terça-feira, 12 de maio de 2009

RECIFES ARTIFICIAIS DUPLICAM RENDIMENTO DA PESCA NO ALGARVE.


Foto
d.r.
Colocação de recifes octogonais no mar do Algarve, pelo Ipimar

Os peixes ganharam um sítio para viver e os pescadores ganharam forma de maximizar o seu rendimento. A instalação de recifes artificiais começou na costa algarvia em 1990 e o balanço é, segundo o Instituto das Pescas da Investigação e do Mar (IPIMAR), positivo: a costa ficou mais rica em pescado e os pescadores sabem onde o podem encontrar.

Os sete sistemas recifais que se espalham ao longo da costa (Alvor, Oura, Vilamoura, Faro-Ancão, Olhão, Tavira e Cacela) ocupam uma área de 43 quilómetros quadrados e têm uma área de influência estimada em 67 quilómetros quadrados. (in Barlavento)


COMENTÁRIO:

Uma boa noticia para o Algarve e para Albufeira, que vê colocado um complexo destes recifes artificiais na frente de mar do Concelho.

Esta medida, que não tem custos considerados insuportáveis, é de aplaudir e só peca por tardia. Ganham os profissionais e amadores de pesca.

Albufeira, como zona turística que tem a obrigação de divulgar a importância do peixe como parte importante da sua cultura e dieta mediterrânica, tem mais possibilidades futuras de ajudar aqueles que ainda se dedicam e outros que se lhes sigam, na sua arte de bem pescar.

Faltavam cada vez mais os recursos marinhos, o desânimo entre os homens do mar era cada vez maior e com esta medida, pequena mas necessária, não se fecham as portas a uma actividade histórica em Albufeira, que matou a fome a gerações.


FORUM ALBUFEIRA

2 comentários:

Luciano Pedro disse...

Outra que desde há muitos anos foi tentada em Vilamoura pelo centro de mergulho Torpedo foi a de afundar barcos para criar recifes artificiais. Sempre recusado e com inúmeros problemas levantados pelas autoridades.
Nos países normais afundam-se barcos para recifes. É bom para os peixes, é bom para os pescadores, e é bom para o turismo. Quem faz mergulho sabe muito bem que há um vasto mercado de turismo para o mergulho em naufrágios. E junto a isto, publicidade grátis para a região.
Nos países normais é fácil, os motores das embarcações em fim de vida são limpos para retirar os óleos contaminantes, e afunda-se o bicho em zonas até aos 30/40 metros para que sejam acessíveis a quem faz mergulho.
Cá vêm logo os ambientalistas da treta a dizer que o barco não pode ser afundado por razões estúpidas. Nem sei como o IPIMAR conseguiu afundar aquele ao largo de Faro.
O mesmo se passou na Madeira/Porto Santo. Ambientalistas e organizações estatais estavam contra o afundamento mas há um político com tomates, o Alberto João Jardim, que por muito que falem mal dele, tenta sempre puxar para o que interessa para a região dele. Disse, quem manda aqui sou eu, e isso é pra afundar. Hoje o barco afundado tornou-se local de reprodução para os peixes, há turismo de mergulho no local, e os que estavam contra agora pensam em afundar outro...
Informações em http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=853366
Ainda há poucos anos foi afundado um barco da marinha a uns bons km de Sagres. Não custava nada ter sido afundado mais perto da costa e dar-lhe mais uso.
Vídeos dos Recifes frente a Vilamoura em http://video.google.com/videosearch?q=recifes+artificiais+albufeira&emb=0#

O único problema em recifes artificiais e barcos afundados é a falta de respeito dos pescadores em relação a estes berçários de espécies marinhas. Ainda no ano passado houve mais um arraso no Navio do IPIMAR em faro, algum pescador resolveu ir lá pescar e matou todos os safios que lá moravam, apesar de ser zona de pesca proibida. Só que não os conseguiu recuperar pois as linhas partiram ao entrar em contacto com o navio e ficaram todos a morrer junto ao barco. Espectáculo desolável a quem lá mergulhou na altura e viu os bichos mortos no fundo quando ainda uns dias antes andou a brincar com eles.

Anónimo disse...

As pessoas sabem que há uma Associação da Baleeira de pescadores amadores que defende os recursos marinhos? Que já fez muito pelos fundos do mar em frente ao concelho e não tem casa para morar? Está num terreno emprestado e que não é legal? Que a Câmara tem lá o sr. Quintino num cargo para não perder de vista esta Associação? Acho que eles são mais de cem e estão aqui muitos votos para decidir o que for? E as autoridades que pensam fazer? só arrancar votos com promessas?