quarta-feira, 2 de julho de 2008

O QUE VALE ESTE 1º INQUÉRITO - "POR UMA CIDADE DE SONHO"

Este primeiro Inquérito, serviu de balão de ensaio à aceitação pela população, sobre o papel de intervenção cívica que o Forum Albufeira pretende ter. Em 35 dias tivemos 41 participações, o que é encorajador.
Este Inquérito é de todo propositado, uma vez que estão de novo em cima da mesa, as discussões à volta do PU (Plano de Urbanização) e do PDM. Este último, encontra-se em discussão pública até ao fim do mês de Julho.
A Autarquia quer discutir os planos futuros de desenvolvimento da cidade e do concelho e nós também. Este inquérito mostra um rumo.
Numa análise dos resultados, o que sai salientado é o desejo da população em que se construa uma cidade de "sonho", que na prática se traduz por uma cidade moderna, com respeito pelos seus valores histórico-patrimoniais , bem apetrechada, organizada, cativadora e num total respeito por quem cá vive e trabalha e por aqueles que nos visitam e dos quais dependemos.
As ideias de uma Torremolinos e de uma cidade com betão até não haver espaço, foram totalmente rejeitadas.
A ideia de uma cidade sem comércio tradicional, também abordada inexpressivamente, reflecte a preocupação que este sector tem sobre o seu futuro, ameaçado pela falta de infraestruturas de apoio às principais zonas comerciais e pela vinda de mais uma mega-estrutura comercial.
Este Inquérito reflecte que se vivem dias de alguma preocupação quanto ao futuro e também pretende dar um sinal às autoridades sobre as aspirações da população.
Albufeira já cometeu erros urbanísticos algo comprometedores, pelo que agora venham as oportunidades de ordenamento, de criação de boas manchas verdes, um bom parque escolar e tecnológico, bons espaços públicos, parques de estacionamento e vias de circulação a pensar no futuro.
Aprendamos com os erros e demos todos o nosso melhor pelo progresso do concelho!


Forum Albufeira

Sem comentários: