terça-feira, 29 de setembro de 2009

INSEGURANÇA: “NÃO É MAIS POSSÍVEL ESCONDER?”


Honra seja feita à ACOSAL, que desde há dois anos vem chamando a atenção para a gravidade e crescendo da criminalidade no concelho de Albufeira. Nenhuma outra entidade o fez com tanta clarividência, baseando as preocupações em factos concretos, de cadência alarmante e impunidade assustadora.

A persistência das denúncias e dos apelos às autoridades, que incluíram uma audiência com a ex-Governadora Civil, Isilda Gomes, apesar das promessas de reforço dos efectivos e de atenção aos argumentos apresentados da necessidade da implementação de um novo modelo de patrulhamento e uso do posto da baixa como elemento de dissuasão e proximidade, não deram qualquer resultado e tudo ficou na mesma.

Tal atitude de desvalorização dos factos e das queixas das centenas de populares onde se incluem estrangeiros e muitas dezenas de comerciantes, levou a que da pequena criminalidade, passássemos muito rapidamente aos assaltos espectaculares a Hotéis, Finanças, bombas de gasolina, lojas, escritórios e simples transeuntes.

A sucessão de acontecimentos que têm tido eco na imprensa portuguesa, não passaram despercebidos às autoridades dos vários Países emissores de turistas, com particular destaque para o Foreign Office inglês, que certamente não agem de forma gratuita e apenas com a natural preocupação pelo bem-estar e regresso em paz dos seus cidadãos. O site oficial inglês de recomendações aos seus súbditos, coloca o Algarve como local a evitar.

As autoridades policiais e municipais locais, sempre subservientes às ordens superiores, assistem à evolução negativa da actividade criminosa, havendo já lugar à criação de bandos locais e que não deixarão de ter ou virem a aprofundar laços com bandos de fora e persistem nas desculpas ridículas da falta de volume de queixas.

O assassinato de um turista no Alvor e a agressão grave pela calada da noite a mais dois turistas na baixa de Albufeira, voltou a agitar as águas e levou o responsável da AHETA, Elidérico Viegas, a produzir a pouco surpreendente afirmação “de que não é mais possível continuar a esconder (???!!!) a situação” e de que “existem redes internacionais de crime organizado na região”.

As vítimas portuguesas não foram capazes de sensibilizar estes responsáveis, que só perante a ameaça das autoridades dos Países emissores de turistas iniciarem uma campanha de alerta para os perigos de viajarem para a nossa região, é que vêm a público reclamar uma atenção redobrada para os problemas da segurança.

O desplante é de tal forma, que acabam por reconhecer que andavam a esconder os acontecimentos em vez de se preocuparem com as soluções e a mais do que previsível radicalização do discurso europeu sobre a segurança dos seus cidadãos.

A Drª Isilda Gomes, agora deputada eleita pelo PS, deixou o cargo de representante do Governo na região, tendo contribuído para encobrir a escalada criminosa e sem que tivesse usado a sua qualidade de principal interlocutora, para exigir uma acção atempada.

O novel líder da Entidade de Turismo, Nuno Aires, em vez de revelar a preocupação que lhe compete, ainda entra em linha de choque com quem de certeza sabe dos bastidores e achou que não podia mais esconder o que é perceptível aos olhos da população.

Mais uma vez, o ónus da questão de um maior afastamento de importantes faixas de turistas, recai sobre aqueles que deram o alerta e têm todo o direito de exigir que o dossier com muitas páginas de protestos, venha a ter novos capítulos escritos com mais responsabilidade e sobriedade, no interesse das dezenas de milhares que vivem da actividade turística.

FORUM ALBUFEIRA

8 comentários:

pelo ruido... disse...

quem gaba a noiva senao o noivo... e diz-se 'entidade' e não 'identidade'

Anónimo disse...

que palhaçada ... Qual será a credebilidade deste forum com post destes ....

Abraços

Anónimo disse...

Comentador das 10:06
Permita-me discordar da sua desvalorização do assunto. A segurança é um assunto de tal forma sério, que foi tema da última campanha e deu votos ao partido que se veio a colocar-se em terceiro.

No inverno passado, todo o Algarve e não só Albufeira, foi varrido de lés a lés com assaltos de grandezas diferentes, que foram alvo de milhares de queixas que funcionam melhor na imprensa do que nos locais, onde por ordem de razão deveriam ser postos.

O desemprego e a falta de dinheiro para bens de subsistência, vão bater a muitas mais portas no imediato e estas pessoas não se vão ficar por promessas. A criminalidade vai aumentar exponencialmente e as suas consequências andarão de boca em boca.

Quem de direito tem competências para o tratamento da segurança, não pode aliar-se das suas responsabilidades com recurso a linguagem facilitista que não convence um País preocupado.

Se um responsável do Turismo fala alto e bom som 'que não é possível esconder o que se passa', não faz sentido continuar nessa direcção, porque a vida pode desmenti-los.

professor

Anónimo disse...

Estamos muito preocupados com a segurança.
Estamos muito preocupados pelo facto do presidente da ACOSAL ser o mesmo que escreve este post - Luís Alexandre.
Que raio de caldeirada é esta do Fórum? Fórum gaba a ACOSAL. O presidente da ACOSAL é o Luis Alexandre. Luís Alexandre é dirigente do Fórum. Luís Alexandre escreveu este post.
Faltou dizer que o Desidério é que tem a culpa de tudo.

Anónimo disse...

em Inglaterra a criminalidade é superior que em Portugal.
a ACOSAL é uma espécie de um pouco de nada isto porque nada é nada,não há policiamento a culpa é de quem? não será do ministério da administração interna? quanto á policia municipal se aparecerem 100 candidatos depois dos testes são selecionados 5 ou 6, e o novo (com mais de 3 anos) que foi feito nas Ferreiras a seguir á rotunda aquilo é para quê? se derem melhores condições as forças de segurança era capaz de haver muitos mais jovens que se alistassem, se até nem os automoveis teem seguro se baterem os condutores teem que pagar. assim este triste País nã vai a lado nenhum

Anónimo disse...

esquécime de dizer quartel nas Ferreiras

Anónimo disse...

GRANDE VITÓRIA DO PSD EM ALBUFEIRA!
GRANDE DERROTA DOS SOCIALISTAS EM ALBUFEIRA!

2005 - PS 6506 - 45,20% | 29.74% 4499 (-2007)
2009 - PSD-4162 - 28,92% | 29.06% 4396 (+234)

PSD SOBE EM ALBUFEIRA!
DERROTA DOS SOCIALISTAS COM A PERDA DE 2007 VOTOS!

Albufeira

PS
2005 - 3167
2009 - 2195 (DESCE)
PSD
2005 - 2365
2009 - 2437 (SOBE)


GUIA

PS
2005 - 690
2009 - 535 (DESCE)
PSD
2005 - 423
2009 - 452 (SOBE)


PADERNE

PS
2005 - 779
2009 - 463 (DESCE)
PSD
2005 - 407
2009 - 419 (SOBE)


OLHOS DE ÁGUA

PS
2005 - 688
2009 - 481 (DESCE)
PSD
2005 - 498
2009 - 487 (DESCE 11 VOTOS... ESTAVAM DE FÉRIAS OU COM GRIPE A)


FERREIRAS

PS
2005 - 1182
2009 - 825 (DESCE)
PSD
2005 - 469
2009 - 601 (SOBE)


G R A N D E
V I T Ó R I A
D O
P S D

Anónimo disse...

Acho que o tema tem bastante interesse e não deverá ser desvalorizado por quem pretende ganhar as eleições. Penso que no texto não se acusa ninguém localmente, mas sim que as entidades competentes foram alertadas e meteram a cabeça na areia. Agora eu pergunto?
Sabem quantos ingleses vão ao site inglês Foreign Office para saber se para onde vão está com problemas?
Talvez milhares... então os Srs. comentadores que querem ganhar as eleições não deveriam desvalorizar o tema, pois não? mas sim dizer que tudo fizerem para alertar as entidades competentes em prol de mais turistas em Albufeira.
Ou não interessará aos senhores comentadores que Albufeira tenha mais turistas... ou o melhor será meter a cabeça na areia... como os responsáveis de Faro fizeram?