terça-feira, 25 de agosto de 2009

A MARIA LUÍSA DAR-NOS-À LIÇÕES?

AGORA, TUDO VEM AO DE CIMA E...


Nestes dias subsequentes ao assassinato de cinco elementos de uma família portuguesa, numa praia algarvia, no concelho de Albufeira, em pleno gozo de férias e supostamente por culpa da natureza, a imprensa tem-se desdobrado a fazer investigações que são absolutamente arrasadoras do incumprimento das próprias regras estabelecidas pelo Estado, para a gestão da orla costeira e dos seus pontos críticos.

Desde arribas perigosas sem sinalética ou com sinalética deficiente e deslocada da vista de proximidade dos utilizadores, desde directivas à limitação de pessoas nos espaços que não são fiscalizados, as situações anómalas e sem acção dos organismos que têm competências são muitas e preocupantes.

A desgraça da praia Maria Luísa, muito para além da importância dos inquéritos-crime e da procura de culpados, põe a nu os aspectos deixados ao desleixo pela conjuntura que administra o património natural da nossa costa turística, que é uma fonte de satisfação e lazer de milhões de pessoas e o sustento de muitas centenas de milhar.

Com um problema nas mãos e que tem mobilizado a opinião pública, sem conseguirmos contabilizar os efeitos negativos na opinião pública estrangeira menos habituada a condescender, as autoridades desdobram-se em trabalhos e declarações de que vão fazer o que não fizeram.

A principal lição a extrair dos factos que não podemos apagar da História, é a de que o Governo, através da sua Secretaria de Estado e dos organismos que intervêm no sector do Turismo, para além da preocupação com as linhas estratégicas da macro gestão, tem de preocupar-se, traçar planos e definir responsabilidades para com os outros aspectos "menores" que contribuem para a imagem e bem-estar dos utilizadores.

Nestas horas de reflexão, temos de atentar em tudo o que é importante, desde os planos para o reordenamento do território, ponderando a necessidade das demolições, como a total proibição da construção a uma determinada distância da linha de costa chamem-se os projectos PIN ou outra coisa, bem como organizar e agir sobre a preocupação com o saneamento básico das frentes urbanas, os sistemas de rectaguarda onde destacamos a saúde, higiene, segurança, ruído, animação equipamentos e vias de comodidade.

A crise no Turismo está instalada e o sucedido na praia Maria Luísa é apenas um pormenor da despreocupação que tem caracterizado a actuação dos seus agentes, do topo à base.

Passadas as horas críticas, já podemos testemunhar o afastamento por parte do Governo, depreendemos que o acidente está ultrapassado com os procedimentos e a leviandade do costume, não havendo indícios de extracção de ilações nem sinais de atitudes de mudança.

Nada vai ser questionado e nem uma virgula vai mudar na procura de soluções. Já estão uns técnicos nas praias a olhar para as arribas, na companhia de pescadores que sabem da poda e vão dizendo que talvez agora seja a sério...

O que mais nos terá de acontecer para que a seriedade se instale?



FORUM ALBUFEIRA

13 comentários:

Anónimo disse...

1º - Disseram que são coisas da natureza e que a pedra estava sinalizada;
2º Depois disseram que há uma semana atrás tinha havido uma vistoria por técnicos;
3º Até alegaram que era do barulho de uma avião que passou;
4º Que o sismo teria influencia;
5º Dia seguinte ao incidente, o tipo da protecção civil, diz que os técnicos que há uma semana teria estado na praia, eram topografos, que eu saiba esses topógrafos, não avaliam o estado de derrocada das falésias, nem de certeza foram lá com essa missão: mentirosos!!
6º O tipo da protecção civil disse isso, porque eventualmente os topógrafos o exigiram, porque não poderiam em circunstancia alguma ficar com essa responsabilidade moral de não terem detectado as fissuras e exigiram alguma verdade na notícia;
7º No mesmo dia o tipo dos sismos, veio à televisão dizer que era muito remoto que o sismo tivesse influencia na queda da pedra, porque dada a magnitude do mesmo e da distancia que ocorreu, não teria nem potencia para fazer o menor estrago nas casas mais antiga. Este tipo veio à televisão, porque estava em causa a sua competência de ter emitido aviso sismológico de perigo para a protecção civil;
8º Ao terceiro dia, o sindicato dos advogados, diz que era bom que o ministério público abrisse um inquérito crime, sugerindo que não destruíssem o que restava da pedra, pois era elemento de prova;
9ºQuando a pedra já não apresentava perigo nenhum, e apesar da sugestão para a não destruírem, para ser elemento de prova, tiveram logo tanta pressa em destruir a mesma;

CONCLUSÃO: algo está mal nisto e alguem com resposnsabilidade moral e tecnica no caso não se quer responsabilizar. Morreram pessoas e tem de haver pelo menos uma entidade que assuma que não esteve à altura de lidar com este tipo de problema e que reconheça que tem de melhorar os serviços e criar um plano de detecção destas situações: sugiro que, e em especial em todas as parais concessionadas, vigiadas, com bandeira azul e de grande afluência de publico, mesmo que não tenha vigilância ou concessão, que haja uma vistoria no inicio da época balnear, uma a meio e outra no fim, para criar um plano de monitorização destas situações e demolição das situações perigosas. Sugiro que à entrada das praias sejam colocados painéis com toda a informação relacionada com os perigos de cada praia: zonas de perigo de derrocadas; isolamento em caso de maré cheia; correntes marítimas, pedras no fundo do mar que possam provocar damos ao se mergulhar, etc.
Bate no Fundo

Anónimo disse...

:::///...

Para quê tanto alarido se já o Ministério Público vai abrir um processo para averiguar os factos.

Podemos ficar descansados com a Justiça Portuguesa.

È lenta mas é muito severa...!!!

Até o Bin Ladin quer ser julgado em Portugal...!!

Em 1755 quando alguém perguntou; E agora.??
Resposta de Marques de Pombal.

Enterrem-se os mortos e tratem-se dos vivos.

Com o devido respeito ás familias enlutadas, penso que é tempo de se tratar dos vivos...

...//.....

Rosária M. disse...

Seriedade em Portugal é como agulha no palheiro.

O Governo preocupado? Só que o assunto caia no esquecimento.

Medidas? Só para inglês ver mas os ingleses já estão fugindo para não aturarem mais tanta frustação.

O Turismo vai perder? O Algarve vai perder? As pessoas vão perder?

Desde que não sejam os políticos e haja dinheiro para lhes pagar as reformas, não há azar.

Tudo vai ficar na mesma? Têm dúvidas? Então sentem-se enquanto esperam porque a espera vai ser longa, longa...

Anónimo disse...

Este blog continua a ser um mimo de demagogia e trauliteirada!

O trágico acidente veio mesmo a calhar para terem assunto...

E preciso ter lata!

A.M.G. disse...

E que se pode dizer da lata do Governo, da Arh, da policia maritima, das vistorias que tinham sido mas não foram, dos topografos que passaram por tecnicos, do sismo com que cismaram, do rochedo que foi para a guilhotina para pagar o que fez, hã. Onde é que está a lata?Noutro pa´s qualquer os responsaveis já tinham ido à vida em Portugal vão ainda receber louvores, bahhhhh, merda de vida.

Anónimo disse...

ASSASSINATO!!!!!????!!!!


MAS ESTÁ TUDO DOIDO NESTE BLOG?????

O que me quer parecer é que este acidente, que aconteceu também por incúria das vítimas, veio mesmo a calhar para este cantinho demagógico!!!!

Sejam sérios se quiserem ter alguma credibilidade...

Luciano disse...

Assassinato?

Entao alguem que va a mercearia da baixa Alexandre comprar uma grande de cerveja, mete a grande cheia em cima dum movel meio dentro meio fora, deita-se la debaixo a espera que caia, e se cair quem vendeu a grade e acusado de assassinato?

Nao achas que assassinato e exagero? Espero que nunca te caia nenhuma telha do telhado e que alguem te acuse de algo semelhante.

E gostava de ver os ataques se alguma camara do Algarve se tivesse lembrado de derrubar rochas antes disto ter acontecido. Era tudo a atacar que estavam a destruir a beleza natural das praias e que era desperdicio de dinheiros publicos, e este forum era um dos primeiros a atacar.

Para quem nao sabe, as falesias do Algarve caem ha milhares de anos, e estudar uma por uma para ver quais sao as que estao em perigo de derrocada nao e viavel. No fundo todas estao em derrocada, so que algumas vao demorar mais tempo que outras. Tambem ha o problema dos Algares que de vez em quando aparecem. Sera que sabem o que e um Algar? De quem e a culpa se se formar um Algar quando um turista passeia no topo duma falesia qualquer? Deve ser do Desiderio....

Anónimo disse...

Gosto muito de ver estes comentários de anónimos que se insurgem contra este blog como demagogo... lolol :) Penso que se este blog fosse demagogo esses Srs. não se preocupavam tanto em vir ver o que se comenta aqui e o nível dos comentários deste blog.

Sabe, num post anterior, mas ainda sobre este assunto, foi dito que estiveram na praia Maria Luisa a demolir a Rocha Assassina e não foram demolir uma outra rocha que apresentava evidente estado de derrocada a poente da mesma praia. Porque o não fizeram, se as maquinas estavam lá?
Para minha surpresa, hoje nas noticias anunciaram que essa zona tinha sido interdita e balizada com fita. Então estiveram tantas autoridades na praia e não viram que do outro lado da praia haviam também um rocha a cair? Se movimentamos equipamento pesado para uma praia para um tarefa, não deveriam ver se as máquinas fariam falta para demolir mas alguma rocha na praia e arrumavam logo a Praia Maria Luísa para longe deste filme.
Mas não, o Socrates ficou de longe a Calixto não deve ter pisado a areia e ninguém se lembrou de vistoriar o resto da praia enquanto as máquinas estiveram lá. O custo seria o mesmo.
Agora para demolir a outra arriba, será necessário mais um ajuste directo (sem concurso público) dada a urgência destas demolições e quem ganha é o fornecedor dos equipamentos e quem perde somos nós, que não temos serviços públicos competentes e ainda por cima de tudo gastam o nosso dinheiro mal. Fora com a Calixto do Ambiente. Que partido é ela? Ela aguenta-se com todos os partidos no Governo, deve ser uma Super Mulher!
Isto revela que a Sra. Calixto não tem nenhum plano para as arribas, nem nunca teve!
Gosto deste Bloog!

Tertuliano disse...

E o edil de Albufeira? Que fez, que disse, que escreveu, aonde e a quem já foi para apresentar, por nós que o elegemos, a reivindicação de soluções mais céleres as zonas perigosas?
O meu maior lamento depois da morte, é constatar que os homens preferem continuar na mesma. Na mesma com os mesmos homens. Na mesma com as Calixtos, na mesma com Desidérios. Sobre as Calixtos, o governo devia demiti-la já. Sobre os Desidérios, duas situações: a primeira é que a comunicação social o expremesse de modo a que nos revelasse o que fez pelo seu concelho , pelas suas praias, quando era sabido que representavam perigo. Nâo o que fez às falésias, mas o que fez a quem e com quem o devia ter feito. É o mesmo que os ciganos. Nada. É o mesmo que as cheias. Nada. É o mesmo que deixar construir em cima da costa. O que faz. Permite e até familiares jogam este jogo... Só por isto a comunicação social devia espremê-lo até ao tutano.
A segunda é sobre a consciência ou inconsciência dos albufeirenses politicamente. Em Outubro há escolhas políticas a fazer. E, para mim, tudo isto são manifestações de inacção política. De conformismo político. De omissão sobre os problemas maiores de Albufeira. O Sr Desidério , repito, não é responsável da morte de ninguém. Mas é responsável político pelo que faz ou não faz que ajude e defenda, que previna ou resolva esses perigos. Na América e muitos países europeus os políticos são avaliados politicamente... Em Portugal, falamos mal deles, mas não os avaliamos na altura própria. Veja-se os casos de Valentim Loureiro, Fátima Felgueiras, Isaltino... Isto é tudo muito estranho, sobretudo de termos aprendido com a história como é tão fácil um ditador enganar uma nação (Hitler)...

Luciano disse...

Pronto, parece que para ficarem contentes se tem que dizer que foi tudo culpa da camara municipal de albufeira e autoridades costeiras. A natureza nao tem nada a ver com isto e foi so no mandato do Desiderio que comecou a erosao da costa Algarvia.

Para mim, e por muito que esperneiem, ficar debaixo duma dessas falesias, quer esteja em bom estado quer nao, e perigoso! Tal como disse o Roberto Raposo, mesmo uma pequena pedra que uma gaivota tocou pode matar alguem se cair de 10 metros de altura. Sera que a camara tambem e responsavel pela retirada do topo das falesias de todas as pedras soltas com mais de 1 centimetro? Segundo este blog da ma lingua, SIM!

Peco desculpa pela falta de pontuacao, sitema operativo e teclado camones.

Anónimo disse...

Por estas e por outras vou votar no DAVID. Dêm a vez a outro amigos, votem no David e ponham estes gajos fora do puleiro

Anónimo disse...

Quem é o David? que ainda não apresentou o seu programa eleitoral? Está à espera que lhe enviemos o já feito para caixa postal da sua pagina web? Ou tem estado a ler este blog para tirar ideias?

Tertuliano disse...

A este anónimo anterior não posso deixar de lhe dizer, que o Desidério foi sempre o último a apresentar os seus programas,e, depois de lidos, com cópia de propostas dos outros.
O sr com essa pergunta do programa do David revelou-se sectário, ou seja, já Desiderista encrostado!. Haverá alguma hipótese de dialogar consigo? É que não pergunta pelo programa do Desidério! Estranho! Ou será que um homem conhecido há 8 anos é santo para sempre e goza de impunidade?
Na realidade ninguém ainda acusou o desidério de TUDO como um outro aqui refere. Se o Sr não sabe ou não concorda é lá consigo, mas eu sou dos que exijo aos políticos que estão no poleiro, mais até do que aos outros,. Porquê? Porque têm poleiro, poder, dinheiro público, competências legais e deveres éticos para com todos, sem excepção. O que aqui disse e repito e repetirei é que o Desidério demonstrou não sair bem do filme das cheias, das obras da ribeira, das construções nas falésias,. e , por acaso, a Praia Maria Luísa vem , no mínimo, mostrar que nem ele se preocupara com aquela situação tal como outras. Um edil de Braga não espera pelo Ministério do Ambiente para vedar uma ravina perigosa.. Fá-lo logo... O edil de Albufeira faz cócegas nos palcos aos microfones e passeia o rabo (expressões que ele agora deu em usar para os outros) por todo o mundo, ainda não sei com que retorno para Albufeira! Pronto. Querem lá ver que agora o Sr Desidériozinho é vítima da má língua?! Deixem-se disso. Façam política adulta. Peçam contas pelas acções políticas e omissões de quem vos governa. Algo vai mal nesta terra ... as mentes adormecidas só me lembram influência do "vil mdetal"... Sejam livres se conseguirem.
O Desidério é que deve estar à espera do programa do David, como fez nos anos anteriores. Agora têm gente que vos há-de descobrir a careca... Ou será que o Desidério está à espera do Sequeira para lhe dizer o programa das construções para o filho, sobrinho e com isso concluir os 4 anos em cheio para si e para os seus! É isto e só isto que ele vai fazer. Porque não fez a 2ª circular, a Escola da Guia, as Etars, o Giro não vai a Paderne, Olhos de Água e Guia e Vale Parra, como prometeu em 12/10/ 2001 na Avezinha. Contra factos......
O David como Deputado e toda a sua experiência não precisa de programas de ninguém. Os cartazes dizem o que os eleitores nos pediram. Portanto ao criticarem os cartazes, estão a atingir quem?
Tanta vaidosice à volta daquele vaidoso mor..(domo) de festas.