sábado, 26 de setembro de 2009

QUE SAÍDAS PARA A CRISE EM ALBUFEIRA


Antes do rebentamento da bolha que provocou o caos económico e financeiro que varre o mundo, já Albufeira estava em estado virosal adiantado e vinha criando as suas próprias borbulhas de diagnóstico reservado.

Paradoxalmente, toda esta putativa situação se desenvolveu no período em que o volume de receitas autárquicas atingia valores record ou, dito de outra maneira, a saúde financeira do Município contrastava com a quebra da procura, com o aumento da sazonalidade e o empobrecimento social, económico e financeiro da população e da malha empresarial.

A negação de qualquer crise e a incapacidade para a perceber revelada até então, acabaram por ser abafadas pelo despoletar da crise mais geral que veio alterar os factores de análise, que não poderão deixar de ser de incidência local, supondo que, por arrastamento, o concelho voltará a crescer. Puro engano que poderá custar bem caro!

Os factores que conduziram ao actual quadro de dificuldades têm uma raiz que assenta, fundamentalmente, numa governação à vista e sem objectivos traçados de longo alcance, na falta de diálogo com os agentes locais, na ausência de diagnóstico dos problemas e no mau direcionamento do investimento público.

Uma visita, ainda que superficial, dos pontos mais visitados do concelho que se distribuem pela linha de costa, dentro do cada vez mais curto tempo de concentração de visitantes, permitem-nos constatar as dificuldades destes em chegar com comodidade, relativa rapidez e segurança aos locais escolhidos.

Albufeira é um concelho turístico e não tem outras saídas. Um concelho turístico tem de estar sempre em movimento e renovação. O Turismo é uma actividade criativa que é dirigida a factores pessoais de curiosidade, interesse, estudo, desporto, saúde, prazer e os registos assimilados, de satisfação ou de crítica, têm de ser ouvidos e alimentados.

O estilo autocrático, privilegiando os grandes interesses privados e desprezando as franjas mais carenciadas da população e a capacidade produtiva, não pode deixar de ser questionado nestas eleições.

O “projecto” em curso a ser continuado nas condições de absolutismo conhecidas, só podem agravar os problemas. Em caso de reeleição do PSD sem um reequilíbrio de forças, esse “projecto” vai privilegiar um novo PU de alargamento de ocupação dos solos, quando a estratégia seguida do turismo residencial criou os actuais estrangulamentos, pretende entregar a saúde e os serviços camarários à exploração dos privados, reduzindo o emprego e a liquidez pública e mantendo o actual título de Município com os impostos mais altos do País.

A discussão eleitoral tem de colocar as soluções que devem passar pela concentração dos dinheiros públicos e da sustentada capacidade de endividamento, no relançamento da economia e do emprego, com base na:

1. Requalificação do centro histórico e património monumental do concelho;

2. Redução drástica dos índices de construção com ressalvas justificadas;

3. Requalificação e infra-estruturação da linha de costa e das malhas urbanas;

4. Combate à sazonalidade, criando pontos altos de programação cultural;

5. Redução da carga tributária sobre residentes e negócios;

6. Ordenamento das actividades e dos espaços em equilíbrio entre cidadãos e visitantes;

7. Um Centro de Saúde aberto 24 horas e reforçado nas suas valências;

8. Fazer do Ensino e da qualificação, uma alavanca de desenvolvimento;

9. Criação do Plano Viário Municipal e Rede Municipal de Transportes;

10. Racionalização e formação do funcionalismo, certificação e agilização dos serviços e adaptação dos horários à vida do concelho;

11. Estabelecimento de protocolos com a UALG, numa espécie de observatório permanente de produção de massa crítica.

12. Total apoio às instituições do concelho, que prestam relevantes serviços nas áreas sociais, culturais, desportivas e de lazer.

Doze pontos, doze linhas mestras para o futuro!

Luis Alexandre

17 comentários:

hehehehe disse...

ya man Kandidata-te a presidente Ka malta vota em ti , Kual D. Sebastião Kual Kê Luis Alexandre para presidente já

Mosse Debe disse...

Mosse Debe alguem do forum dá opiniões leva porrada e sem qualquer explicação ?Quem faz melhor que escreva ou o que vale é vir prometer tudo de novo como fazem os candidatos?

CIDADÃO disse...

Pelo cumprimento da lei do ruido.
Pelo cumprimento da proibição da venda de bebidas alcoolicas a menores.Mais uma semana de "regabofe" a lei continua a não ser cumprida.Será que há moral por parte das autoridades para fazerem cumprir alguma coisa em Albufeira?Uma pergunta de quem sofre todas as noites com o ruido.A LUTA CONTINUARÁ POR ENQUANTO COM PACÍFISMO,DEPOIS SEVERÁ.....

Anónimo disse...

Este blog devia ter os comentários moderados/controlados para que não seja possivel comentarios como a alarvidade que um porco escreveu às 15:12 no artigo anterior.

Anónimo disse...

Eu sou completamente contra o comentário das 15:12 dontem e acho que quem lê este blog devia manifestar-se e dizer se concorda com este tipo de situações

Anónimo disse...

Mas é mentira ou +é verdade? ficamos todos curiosos... com o comentário das 15:12...

CAÇA CROMOS disse...

Anónimo 15:07:
Todos quem?
Francamente! É tão vil como ele(a)

Rosária M. disse...

CAÇA CROMOS,tu próprio és um cromo, mais um espreita do que um bom comentador de opiniões divergentes da linha a que pertences e sentes-te incomodado com os relatos da vida privada obscura dos citados.

Homem, se tens uma missão, informa-te e faz o teu trabalho com clareza: ou desmentes de forma categórica ou te calas e enrolas a trouxa.

A conversa puritana e anónima de simples condenação do comentador das 15:12, peca por tentativa absurda de "salvação da pele" de quem tem que viver com a exposição da vida pública e da privada.

Anónimo disse...

Não estão a ver que o comentário das 14:03 e das 14:13 é da mesma pessoa, e apenas para dirigir os comentários deste post para outro assunto qualquer, que não comentar este post.
Concordo plenamente com estas 12 linhas mestras.

CAÇA CROMOS disse...

19:49:
Em casa, a cozer meias, fazias melhor figura.
Pelo menos fazias o teu papel...

Anónimo disse...

a primeira era mandar o Sr. Luis apanhar gambozinos,

Anónimo disse...

Um programa eleitoral não deve ser apenas um repositório de intenções de obras. Essas intenções de obras devem estar cozidas entre si numa visão estratégica assente em politicas de desenvolvimento que impulsionem e alavanquem a economia localmente!

Exemplo disso é as 12 medidas apresentadas neste post.

A partir destas 12 medidas pode-se desenvolver uma estratégia de implementação de cada medida e a partir dessa estratégia definir objectivos e metas que se consubstanciam em projectos e obras que irão dar forma às 12 medidas apresentadas.

Um programa eleitoral não poderá ser um repositório de projectos que no seu conjunto não estão ligados entre si. Serão apenas ideias que se gostaria de concretizar e que são necessárias ao concelho, mas que no seu conjunto não estão orientadas para uma visão estratégica e que não terão poder de alavancagem económica de grupo.

viva os parvalhoes disse...

quero aqui deixar o meu agrado com todos os apoiantes do desiderio!
Viva o didi, que pagou uma fortuna pelas latas de tinta azul para as ciclovias; viva o didi que deixa os amigos construtores construirem onde querem e lhes apeteça e os moços de Paderne que tem terras e querem construir não o podem; viva o didi que paga os artistas para as suas festas de atirar areia pros olhos do povo a peso de ouro mas que quando vão tocar a outros concelhos é a metade do preço; viva o didi que como não chove agora a baixa de Albufeira não inunda; viva o didi que dá dinheiro a rodos para as associações para eles gastarem onde bem entendem sem se discutir onde vão aplicar o dinheiro p«em benefício do povo; viva o didi que tolera uma estrada com um buraco a semana inteira assinalado para os funcionarios da camara arranjarem só aos sabados e domingos para ganhar horas extras; viva o didi que comprou os coqueiros (arvore típica algarvia) a 8mil euros por cada um; viva o didi que recusou baixar o IMI; viva o didi que vai buscar malta ao ps e mais a família para a lista e rejeita os que trabalham no partido dele; e viva todos nós que pagamos por isso tudo e ainda estamos felizes com isto tudo e ainda críticamos quem aponta o dedo ao que está mal (ou bem)
Só temos o que merecemos

Anónimo disse...

GRANDE VITÓRIA DO PSD EM ALBUFEIRA!
GRANDE DERROTA DOS SOCIALISTAS EM ALBUFEIRA!

2005 - PS 6506 - 45,20% | 29.74% 4499 (-2007)
2009 - PSD-4162 - 28,92% | 29.06% 4396 (+234)

PSD SOBE EM ALBUFEIRA!
DERROTA DOS SOCIALISTAS COM A PERDA DE 2007 VOTOS!

Anónimo disse...

CEGO É O QUE NÃO QUER VER A GRANDE VITÓRIA DO PSD EM ALBUFEIRA.
E A GRANDE DERROTA DO PS!


Albufeira

PS
2005 - 3167
2009 - 2195 (DESCE)
PSD
2005 - 2365
2009 - 2437 (SOBE)


GUIA

PS
2005 - 690
2009 - 535 (DESCE)
PSD
2005 - 423
2009 - 452 (SOBE)


PADERNE

PS
2005 - 779
2009 - 463 (DESCE)
PSD
2005 - 407
2009 - 419 (SOBE)


OLHOS DE ÁGUA

PS
2005 - 688
2009 - 481 (DESCE)
PSD
2005 - 498
2009 - 487 (DESCE 11 VOTOS... ESTAVAM DE FÉRIAS OU COM GRIPE A)


FERREIRAS

PS
2005 - 1182
2009 - 825 (DESCE)
PSD
2005 - 469
2009 - 601 (SOBE)


G R A N D E
V I T Ó R I A
D O
P S D

Anónimo disse...

esses números não me interessam para nada. o que me interssa é o futuro da terra e é isso que deveriam descutir aqui não é a merda dos números...

Anónimo disse...

o viva os parvalhões deve ser o numero um dos ditos