sábado, 22 de agosto de 2009

A OPINIÃO SUPERIOR...

Albufeira: “negligência” não foi a causa da derrocada
21-08-2009 22:11:00

A “negligência” não está entre as causas do acidente, afirma o ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia que promete ainda uma “investigação rigorosa”.
Ver Galeria

O governante, que se encontra no local da derrocada, salientou que “a arriba estava identificada como de risco potencial”, porém, a avaliação realizada na passada sexta feira, por técnicos da ARH, Administração da Região Hidrográfica do Algarve não apontava para que pudesse acontecer “um acidente a curto prazo”.

“Falta agora saber o que aconteceu na última semana para provocar a queda da arriba”, disse o ministro, citado pela Lusa, avançando que tanto o sismo da passada terça-feira como a forte ondulação recente, que poderá ter ajudado a cavar a base da arriba arenítica, serão dados a estudar.

“Quero tranquilizar os que passam férias no Algarve que a ARH está a vistoriar de novo situações de risco como já tinha feito no início da época balnear e na última sexta-feira”, frisou.

Dois inquéritos anunciados

Depois de o comandante Marques Ferreira ter avançado logo ao início da tarde com a intenção de realizar um inquérito sobre o acidente, Francisco Nunes Correia anuncia que a ARH vai fazer um inquérito para averiguar as causas do acidente geotécnico.

Para o responsável pelo Ambiente o acidente geotécnico tem uma grande imprevisibilidade por natureza, sendo a zona uma área não concessionada e que encerrava um risco potencial já identificado.

O ministro do Ambiente lamenta o acidente e as consequências trágicas do acidente na Praia Maria Luísa, com cinco mortos já confirmados.

(in Observatorio do Algarve)

18 comentários:

Anónimo disse...

pode começar por não autorizar casas na Balleeira


Autarca espera que derrocada possa provocar debate que envolva câmaras
Hoje às 12:41
O autarca de Albufeira espera que a derrocada na praia Maria Luísa sirva para provocar um debate entre todas as câmaras municipais sobre estas questões. À TSF, Desidério Silva disse que as autarquias podem intervir porque estão próximas do terreno.
O presidente da câmara de Albufeira espera que o colapso de parte da falésia na praia Maria Luísa, que provocou a morte a cinco pessoas, na sexta-feira, sirva para levantar um debate nacional com todas as autarquias do país no sentido de mudar a legislação nesta questão.

Ouvido pela TSF, Desidério Silva pretende que esta mudança nas leis permite que os municípios tenham uma gestão mais interventiva na prevenção deste tipo de fenómenos junto à orla costeira, um desafio que o autarca já lançou ao primeiro-ministro.

Durante a visita ao local do acidente feita na sexta-feira, o autarca explicou a José Sócrates que as câmaras municipais devem ter uma «possibilidade de intervir até porque é a entidade mais próxima do terreno».

«Tendo essa autorização e competência, com certeza que veria até situações que poderiam ser feitas de outra forma. Podemos participar em algumas acções que tenham a ver com a prevenção e outros processos que nos permite fazer uma abordagem, de maior proximidade», acrescentou.

Roberto Raposo disse...

Essa é boa, licenciou dezenas de obras em cima das arribas e agora vem com demagogias.
Deve estar esquecido das obras nos Olhos de Água, na praia do Castelo, etc., etc.
Chama-se a isto hipocrisia, agora à boca das urnas vem fazer-se de bonito e tentar jogar areia para os olhos dos Albufeirenses.
Tenha dó Sr. Desidério, vir aproveitar-se de uma tragédia para tentar caçar votos. Isto é uma vergonha, pedia eu às pessoas para não politizarem esta tragédia e vem logo o Sr. Desidério tirar dividendos. Enfim, é este o tipo de pessoa que eu não quero à frente dos destinos da minha terra.

Abraços

Roberto Raposo

Anónimo disse...

E o que se passa em S. Rafael, na Coelha (desculpe Sr. PR...), na Galé, Evaristo, Salgados???

Sr. Desidério, tenha mas é vergonha e cale-se!

Anónimo disse...

As zonas costeiras são o "bife do lombo" do território!Não há preço!Aliás o preço, pagamos todos nós. A corrupção é cada vez mais descarada na construção civil!Os desenhadores presidentes que o digam.Cacas e caquinhas etc.
Se as autoridades não são culpadas (tal como na queda da ponte de Entre os Rios") então mandem tirar as guardas das passagens de nível e cada um que tenha cuidado. Vejam as placas e mais nada!Quando estes senhores partidários da impunidade forem atravessar as passagens de nível, só com as placas, que olhem melhor a ver se se safam!Por favor. Chega de impunidade. Vejam o Expresso de hoje., Os concessionários avisaram várias vezes as entidades do perigo. Não há nada a fazer. Lembram-se do menino electrocutado ao carregar no botão para atravessar a estrada? É o país que temos? ou é o país que consentimos? Todos temos culpa por consentir. Uma família inteira morta.

Anónimo disse...

LUTO
Estamos todos de luto.Lamentável a morte de cidadãos que saboreavam o sol e a beleza da nossa praia.
A derrocada da falésia representou um retrato paradigmático do nosso país. Políticos em corrida a explicar ao povo o que se passou e a reconfortar os que sofrem, mas, na realidade e uma vez mais, não há culpados. Não era necessário interditar a zona!Estava lá uma placa provisória!Provisória, percebem? Os que devia fiscalizar as falésias onde estavam? O que fizeram? Colocaram a placa provisória e pronto. Tudo resolvido!Numa praia como aquela, quem não quizer levar com as rochas, que leia a placa provisória!!Se não tiver o azar de lhe cair a placa na cabeça! Por favor, tenham dó! Tal como nas inundações da baixa de Albufeira, ninguém é nem será culpado. É mais fácil culpar o mar que sobe quando não deve ou as rochas que caem em pleno Verão com a praia cheia. A culpa é das rochas! Quantos directores se exibiram na tv e cada um a empurrar as culpas para o ar. Todos os que apareceram na televisão são responsáveis por alguma coisa, mas ninguém é responsável por nada!!!Quando é que esta pouca vergonha acaba. A impunidade, os lugares entregues por simpatia ou interesse apenas para sacudir a água do capote quando é necessário assumir e tomar atitudes. Há meses que a placa honrosamente chamada de provisória lá estava e nada foi feito! Hà! Parece que um dos directores (são muitos) diz que a culpa pode ter sido do sismo! Não somos parvos pois não. Estamos a ser enganados por muito titulares de lugares de relevo. Seremos nós portugueses capazes de colocar as coisas nos lugares e chamar pelos nomes devidos os que tem de ser chamado? Não acredito que não sejamos capazes. Desculpem, mas é triste. Ninguém tem culpa e dauqi a dias pode cair outra falésia e lá vão os directores pavonear-se nos seus tachos. Acabemos com isto. Claro que somos capazes. Desculpem.

Roberto Raposo disse...

Por favor, se existe uma placa, seja ela provisória ou não, que diz "Perigo de Derrocada", não precisa mais. E como eu já disse, nem precisa haver placa, basta haver um pouco de senso e não se colocar por baixo das arribas, há sempre perigo, estejam elas seguras ou não.
A natureza é imprevisível, não se pode controlar nem prever, portanto há que acautelar.
Só se pode lamentar a perda de vidas humanas e reconfortar quem perdeu entes queridos nesta tragédia, para eles o meu abraço e sentimentos.

Roberto Raposo

Anónimo disse...

no inicio falam em tecnicos que vistoriaram o local na semana passada e nada identificaram, o expresso diz que há muito que os nadadores salvadores da praia alertaram para o perigo. Agora sabe-se que esses tecnicos são topografos.
Acho que houve desleixo e que topografos não são competentes para avaliar situações de perigo. Alguem não está a falar a verdade! É que topografos fazem levantamentos topograficos e não são geologos, para dizerem se a rocha vai ou não cair.
Os topografos devem ter ido lá para ver onde fica o limete do dominio publico, porque a ARH - CCDR mandou fazer escadas para incentivar as pessoas a subir às arribas instaveis e os senhores ricos, vindo os seus jardins mirados pelos populares, não querem que a malta passe por lá.
Ja agora! Porque a ARH madou fazer escadas à arriba que agora caiu, quando essa arriba é instavel. Não haverá contrasenso: Talvez o Dr. Basilio Horta, Presidente da AICEP saiba responder, porque é que agora tem umas magnificas escadas de acesso directo á praia.

Anónimo disse...

A mim nada me surpreende já no edil de Albufeira. Depois de ver a esperteza com que ele tem sabido enrolar a opinião pública com a necessidade de "estar mais perto", "mais perto do terreno", e com isto acautelar sempre, e SÓ os seus interesses pessoais!...
Só me apetece que este senhor passe a ser alguém do passado e pouco mais dizer.
A mim já ninguém me muda sobre o que penso dele.
Quer outras regras para as arribas? Para quê? Então um gajo que passa por cima das regras todas, incluindo o SENSO COMUM, para a mim é a maior de todas as regras, agora quer mais regras para "ficar" com as arribas? É muito esperto este palonço... Está precisamente com esta notícia a incutir nas mentes dos mais simplórios a ideia de que nada tem ou tinha a ver com esta tragédia! Está a trabalhar o "nosso inconsciente" de acordo com o que lhe interessa e para limpar qualquer dúvida.
Mas tem, politicamente algumas responsabilidades.
Vejamos: colocou a filha na Creche. As regras e leis dão prioridade a quem está na lista de espera! Mas a menina entrou e caiu "uma arriba" em cima das que estavam antes dela!
Os projectos do sobrinho: é só andar! As exigências para outros técnicos têm sempre outras apreciações. Regras iguais? Então para que precisa ele de regras?
Não chega? Não acreditam? Então observem esta:
projecto da ribeira ao pé do centro de saúde. Quem arranca com uma obra sem autorização? Ora, para que quer o Desidério regras? Avança-se, pura e simplesmente, talvez porque está "MAIS PERTO DO TERRENO". O que mais queremos nós? Temos um Mordomo. Temos um Agricultor. Temos um construtor. Temos um turista... Ele é tudo por nós!
E sobre o projecto da ribeira ainda: é este senhor que ultrapassa as leis, faz um projecto (ele é que é o responsável máximo) e que projecto era aquele? Depois das inundações na baixa, então não é que o projecto vinha possibilitar melhor fluidez da água na zona da ribeira? Não há realmente qualquer possibilidade de me aproximar deste presidente actual.
Não há aprendizagem maior que a morte! Ela cá está! Ela andava e anda por aí!
Os que "estão próximos do terreno", afinal só sabem o caminho "do seu próprio terreno". Algumas obras que estão a decorrer se não dessem votos, nunca seriam feitas por este edil. É a conclusão a que muitos já chegámos, de acordo com a prática que ele tem mostrado. Um exemplo: as estações elevatórias que têm prejudicado praias e populações pela sua antiguidade! Ele não se preocupou com isto, porque não dá nas vistas, mas é o que um presidente tem mesmo de ser ele a fazer e não outros! As obras, construçoes em S. Rafael, Salgados, Baleeira (Casa do BURGUÊS LIBERTOS, e com quanta massa???), onde há várias moradias em cima da falésia que é de todos e não de alguns! Então onde quer chegar este senhor quando diz que as regras das arribas, iol ...iol... Porque não responde então à população pelo que permite em S Rafael? E nos Salgados? No tempo do Xufre estava lá um mamarracho embargado. Este ESPERTO chegou e tudo se desembargou.... Ah albufeirenses duma figa! SZe não abrem já os olhos da inteligência e da vossa consciência, levam com a pior equipa que alguma vez albufeira já teve!
Agora até leva com ele os que se posicionam na sua vida privada nos negócios das construções, copmo ele, que é desenhador! O que fizeram ao Fernando Anastácio, bem feito, deviam agora pensar, reflectir e fazer o mesmo a este. Afinal para quem trabalha o Desidério? Assim não se evitam inundações (Baixa de Albufeira), derrocadas (S.Rafael e Olhos de Água terão a sua triste história, um dia! ...
Um dia, pode ser até quando estiver outro no poder, vai haver consequências destes profetas do presente! O que nos espera o presente deste Presidente?

Anónimo disse...

o Forum deixou de ter ideias e passou a copiar notícias de outro site.
Rica gente esta, dos independentes!!!

Anónimo disse...

Rica gente esta?
Não se pode ser livre de pensar? Não é de opinar, sequer. É pensar, fazer raciocínio, apresentar premissas e as suas conclusões!
Ninguém copia ninguém, meu caro. Se tem ideias partilhe. Não fica bem só com a censura!

Anónimo disse...

A merda ,é que estamos todos (eu incluido)hipnotizados ,pela postura do nosso PR.SE não vejamos: lei do ruido não é cumprida,leis do transito não são cumpridas,leis morais ,como quando prais são poluidas com descarcas de esgotos (inatel)e o desiderio,pede por favoor ao M.A.,para a praia não ser indertita a banhos,por ser Agosto ,algo vai mal no nosso burgo ,não acham. querem mais é só começarem a andar mais a pé , e verem Albufeira com olhos de ver.

VERIATO disse...

Em Albufeira, não se cumpre lei nenhuma.As autoridqdes ,CMA ,GNR, são uma treta.A lei do ruido , qs leis de transito,a lei da proibição da venda de alcool a menores,o horário de fecho dos bares, a lei que regula a venda ambulante,os espaços das esplanadas não são cumpridas,na praia (apesar de ser proibido por lei) a capitanis deAlbufeira não faz cumprir a lei(jogar a bola , raquetes,garrafas de vidro na areia),e assim vamos matando o que nos dá de comer,o TURISMO.Saim de casa andem por Albufeira ,a pé, para perceberem ,Albufeira.Albufeira é a razão.A razão dos desabafos, das impertinências,porque os verdadeiros Albufeirenses, semtem ,a terra com o coração, não (salvaguardande certas pessoas)a setem com as algibeiras.Desculpem o incomodo,mas é assim.Estou binessesa ficar farto.

Manel Rufia disse...

Neglicenciados ,andamos ,nós ,há muito tempo, não há lei que se cumpra em Albufeira, em nome do turismo., e depois dá no que dá.

Roberto Raposo disse...

Deixem passar o mês de Agosto e estacionem mal o carro, que logo vão ver se a lei é para cumprir ou não.

É isso mesmo, vão dar uma volta a Albufeira a pé ou de bicicleta e vão ver se realmente gostam do que tem sido feito nestes últimos anos.
Eu quero a Albufeira de todos nós de volta, mas para isso o Sr. que agora está à frente da C.M.A., não pode lá continuar, senão acaba com o resto que ainda nos resta.
Albufeirenses, abram os olhos, já chega de gozarem connosco a torto e a direito. Em Outubro vamos dar uma lição ao Sr. Desidério.

Abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

NOTÍCIA DOS JORNAIS
Deve ser "necessariamente aberto inquérito-crime
Defende o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público

O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) considerou hoje que o MP "tem necessariamente que abrir um inquérito-crime" à tragédia ocorrida sexta-feira na Praia Maria Luísa, em Albufeira, para "averiguar eventuais responsabilidades pelo sucedido".

"Uma vez que é evidente que a arriba constituía um perigo para a integridade física das pessoas, a situação não podia deixar de ser do conhecimento das autoridades competentes e, face ao resultado (cinco mortos e três feridos), o MP tem necessariamente que abrir um inquérito-crime", disse João Palma à agência Lusa.

O presidente do SMMP disse estar "convencido" de que o inquérito-crime já terá sido aberto, sublinhando que "se não foi, terá que ser, o mais urgentemente possível, uma vez que se impõem diligências de investigação imediatas que passam desde logo pela preservação do próprio local onde a tragédia ocorreu para análise das características do terreno e do grau de previsibilidade da derrocada, que acabou por se verificar".

No sábado, um dia depois da trágica derrocada na praia algarvia de Maria Luísa, a responsável da Administração Hidrográfica da Região (AHR) do Algarve, Valentina Calixto, assegurou à Agência Lusa que para as 22:00 de hoje está agendada a remoção total do bloco da falésia que provocou cinco mortos.

Anónimo disse...

mas não digam que fizeram uma vistoria na semana passada, porque quem lá esteve foram topografos e esses não fazem vistorias, mas sim levantamentos topograficos...

Anónimo disse...

e a ARH fazer obras no terreno dos outros como é que é? vide as arribas na Praia do castelo

Anónimo disse...

O M Público já não vai ter todas as "provas". Quem mandou derrubar o que ainda restava do rochedo agora devia ter alguma acusação e punição por ter agido desta forma! Pelo menos isso... Era uma lição bem dada aos que administram mal e nos subtraiem informações. provas, verdade.
E politicamente quem é o responsável? Vão dizer que não se deve ir por aqui? Então para que elejo eu políticos para a Câmara? Não é, no mínimo, pra nos defenderem e representarem junto das outras entidades? Se é, onde estão as "démarches" feitas? É assim que nos outros países se faz política responsável e responsabilizante! Políticamente!