sábado, 8 de agosto de 2009

SOLTAS... QUE DÃO QUE PENSAR...


Segurança

Em notícia do jornal CM do passado dia 5 de Agosto, tomámos conhecimento de uma acção higiénica levada a cabo pela GNR no calçadão de Quarteira, que resultou na identificação, apreensão de bens contrafeitos e detenção de indivíduos que procediam à venda ilegal.

Nesta acção de grande significado estratégico, foram doze os que receberam ordem de detenção, revelando esta acção que este tipo de criminalidade tem vindo a aumentar e que as queixas dos cidadãos começam a ser ouvidas, sendo que a compreensão destes problemas ainda têm interpretações e reacções diferentes nos vários concelhos da região.

Albufeira é um desses concelhos em que as autoridades têm feito ouvidos de mercadores sobre os factos graves de agressividade desses vendedores sobre cidadãos comuns e comerciantes, sem que se vejam acções no terreno para repor a legalidade e transmitirem confiança à população.

O Executivo camarário e o comando local da GNR de Albufeira, têm absoluto conhecimento da gravidade da situação, sabem que estas acções de vendas têm por trás ilícitos mais graves como venda de drogas, mas insistem no argumento esfarrapado de defesa da imagem da cidade e em detrimento da tranquilidade e segurança futuras.

Pelos vistos, no concelho de Loulé, as autoridades ultrapassaram as hesitações e perceberam que era necessário e urgente agir para manter o ambiente de rua em condições de normalidade.

São muitos os comerciantes e populares que já presenciaram burlas e vendas de drogas, estando os seus autores diariamente na sua actividade sem que sejam importunados, ao contrário daqueles que lhes façam frente.

Outro aspecto a ressaltar é que são muitos os anos em que estes problemas se arrastam bem como tem aumentado o número de delinquentes, conhecendo estes muito bem a impunidade que a cidade oferece.

Os apelos da população não têm sido ouvidos mas esperamos que o exemplo do concelho vizinho frutifique.



Lixo

Este ano, mesmo em período eleitoral extenso e de acções de faz de conta, acontece que a limpeza das papeleiras e das ruas deixam muito a desejar.

A seguir às obras Polis, com o mesmo contrato que se encontra em vigor com a empresa concessionária Cavacos SA, as papeleiras eram duas a três vezes limpas ao dia o que não se passa agora. As papeleiras abarrotam de lixo ao ponto de ser deitado no chão ao lado das mesmas e sujeitas a cheiros, moscas e pontapés de transeuntes, os tais a quem temos de agradar para aceitarem a renovação do convite para os anos seguintes.

Depois do incidente de recusa da pretensão de mais 10 milhões de euros extra contratuais para cumprimento do contrato em vigor, esperemos que esta situação não corresponda a qualquer acção de relaxamento contratual, cabendo ao executivo camarário zelar pelo seu cumprimento e evitar que estas situações se arrastem.


FORUM ALBUFEIRA

21 comentários:

Luciano disse...

"São muitos os comerciantes e populares que já presenciaram burlas e vendas de drogas, estando os seus autores diariamente na sua actividade sem que sejam importunados, ao contrário daqueles que lhes façam frente."

O problema é mais grave e já há mais pessoas a reclamar. Conheço um comerciante da Avenida de Sá Carneiro que um dia a falar com um dos ciganos de cá e habituais nas vendas na rua lhe reclamou da concorrência dos ciganos de fora... Sim, também já somos um destino para os ciganos e já vêem de outras terras pra fazer concorrência aos de cá, hehehhee. Isto tá bonito tá. Dêem-lhes mais rendimentos mínimos garantidos que eles gostam.

Anónimo disse...

Os GNR´s são grandes amigos da ciganada.
Até lhes dizem as horas, a que podem vender sem serem incomodados.

Anónimo disse...

ainda há dias fui á oura para falar com um amigo estacionei o carro e perto da tasca da oura vinha um cigano atrás de um ingles e como ele não quis comprar o que ele trazia o cigano só dizia fukingman fukingman, o Luciano tem razão ao dizer dêem-lhes mais rendimentos minimos

Anónimo disse...

Com esta Câmara não contem com melhoras. O comando da GNR até parece que recebe ordens da Câmara para não fazer o seu trabalho.

A quem serve esta situação que se arrasta há anos?

Esta Câmara ouve as críticas e fazem ouvidos de mercadores depois admirem-se dos resultados de Outubro.

Estamos cansados de esperar!!!!

albufeirense atento

Firmino Santos disse...

Ruído, segurança, lixo, esgotos, dinheiro mal gasto, mau exemplo no cumprimento da lei são aspectos da gestão camarária que têm de ser julgados nas urnas porque ouviram as queixas e fecharam-se em copas.
Quando o senhor presidente sair à rua para os habituais apertos de mão de campanha eleitoral vai ter de ouvir das boas e só vêm à porta os que ele beneficiou e têm um familiar na Câmara que está controlado e com medo de perder o emprego faz propaganda em tudo quanto é sitio. Eu já os ouvi e quando pergunto porque é que agem assim calam-se,,, estão a ver o filme?

Roberto Raposo disse...

Outra coisa que dá que pensar, é a intervenção da GNR na Praia da Oura, contra o mau estacionamento.
Há anos que alertamos e denunciamos o estacionamento ilícito em cima da ciclo via na Marina de Albufeira, onde o estacionamento subterrâneo é gratuito por 3 horas e nada é feito, continuando a mesma vergonha todos os dias.
Mas na Praia da Oura, onde a única alternativa é o estacionamento pago, a GNR está sempre em cima e são dezenas e dezenas de multas, porque será? Será que têm comissão sobre os estacionamentos no parque pago?

Fica aqui a questão

Abraço

Roberto

Anónimo disse...

Sr. Raposo.
Isso é que é pôr o dedo na ferida.
Mas eles (GNR) não ligam nada à razão.
Estão com as costas quentes.

TonyCurtes disse...

Sr Raposo, a diferença entre a oura e a marina, é que na marina mesmo com carros mal estacionados o transito circula sem dificuldades e os ciclistas acabam por ter de usar a estrada como o sr faz quando circula noutras vias que não a ciclovia.
É claro que isto não justifica a dualidade de critérios, mas já se sabe que a GNR actua onde há mais queixas

Anónimo disse...

A questão da Segurança nunca será resolvida com a colaboração desta Câmara PSD porque está feita com a GNR. Tem de ser alguém que não tenha interesses nesta terra. Leiam a entrevista do candidato do PS hoje publicada no www.algarve-reporter.com, e logo veêm o que é visão de segurança sem estar ligado a lóbies....

Anónimo disse...

eu já li a entrevista do Sr. David , mas em vesperas de eleições promete-se tudo e mais alguma coisa ( aonde é que eu já ouvi isto) promessas mais promessas e continua tudo na mesma, o que é preciso é ganhar votos á custa das ditas promessas, infelizmente é o que se tem visto desde o 25 de Abril tanto na camara como no governo

Anónimo disse...

e dando sequencia áo meu comentário anterior estive a ver no região sul e os cabos de alta tensão vão ser enterrados se gundo o jornal online num protocolo entre a autarquia e a edp

Roberto Raposo disse...

Eu posso garantir com muita segurança, que as promessas do David, são par cumprir e não para ficar apenas por promessas.
O David tal como eu é jovem e pensa numa Albufeira para o futuro e não apenas para o imediato, como tem vindo a acontecer nos últimos anos.
Este ano Albufeira perdeu 30% do turismo e Portimão cresceu 30%, portanto por aqui se pode ver para onde têm ido os turistas que costumavam vir para Albufeira. Isto só prova que as apostas feitas pelo executivo PSD, têm sido erradas e tem vindo a destruir o ganha pão de Albufeira, isto tem que terminar. Temos que reestruturar Albufeira, de maneira a que se torne apelativa ao turista, pois o turismo não quer só praias e bares.
É altura de mudar para melhor e não vejo alternativa ao David.

Abraço

Roberto

Anónimo disse...

O David parece ser uma pessoa séria, vamos todos votar nele e acabar com a corja laranja instalada da CMA e correr com xulos do sistemas.

Anónimo disse...

Nestes 2 meses que aí vêm, o Senhor Desidério resolve tudo o que ficou por fazer durante 8 anos. Tudo!
Os cabos de alta tensão, as etares, o ruido... que mais?
Peçam que ele resolve!
Música, shows, festas, procissões, e...
Anjinhos!!!

Anónimo disse...

Por acaso acabei de ler o Algarve Reporter agora. E gostei do que li, até porque é um blogue que só publica coisas com alguma importância. Valha-nos isso. As promessas do David são as intenções de qualquer candidato. A Ferreira Leite não promete nada porque não vai fazer nada. E o desidério também prometeu uma coisa (eu por acaso tenho o programa eleitoral dele de 2005) e fez outra. Assim... cada um que resolva por si.
Jorge

Anónimo disse...

Vocês são memo inocentes, mas algum gajo destes faz o que promete. Falam muito no inicio depois quando lá estão no poleiro fazem outra, têm que atender aos interesses primeiro e depois é que vão às coisas sérias. Não acreditem nunca nesta gente, até parece que não os conhecem, agora dizem bem e no fim dizem mal, como dizem agora do derinho, antes era o maior agora andam todos a morder-lhe nas canelas e não se vai ganhar.

Anónimo disse...

Sr. Raposo essa de Albufeira ter perdido 30% do turismo não sei se será verdade porque há muitos anos que não via tanta gente en Albufeira e arredores,agora quanto ás promessas do David se ele fôr eleito o que eu tenho duvidas talvez de aqui a quatro anos logo veremos porque em politica são todos iguais , um abraço para si tanbem e bons passeios de btt com o DOC

Roberto Raposo disse...

No ano passado tinha-mos muito mais turismo e de melhor qualidade. Realmente neste mês de Agosto, está cá muita gente, como é habitual, mas é daquela gente do, "Um cafézinho e um copo de água, se faz favor.", ora destes mesmo sendo muitos, não interessam a ninguém. Hoje estive num restaurante "Take away" de Albufeira, e vi muita gente a comprar uma fatia de pizza por 1 Euro e era só o que levavam. Não é deste tipo de turismo que Albufeira precisa.

O mês de Junho e Julho foi praticamente morto em termos de turismo em Albufeira, basta perguntar a qualquer empresário do ramo hoteleiro. Este mês ganhamos com o azar dos espanhóis, que devido aos ataques da ETA no sul do país, fizeram o turismo fugir. Basta ver a quantidade de turistas espanhóis que cá estão e que não é normal nesta altura do no. Portanto este acréscimo de turistas que se vê este mês deve-se a esse facto.

Albufeira em plena época turística, está de pantanas, é assim que se recebe os turistas em Albufeira.

Abraço

Roberto

Anónimo disse...

Sr. Raposo Sr. Raposo não seja tão faccioso porque eu conheço Albufeira desde que nasci e já vão 50 anos e se não forem os Portugueses que nos anos 70 , 80, 90, foram mal tratados entre aspas por causa do que o Sr. diz só bebem um café e um copo de agua ,se não fossem eles e não é só Albufeira como todas as terras do Algarve então é que devia de ser lindo, quanto aos Espanhóis não ponha a culpa na ETA porque todos os anos eles pôem bombas nos destinos turisticos e não é por causa disso que eles deixam de ter turismo, e não me venha dizer que Albufeira está de pantanas, porque as estradas estão todas transitáveis. e desculpe vá dar uma volta pelos restaurantes bares e em especial nos apoios de praia e veja quem é que são os bons clientes, agora com a crise Mundial não venha pôr a culpa toda na Autarquia, um abraço para si e boas pedaladas com o DOC

Roberto Raposo disse...

Como eu disse, o mês de Agosto está ser bom, mas não é um mês, que sustenta os empresários e trabalhadores os outros 11 meses do ano.

As estradas estão transitáveis?, então porque é que eu, na Sexta feira às 9:30, demorei quase meia hora das Ferreiras até ao Centro de saúde? Porque é que uma ambulância em emergência esteve parada vários minutos no trânsito, no troço que vai do Parque de campismo até ao Centro de Saúde?
Acha que a entrada principal de Albufeira, como está neste momento é um bom postal de boas vindas?

Já agora, estou a ver que me conhece e aos meus amigos, podia identificar-se para que eu soubesse para que falo. Eu pelo menos dou a cara pelos meus pontos de vista.

Um abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

não me vou identificar aqui mas o doc logo lhe diz um abraço para si