quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O PAPEL DO FORUM...

[penedo.jpg]
A MARIA LUÍSA DESENCADEOU...


O FORUMALBUFEIRA, congratula-se com o movimento de preocupação demonstrado pelas autoridades, que face a um facto concreto de perdas de vidas, decidiram-se a desenvolver as suas competências e saltaram para o terreno numa demonstração que nem tudo estava bem.

Esta actividade necessária, manchada pela morte, já teve o condão de mostrar que, entre todas as entidades que têm jurisdição sobre a linha de costa, afinal cabe em concreto à direcção da ARHAlgarve, liderada pela Engª Valentina Calixto, proceder à identificação das áreas de risco e decidir sobre as intervenções específicas.

Este facto, confirmado pela acção prática e mediática em curso, a par da investigação do Ministério Público e com outros objectivos em função das cinco mortes, deveria desencadear um inquérito interno no Ministério do Ambiente para apuramento dos diferentes graus de responsabilidade pela tragédia.

A ARHAlgarve, recentemente constituída em substituição da antiga Direcção Hidráulica, recebeu as competências, os fundos, os meios e os dossiers em curso, entre os quais se contam a vigilância e os procedimentos sobre a segurança dos espaços físicos das praias.

Se agora é possível desencadear um trabalho de preocupação, apenas escassos dias após o acidente, porque não se fez antes? Se agora se reforçam as sinalécticas e se eliminam elementos de risco, porque não se fizeram antes? São perguntas que dificilmente terão respostas.

A ARHAlgarve é uma entidade que tem muitos pontos de intervenção no concelho de Albufeira e não tem uma história de relacionamento credor de satisfação.

Os abusos sobre a Lagoa dos Salgados e o recente embargo, por denúncia, do encanamento da ribeira das Ferreiras, obra que este executivo camarário, num péssimo exemplo para a população, decidiu fazer sem projecto, são duas situações onde este organismo tem tido um papel altamente negativo e lesivo dos interesses sociais e económicos do concelho.

Também depois das portas arrombadas, num acto hipócrita, o executivo camarário diz em plenos pulmões na imprensa que são cinco os locais que exigem intervenção urgente por parte da ARHAlgarve.

De repente, perante o irremediável, tudo mexe para transmitir a tal sensação de segurança reclamada pelos cidadãos e o FORUM ALBUFEIRA, sente que contribuiu para que o assunto não se ficasse pelos inquéritos de ocasião e que as medidas concretas e urgentes avançassem.


FORUM ALBUFEIRA

51 comentários:

Zenóbio disse...

Não há duvida que no que diz respeito ás obras no ribeiro a autarquia não procedeu bem devia de ter pedido autorização ao ARH ,e já agora gostava que o Forum Albufeira que só fala mal da Camara perguntá-se á Dª Valentina Calisto como responsável maior no ambiente no Algarve a quem é que eles pediram autorização para fazerem as obras nas arribas da praia do Castelo que têm dono , foram embargadas uma vez , continuaram e teve que ser o tribunal de Loulé a mandar parar a obra, e obras feitas como diz no placard com dinheiros da CEE, alguém que me responda se souber , e com uma grande irresponsabilidade visto que retiraram as protecções junto ás arribas que cairam no inverno passado e que agora os automoveis estacionam quase por cima

Anónimo disse...

Julgo que, a intervenção deste blog, não contribuiu para qualquer desenvolvimento na temática em questão.
No entanto, considero que a tomada de posições pelos munícipes que se constituem em movimentos de opinião, não politizados, desde que isentos, imparciais e construtivos, reforça a democracia e elenca os problemas do Concelho, dando, a quem dirige os Paços, visibilidade (e nada mais) aos assuntos em debate.

Tertuliano disse...

Sr Desidério. Diga-nos se tinha conhecimento do perigo que exisitia na Praia Maria Luísa?
Embora não goste de internet e blogues, desculpe. Agradeço uma resposta para saber como hei-de votar daqui a dias.
Obrigado.

Anónimo disse...

Amigos! O Sr. David não é diferente dos outros... estes amigos de PS anda enganados e desnorteados à procura de um novo líder depois do mau resultado das últimas eleições.
Se querem que eu vote no Sr. David, ele que venha a Albufeira, e apresente um programa eleitoral com pés e cabeça, que não seja apenas ideias de conversas de café e de almoços bem regados com vinho, que em muitas ocasiões nem é da região.
Ele que está na Assembleia dever já ter aprendido o que é um programa eleitoral com pés e cabeça: um plano estratégico para implementar nos próximos 4 anos a todos os níveis: social, económico, politico, ambiental, etc, etc, etc. Não tenham diarreias mentais nos jantares e nas conversas de cafés para depois escreverem essas mesmas diarreias mentais nos cartazes e nos programas eleitorais que irão distribuir às cidadão!
Um programa eleitoral tem de ter uma estratégia, uma visão… e nos cafés no nos almoços e jantares será muito difícil estruturarem um programa deste género. Por isso acho que o programa do Sr. David para Albufeira será algo fraco e fora da realidade e das necessidades de Albufeira!
Apelo também ao Sr. Desidério que apresente um bom programa, pois se o não fizer, não votarei nele. Teremos de ser mais exigentes com os nossos candidatos. Se queremos ter uma Albufeira melhor, teremos de ter programas eleitorais realistas, visionário e estratégicos, com metas bem definidas. Se não cumprirem essas metas, então não cumprirão o programa e não votarei nessa pessoas nas próximas eleitorais.
Já agora! Os Senhores guardaram o programa eleitoral que o Sr. Desidério apresentou há quatro anos! Seria interessante que o Sr. Desidério no seu site de campanha publicasse esse programa eleitoral num quadro onde pudéssemos ver o que foi executado e o que não foi executado e a margem de desvios em relação ao programa eleitoral apresentado em 2005.
Pensem nisto!
Um Abraço!

Firmino Santos disse...

Quer gostem ou não, o Forim é uma referencia de opinião no concelho e basta ver as consultas dia a dia e a valor dos comentarios que são bem melhoresd. Os tosse tosse e lols vão desaparecendo como ignorantes nunca disseram nada e até houve aqui quem achasse que o SIS controla o que escrevem. Não me admirava nada porque as ideias quando falam verdade assustam.

Tertuliano disse...

Achei interessante o comentário anónimo das 0:25.
Só há um pequeno senão. Não concordo com análises generalistas. Isto é, o que um disse ou faz o outro também não "SERÁ" diferente. Parece-me que é assim que o Sr(a) começa. Entendo o que quererá dizer... sobre a classe política em geral. Mas quando fala de nomes, David e Desidério são totalmente diferentes. Conheço um e outro. E quem sou eu para garantir a quem não me conhece o que acho de cada um deles.
Não vou entrar nisso. Só direi que o meu voto vai direitinho para a renovação corporizada no jovem mas já Deputado David. Uma razão que eu podia explicar melhor mas não vou enfastiar, é que para fazer como o Desidério, até eu fazia, Com todo o respeito que tenho por mim, o Desidério não fez mais nem vai fazer mais por Albufeira do que um cidadão médio qualquer.
Mas respeito porque a cultura democrática e fraterna depende de nós.
Sobre os programas eleitorais, há m pormenor quanto ao David. É que um cartaz apenas tem a função de alertar para aquilo que a Direcção de Campanha acha mais importante. Neste caso, sei que aquelas medidas reflectem "ipsis verbis" o que as pessoas doram dizendo nas ruas e nas associações entretanto ouvidas. Isso garanto-lhe, quer acredite ou não. Aliás, nos blogues do Partido as mensagens reflectem o que os cartazes apontam.
E Programa? É claro que o Programa está em execução. E já alguma vez se lembraram de que o Desidério só apresentou o seu Programa depois dos outros partidos o terem feito? Duvidam? Puxem pela memória... Uma coisa é certa. Se há coisa que o David sabe é fazer Programas, relatórios, elaborar dossiers etc... pois foi o que foi obrigado, como Deputado, a ter que fazer, além de construir teses, textos e intervenções sobre os mais variados assuntos. Por mim, porque foi assim que me educaram, só falarei mal do David depois de ver algum mal que tenha feito! Até agora até acho que dá uma lição a quem se considera muito aberto e democrático, porque ainda nunca entrou no bota abaixo simplório.
Mas acho que sim. O Programa do Desidério devia ser apresentado em sinopse, do proposto, feito e por fazer...
Atitude séria, sim senhor. Parabéns.

Roberto Raposo disse...

Para quem não se lembra, em 2005 o Sr. Desidério, na apresentação de campanha entre outras coisas afirmou o seguinte:


Desidério Silva aposta em nova "dinâmica de desenvolvimento" para Albufeira
Apresentação do programa eleitoral
Candidato do PSD apontou prioridades para Albufeira


Afirmar Albufeira como um concelho com grande qualidade de vida, acompanhando as suas vastas potencialidades económicas, é o principal objectivo do social-democrata Desidério Silva, que se recandidata a mais quatro anos como presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

O político do PSD apresentou ontem, no Hotel Montechoro, o seu programa eleitoral, centrado em diversas áreas. "Apontamos caminhos, estabelecemos prioridades e apresentamos soluções", frisou, enumerando ao auditório a obra feita em quatro anos antes de partir para os projectos futuros.

"Queremos uma qualidade de vida que acompanhe as potencialidades económicas aqui existentes e que se estabeleça com base em novos equipamentos, em novos programas e instrumentos de desenvolvimento e apoio social", acrescentou Desidério Silva.

Os projectos apresentados pelo social-democrata "vão dotar o concelho de uma nova dinâmica de desenvolvimento" nas vertentes em que "ainda é possível fazer melhor", explica. Infra-estruturas fundamentais, requalificação urbana e justiça social são as três grandes áreas que correspondem à aposta do PSD em Albufeira.

Entre as obras e objectivos prioritários, estão o Museu do Turismo, a Escola de Hotelaria e Turismo, um pólo universitário, a compra de uma viatura de combate a incêndios urbanos, um hospital privado para Ferreiras, um Parque de Feiras e Exposições e um Centro de Congressos, sem esquecer a habitação social e outras valências sociais, desportivas e culturais.

As acessibilidades e transportes são uma área que merece grande atenção por parte de Desidério Silva, que prevê criar mais de 5000 lugares de estacionamento, quer na cidade quer nas outras freguesias do concelho, além da luta pela ligação de Paderne à Via do Infante.


Isto foram apenas algumas das promessas, agora pergunto eu:

Onde é que estão construídas? No concelho de Albufeira, não estão de certeza.

Neste Sr. Desidério, quem pode acreditar?

Abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

Sobre um texto de Platão e a Política, em que se faz referência aos políticos comuns, como sendo naturalmente egoístas.
Desidério Silva é "naturalmentre um animal egoísta". Não leu Platão! E é naturalmente um "mentiroso". Calma, não se assustem!
1. Prometeu uma 2ª circular para Albufeira. Mentirinha!!!... seu maroto.
2. Prometeu uma Escola de 1º,2º ciclos na Guia há 8 anos. Mentirinha!!!.... seu marotito...
3. Prometeu não fazer, e gozou com quem fazia obras no Verão... Mentirinha!!!..... seu marotão....
4. "Proponho um circuito permanente de transportes que nos leve a todos os locais do concelho! (avezinha 22.10.2001). MENTIRINHA.... seu ....?
5. "O poder não é propriedade de ninguém a não ser dos eleitores" (idem) ESTÁ SENIL, SR DESIDÉRIO!!!! O poder já é só seu!..... Seu....??

Desidério Silva é homem de confiança? Quem é que se pode sentir livre, à vontade com as suas ideias e opções, sem que ele use isso contra as pessoas?

E o Chico "eu é que sei"? Este então é o exemplo acabado do definhar da condição humana... O homem, diz-nos ele próprio,"até ando doente"! Coitado, mostrar agora ao povo de Paderne que "mostra" quando o coração dele esteve sempre no PS. Mas também é mentirozozinho. Diz que o PS o abandonou. Seu marotinho..... que já andava há mais de um ano a arranjar razão e justificação para não ficar com o ónus da mudança! Mas não engane MAIS os seus conterrâneos. Um dia poderá ficar irremediavelmente só. Que categoria têm os homens em Albufeira?
MenTirinhas! Traiçõezinhas! Poiltiqueirinhos! Isto é só velhada..... e eu para lá caminho, mas Deus me conserve o juízo. Até aqui se pode rezar, não?!
Camarada Raposo. Vamos ajudar a abrir os olhos da cara e da MENTE a Albufeira. Quem diz SOMOS todos ALBUFEIRA, tem uma "nuance", e dá uma enfâse a cada palavra.... Estão a topar? É que a palavra "todos" está em letras menores, com menos importância! Pois, pois.... foge-lhes a caneta para o verdadeiro espírito que os move. Qual é? Eles SÃO ALBUFEIRA... os outros?... mais ou menos, assim assim.. A verdade da mente humana vem sempre "ó de cima" como o azeite.
Força David. Como dizia o Desidério: o voto não é de ninguém, é do povo. Que grande ajuda ele nos deu para estas eleições.... Força...Coragem. Vais lá agora

Tertuliano disse...

E ninguém acreditava que o Arsénio perdesse as eleições ou que o Desidério as ganhasse!

Onde é que eu estou a ver este filme?

Eu adoro e adorava que o Desidério ganhasse até dia 10 de Outubro, mas a partir de 11/10 ganhasse mesmo o David. é um homem mais culto, com mais experiência política (daquela que não nos deixa na dúvida de cumplicidades com negócios pouco claros, construções em falésias, festas sem nexo, crianças sem creche, negócios com familiares....). É duma vaga de homens novos que muito têm aprendido com os erros dos mais velhos!
O David é um Sr, um Trabalhador com letra grande, desde pequeno, em que sempre ajudou a família mesmo na situação de órfão de pai...
O trajecto pessoal e histórico destes dois candidatos diz quase tudo sobre a "sobriedade", o "carácter" , o alto sentido do dever público e sobretudo de SERVIR e AJUDAR os outros. Ninguém, neste momento, candidato a Albufeira, tem uma face tão limpa, clara e transparente como o David. A olhar ao passado recente, só não o escolherão se não forem coerentes com as críticas então feitas.

Albertino disse...

Srº Tertuliano.
Como é que os Albufeirenses podem votar no Srº David Martins? se ele faz parte da maioria Socialista que desgoverna este triste País , quando á uma votação ele tanbem dá o seu amém ao Socrates se ele fosse como dizem por aqui devia de votar contra a certas propostas desculpem o termo de merda que o Srº Engº propôe, é por isso que vou votar no meu amigo Fernado Pontes da CDU ao menos se ele fôr eleito sempre vai haver uma voz de discórdia na câmara coisa que o PS nestes oito anos ninguém ouviu, como está na moda um abraço para si

Anónimo disse...

Sr Albertino.
Os meus parabéns.
Até que enfim alguém toca o dedo na ferida que é este triste País.
Culpa de quem??
Do governo do Sócrates.! (não lhe chamo eng. porque os Eng.s podem-se ofender).
Ninguém fala do BE em Albufeira.
Será que eclipsou-se com o anúncio da apresentação que era para ser, mas já fui.

Roberto Raposo disse...

Como já disse por aqui, o que o Sócrates fez, tinha que ser feito, ou já se esqueceram que em 2005 o PSD deixou o país com um défice de 6,8?
E sabem de que é a culpa do país estar assim? Eu digo-vos, a culpa é daqueles que fogem aos impostos ao não exigir uma factura. Se todos pagasse-mos os impostos devidos, garanto-vos, que não tinha-mos chegado ao ponto que chegamos e teria-mos de certeza impostos muito mais baixos.
O PS não desgovernou o país, apenas pôs o dedo nalgumas feridas, o que fez com que muita gente se insurgisse contra. Já se esqueceram, que uma das primeiras medidas que ele tomou, pode ter sido contra ele próprio? Pois é , ele mudou a lei, para que um ministro não tenha direito a uma reforma, apenas com quatro anos de mandato.
Já se esqueceram, que qualquer estudante, hoje em dia tem acesso a um computador portátil, coisa, que há quatro anos só a classe média e alta tinha acesso?
Foram cometidos erros, isso não nego, mas foi muita coisa bem feita, é pena que se tenha uma mente destrutiva e só se vejam os erros.


Mas como eu já disse aqui, o David não é o PS, nem o PS é o David. O David tem ideias muito válidas para Albufeira e isso é que interessa, antes das ideologias políticas estão as ideias e o que o David pretende fazer por Albufeira. Deixem-se de ideais retrógrados, pensem no futuro.

Segundo o Sr. Albertino, não se pode votar em ninguém, pois como é que se pode votar no Desidério, depois daquilo que tem feito? Como se pode votar no BE, depois do candidato ter dito do partido aquilo que disse? Como se pode votar na CDU, depois de todos os exemplos que temos do comunismo por esse mundo fora? Como se pode votar no CDS, depois de se ter proibido o fascismo?

Abraços

Roberto Raposo

Anónimo disse...

Sr Roberto Raposo,
em relação ao PCP, apesar de não saber se vou votar neles (ainda) temos que olhar é para o exemplo das camaras comunistas (por exemplo do sul do País) onde se ouve falar em obra feita e as pessoas satisfeitas.
não confudir com os maus exemplos dos Países comunistas.
Cumprimentos
ZORRO

Farto de Socialistas e PSDs disse...

Sr. Roberto Raposo ou o Sr. é adivinho ( se fôr diga-me os numeros do euromilhões) como é que pode ter a certeza que o David vai fazer milagres e que não tem nada a ver com o PS o partido que está a agonizar a classe media e os pobres deste Pais, a unica coisa que sabem fazer é dar dinheiro aos Xulos dos bancos e ainda pôem nos cartazes , aumentamos o ordenado minimo tenham vergonha e o seu amigo David faz parte deles é por isso que PS nem velos começando pelo Drº Mario Soares e o resto da pandilha, felismente vivo penso eu num País democrata, mas com estes socialistas eu preferia o António de Oliveira Salazar.

Anónimo disse...

##--##
Bem... aprendi aqui que o Sr. David:
“ Se há coisa que o David sabe é fazer Programas, relatórios, elaborar dossiers etc... pois foi o que foi obrigado, como Deputado, a ter que fazer, além de construir teses, textos e intervenções sobre os mais variados assuntos.” (post anterior)
Então diga-me porque é que há cartazes do Sr. David na rua que falam em assuntos que não são da competência de um Presidente de Câmara.
Amigos! Que eu saiba:
- saúde é da competência do Ministério da Saúde;
- educação é da competência do Ministério da Educação;
- segurança é da competência do Ministério da Administração Interna;
Então Sr. David e Srs. Conselheiros Políticos do Sr. David, tenham mais cuidado com o que escrevem nos cartazes, porque logo nos cartazes podem evidenciar a Vossa ignorância administrativa; a Vossa incapacidade de gerir o concelho e Vossa falta de ética, ao estarem a promoter coisas que não são da competência do Presidente da Câmara.
Ou menos não sejam mentirosos nos cartazes e no programa eleitoral. E digo mais... fazer esforço junto do Ministério as Saúde para construírem um hospital em Ferreiras não conta para o programa eleitoral . Essa é a Vossa obrigação. Sabendo que há um investidor privado que vai fazer uma clinica nas Ferreiras também não conta, como o Fernando Anastácio vez há quatro anos: esqueceu-se de dizer ao povinho que ia votar nele, porque ia trazer um hospital para Albufeira, que quem lá fosse pagava os olhos da cara e a clinica não era para o povinho! Mentiroso!
Sejam verdadeiros e não enganem que não sabe quais as verdadeiras competências de um presidente da Câmara.
O que vos digo é que esta eleição vai ser diferente de todas as outras e quem não for verdadeiro, rigoroso com o seu programa eleitoral e ética política vai perder estas eleições.
Sr. Luís “PiriPiri” peço-lhe que abra uma conta bancária em nome deste movimento de Cidadãos para depositarmos umas coroas, a ver se se consegue colocar umas placas ao lado das dos Sr. Desidério e do Sr. David a fazer publicidade a este Blogge, a ver se os cidadãos de Albufeira tomam consciência destes assuntos aqui debatidos.
Este bloog faz-me lembrar os primeiros jornais do partido comunista que eram impressos naquelas máquinas que já nem me lembro de que eram feitas.Começamos pequeninos, até nos tornarmos grandes. Temos tempo! Temos dois meses...
##--##

Roberto Raposo disse...

O Sr. está mal informado, pois a camara tem responsabilidade na segurança, ou já se esqueceu da polícia municipal?

E sobre a saúde, compete aos municípios, fazerem pressão e apresentar propostas ao ministério da saúde, pois o ministério não pode estar em todo o lado nem saber das necessidades de cada concelho.

Quanto à Educação, o mesmo, compete aos municípios criarem condições para a construção de novas escolas, se necessário.

Portanto, quem é que mostra aqui alguma ignorância?

Se tudo fosse responsabilidade dos ministérios, então para que é que serviam os municípios e juntas de freguesia. Compete às autarquias procurar saber quais as necessidades dos munícipes e se houver necessidades que não fazem parte da competência das autarquias, estas têm que alertar os ministérios par essas necessidades.
Estas são as competências das autarquias, que no nosso exemplo, o de Albufeira, tem sido negligenciado nestes últimos anos.

Abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

O Roberto é que anda enganado com as competências dos Presidentes e com com o Engº Socrates, se é engº... enfim!
Sobre o Socrates:
Ó Roberta, já sabes quantas leis o Sócrates vez e o Cavaco mandou para traz e o Tribunal Constitucional lhe deu razão? Olha que foram mais de Dez! Nunca houve tanta lei manda na para Taz como nesta legislatura. E sabes porquê? Porque eram leis inconstitucionais, eram uma vergonha!
- Sabes porquê que o programa de despacho dos juízes está no Ministério da Justiça: Para o Socrates saber o que o ministério da justiça anda a investigar e saber se tem alguma acusação sobre ele;
- Sabes que aumentou o dinheiro vivo nos financiamentos dos partidos políticos? Para quê Para haver mais trafico de influencia?
- Sabes porque +e que o Juiz que investiga os casos de corrupção foi posto naquele edifício todo de vidro ? Para que tosos os vejam e que este sentir-se inseguro e intimidando: è tipo: fazes a investigação que eu quero, pois se não Nando alguém dar-te um tiro pelo vidro ;
- Sabes que mudaram a forma como os juízes são avaliados e podem progredir na carreira: antigamente eram três juízes que davam as notas aos outros juízes, agora são três juízes e três parlamentares, havendo mais uma pessoa que pode ser parlamentar ou juiz para desempatar. Então os parlamentares vão avaliar os juízes? O que será feito do juizes que mandou prender o deputado supostamente pedófilo no caso da casa pia se for avaliado pelo próprio deputado?
Roberto, este Socrates foi a pior coisa que alguma vez o pais teve na sua história recente e vai levar muitos anos a repor as leis que ele alterou com a ética e moral que tinham;
O Roberto lembra-se aqui há dois anos de ver nas noticias que a PJ não tinha dinheiro para gasolina nem para horas extraordinárias. Foi logo a seguir a terem expulso a Maria Morgado da PJ. Sabe porquê? Porque a Maria José Morgado andava a investigar o sócrates certamente, bem como os outros Srs. dos Colarinhos Brancos, eventualmente já o BPN e o Conselheiro de Estado do Cavaco, agora um arguido;
Há mais... a lei das finanças, a lei
Mas fica para a próxima! Roberto! O Socrates é um MENTIROSO de mer...

Sobre as competências dos Presidentes de Câmara:
É verdade o que diz. Os municípios têm essas competências, mas isso não é evidenciado nos programas eleitorais. De uma pequena competência que lhes dá algumas atribuições na área, vão logo escrever no programa eleitoral coisas pomposas, que QUEM LÊ, PENSA QUE SERÁ TUDO SEU MÉRITO. É isso que quero dizer.
Veja o que Você escreveu sobre o que o Desidério disse:
“Entre as obras e objectivos prioritários, estão o Museu do Turismo, a Escola de Hotelaria e Turismo, um pólo universitário, a compra de uma viatura de combate a incêndios urbanos, um hospital privado para Ferreiras, um Parque de Feiras e Exposições e um Centro de Congressos, sem esquecer a habitação social e outras valências sociais, desportivas e culturais”
Como é que o Desidério poderia instalar uma Escola Hotelaria e Turismo em Albufeira, se ele não tem qualquer competência no ensino Secundário, quanto mais numa Escola de ensino Superior ou Profissional.
Isso são coisas das competências do Ministério da Economia e do Ministério da Saúde, mas FICAVA BEM NO PROGRAMA ELEITORAL PARA O POVINHO LER, GOSTAR DO QUE LEU E VOTAR!
E as juntas de Freguesia não SERVEM PARA NADA! Amigo! Acorde! Este modelo político tem 30 anos e não serve os cidadãos: As juntas só servem para passar atestados e cobrar as licenças dos cães! O resto que dizem que fazem e acontece é tudo uma treta!

Anónimo disse...

As falésias são das mais lindas que existem. As praias são incomparáveis.Mas estão sobrelotadas com o cimento imparável pela corrupção.vejam o comentário que colocaram.

Ao anónimo das 21:14 tenho umas respostas.

Os Hoteis dos Olhos de Àgua tem colaboração desse (sobrinho) que mencionou e do Arquitecto chefe da CMA (mas esse não precisou de trabalhar).

Basta olhar na envolvente e ver qual a altura dos prédios existentes e depois olhar para os mamarrachos com a altura de 7 pisos, tudo isto nos
Olhos de Àgua.
Quando o PDM só permite prédios com a altura igual aos existentes na envolvente...

Quanto aos outros do Alfagar...
Aí ele (sobrinho) poderia ter feito as especialidades, mas o bolo maior é dos Arquitectos da CMA (Arqtº. Melo e Arqtº. Rui) provavelmente o investidor (qualquer coisa Ferreira) também alinhou em algum para as campanhas (PS e do PSD).

Alto da Colina (ver a altura do hotel) e ver o que o PDM permite..

Assim vai a corrupção em Albufeira.

Anónimo disse...

Sim Roberto... o homem tem razão! Fazer pressão para acontecer não conta para se incluir no programa eleitoral!

Anónimo disse...

INFO sobre as Autaquias e suas competencias em:

http://www.dgaa.pt/default.asp?s=12168

Roberto Raposo disse...

Já agora, diga lá o que é que o David propõe nos cartazes, que não é da competência da autarquia?

Eu passo a escrever o que consta nos vários cartazes:

Mini outdoors:

No cartaz "Albufeira mais acessível"
-Construção da nova variante nascente/poente do concelho

No cartaz "Albufeira mais segura"
-Relançar a polícia municipal
-Promover a vídeo vigilância

No cartaz "Albufeira mais solidária"
-Apoio ao arrendamento jovem
-Mais lugares nos centros de dia e lares para idosos

No cartaz "Albufeira mais atractiva"
-Criação da casa das artes
-Construção de infraestruturas sanitárias
-Recuperação do passeio marginal

No cartaz "Albufeira mais próspera"
-Criação do gabinete de apoio ao empresário
-Criação de um ninho de empresas
-Criação de um parque empresarial

e anda nos outdoors grandes:

-Mais 100 haitações sociais.
-Mais 200 lugares em creches e jardins de infância

-Mais 1000 lugares de estacionamento
-Mais 250000 metros quadrados de espaços lúdicos e zonas verdes.



Então, diga lá quais destas promessas, não são da competência da autarquia?

Afinal o Sr. é que está muito mal informado, não sou eu.

Abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

- Como é que vai promover o arrendamento aos jovens? Vai dar casas? Vai dar uma Bolsa? Vai dar Dinheiro aos jovens? Vai construir casas de habitação social e depois arrendar a preços controlados? Isso não é da competência do Instituto da Habitação ou da Segurança Social. Parece que todos os anos os jovens têm que ir à internet fazer as suas candidaturas ao arrendamento! Como não sei ao que se refere nisto, vou considerar apenas meia mentira.
- Como é que vai recuperar o Passeio Marginal. Aquilo não está na jurisdição do Ministério do Ambiente? Então o Polis deitou aquilo tudo a baixo, arrancaram o pavimento, derrubaram tudo o que lá havia de betão e agora o David vai repor tudo no lugar. Não sei se pode ou se essa Sra. Calisto que agora tanto se fala vai deixar. Acha que o David enquanto Presidente da Câmara, e sem jurisdição sobre aquele espaço não deveria prometer isso aos Cidadãos de Albufeira.
Começa logo com mentira e meia nos cartazes... começa bem... vamos ver se acaba bem ou acaba mal.
São promessas rigorosamente iguais ao Hospital do Fernando Anastácio e da Escola Hoteleira do Desidério há quatro anos atrás.
Se acabar mal ... isto é! Não ganhar as eleições. Espero que seja um bom vereador de oposição!
O David sabe que a Câmara de Albufeira pediu autorização à Assembléia Municipal para mais um empréstimo de largos milhares de euros.
A outra mentira poderá ser que somado todas as promessas do David, o orçamento da câmara para os próximos quatro anos não dê para cumprir o que promete, não por incompetência, mas porque não tem dinheiro para fazer tudo o que prometeu, o que faz dele um mau gestor. Prometeu que fazia sem saber se podia fazer.
Isto vale Tb para os cartazes do Sr. Desidério!

Roberto Raposo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Raposo disse...

Apaguei o meu post anterior, pois continha erros ortográficos, aqui fica, com a devida correcção

Sobre o passeio marginal, não sei se sabe, mas estava previsto ser remodelado e construído até à marina, coisa, que nunca aconteceu.
Quanto ao apoio ao arrendamento, descanse que irei saber mais pormenores, mas há muitas maneiras de o fazer.
Mas afinal, era tudo mentira e agora só encontra mentira e meia, e que afinal nem é mentira e meia, pois o Sr. não sabe, porque não está informado, afinal como é que ficamos?
Haja bom senso, e não se critique só por criticar.

Abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

O passeio marginal até à marina nunca foi previsto coisa nenhuma! Era uma ideia que o Marante queria que se fizesse para dar vida a “marina morta”. Fruto do tráfico de influencia (a marina entenda-se) e a favor dos interesses imobiliário desse Sr. Marante. Era um porto de abrigo que não sei se o é actualmente! Lá de abrigo serve, mas não sei se serve os pescadores e Albufeira. O que sei é que a marina só serviu os interesses dos especuladores imobiliários, porque como mais valia no produto turístico é um projecto tecnicamente mau e mau para Albufeira. Neste momento não vale coisa nenhuma: É uma Marina Morta. Não cabem lá barcos de grande calado. Não tem lojas, não tem atractivo e todos que lá têm apartamentos estão a desejar nunca os terem comprado. Um desastre total!

Voltando ao passeio Marginal, esse nunca passou da tentativa por parte do Marante e mais tarde por parte do BPN – Marina de que esse passeio existisse, mas nunca foi projectado nem poderia, porque assim que essa ideia foi avançada o Ambiente fechou todas as portas e para nunca mais se falar nisso, mandou o Polis destruir o que havia e restava do saudoso Passeio dos Tristes, que já não é do seu tempo, pois é rapaz novo!
Vá ao Rossio e veja a placa que o Polis lá colocou a explicar a importância das arribas: se é que essa placa ainda lá está!

Roberto Raposo disse...

O Sr. está mesmo muito mal informado sobre o assunto do passeio marginal, pois se quiser, envie-me a sua morada, que eu mando-lhe a lista de promessas do Sr. Desidério, onde ele prometia o passeio marginal até à marina, mas não só.
Portanto não venha com essa de que o passeio marginal nunca foi previsto, porque foi uma das promessas do Sr. Desidério.

Mas como eu disse, envie-me a sua morada, que eu envio-lhe uma cópia das promessas onde estava incluída essa.

Abraço

Roberto Raposo

Albertino disse...

Srº Roberto Raposo sabe quais vão ser os apoios aos arrendamentos que o PS vai dar vai ser fazer habitações sociais para dar aos ciganos que estão junto ao Clube de Pesca por cima da marina, nos terrenos da Stª Casa que a Dª Helena continua a autorizar (ela é do PS e é a esposa do manda chuva ) e para mim o seu grande amigo vai ter que receber ordens dos caciques do PS em Albufeira, até o Disidério foi obrigado a dar casas a eles, e quanto ao passeio marginal segundo ouvi dizer a praia vai ser acoreada em 2010 e a partir dai o passeio vai ser feito, mas só vendo para ter a certeza, não faça do seu amigo um Deus porque ele é politico e os politicos são como a mulher de Cesar

Anónimo disse...

Ao Sr que foi buscar as minhas ideias atrás e as transcreveu, para depois acentuar que o David faz propostas que não podem depender das competências dum edil.

A educcação: as creches, jardins de infância e escolas de 1º ciclo, bem como cantinas, são e sempre foram da competência das Câmaras. O actual edil até prometeu uma escola de 1º e 2º ciclos na Guia, há 8 anos... não me engana mais! Mas ainda sobre a educação, fica a saber que os auxiliares e administrativos das escolas todas, mesmo 2º e 3º ciclos, já são da gestão da câmara.

Saúde: não há em nenhum distrito e autarca que preze a sua acção política, que não lute e procure melhores acessos à saúde. Dou-lhe um exemplo: sem terrenos não há obras, centros de saúde, hospitais, etc. Albufeira até tem um Hospital antigo concelhio da Misericórdia. A Provedoria desta Instituição sempre partilhou esta infraestrutura com a ARS de Faro, e Caixa Social dos Pescadores. Porque não fazê-lo, como hospital de retaguarda, para acamados, com protocolo entre a Câmara, ARs e Santa Casa? Mas o Desidério gosta mais de participar e inventar associações onde só ele mande e controle as pessoas. Sobre a Saúde, meu caro, mal vai a sua exigência como cidadão e político quando não vê - ou não quererá ver - que David Martins pode influenciar as entidades a olhar para Albufeira. E se ele o diz, é porque, se for eleito, o fará... E não lhe revelo mais nada...
Segurança: polícias municipais... dois, depois 3, depois o Sr Rolo mete o filho dum facho como coordenador que não passa de um garoto.... Meu caro amigo, o sr faz perguntas ou lança dúvidas para as quais sabe a resposta. Faça a campanha do seu candidato Desidério dizendo o que ele irá fazer em 4 anos. que se avizinham de autêntica saída com o mais que puder. Nem sequer preocupado com o seu partido está, pois não se percebe como vai sair dali um sucessor, e já há guerra dentre eles.

Em conclusão: quando um candidato se propõe fazer coisas, como o David faz nos cartazes, está a ser coerente com o povo que o tem ouvido e a quem ele tem ouvido também... É pena que os cartazes do David sejam tão poucos, pois há muitas mais medidas para levar a cabo...
E depois, para acabar, isto lembra-me a lógica ou ilógica daqueles que ainda absorvem a prática municipal e autárquica como uma résteazinha do que os outros deixam para os autarcas. É o caso triste da Praia M.Luísa. Desidério tem responsabilidades éticas e políticas por inacção e omissão. Menos rabo nos palcos e mais meias solas nas arribas e tudo poderia ser melhorado, mesmo com outras entidades que nunca sentirão este território como seu, como um autarca devia, por dever e obrigação ética e política sentir. As competências deste ou daquele não limitam a acção política e moral dum Presidente no seu terreno. Daí que a saúde, educação e segurança até aqui colhem DO INTERESSE e FORMA como um AUTARCA SE PROPÕE TRABALHAR E LUTAR ATÉ AO FIM PELO SEU CONCELHO.
Quem não entender isto, é melhor esperar pelo S.Pedro ou a Sra de Fátima.

Roberto Raposo disse...

Sr. Albertino, se está mesmo interessado em saber o que o David vai fazer, convido-o a marcar um encontro com ele, que ele lhe explicará com todo o gosto. Não tenha medo, pois o David não come ninguém e está interessado em ouvir as pessoas, pois segundo ele, as pessoas é que sabem o que faz falta na sua terra. Portanto, se quiser, contacte-me, que eu arranjo-lhe um encontro com o David. Ou então vá a um dos comícios ou apresentações dos candidatos para as juntas de freguesia e dirija-se a ele, que ele lhe tirará todas as dúvidas.

Abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

então o povo é que sabe o Sr. David não sabe nada! se não sabe nada porque é que se candidata?

Anónimo disse...

deve ser para prometer o que o povo quer ouvir! assim fazer politica não dá trabalho nenhum! então não temum projecto para Albufeira? só vai fazer aquilo que o povo lhe disser para fazer! eu já tinha desconfiado que o Sr. David e os seus conselheiros não tinham projecto nenhum para Albufeira!

Anónimo disse...

Srº Raposo vai ou pensa fazer?

Anónimo disse...

o Sr. Raposo dese ser um dos conselheiros juniores do Sr. David! Mas não o tenho visto nos almoços e jantares promovidos por os conselheiros seniores! Oh Senhores Conselheiros Seniores, isso é forma de tratar quem se dedica ao partido de alma e coração! Acho que deveriam convidar o Sr. Raposo para os vossos almoços e jantares, pois acho que é uma pessoa muito válida e vos poderia ajudar no programa eleitoral: dava-lhes umas ideias e escusava recorerem às conversas de café para fazerem o tal dito programa eleitoral!

Roberto Raposo disse...

Se o deixarem ele faz, não sei se sabe, mas só pode fazer, quem ganha as eleições.

O David tem um projecto sim, mas também ouve as queixas e as necessidades dos Albufeirenses, pois acha que os munícipes também têm uma palavra a dizer.
Pelas palavras dos Srs., querem que isto seja como no tempo do fascismo, a lei do quero, mando e posso, sem olhar a ninguém.
É esse o tipo de autarca que querem, pois eu não.
Falam do fascismo e depois vêm aqui defender ideais fascistas, pois quem vem aqui defender que os candidatos não devem ouvir os munícipes é isso que parece defender.

Isto parece impossível, pensei que já não existissem pessoas que pensam da maneira que os os intervenientes anteriores pensam.
Fico muito triste com isso.

Grande abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

O que quis dizer é que esses conselheiros sãoooooo muitto fraquinhoooossss.... querem é almoços e jantaradas e que um candidato tem de ter um programa eleitoral com uma estratégia bem definida ao todos os níveis e não é a emprenhar pelos ouvidos que se faz um programa eleitoral...
##_##

Antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

FESTA É FESTA!
ALBUFEIRA SEMPRE EM FESTA!
Sardinha, carapau, frango, arjamolho, polvo, salsicha, caracol!Admirem-se!A laranja algarvia, ironicamente, devia estar classificada e demarcada, mas a incompetência e incapacidade dos políticos é tal!!!não consegue.É triste. Vendem os espanhóis laranja "espanhola do algarve"!Boa! É o cúmulo da incompetência. Só olham para os bolsos deles!!! Viva a gastronomia. os foguetes e os grandes e caros artistas. Há dinheiro para tudo e ainda sobra muito.Milhões para desbaratar naquela obra da ribeira que é uma vergonha.Contra todas as regras e ninguém sabe !Ninguém vê!!! Nem se preocuparam em acabar antes do Verão. Para quê?? O povo come tudo o que estes políticos baratos fazem.
O desidério paga sim e bem.Paga sempre!! Com o dinheiro da câmara? Não. Com o dinheiro do estado? Não. Com o dinheiro que ele ganhou quando fazia projectos e estava (e está) ligado à construção civil? Não! Então de quem é o dinheiro???? É nosso.Devia estar na educação dos nossos filhos.Na assistencia social.No bem estar da população porque é a obrigação de todos eles (as organizações públicas). Parte do dinheiro, fiquem a saber, é o que vamos todos pagar quando compramos (caríssimos)os livros da escola dos nossos filhos!!Na Alemanha, para evitar o negócio sujo, (como a consciência dos políticos), os livros são entregues aos alunos e devolvidos no fim do ano para serem entregues aos novos alunos!!!Tudo grátis. Que raio de políticos temos nós???Meus amigos o desidérios está a esbanjar o nosso dinheiro, quando temos o dobro dos desempregados que havia no ano passado!!É incrível!Nínguém se aprecebe?'?As empresas estão a falir. O turismo não tem contratos para o próximo ano e toca a festejar!Está tudo maluco!!!
Olhem albufeirenses, se não conseguirmos dar conta desta situação, lamento muito, mas é tempo de começar-mos a ter pena de nós próprios e vergonha dos nossos filhos que vão herdar o reino do desidério!!!

Xico Vadio disse...

Ouvir não importa para quem não se interessa pelos outros!
É só esta a resposta a quem ainda não percebeu uma das razões fundamentais de todo e qualquer serviço público.
Quanto a conversas de café... é bem melhor tê-las com gente simples, em cafés ou onde calha, do que nos gabinetes e outros onde ninguém "vos" vê!
Há aqui gente descontente com quê, porquê, e com quem?

O fulano que para aqui tem vindo a falar e perguntar por programas, devia ler a crónica do V.Pulido Valente no Público. Nunca ninguém votou pelos programas. Um ou outro interesse popular é sempre de prescutar!! Ou então não querem fazer nada pelas pessoas.... Como o Desidério que só faz por ele e pelos seus. Nem pelo partido dele se rala, porque enjeita os seus, do PSD, para preferir Xicos de outros partidos...

Anónimo disse...

Oh Xico Vadio, que pela assinatura deve querer ofender o homem do PS que se passou para o PSD, o chamado "Xico Vira Casacas".
Quem vê Caras não Vê Corações! Se acha que o certo é votarmos numa cara que não tem um projecto para Albufeira então vote! Eu sempre votarei por um projecto! Por um programa eleitoral bem feito! Nunca votarei numa CARA QUE PROMETE MAS NÂO CUMPRE!
O Sr. é adepto de se votar nas caras porque ainda não percebeu que para um país avançar tem de haver um projecto e esse não se faz nas conversas de café! Faz-se no gabinete trabalhando com um grupo de trabalho multidisciplinar e não me parece que esse grupo de conselheiros no meio de uns bagaços e macieiras consigam fazer um projecto para os próximos quatro anos com pés e cabeça: até porque não se trata de um grupo multidisciplinar, trata-se de um grupo de cidadãos movidos pela ânsia de governar pelos seus interesses e clientela!

Anónimo disse...

XIQUINHO.... já não estamos no tempo do Xufre! Já não estamos no tempo do Catuna! Já não estamos no tempo do Desidério!
Já estamos em 2009 e o ano de 2009 encerrá uma eleição diferente!
Há em 2009 um movimento de cidadãos convictos que tudo em 2009 será diferente!
Os programas eleitorais serão a base de um eleição e ou de uma não eleição!
O que lhe digo é que um boa percentagem da população irá votar na cara, mas hoje o ignorante já não é aquele que não sabe escrever, mas sim aquele que não sabe compreender a razão das coisas! Os ignorantes são aqueles que não conseguem compreender que uma cara pode não corresponder a um coração empenhado em trazer o melhor para esta terra!
Será que o Xiquinho faz parte dos ignorantes ou parte daqueles que gostam que votem nas caras para assim governar como lhe apetece e ao sabor do vento e dos interesses dos patos bravos!

Anónimo disse...

XUFRE volta está perdoado contigo tudo corria bem , contigo havia rigor,contigo havia apenas 500 funcionarios na Camara , contigo todos respeitavam e temiam o Presidente da autarquia de Albufeira.

Anónimo disse...

Sim Amigo! O Xufre nunca fez piscinas municipais porque tinhamos mar... que político me saiu o Xufre e o Sr. também! Não fazer Piscinas Municipais porque temos mar foi sem duvuda uma boa política... ou uma ignorância!Pense nisso Amigo! O Sr. também está perdoado pelo comentário!
Um Abraço

Anónimo disse...

E havia dinheiro como há agora tosco?

Anónimo disse...

em Albufeira sempre houve dinheiro, ou não será a capital do turismo! o que não houve foi estratégia e visão politica!

Anónimo disse...

Já não estamos no tempo do Xufre, mas nesse tempo havia respeito. Hoje ninguém respeita o pavão do desiderio e é um pau mandado. Quem manda lá dentro na câmara é o Garcias Fernandes, os Melos e os Nobregas, esses sim, são os gajo que la mandam. Alguma vez no tempo do Xufre isso acontecia, tudo tinha de ir ao beija mão do xufre, não havia cá pão para malucos.

Anónimo disse...

Pois, o maluco era ele! O Xufre foi um traficante de influência! Recebeu dinheiro dos patos bravos e foi apanhado na justiça! Por isso foi julgado pelos tribunais e posto na rua! suspenso da actividade politica, para nunca mais voltar!
O Sr. esqueceu que o Xufre mantinha essa aparência de tudo tinha de ir ao beija mão dele, para melhor poder controlar a sua traficância de influência!
O Xufre foi um político sem qualquer tipo de visão política e de estratégia para o concelho. A única coisa que fez bem foi o eixo viário e a deslocalização dos serviços públicos para a parte nova da cidade.
O resto foi só merda e tráfico de influência e por isso FOI POSTO NA RUA PELOS TRIBUNAIS: Já se esqueceu que recebia dinheiro dos empreiteiros para adjudicar as obras públicas aos que lhe davam dinheiro!
O Sr. tem andado a dormir ou quê?

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas diga-me uma coisa. O Xufre foi condenado? Apresente provas por favor! O traiçoeiro do GUI Simões é que queria mamar, como o fazia no TOTTA, e o Xufre cortou-lhe as vazas e impedi-o de fazer o mesmo na camara e por isso tramaou-o, fazendo um jogo duplo com o Silva e Sousa, informando-o do que o Xufre fazia e não fazia.

Anónimo disse...

então o xufre sempre fez... como o Sr. diz? o que faz dele um traficante de influência e um oportunista. não deve ser boa gente, por conseguinte o Sr. NUNCA deveria apoiar as decisões e o perfil de um traficante de influencia e oportunismo.

Anónimo disse...

O Sr. Xufre foi corrido da Câmara Municipal pelas outoridades e houve eleições intercalares. Por isso é que o Catuna ganhou as eleições. Para haver eleições intercalares teve de haver provas suficientes contra o Sr. Xufre. Então se alguém procura provas, peça-as À Comissão Eleitoral. Eles devem ter lá o processo completo!
Um Abraço!

Anónimo disse...

POIS, É ISSO MESMO, NINGUÉM TEM PROVAS PALPÁVEIS DE NADA. ALGUÉM QUE AS DIVULGE. ONDE ESTÃO? É SÓ O DIZ QUE DISSE E NINGUÉM PROVA NADA.

Anónimo disse...

o xufre já não me preocupa: está morto politicamente, o que me preocupa é haver pessoas que sabendo que ele meteu a pata na poça, independentemente de haver ou não provas em concreto, acredita piamente na pessoa, quando essa apenas aprovou apartamentos em Albufeira!
Continuem a exigir pouco dos nossos políticos da praça que vamos todos longe!