sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Arribas do Algarve: seis anos de incúria dos Governos


A Razão está aqui, o resto são papagaios de sala:


O programa Finisterra foi anunciado com pompa e circunstância, em 2003, tinha um orçamento previsto de 150 milhões de euros e identificou todas as zonas em risco de erosão ao longo da costa portuguesa. Mas não chegou a sair do papel, avança a edição do SOL desta sexta-feira.

«Nunca recebemos um cêntimo», explicou ao SOL o antigo coordenador do programa, Carlos Reis, preocupado com a possibilidade de se repetirem acidentes como o que matou cinco pessoas na praia Maria Luísa, em Albufeira, na passada sexta-feira.
Segundo Carlos Reis, o Finisterra – que acabou em 2006 – «não fez mais do que tapar buracos». O investigador assegura que «existem largas dezenas de situações idênticas à da praia Maria Luísa», mas que pouco tem sido feito pelas autoridades para atrasar o processo de erosão da costa. «Há o Plano de Acção para o Litoral 2007/2013, mas não há dinheiro para tudo».
(in adf)

7 comentários:

Anónimo disse...

Pelo cumprimento da lei do ruido.

Anónimo disse...

A costa algarvia é a galinha dos ovos de ouro e o futuro das crianças de hoje. O Algarve vai ser a salvação deste pobre cantinho.As praias que hoje atraem muito turistas mas daqui a pouco, se o poder do cimento se impõe através da corrupção, não vai haver lugar para banhistas, nem de pé, quanto mais em toalhas. É o que a corrupção vai fazer desta terra, Não podemos permitir. Será que somo todos estúpidos?
Lembrem-se do comentário que foi escrito aqui. Felizmente o FORUM TEM CORAGEM.
Ao anónimo das 21:14 tenho umas respostas.

Os Hoteis dos Olhos de Àgua tem colaboração desse (sobrinho) que mencionou e do Arquitecto chefe da CMA (mas esse não precisou de trabalhar).

Basta olhar na envolvente e ver qual a altura dos prédios existentes e depois olhar para os mamarrachos com a altura de 7 pisos, tudo isto nos
Olhos de Àgua.
Quando o PDM só permite prédios com a altura igual aos existentes na envolvente...

Quanto aos outros do Alfagar...
Aí ele (sobrinho) poderia ter feito as especialidades, mas o bolo maior é dos Arquitectos da CMA (Arqtº. Melo e Arqtº. Rui) provavelmente o investidor (qualquer coisa Ferreira) também alinhou em algum para as campanhas (PS e do PSD).

Alto da Colina (ver a altura do hotel) e ver o que o PDM permite..

Assim vai a corrupção em Albufeira.

Anónimo disse...

isso não dá perda de mandato... quantas Texugueiras por esta ALbufeira...

A.M.G. disse...

Foi preciso morrerem pessoas inocentes!!!! para andar tudo num reboliço a ver o que não quiseram ver antes. O presidente de Albufeira já enroloun a lingua não vão as pessoas fazerem perguntas que não interessam antes das eleições.
O que ficamos todos a saber com o Finisterra é que se sabia que era preciso fazer alguma coisa na costa portuguesa mas mais uma vez não se passou das promessas.

Anónimo disse...

O Raposo na vei aqui murder ???? ah... tá lende a resposta no programa do David, ó menes o mê amigo desideire deu uns bitates que queria o trabalhe das rochas pra ele...

assoc. rochas (des)protegidas

Anónimo disse...

Ai queria? E o que acha voxxa exxcelêensssia que o levou a nada fazer?
Tamém é dos que espera que um autarca se defenda com competências de outros?
O Desidério é responsável pelo que acontece no seu concelho, quer vocês gostem quer não.
O Desidério é responsável pelas cheias da baixa.
O Desidério é responsável pelas construções e mamarrachos nos Olhos de Água, S.Rafael, Salgados.
O Desidério é responsável pelas obras e atrasos, pelo não cumprimento da lei, na zona do ribeiro.
O Desidério é responsável pelo esbanjar de dinheiro em associações que não prestam pra nada, não dão contas. A Câmara é de todos e não de alguns que se abotoam....
O Desidério é responsável, por omissão política, pelo sofrimento que na Praia Maria Luísa aconteceu. E não se arme em vítima com isto, porque as vítimas foram cinco pessoas que não são de Albufeira, mas são pessoas... O Desidério é responsável disto porque um político consciente de riscos e perigos desta natureza, tem, forçosamente, que nos dizer o que fez para ajudar a resolver e acabar com os cancros que existem no seu concelho, afinal o concelho que o elege. Para quê?
Na Serra Nevada em Espanha ou na Praia da Nazaré em Portugal, se um autarca VEDAR (colocar vedação, como Armação de Pêra e Portimão têm em algumas zonas!) as zonas perigosas para pessoas, não há ninguém que os critique ou acuse do quer que seja... Ora este Senhor faz tudo o que quer, e quando acontecem desgraças, previsíveis, sacode sempre a água do capote para quem cá não vive, não está no terreno como ele AINDA OUSA DIZER depois da tragédia. Com pompa, com uma segurança mesquinha e falsária, eu não acredito em políticos locais que não me respondam a isto:
Que fez, Sr Desidério, para alertar as autoridades da emergência nas nossas praias?
É que o sr é quem governa em Albufeira. Independentemente de haver outras entidades responsáveis por certos aspectos administrativos do território. Na asneira, o sr está lá, queira ou não queira. A morte aconteceu e aconteceu enquanto o sr é o presidente ausente destes e outros acidentes e perigos no seu território. No ribeiro até começou a obra sem autorização e foi embargada com razão. Teve que alterar o projecto, porque o que o sr ia lá fazer ainda mais cheias provocava na baixa!
O Sr, para mim e para muitos é um político irresponsável em questóes de ética política: não boliu uma palha para evitar mortes no seu concelho. Não boliu um bocejo para acabar com a insegurança em algumas ruas.... Compra e atemoriza pessoas com a arrogância que,senão não lhes dá subsídios.... Namora políticos de outros partidos e quadrantes políticos o que revela uma atitude sem carácter e sem dignidade democrática. Favorece familiares como é sabido...
Tanta .... Tanta!.... coisa que ainda falta. >Desidério se ganhar vai passear mais 4 anos. Desta vez ainda com mais benefício apenas para alguns e desbaratando o que é de todos...
Para mim Desidério Silva deve ser ouvido pelo Ministério Público, por inacção e omissão nas mortes do seu concelho. Assim é que os políticos locais ficam a saber que têm de cuidar o que é importante no seu concelho e território em vez de andar a abanar o rabo por palcos, feiras, jantaradas, Austrias e Espanhas....Não precisamos, em Albufeira, dum presidente que vá pata o estrangeiro. Precisamos dum que nos mostre o rabo, de vez em quando, nas falésias da Maria Luísa, no Peneco, na Baixa, Nos Salgados, Nos Arrifes e S.Rafael. Se tivesse lá alguém de família ferido ou morto acusava-o de negligência por não ter vedado o local. Aquele e outros...
Bora com este para Boliqueime.

Anónimo disse...

Apoiado, concordo 100% com este comentário. Para a saúde deste é mesmo de não votar neste empertigado do Desidério, que se está a abotoar a ele à sua família, já tem os filhos e nora bem encaminhados.Será uma vergonha para Albufeira este senhor ganhar o que quer que seja nestas eleições. É um iletrado, arrogante e um tipo vaidoso que só pensa na sua imagem. Fora com ele!!!!!