domingo, 17 de maio de 2009

UM NOVO RUMO PARA O CONCELHO!


Num contributo para a discussão, proponho nove pontos, a saber:

1.Investimentos de Qualidade

A cidade tem absoluta necessidade de melhorar a qualidade arquitectónica do seu parque habitacional, hoteleiro e edifícios públicos, com obras de grande valor e beleza, que façam a diferença e sejam motivo de atracção.

No horizonte temos de considerar a existência de um Palácio de Congressos e eventos variados, que seja um ícone e alavanca do Concelho.

2.Educação, Cultura, Desporto e Formação Profissional

Albufeira tem enormes carências nestes aspectos da sua vida.

Os turistas do Sec. XXI, são mais exigentes e procuram conhecer os traços históricos e culturais dos locais a visitar, o que aumenta a competitividade, obriga a reequacionar os investimentos na oferta cultural e nas tradições.

A rede escolar tem de ser dimensionada e equipada para as necessidades do futuro, o aproveitamento dos nossos jovens, que anda em níveis preocupantes, tem de ser uma prioridade tal como a formação profissional, para podermos apresentar uma elevada qualidade de serviços à população e aos visitantes.

No desporto, cuja prática tem de ser para todos e nas melhores condições possíveis, devemos apoiar as associações e clubes que prestam um elevado serviço, na medida da sua dimensão, mas destaco aqueles que pela sua história e feitos, têm de merecer um carinho especial por serem uma bandeira do Concelho. O Imortal deve ser tratado como expoente máximo, porque já deu muitas alegrias às gentes de Albufeira.

3. Definição do Centro Histórico

O núcleo histórico da velha vila, na sua simplicidade, tem de ser classificado como Centro Histórico, para travar a sua destruição e estabelecer uma nova relação entre a população e as novas gerações de turistas.

Pela mesma ordem de ideias, temos de salvaguardar todo o património espalhado pelo Concelho, para mostrarmos o nosso estilo civilizacional, como uma simples nora e outros elementos.

4. Sol e Mar com Qualidade

A frente de mar do Concelho é reconhecidamente espectacular e será sempre uma das suas vertentes de atracção.

Para o cumprimento do seu papel, temos de oferecer elevado nível de qualidade de água e areia e uma oferta de serviços de apoio, no total respeito pela harmonia ambiental.

Criar o máximo de caminhos ambientais ao longo das falésias como elemento de fixação e de desfrute ao ar livre.

5. O Concelho como um todo

Pela sua dimensão e na procura do seu equilíbrio, a cidade e as aldeias, têm de ser vistas numa perspectiva de complementaridade e os investimentos têm de contemplar por igual as necessidades especificas de cada local.

6. Infra-Estruturas e Equipamentos

Albufeira está longe de ser uma cidade bem infra-estruturada e preparada para servir os seus habitantes e os novos desafios do Turismo. Desde estacionamentos a Escolas e Creches, passando pela habitação social, águas e saneamento, uma rede Concelhia de estradas e o aproveitamento geográfico para a logística e tecnologia, temos muito ainda por fazer mas destaco outras áreas a seguir.

Na área da saúde damos uma péssima imagem e prestamos um serviço deficiente, cujas soluções têm de passar por soluções públicas e privadas e urgentes.

Nos Transportes, é de todo urgente uma organização de inter-acção de todos os seus meios, ajustada às necessidades de cada área do Concelho e, ousar pensar num serviço, em colaboração intermunicipal, de criação de um metro de superfície que ligue Quarteira-Vilamoura a Albufeira e esta a Lagoa e Portimão, passando pelas praias do Concelho.

Na área da construção, é necessário impor limites e condições por um lado e elaborar planos de requalificação por outro. O ordenamento tem de deixar de ser uma palavra vã.

7. Sazonalidade

Um flagelo, que não tem merecido atenção e que consome os recursos financeiros e mentais do tecido económico do Concelho. Cresceu com o aumento exagerado da oferta e reduz a capacidade de investimento para a modernização, crescimento e melhoria das condições dos trabalhadores.

A resposta, está em Programas de atracção de proprietários e turistas, bem como da instalação de empresas e serviços, Escolas Profissionais ou Superiores, que tragam e movimentem pessoas.

8. Intermunicipalidade

Inseridos que estamos numa Região com os mesmos problemas, a conjugação de esforços e a complementaridade para a realização de grandes projectos passa,pela intermunicipalidade sem complexos e sem sobrancerias.

9. Albufeira – Destino de Qualidade Superior

Mais importante que rivalizar com outros destinos, inclusive do Algarve, para defender um título de capital do Turismo, é preocuparmo-nos em produzir qualidade superior em todos os parâmetros da vida da cidade e do Concelho, desde os serviços públicos aos privados, desde as praias ao Castelo de Paderne.

Albufeira

Luis Alexandre

23 comentários:

Alcobia disse...

ó Luis... Só criticas por criticar e depois nada... Tanto falavas na mudança de sentido do transito, mas com tanta arrogância ninguém te ligou nenhuma. Outro espaço web falou e explicou o porque de se ter de mudar e estão à vista os resultados. A conversar é que nos entendemos, e não com 7 pedras nas mãos. Agora é ver toda a gente a ir prá Av. da Liberdade.

fanã disse...

ó Luis vê se aprendes algo, com a concorrencia porque assim vais continuar a pregar pró boneco

Firmino Santos disse...

Os apoiantes do poder vestem as fardas que lhes mandam mas o falar dá logo nas vistas ew para pensar. A ideia saiu na altura certa e não admira que não fizessem nada, é habito desta cãmara não ouvir mas a vergonha acaba sempre por lhes bater à porta. Concorrência da web ? nem os partidos fazem concorrencia, que nesta terra o calado ganha sempre.

Unknown disse...

o desporto em albufeira não se resume ao imortal.existe varios clubes na cidade que não envergonham a cidade com dividas todos os anos como esse clube, mas isso não conta não é?

Anónimo disse...

Força cidadãos por albufeira, este manifesto de 9 pontos é um bom principio para se fazer um bom programa para levar à eleição dos habitantes de Albufeira, que merece mais que desidérios e companhia, agora abram as participações a todos os albufeirenses para que contemplem todos os problemas que são muitos para resolver.
Claudino Bengala

Anónimo disse...

Albufeira estava mesmo a precisar duma varridela, tanta pouca vergonha acontece com dinheiros publicos que vão parar a mãos que não merecem.
E o que vemos á nossa volta dá para acreditar ? O candidato do Partido socialista que não fez nada pela cidade e ninguem conece ? nao me cheira e os outros partidos que não aparecem em lado nenhum ? A verdede é que deixaram o Sr. Desiderio fazer o que lhe apeteceu e que moralidade veem pregar ?

brejos

Mosse Debe disse...

Mosse Debe onde estão as raposas do PS dêm umas ideias o jardim que não existe vão fazer alguma coisa ou só poem os barcos na prais?

Anónimo disse...

É mais que evidente que os unicos interessados na mudança e no acabar com a pouca vergonha dos governantes da camara são os independentes que animam este blogue. FORÇA ESTAMOS COM VOCÊS!!!!!
Esmeralda SOARES FRANCO

Unknown disse...

Oh Pedra preciosa, mosse debe e anónimo....
Tantos nomes prá mesma ideologia...faz lembrar os heterónimos do pessoa. Não no conteúdo, claro, mas na diversidade...

Vocês é que deixaram o Didi fazer o que quer. Votarem nele. Queixem-se agora pq? Do David?

Vocês são como o outro - Inaugurantes. ...Da-se!!

Anónimo disse...

não há solução para albufeira se não com os cidadãos independentes, votem nas listas do forum-albufeira cidadãos por albufeira vão ver que se não arrependem mesmo aqueles que pensam que os desiderios os protegem, estão engsnados, e se os independentes se candidatarem cabem lá todos, vamos nessa!!!
Severino Correia

Anónimo disse...

Quando falam do Imortal deveriam ir aquilatar de tudo o que lá se passa, pois está lá um senhor que tentou (devia ser giro se têm conseguido)ir para a Junta de freguesia com todos aqueles que o estão a rodear no Imortal, onde anda o dinheiro, é´só dividas anda escondido, é um grande tacho que tem e muitos problemas á perna ou ás pernas e á cara.Venham ver o que lá se passa depois logo falam,é um negócio

Anónimo disse...

So falta o simbolo do BE . CPA/BE

Anónimo Anónimo

ao anonio das 21.23 disse...

AO ANÓNOMO DAS 21.23:
NÃO "AQUILITES " MUITO QUE AINDA FICAS MAL. FALAS MAS NAÕ SABES O QUE DIZES. O IMORTAL TEM 88 ANOS DE EXISTENCIA E 5 (CINCO) MODALIDADES EM ACTIVIDADE. ESCREVES QUE AQUILO E UM NEGOCIO ERA BOM QUE EXEMPLIFICASSES.QUE O IMORTAL TEM PROBLEMAS É VERDADE QUE SE COMETERAM ERROS TAMBEM ,MAS É UM CLUBE QUE NÃO É NEM TEM SIDO APOIADO COMO DEVIA PELAS VARIOS EMPRESARIOS DE ALBUFEIRA.SE CALHAR NEM SABES ONDE FICA O ESTADIO . DEVES TER É ALGUMA DOR DE CO.....
EU SOU SOCIO NÃO PERTENCE A DIRECÇÃO ,VOU AOS JOGOS DOS PUTOS E SEI A DIFICULDADE POR QUE PASSA A DIRECCÃO PARA GERIR O CLUBE.PORTANTO OU ÉS ESTUPIDO UO ESTÁS COM MÁ FÉ ,SE CALHAR AS DUAS COISAS. JÁ AGORA NAÕ TE FICA BEM , PORES EM CAUSA O BOM NOME DAS PESSOAS SEM CONHECERES OU SABERES O QUE SE PASSA.

UM ALBUFEIRENSE COM 45 ANOS DE SÓCIO , QUOTAS EM DIA E ANTIGO ATLETA DO CLUBE.

Anónimo disse...

POIS É, "Negócio",chamando o nome ás coisas , é o que se passa com a escolas de futebol do alto da colina e da bella vista, que só tem futebol de 7 e o subsidio da CMA serve para pagar os donos das ditas. Por outro lado, os directores ,das Ferreiras da Guia e do Imortal ainda poêm dinheiro ,deles nos clubes.Já tive um familiar a jogar no alto da colina ,sei o que digo.

Não há maneira de se saber por que razão quem ressona não se ouve a si própio a ressonar. (M. Twain. Koan Ocidental)

PEDRO ALVES disse...

viva o IMORTAL

ALBUFEIRENSE disse...

Apoiado,viva IMORTAL,contra os que nada fazem e só sabem dizer mal dos que ainda fazem alguma coisa pelas instituições desta terra tão mal tratada só me apetece dizer vão á .......

Antóhio C. Martins disse...

Albufeirense deixa lá, os cães ladram e a caravana passa,o nosso Imortal tem 88 anos (1920) 24/07,e como o nome quer dizer,nunca haverá de morrer, se Deus quiser.
LONGA VIDA AO IMORTAL,DEPOIS DA TEMPESTADE HAVERÁ DE VIRÁ A BONANÇA.
Uma saudação aos dirigentes,sócios e atletas de todas as modalidades do IMORTAL, que levem o clube a bom porto apesar das dificuldades.uma nota , mais , não sou sócio do clube ,mas quando for a Albufeira irei inscrever-me .No inicio do comentário disse "nosso"IMORTAL,porque mesmo não vivendo em Albufeira sou simpatizante do clube e dentro do possivel vou sabendo noticias por pessoas de Albufeira. BEM HAJAM

Anónimo disse...

VIVA O IMORTAL DESPORTIVO CLUBE

Anónimo disse...

Tanta gente do Imortal... e em Silves eramos uns 50... contra uns 2 mil do Lagos...

LIBERTINO disse...

A malta do imortal trabalha,ainda por cima a um Sábado.Mais valem poucos e bons....Quanto nos atacam, aparecemos mais.Lagos vem de uma subida nos estamos estacionários,melhores dias hão de vir.Tchau
"estacionários" estás a vêr a coisa.

Alex Bibi disse...

Viva o João Saul , os Alvaros roupeiros , o Zé Alemão mais o Paliletes, o Zé Mamão farsola,

Anónimo disse...

Pois os empresários não apoioam esta direcção porque não confiam nela, é simples.Pergunta ao presidente da camara que ele diz. Um contrato programa de 100 e tal mil euros dá para muita coisa, agora pagar como pagam a tanta gente é muitissimo dificil.A politica com o desporto nunca foram boas companheiras, e tem o exemplo nesse clube.

Anónimo disse...

apoiar como????
sabendo que andam (ou andaram) a pagar dividas da SAD com o dinheiro do CLUBE...a camara dá dinheiro ao clube e esse dinheiro que é para pagar a formação desaparece sem ninguem saber para pagar o quê ou a quem.
o sócio há 45 anos que explique isto...já que não admite que se critique, partilhe o seu conhecimento conosco.
ajude-nos a compreender o que se passa para que nós não fiquemos mal,penso que quando diz que alguem pode "FICAR MAL" deve tar a referir-se a mal informado??? ou será mais qualquer coisa????
ENTÃO INFORME ou guarde as suas indirectas para a conversa de café.
cumprimentos
sócio nº.... (queriam saber? aguentem)