? já são 3 da tarde!
-- Comerciante: (mal disposto) Pois são, mas eu ainda não almocei e para mim se não almoçar é bom dia
-- Eu: então bom dia para si também amigo. Volto mais tarde porque não faço compras da parte da manhã
---- Fui à Worten e, para além de poupar 55e, sim, 55e!, ainda ofereceram um jogo e o gaiato ficou a ganhar...

comerciante B (garrafeira não pertencente aos grandes grupos a operar em Albufeira):
- objectivo: compra de espumante tinto
-- Eu: Tem espumante tinto?
-- Comerciante: Sei lá o que é isso, aqui não temos dessas esquisitices
---- Fui a uma grande superfície, não paguei uma das garrafas da caixa por estar em promoção, e ainda comprei umas mercearias que geralmente são adquiridas em Albufeira, na loja da esquina.

Certamente que, dirá a ACOSAL, o Fórum Albufeira e o Luís Alexandre, que a culpa é da CMA, do Desidério e da ACRAL, por estes comerciantes não se modernizarem, não se actualizarem, não terem investido no negócio em época de vacas gordas e não dispensarem à atenção ao cliente nacional e residente, mais importância do que a que facultam ao turista estrangeiro que, nos meses de verão, lhes deixam uns trocos e não voltam mais.

A culpa é de Desidério e da ACRAL, pois claro!

Anónimo disse...

Até que enfim que a discussão tem pés e cabeça...

A.M.G. disse...

O caça cromos laranja não negou nenhuma das verdades escritas... escreve para desviar as atenções da verdade nua e crua... parabens Alexandre, os comerciantes apoiam-te.

CAÇA CROMOS disse...

13:10: laranja ou não, talvez sim, talvez não.

Não neguei? Você é disléxico?
Faça lá um esforço e levante os olhos 3 comentários acima. Tire as palas. Dou uma ajuda:
"... estes comerciantes não se modernizarem, não se actualizarem, não terem investido no negócio em época de vacas gordas e não dispensarem à atenção ao cliente nacional e residente, mais importância do que a que facultam ao turista estrangeiro..."

Verdades? Quais? As suas.

Quantos comerciantes você representa? E a ACOSAL?

Luís Alexandre: vejo que um dos seus pares reconhece que o post é seu, o que confirma o teor do m/ comentário das 00:02. Afinal valeu a pena não regar a relva.

Mosse Debe disse...

Mosse Debe temos um caça cromos de serviço e é pago com os 40.000 ou vêm do serviço de espionagem da candidatura do Desideério? Como está an moda...

CAÇA CROMOS disse...

14:28: Boa Páscoa para ti também.

Rosária M. disse...

O estado da economia local e o papel do comercio local, estão primorosamente classificados no post do FORUM.

A Albufeira do turismo não passa sem o seu comércio e restaurantes, que têm de ser acarinhados, porque dão a maior parte do emprego no concelho.

Se estes estão mal, o resto ficará bem pior. A falta de clientes trouxe a falta de dinheiro e a imagem e a qualidade podem ser postas em xeque, como está a ser posta em causa a segurança, pelo Foreign Office inglês.

Que Albufeira está doente ninguém tem dúvidas. Que a Câmara assobia para o lado, ninguém tem dúvidas. Que o futuro vai trazer mais desemprego e falências ninguém tem dúvidas. Que a revolta das pessoas vai aumentar, ninguém tem dúvidas.

E o que fazem todas as autoridades?
Para já deixam que tudo corra a ver no que vai dar, mas nos jornais só se falam dos muitos milhões de euros de prejuízos que em cada dia não param de subir.

Está visto que quem sobreviver á catástrofe, vai ter de trabalhar ainda mais para pagar os buracos do Estado.

Os dias vão passando e nem o País ou Albufeira, vêm a luz ao fundo do túnel.

CAÇA CROMOS disse...

15:31: ninguém tem dúvidas? Eu tenho.

Anónimo disse...

q pena dos comerciantes. sempre pagaram mal nos restaurantes e cafés e no antigamente em vez de gastarem os lucros nas lojas para ficarem melhores quiseram foi comprar mercedes e fazer casas para mostrar aos amigos vizinhos e familia que ganhavam muito guito.
não tenho pena nenhuma e é muito bem feito se tão mal. ainda bem que arranjei trabalho noutros sitios pq nos comerciantes era só escravatura e ser mal tratado desde miudo

Zenóbio disse...

ó brejos por acaso já foste ao médico se não foste quando ires lá manda fazer um exame á cabeça pode ser que ele descubra o que é que tens lá dentro

Anónimo disse...

Á o caça cromos e o mata comerciantes e depois ainda vem o explorado desde miudo que foge dos comerciantes porque vale menos que um mercedes... tanto parvo á solta nesta terra. Como é que toda a gente pode ganhar bem se as pesoas veem cada vez menos e com muito menos dinheiro ?

albufeirense

Anónimo disse...

Como é que a acosal pode ter m presidente ha mais de 4 anos e qe nunca deu conta do seu comercio,quanto mais dos outros.foge mom...

Anónimo disse...

a oposição ao post não escreve nada de geito e só faz ataques a pessoas que não lhes dá cavaco... digam que o comercio da terra está bem de saude com provas...vou ver o que respondem...

albufeirense

CAÇA CROMOS disse...

19:30/56: Bom Natal para ti também.

CIDADÃO disse...

Ao cromo caça cromos aqui vai o que não gosta de ver escrito:
Pelo cumprimento da lei do ruido.
Pelo cumprimento da proibição da venda de bebidas alcoolicas a menores.
Vou repetir até o problema estar resolvido,se vive bem e no silencio melhor ,porque há muita boa gente que não,portanto não fique "marafado"se outros lutem para ter o seu nivel de vida.Fica-lhe mal....

CAÇA CROMOS disse...

21:32: Bom Ano Novo.

CIDADÃO disse...

Cromo caça cromos venho retribuir a sua simpatia,desejando para si tambem um BOM ANO NOVO.

CAÇA CROMOS disse...

Desde a publicação, ontem. O post já foi alterado 2 vezes. Qual é a aflição do Fórum?

Anónimo disse...

deixem-se de tretas, o voto só pode ser no BLOCO DE ESQUERDA, o unico que nos dá A OPORTUNUDADE DE MUDAR a Câmara M. de ALBUFEIRA

JOÃO DE SOUSA

CAÇA CROMOS disse...

22:26: cruzes, credo, Maria, José!
Vade retro!

Anónimo disse...

O caça cromos é o pide de serviço com os olhos postos que aposto vai ser assim atá ao dia 11 outubro. O desiderio sempre tem medo dalguma coisa e para rematar vem o do bloco de esquerda, irmão siamês que já esqueceu a treta dos independentes.

albufeirense

CAÇA CROMOS disse...

23:25: Bom Carnaval.

LÁPIS AZUL disse...

PIDC

Direcção Geral de Segurança

Anónimo disse...

afinal quem tem medo da mudança só os desidérios dos tachos que perdem, eu que sou pobre tanto se me dá venha mesmo o BLOCO DE ESQUERDA que nos dá A OPORTUNIDADE DE MUDAR a Câmara M. d ALBUFEIRA

Ricardo Alexandre

Anónimo disse...

BE em letra grande... o chavão do BE em letra grande... tás mascarado de Ricardo e andas à procura de tacho na CM e pelo BE... certinho, direitinho. vai fazer campanha pá rua

Anónimo disse...

Quem matou o comércio?
Os próprios comerciantes tacanhos e retrógrados que só querem é encher a mula e amealhar

Anónimo disse...

Tive durante dez anos consecutivos,um estabelecimento de restauração.Quando lhe "peguei" estava "queimado", e ao fim de algum tempo, já era um dos que mais café vendia em Albufeira.Não defendo nem acuso a politica camarária, mas é um facto que as casas que oferecem qualidade e bom serviço nunca se ressentem nas crises.A responsabilidade começa nos proprietários ,que não se podem acomodar.Os tempos mudam, o mercado muda, tudo muda, e temos que saber acompanhar essa mudança.Não me consigo esquecer que, quando vim para Albufeira, em 1987, fui pôr o Totoloto e quando pedi uma caneta para preencher o boletim, o dono da loja disse-me que, se não tinha caneta, não metesse o Totoloto.Infelizmente ainda há alguns comerciantes com esta mentalidade, e enquanto não mudarem, não adianta atribuir culpas a outrem.

Anónimo disse...

força Desidério vamos dar mais uma grande banhada a eles, sexta feira lá estarei no hotel Montechoro para mais um grandioso jantar. viva Albufeira o Desidério e o PSD

Remexido disse...

A MALTA QUER É JANTARES,BAILES,EXCURÇÕES E BEIJA-MÃO O RESTO QUE SE F...AS FUTURAS GERAÇÕES QUE PAGUEM O REGABOFE EM ALBUFEIRA.

Anónimo disse...

e dia 11 ainda te vais remexer mais hahahahaha

Anónimo disse...

Seus comilões de jantares à borla, eu que sou pobre ninguém me convida porque será ? Esse Desidério tem uma pança que parece que está prenhom mas a papinha maizena vai acabar.
Serrão Pontes

Anónimo disse...

o amigo Serrão Pontes se quizeres ir lá jantar faz como eu paga 10 euros