domingo, 13 de setembro de 2009

AS ESTRATÉGIAS (II)


Albufeira é um concelho turístico e pronto. O Turismo é a sua vocação porque não tinha condições para se desenvolver noutra direcção. O seu passado foi sempre à custa da pesca e agricultura de sobrevivência. A pecuária e as pequenas fabriquetas não passaram da expressão local. Os frutos secos eram o produto que ultrapassava as "fronteiras" do Algarve.

O Turismo permitiu o milagre económico para o concelho, tirando-o da miséria, fruto da extraordinária beleza da sua linha de costa, dos seus pinhais e das suas aldeias.

Entrámos nesta bela aventura com argumentos naturais de peso e, passados 50 anos, perdemos a maior parte desses argumentos. Os pinhais foram quase todos dizimados, temos resquícios de pinheiros para a memória futura, os cerros envolventes da velha vila foram desbastados, a linha de costa super povoada, as aldeias descaracterizadas ou esquecidas, os caminhos para o mar fechados e as principais infra-estruturas de apoio ao crescimento populacional e à actividade turística estão, umas em fase de intenções, outras em projecto e algumas em execução de conta gotas.

De uma maneira geral, desde os primeiros passos no Turismo, nunca ninguém planeou e agiu em função do que fazia falta e se tornava indispensável para o crescimento sustentado. Até hoje, as gestões camarárias, nunca tiveram diferentes estratégias para cada um dos sectores de intervenção mas, todas elas, apostaram de forma quase cega, sem olhar às consequências futuras, no apoio de rectaguarda ao avanço do betão especulativo em detrimento da instalação hoteleira de qualidade.

O Turismo habitacional proporcionava o aumento do bolo orçamental, tal como construiu passo a passo e ano após ano talvez a maior cidade fantasma do País. Ganhou a Câmara, perdeu o tecido económico e social da cidade e do concelho. O bolo financeiro camarário cresceu em conta-ciclo com as forças económicas que são as principais perdedoras destas políticas erradas e conscientes.

Os dois principais Partidos que comandaram os destinos do concelho, PS e PSD, têm total responsabilidade no empobrecimento da sua vida social e económica. O agravamento da sazonalidade a eles se deve, sem que tivessem usado o aumento das receitas camarárias para procederem, por antecipação, à implementação de políticas que evitassem as perdas que hoje ninguém consegue esconder.

No actual ciclo de pré-campanha eleitoral, tudo o que temos ouvido e lido, não nos dá confiança de mudanças, porque aqueles que se consideram os dois principais pretendentes ao trono, nem a situação que vivemos reconhecem, quanto mais serem capazes de a inverter.

Um diz que "Somos Todos Albufeira" e outro que quer fazer mais. Há aqui, nestes conteúdos, alguma estratégia? Ou continuamos perante medidas avulso, como no passado?

A irreversibilidade da nossa opção turística, exige que se tracem estratégias parcelares para o que devemos fazer em termos de ocupação do território (construção), de ordenamento da linha de costa, da cidade e aldeias, de infra-estruturas, de educação e cultura, de saúde, de captação de investimentos de qualidade e de visitantes, combate à sazonalidade, preservação do ambiente e poupança energética, qualidade de vida e de habitação, segurança e defesa do património histórico.

Tudo aponta para a continuidade do sistema destrutivo, porque as supostas dinâmicas que são do actual conhecimento dos cidadãos, representam mais do mesmo. Nenhum dos candidatos apresentou um plano, ou o tal programa, onde ressaltem a tal linha estratégica global de rumo, à volta da qual se construam políticas sectoriais com um único objectivo: tirar o concelho da sua própria crise estrutural e dos resultados negativos criados.

Estará Albufeira condenada à mediocridade depois de a terem flagelado? O futuro será o aumento da sazonalidade, do emprego precário e o seu empobrecimento quase generalizado?

As respostas estão com a população!


Luis Alexandre

35 comentários:

Anónimo disse...

Pelo cumprimento da lei do ruido.
Pelo cumprimento da proibição da venda de bebidas alcoolicas a menores.
P.S. Correndo o risco de se tornar chata a insistência no assunto,para alguns blogers,mais sensiveis,mas a luta continua por ser justa.

Anónimo disse...

- por melhores programas eleitoras;
- por um programa eletoral estratégico;
- por um programa eleitoral com visão futura;
- por um programa eleitoral com objectivos concretos, não com palha e conversa da treta;
- por um programa eleitoral que caiba no orçamento do Muncicipio, não será só prometer, mas têm de ter condições para o implementar (tem de ter um orçamento).

Quem reunir estas condições no seu Programa Eleitoral vencerá as eleições.

Anónimo disse...

Estratégia é a definição de como os recursos serão alocados para se atingir um determinado objectivo.
O objectivo diz respeito a um fim que se quer atingir.
Para onde queremos ir? Que estratégias têm os nossos candidatos para Albufeira? Que objectivos serão traçados?
Será uma estratégia virada para a área social? para a área da Educação, para o Desporto, para o Turismo ou para a Sustentabilidade Económica?
Os programas eleitorais o dirão!

Anónimo disse...

Pois é... e o que podemos nós fazer para ter cá turistas de inverno? Isso é que me interessa, pois sem turistas de inverno, não há pão e o verão é só um mês e meio!

Anónimo disse...

Estou de acordo com os trés,primeiros comentários,acima escritos.`
É sempre melhor ser optimista do que pessimista,porque se se for optimista,o pior que nos pode acontecer é sofrer alguns desapontamento.Mas se se for pessimista,sentimo-nos infelizes todo o tempo.É preciso ter estratégia,mas a visão de futuro é muito importante para uma boa gestão de qualquer intituição,seja ela pública ou privada.Penso que em Albufeira,o executivo camarário, nestes 8anos de poder não teve programa,estrategia nem visão de futuro "navegou à vista",pena.....

Anónimo disse...

Treta e repetição até à exaustão do tema, já mais que "postado" neste blog.
Treta e repetição até à exaustão das tretas do ruido e das tretas dos programas, nos comentários.
Ninguém quer saber dos programas, 1/2 dúzia de totós votam em programas, são só tretas, sabe quem os lê e sabe quem os faz, sejam do PSD, PS, BE ou CDU. Independentemente do programa, o PSD ganha estas e, também independentemente do programa, talvez o PS ganhe para as próximas (ou ganha o PSD na mesma, o Quintino tá quase lá...).
Já não vou a tempo, mas, para as próximas vou ser independente como os mascarados do BE, e fazer um programa que vai direccionar a maior fatia da receita para constituir uma empresa camarária que empregue os desempregados de inverno, a lavar os vidros da Câmara e a atravessar as velhinhas nas passadeiras. Ah e vou fazer uma cozinha gigante no EMA pa empregar os que ainda não tiverem a lavar e a atravessar e ponho-os a confeccionar bolos do Algarve pa vender em Lisboa. Assim já tenho programa, acabo com a sazonalidade e os inteligentes dos programas votam em mim. Ganho, claro que eles querem é programas, e depois não faço nada e gasto o dinheirinho todo em festas e foguetes e a alcatroar uns caminhos de uns amigos e alguns primos que são asmáticos e andam à rasca com o pó.

Anónimo disse...

concordo consigo em cause tudo, mas esqueceu-se de dizer que o modelo politico está falido e não serve as comunidades: è por isso que o Sr. com muita razão diz que os programas não servem para nada, porque são promessas e depois ninguém os cumpre. Eu acho que se a Assembleia Municipal fosse sempre de quem perde as eleições e se anualmente se tivesse de publicar nas revistas das câmaras o que foi feito dos programas e o que falta fazer, quando se chegasse às próximas eleições já saberíamos em quem votar...
Penso que o modelo politico local deverá ser reformulado profundamente em beneficio de mais competitividade politica e consequentemente económica.

Anónimo disse...

Vou por si, aliás, reflecte o que tenho dito por aqui acerca dos programas, mas, a temática das AM's é muito mais complicada e vasta. Temos dezenas de casos em que a AM não tem maioria da cor da PC e o resultado é o mesmo. De resto, a democracia e o modelo não estão falidos, as pessoas que elegemos é que estão.

Anónimo disse...

Total solidariedade para com o anónimo das 21:27.
À Câmara como única entidade com responsabilidades nesta área, exige-se que faça cumprir escrupulosamente o Regulamento Geral do Ruído e actue sobre todos os infractores, independentemente do seu poder económico ou do seu estrato social.
Pelo que me tenho apercebido a Câmara limita-se a agir sobre a arraia miúda, não incomodando os proprietários dos bares que mais ruído fazem, contribuindo, assim, para que o centro de Albufeira e a zona da Oura se identifiquem como locais com grande densidade de bêbados, principalmente adolescentes, e onde a violência é visita diária.
É evidente que esta situação agrada àquela camarilha que apenas está interessada em facturar e regozija-se com aquele tipo de fauna, pois é o mais indicado para engordar as respectivas contas bancárias.
É claro que o ruído que provocam em nada os afecta; estes até possuem ricas moradias longe do bulício daquelas zonas. Os que se sentem incomodados que se lixem, pensarão eles.
O mais revoltante em tudo isto é que as forças policiais que deviam actuar de acordo com a lei, limitam-se a olhar, ouvir e a continuar o seu caminho de forma desinteressada e descontraida, como pacatos turistas na sua voltinha higiénica.
Apela-se pois, ao Presidente da Câmara,ao Comandante do Posto da GNR e ao Chefe da Polícia Municipal que cumpram as funções para que foram mandatados e actuem com vigor no quadro das suas competências.
Tanta passividade já chateia. Assumam-se!!!!!

Voto Nulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Você é que devia assumir-se! Se apela e acusa no anonimato, mais valia nem ter comentado.

António Maria disse...

Esta gentalha que vem aqui comentar até mete dó ao susto, falam falam e não dizem nada. O texto fala de alhoe e eles vêm com bugalhos não há pachorra. Eu não tenho vergonha de dizer que já votei nos dois mas não apanham mais o meu voto e nem os outros que não conheço dalgum lado. Não vou em coversas quero é ver a cidade a ter mais gente e mais negocio para darem mais trabalho e mais dinheiro. Quem viu Albufeira e como está agora, é uma tristeza o que fizeram a esta cidade que tinha muita gente quase o ano todo.
O que mais doi é pensar que tudo vai ficar na mesma como a lesma porque quem vem para aqui dizer que o Desiderio paga mais aos tonis e aos Marcos Paulos devia era ir fazer queixa ao Tribunal porque ir à Câmara ou á assembleia fica tudo entre amigos. Abram os olhos albufeirenses.

Anónimo disse...

As respostas não estão com a população. As respostas estão com os partidos, que no modelo político democrático representam as populações e os seus anseios nos órgãos políticos. Se eles representam ou não, esse problema não deve ser imputado ao sistema, mas unicamente aos partidos. Mas não só: os partidos são constituídos por pessoas, ou seja, se os partidos não são capazes de lutar pelas verdadeiras reivindicações das populações, mudem-se as direcções, em vez de se estarem a inventar bodes expiatórios.
Já chateia um pouco essa conversa contra os partidos. Os partidos são a essência do modelo democrático, são eles que conduzem a política. As pessoas devem começar a queixar-se de si próprias pela indiferença com que lidam com o assunto. Se não contribuem, sujeitam-se passivamente ao que lhe dão. Afinal, queixam-se de quê?

Anónimo disse...

"Afinal queixam-se de quê?"

Da podridão dos partidos que só mudam as pessoas porque as invejas internas querem tomar os lugares dos que estavam a mandar.

Perdeste? Rua! E vem outro que só muda as letras mas a prática é a mesma.

Os partidos vão perdendo votos e saltam para outros? Mais uma vez é a resposta do sistema que deixa correr até tudo se normalizar, porque o que importa é não deixar cair o sistema.

Aparecem outros partidos sanguessugas? É claro que sim e como são parte do sistema, não há que temer porque este não está em causa.

E os anos vão passando e a nossa paciência vai-se esgotando porque a mentira nunca foi eterna...


professor

Anónimo disse...

E que tal mudar a mentalidade das pessoas? Levá-las a perceber que a sua participação é fundamental (e não só para votar), e que todos os atropelos à democracia se devem à sua passividade, e não a defeitos do sistema ou dos partidos em si mesmos?
Pois é. Lá volta a raiva contra os partidos. Não lhes adianta nada. Enquanto não entenderem que cada cidadão FAZ PARTE do sistema, e que este só funciona bem com a participação de TODOS, ficamos assim, nas lamúrias e nas queixinhas. Enquanto os incompetentes continuarão a ocupar o VAZIO que os outros deixaram , e a fazer tudo o que lhes apetece, devido à inércia dos "queixosos"...
Há também quem esteja à espera de "paizinhos" para os governar. Quem reclama dos actuais, oxalá que nunca chegue a levar com os outros... É que, com os actuais, não participam porque não QUEREM. Com esses "salvadores", não vão participar porque não PODEM. E arriscam-se a desmandos BEM PIORES do que a actual e simples INCOMPETÊNCIA destes.
Quem vos avisa...

Anónimo disse...

Pelo cumprimento da lei do ruido.
Pelo cumprimento da proibição da venda de bebidas alcoolicas a menores.
P.S. Correndo o risco de se tornar chata a insistência no assunto,para alguns blogers,mais sensiveis,mas a luta continua por ser justa.

Anónimo disse...

Chata é favor, já cheira mal e mete nojo

Anónimo disse...

hehe ninguém liga nada ao Forum e aos posts do forum. Isto é mazé uma grande peixeirada com o povo todo a insultar-se uns aos outros e não dizem nada que se aproveite.

Mosse Debe disse...

Mosse Debe isso dizees tu para te convenceres que não vais ter a maioria absoluta o que é sempre uma derrota.

Luciano disse...

Aí para o anónimo que está tão preocupado com os problemas do ruído e do álcool mas nunca dá o nome... comece lá a escrever o nome que a gente lê-o baixinho pra não incomodar com o "ruído"...

Quantas vezes já reclamou oficialmente do excesso de ruído?

E quanto cumprimento da proibição da venda de álcool a menores, quantas vezes já chamou a GNR quando presenciou menores a consumir álcool?

Anónimo disse...

contra o barulho a EDP a partir das duas da manhã bem pode cortar a luz em Albufeira e voltamos ao tempo dos candeeiros a petroleo, assim ao menos deixa de haver barulho nos bares e começa a haver nas ruas

Anónimo disse...

Tonis e Marcos mais caros, é mais que óbvio, que se trata de mercado e até o paspalho menos esclarecido chega à conclusão que, em Albufeira, um artista, não cobra o mesmo que em Freixo de Espada à Cinta. É o mesmo que comparar uma viagem de cacilheiro a um cruzeiro.

Anónimo disse...

Ó Mosse, o lado do PSD e de este ter maioria ou não é po lado que durmo melhor.

Carlos Mendes disse...

Escrevam o que escreverem,os apoiantes do ruido só mostram que a chamada de atenção pelo cumprimento da lei do ruido,é mais que justa.Porque andam nervosos e irritados mostrando a falta de argumentos, utilizando só em sua defesa o argumento de que o turismo vive do barulho e do alcool,mal de nós ,Albufeirenses se isso fosse verdade.
Respondendo, ao Luciano,digo-lhe o que incomoda muita gente em Albufeira é o excesso de ruido dos bares,eu sou de Albufeira vivi a noite,e digo-lhe o que se passa actualmente é uma vergonha.Todo o cidadão tem o direito ao descanço,viva ele numa terra turistica ou não,porque a vida de uma cidade turistica como Albufeira não existem só empresários da noite e seus empregados ,existe uma maioria que têm que se levantar cedo para TRABALHAR,no duro e sem sono,para poder dar a ALbufeira condições para poder receber quem nos visita com qualidade.

Anónimo disse...

Tô tãoooo nervvvvosssso e irrrritttado queeeee neeeem connnnnsigggggo teccccclarrrr. A culllllpaaaa é dooooo ruiiiiiido.

Anónimo disse...

Albufeira é tão grande e o ruido a sério, existe em 2 ou 3 locais... Juizo pá, juizo.

Mosse Debe disse...

Mosse Debe o ruído vai matar os gajos da Camara e do Psd em politica está claro.

Luciano disse...

E eu disse que está certo fazer ruído em zonas habitacionais????
Se há ruído onde não deve haver façam queixa às autoridades competentes que aqui já enjoa. Há muito jornal e televisão à espera de notícias de queixas documentadas que não foram resolvidas. Agora se só reclama aqui neste projecto de fórum.... Reclame todos os dias e vá coleccionando os comprovativos das reclamações que pode ser que alguém o oiça. Agora aqui? Aqui já chega de choradeira.

E quanto aos putos bêbados, em vez de estar a perder tempo aqui, chame a GNR para que tome conta das ocorrências. Tal como eu já fiz reclamações que não foram a lado nenhum, nem mesmo reclamando para os comandos gerais. Mas ao menos tentei de jeito que se veja, não foi só andar a perder tempo com mensagens exactamente iguais e repetidas vezes sem conta.
Tanta reclamação com mensagens exactamente iguais só levam ao descrédito da sua mensagem, já enjoa.

Anónimo disse...

Então vou esperar que os programas desta eleição tenham uma visão para os próximos 4 anos, os objectivos a atingir nesses 4 anos para cada area de actuação da Câmara e as estratégias para atingir os objectivos que traçaram nos seus programas eleitorais!
É isso que se pod esperar?
Ou vão ser iguais aos anteriores?

Anónimo disse...

A luta continua pelo reconhecimento dos bares e seu zoneamento como estabelecimentos de interesse Municipal. Pela protecção daquilo que sempre trouxe os turistas Albufeira a vida nocturna.em vez de virem aqui derrogar as vossas diarreias mentais preocupem-se com a segurança.

Anónimo disse...

todas as terras têm o Luciano que merecem... há 4 anos foram mais de 8000 Lucianos e este ano ?vamos ficar á espera da queda da larangite garganeira que sabe a merda que andou a fazer.

carlos

Luciano disse...

Ao Carlos das 23:58.

Queres então dizer que quando eu digo ao anónimo do ruído pra ir reclamar oficialmente e ás autoridades competentes em vez de estar a fazer de papagaio neste projecto de fórum, que estou errado?

Anónimo disse...

Este ano vão ser 8565.

Anónimo disse...

Luciano mandas o outro reclamar mas tendo tu reclamado ninguem te ligou.Deixa-lá as pessoas se exprimirem e desabafarem ,não te armes em superior que te fica mal.

Anónimo disse...

nos anos 80 na rua Candido dos Reis haviam 2 bares o Fashnet e o JC depois veio o bar ISCA hoje é o Classic , nessa altura já havia reclamações do barulho e nunca nada foi feito , sei que nessa altura vieram medir os decibéis e passavam em larga escala o permitido por lei . agora com tantos bares mais de uma duzia muito menos